MPF denuncia ex-governadora do RN por desvio de R$ 16 milhões
O Ministério Público Federal denunciou a ex-governadora do Rio Grande do Norte e atual prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini Rosado, e o ex-presidente da OAS José Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, pelo esquema de corrupção que teria desviado cerca de 16 milhões de reais em recursos públicos destinados à construção da Arena das Dunas...
O Ministério Público Federal denunciou a ex-governadora do Rio Grande do Norte e atual prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini Rosado, e o ex-presidente da OAS José Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, pelo esquema de corrupção que teria desviado cerca de 16 milhões de reais em recursos públicos destinados à construção da Arena das Dunas (foto) para a Copa do Mundo de 2014, em Natal.
As irregularidades foram investigadas na Operação Mão na Bola, deflagrada em 2019 pelo MPF e pela Polícia Federal. De acordo com as apurações, entre 2011 e 2014, a construtora contratou empresas para a prestação de serviços fictícios ou superfaturados e as pagou com recursos obtidos via financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, para as obras do estádio.
Com as transferências, gerou-se “dinheiro vivo” para a viabilização do repasse de propina a agentes públicos. Em contrapartida, os gestores garantiram à OAS a parceria público-privada da Arena das Dunas e evitaram greves de trabalhadores que pudessem comprometer a execução da obra junto ao sindicato local.
Além de Rosalba e Pinheiro, o MPF denunciou o marido da ex-governadora, Carlos Rosado; o ex-secretário Extraordinário do Estado do Rio Grande do Norte para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014, Luciano Ribeiro da Silva; o à época vice-presidente do Sindicato da Construção Civil Pesada do RN, Charles Maia Galvão; o então presidente da Arena das Dunas Concessões e Eventos S/A e do Consórcio Arena Natal; e os executivos da empreiteira Adriano de Andrade, Ramilton Machado Júnior, José Maria Linhares Neto e Matheus Coutinho Oliveira.
Informações de Pesquisa e Investigação, Ipei, da Receita Federal demonstraram que a evolução patrimonial dos acusados é incompatível com as rendas registradas por eles entre 2011 a 2014. Foram identificadas, por exemplo, despesas bem acima dos valores declarados e movimentados em contas bancárias.
Para fugir dos mecanismos de controle do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf, Rosalba e Carlos Rosado fracionaram operações que somam mais de 500 mil reais. Os investigadores encontraram também pagamentos em espécie de dívidas superiores a 400 mil reais.
Os denunciados responderão pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e desvio de finalidade de financiamento, de acordo com a participação de cada um no esquema. As penas previstas, além de prisão e multa, incluem reparação do dano aos cofres públicos, perda de função pública e interdição do exercício de função ou cargo público pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Orchidea
2020-12-10 10:05:12Um Estado pobre ,necessitando de recursos e esses políticos sem nenhuma sensibilidade
NESTOR
2020-12-09 19:11:26País onde o crime compensa!! Quando um corrupto é condenado em duas instâncias, surge um STF corrupto e libera todos .....O STF é o elo mais forte da corrupção...
Nilson
2020-12-09 18:42:50Me fala um que não desviou dinheiro na copa e quantos estão na cadeia? 0X0, né?
Ary
2020-12-09 18:01:39Alguma novidade? Haja minhoca nesse país! Segue o baile!
César
2020-12-09 17:34:07Tudo Claro descoberto e aí? Cadê a cadeia desses vagabundos ladroes sem vergonha?
CLAUDEMIR
2020-12-09 16:07:45Pois é! A copa do mundo fez a alegria de um monte de ladrões e até agora não vi resultado algum desta corja responder na cadeia pelos crimes cometidos. E os gastos com este elefantes brancos? quem paga? O Zé povinho besta? Estádios para jacaré, dunas, onde nem time de futebol existe.
Enzo
2020-12-09 15:52:17Tomara que a Crusoe acompanhe a evolução de mais este roubo. Muito provavelmente vai terminar sem ninguém condenado. Ou prescreve ou vai encontrar algum juiz garantista no meio do processo.
Getulio
2020-12-09 15:28:06Ouvi dizer, sem poder confirmar o rumor, que um dos candidatos à presidência da Câmara de Deputados prometeu enterrar a Lava Jato e adotar, ao mesmo tempo, a Ficha Suja como requisito-chave para exercer cargo público. Saberá alguém dizer se isso é verdade? Caso seja, não seria aconselhável mudar o nome do País? Já sugeriram República Federativa das Rachadinhas, o que oficializaria a gatunice reinante nas casas legislativas. Claro que não se mencionariam outros tipos de corrupção política impune.
MARIO
2020-12-09 13:58:15Somos governados por corruptos e fdp!