Baleia Rossi e Maia falam em ‘defesa da democracia’ e se contrapõem a Bolsonaro
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o deputado Aguinaldo Ribeiro, que era cotado para concorrer à presidência da casa, anunciaram na tarde desta quarta-feira, 23, que o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, será o candidato do grupo. Aguinaldo afirmou ter retirado sua candidatura em prol do colega emedebista. Maia e seus aliados têm...
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o deputado Aguinaldo Ribeiro, que era cotado para concorrer à presidência da casa, anunciaram na tarde desta quarta-feira, 23, que o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, será o candidato do grupo. Aguinaldo afirmou ter retirado sua candidatura em prol do colega emedebista. Maia e seus aliados têm o apoio de 11 partidos e vão buscar ampliar a aliança durante o recesso.
“Em um projeto em defesa da democracia, da independência da Câmara, da liberdade no nosso país, eu decidi abrir mão da pré-candidatura para que o Brasil possa dar um passo à frente”, justificou Aguinaldo.
Além do deputado do PP, tanto Maia quanto Baleia citaram a defesa da democracia como pilar da campanha. Com essas declarações, o grupo quer consolidar o apoio de partidos de esquerda e também se apresentar como contraponto ao presidente Jair Bolsonaro.
O presidente nacional do MDB disse que, ao abrir mão da disputa, “Aguinaldo demonstrou um ato de abnegação”. Rossi elogiou o trabalho de Maia à frente da Câmara e disse que vai procurar todos os parlamentares para negociar apoio. Citou uma frase de Ulysses Guimarães, também usada recentemente pelo presidente da Câmara. O então presidente da Assembleia Nacional Constituinte declarou ter “ódio e nojo das ditaduras”. Sem citar o presidente da República, o grupo tentou associar Jair Bolsonaro e seu candidato na Câmara, Arthur Lira, a pautas antidemocráticas.
“O que nos une é a defesa intransigente da nossa democracia, das liberdades, do respeito às minorias. Em um bloco partidário que tem posições diferentes sobre diversos tema, essa diferença nos fortalece e demonstra que, na democracia, uma das suas belezas é respeitar quem pensa diferente de você”, declarou Rossi.
O candidato do MDB citou a corrida pela vacina como prioridade e citou o auxílio emergencial como uma realização do Congresso Nacional, e não do governo. “Todos os parlamentares se uniram em momento de dor dos brasileiros para buscar soluções”.
Rodrigo Maia agradeceu o gesto de Aguinaldo, a quem chamou de “braço direito” e “grande amigo na Câmara”. “A decisão dele tira de mim o peso de decidir entre dois grandes nomes”. Segundo o presidente da Câmara, o objetivo do grupo é “buscar a modernização do estado, a redução das desigualdades, da pobreza, e a melhoria da saúde e da educação”.
“Agora, vamos unificar cada vez mais o nosso bloco, com a certeza de que chegaremos em fevereiro em condições de eleger o presidente da Câmara e garantir a independência da casa”, acrescentou Rodrigo Maia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leandro
2020-12-25 14:33:39Faz tempo q votamos por exclusão. Foi assim com JB, o traira estelionatário. Foi agora pra prefeito na maioria dos municípios e será assim na câmara e no senado. No senado tem a Simone Tebet q tem ficha limpa e e’ inteligente. Na câmara, como votar no Lira, um centrão com ficha super suja?
Edmundo
2020-12-25 10:30:29DEMOCRACIA OU BOLSO?
Márcia
2020-12-24 20:19:56Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...este país é uma bosta!
SERGIO
2020-12-24 18:41:12Quando a gente pensa que o Congresso já chegou no ponto mais baixo, ele desce mais um pouco...
Vera
2020-12-24 17:36:16Imagina se por ventura algum dia o Maia se preocupou com Democracia ???????
Ary
2020-12-24 16:44:09Cuidado com a sua carteira. MDB a vista! Voltaram com tudo! Aí Jisus! Brincadeira, nenhuma novidade! Segue o baile! Coitado do Gepeto!
João
2020-12-24 12:32:38QUE ATRASO, NÃO? ESSE MAIA, BOTAFOGO. QUAL A CRITICA DE VOCES, CRUSOÉ? EU NÃO VI
luizantonio-rj
2020-12-24 12:15:00O pai de Baleia Rossi é Wagner Rossi. Escapou da prisão por corrupção por muito pouco, graças ao espírito corrupto de proteção e impunidade que juízes acalentam no coração. Botafogo Maia com 30 e poucos anos foi presidente do PFL e de tão incompetente afundou e acabou com o partido. Sobreviveu graças ao povo burro do RJ que o reelege há décadas. Hoje, gordo como um porco capado, ainda se acha com prestígio. É o botafogo, das planilhas da Odebrecht, recebia mochilas de dinheiro. Não esqueçam!
José
2020-12-24 10:43:34Com fé em Deus! Baleia Rossi será eleito no primeiro turno!! #ForaLyracorrupto
Jose
2020-12-24 09:14:33O erro imperdoável do Maia foi o de não abrir o processo de impeachment contra o Bozo. Se assim tivesse feito, estaríamos muito, mais muito melhores.