Plágio de Kassio: a opinião de Marco Aurélio Mello
O ministro Marco Aurélio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, evitou opinar especificamente sobre os indícios de plágio na dissertação de mestrado do desembargador Kassio Marques, revelados por Crusoé, mas afirmou que, se confirmado o teor da reportagem, a imagem do escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para suceder Celso de Mello na corte estará "arranhada". Após...
O ministro Marco Aurélio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, evitou opinar especificamente sobre os indícios de plágio na dissertação de mestrado do desembargador Kassio Marques, revelados por Crusoé, mas afirmou que, se confirmado o teor da reportagem, a imagem do escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para suceder Celso de Mello na corte estará "arranhada".
Após a publicação da reportagem que mostrou que Kassio Marques copiou extensos trechos de artigos publicados na internet pelo advogado Saul Tourinho Leal, a orientadora do desembargador e deputada pelo Partido Socialista português, Constança Urbano de Sousa, afirmou que a dissertação apresentada à Universidade Autônoma de Lisboa será reavaliada.
"Quando se coloca em dúvida uma tese que ele tenha apresentado -- não sei se procede ou não a dúvida --, arranha o perfil do cidadão candidato. Mas não estou falando com conhecimento de causa, porque não examinei os trabalhos dele de curso", disse Marco Aurélio Mello.
O ministro declarou que é preciso esperar o desfecho do episódio. "Acho que ele está na vitrine, evidentemente exposto a críticas. Isso, na República, é muito importante. Por isso eu defendo a liberdade de expressão", completou. "De duas uma: ou fragiliza, ou fortalece. Se o que ele fez for verdadeiro, sairá fortalecido."
Marco Aurélio elogiou o jornalismo de Crusoé: "É um grande veículo. A revista Crusoé é crítica? É crítica, todos nós admitimos, mas tem um papel fundamental".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2020-10-10 06:01:59Com toda certeza o marginal traficante """andré do rap""", é o fornecedor de """pó""" de quem o solta!!!! Só pode, é lógico, ser essa a conclusão sobre o maluco que destrói o trabalho difícil, diligente, complexo e arriscado da PF, apoiado em farto e consistente conjunto probatório!!!! Ou alguém tem outra explicação mais lógica para um tal indecente, afrontoso e inexplicável fato???!!!!
Paulo
2020-10-09 17:54:09PC. Parabéns, Crusoé.
REGINA
2020-10-09 16:06:06Concordo Ministro, desta vez temos a mesma opinião. Entendo que o senhor não queira pre-julgar, mas certamente não endossa essa fraude.
MARCOS
2020-10-09 11:25:16Plagiar trabalho estudantil é considerado crime? É imoral? Configura-se adverso de conduta ilibada? Conduta ilibada é requisito indispensável para vaga no stf? Respondam com sinceridade e muita análise dos fatos.
Neto
2020-10-09 11:21:32Sabe qual outro jornal iria atrás de investigar o currículo desse senhor ,ninguém simplesmente ninguém a não ser Crusoé em quem tenho orgulho de ser assinante!
Mara
2020-10-09 10:42:26Parabéns Crusoé !!! Imagem acabada !!! O Senado tinha q recusar a indicação.
Roberto
2020-10-09 09:50:46Afasto-me do mérito da questão para firmar que juiz não é comentarista, qual seja, pela Lei da Magistratura, que os juízes dos Tribunais não cumprem, juiz só se manifesta nos autos... Juiz não é homem comum e não pode ficar dando pitacos não importa o assunto... Infelizmente, os ministros do STF quando acordam de madrugada para tomar água, ao abrirem a geladeira dão entrevista, vez que se deparam com a luz... Juiz só fala nos autos, simples assim... Está na lei, não adianta alegar que seja repub
José
2020-10-09 07:12:19Tá de acordo com os babacas dessa corte
Joao
2020-10-09 03:46:14"Arranha o perfil do candidato" diz o ministro boca-livre que viajou com a filha a tiracolo para um seminário em Lisboa, com esticada turística em outros países, tudo pago por Itaipú, isto na última versão do convescote a Lisboa. Kassio é um dejeto que pode ainda ser descartado. Marco Aurélio é um dejeto radioativo que desde os tempos do presidente Collor está defecando em cima do povo brasileiro. jsy.
Ceifador
2020-10-09 02:06:25Com esse trabalho de verdadeiro interesse público que Crusoé presta ao país, colocando a nu a reputação do indicado, isso só com que se descobriu até agora, deve a revista ir em busca da tese de doutorado, se na de mestrado já foi esse desastre, imagine a outra. Vai Crusoé, vai.