Após STJ e Ministério da Saúde, Governo do DF sofre tentativa de ataque hacker
O Governo do Distrito Federal sofreu uma tentativa de ataque hacker na manhã desta quinta-feira, 5, conforme informou a Secretaria de Economia da gestão. Segundo o comunicado, os sistemas foram retirados do ar, para "garantir a segurança e integridade dos dados". "Frente às suspeitas de ataques em órgãos da Justiça e do governo federal, a...
O Governo do Distrito Federal sofreu uma tentativa de ataque hacker na manhã desta quinta-feira, 5, conforme informou a Secretaria de Economia da gestão. Segundo o comunicado, os sistemas foram retirados do ar, para "garantir a segurança e integridade dos dados".
"Frente às suspeitas de ataques em órgãos da Justiça e do governo federal, a Subsecretaria de Tecnologia da pasta já estava em alerta máximo para possíveis tentativas e trabalha para resolver o problema", completou o texto.
Mais cedo, o Ministério da Saúde afirmou que, desde o início da manhã, está sem acesso à internet, às linhas de telefone fixo e e-mails corporativos. "A equipe técnica do Departamento de Informática do SUS, Datasus, investiga o que causou problema e trabalha para o restabelecimento do serviço, mas não há previsão para o retorno do sistema", emendou.
Os ataques cibernéticos ocorrem dois dias após o hackeamento dos sistemas do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, enquanto eram conduzidas as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas.
De acordo com a corte, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, recebeu a notícia-crime sobre o episódio e a encaminhou à Polícia Federal para a abertura de inquérito.
Em nota divulgada na quarta-feira, 4, o tribunal disse que o processo "deve correr sob sigilo, para o melhor andamento das investigações".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Lilian
2020-11-05 16:45:09Com impunidade generalizada, a vida fica mega complicada e desgastante.