Brasil seguirá reconhecendo Juan Guaidó como presidente interino
O deputado venezuelano Juan Guaidó (foto) foi proclamado presidente interino em janeiro de 2019 porque era o presidente da Assembleia Nacional à época. Em janeiro de 2020, os deputados decidiram mantê-lo no posto por mais um ano. Em janeiro de 2021, a atual Assembleia Nacional será desfeita. Os 277 candidatos vencedores na eleição do dia...

O deputado venezuelano Juan Guaidó (foto) foi proclamado presidente interino em janeiro de 2019 porque era o presidente da Assembleia Nacional à época. Em janeiro de 2020, os deputados decidiram mantê-lo no posto por mais um ano.
Em janeiro de 2021, a atual Assembleia Nacional será desfeita. Os 277 candidatos vencedores na eleição do dia 6 de dezembro tomarão os seus lugares. Em tese, Guaidó não poderia continuar sendo o presidente interino, uma vez que não será mais sequer deputado. Para o Itamaraty, contudo, Guaidó não perderá o seu cargo.
"O Brasil, assim como ampla maioria dos governos democráticos da região, não reconhece os resultados das eleições legislativas de 06/12, conduzidas pelo regime ilegítimo da Venezuela, por carecerem de garantias mínimas para serem consideradas livres, justas e transparentes", diz o Itamaraty em resposta a Crusoé. "Na ausência de um processo eleitoral crível, o Brasil entende que, ante o vazio de poder, devem ficar preservados os mandatos do presidente encarregado Juan Guaidó e dos demais parlamentares da Assembleia Nacional democraticamente eleita em 2015 até a realização de eleições presidenciais e parlamentares livres e justas. Nesse sentido, não há alteração no reconhecimento da presidência de Guaidó ou de sua representante diplomática junto ao governo brasileiro."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
TONI FERREIRA
2020-12-10 20:39:20Fica difícil entender o Brasil se intrometer nas questões intestinais da Venezuela a ponto de reconhecer um Presidente que não é presidente. Essa teoria ou ideologia é a mesma que não reconhece a eleição americana de Joe Baden. Estamos vivendo momentos difíceis!
Inês
2020-12-10 17:42:17O maldito foro de São Paulo é co responsável dessa ditadura de esquerdopatas na Venezuela. Graças ao bom Deus que o povo brasileiro acordou a tempo, para tirar do poder a ratazana Mor Lula e a sua quadrilha.