ONGs pedem à União Europeia que force Bolsonaro a cumprir normas ambientais
Diplomatas da União Europeia no Brasil receberam representantes de ONGs, nesta semana, para uma reunião reservada em Brasília. O objetivo foi explicar trechos do acordo com o Mercosul que tratam dos compromissos assumidos nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ativistas críticos ao governo Jair Bolsonaro aproveitaram a ocasião para cobrar da União Europeia...
Diplomatas da União Europeia no Brasil receberam representantes de ONGs, nesta semana, para uma reunião reservada em Brasília. O objetivo foi explicar trechos do acordo com o Mercosul que tratam dos compromissos assumidos nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ativistas críticos ao governo Jair Bolsonaro aproveitaram a ocasião para cobrar da União Europeia uma postura que obrigue o presidente a adotar normas ambientais mais rigorosas.
Além das queimadas na Amazônia e no Pantanal, as ONGs brasileiras teceram críticas ao projeto do governo que pretende liberar a mineração e o garimpo em terras indígenas.
Os ativistas ouviram, no entanto, que as disposições assinadas no acordo com o Mercosul são de obrigação mútua e que até mesmo alguns países europeus não cumprem determinadas normas da Organização Internacional do Trabalho previstas no acordo.
De qualquer forma, se a União Europeia ou o Mercosul considerarem que um dos signatários do acordo não está seguindo as regras do jogo, podem pedir formalmente o que chamam de "consultas governamentais". Se a situação não for resolvida, um painel independente de especialistas pode ser solicitado para examinar o assunto e elaborar um relatório estabelecendo recomendações. No limite, caso as orientações expedidas não sejam seguidas, uma das partes poderá pedir para que o tratado seja desfeito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Jaime
2020-11-09 17:42:07SÓ saio de casa ostentando a bandeira nacional se criarem um Lei PÉTREA extinguindo todas essas ONGs e Organizações sem fins lucrativos que administram clínicas e hospitais no país.
Heloisa
2020-11-09 10:24:00O nosso problema é que muitos são adeptos da fé cega, de ter algo para chamar de meu , de emprenhar pelos ouvidos em vez de pesquisar, de conhecer , de comparar e tirar suas próprias conclusões.
LSB
2020-11-09 10:15:18Que essas ONGs vão à “mercadoria”! No mais, ainda sobre meio ambiente, os comentaristas são belos “papagaios” repetindo o discurso “muderninho e cusmupulita” sobre salvar florestas e meio ambiente. Claro q devem morar nos maiores lixões ou áreas de degradação ambiental do Brasil (Rio ou “Sampa”) e estão a dar lições nos outros (e revoltadinhos para fazer “justiça ambiental”). Vão morar no AM e depois opinem (pois o país precisa se desenvolver: mineração sim, agropecuária sim, etc.).
MARCOS
2020-11-08 20:06:25As ongs (boquinhas) estão com fome de dindnim.
Antonio
2020-11-08 18:45:12Qual seriam essas normas ambientais? Ter 87% da energia gerada a partir de fontes renováveis? Isso o Brasil já tem enqto eles queimam petróleo e carvão.
Jose
2020-11-08 18:22:35Em resumo...Bozo continuará a destruir as riquezas naturais do povo brasileiro até o Biden der uma chicotada bem dada no genocida. Povo brasileiro, não deveríamos transferir esta responsabilidade para o Biden. Deveríamos assumir o nosso papel!
ALFREDO
2020-11-08 17:07:00eco xiitas sendo desmascarados. querem roubar nossas riquezas e colocar nas maos de ONGs estrangeiras. Traidores