Crusoé
14.08.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    A 'sabatina informal' de Kassio: o que o indicado por Bolsonaro ao STF disse a senadores

    Ao se reunir por videoconferência com sete senadores na manhã desta terça-feira, 6, o desembargador Kassio Marques, indicado por Jair Bolsonaro ao STF, foi confrontado com uma série de temas que fatalmente serão abordados no próximo dia 21, quando ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Um dos principais questionamentos foi...

    avatar
    André Spigariol
    avatar
    Helena Mader
    6 minutos de leitura 06.10.2020 12:47 comentários 10
    TRF_5483
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Ao se reunir por videoconferência com sete senadores na manhã desta terça-feira, 6, o desembargador Kassio Marques, indicado por Jair Bolsonaro ao STF, foi confrontado com uma série de temas que fatalmente serão abordados no próximo dia 21, quando ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Um dos principais questionamentos foi a respeito de sua posição em relação à Lava Jato e o combate à corrupção no país.

    O candidato a sucessor de Celso de Mello no STF disse que ficaria “perplexo” caso Jair Bolsonaro escolhesse um ministro contrário ao combate à corrupção. No entanto, o juiz indicado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região por Dilma Rousseff em 2011 agradou a senadores do Centrão ao falar em "excessos" de operações policiais.

    "O que é possível no Brasil, de uma forma democrática, é essa construção de um Brasil novo, aparando os excessos", afirmou o desembargador do TRF-1, ao discorrer sobre a força-tarefa.

    Kassio Marques também disse acreditar que a prisão automática para qualquer condenado em segunda instância não deve ser aplicada. Ainda sobre o tema, ele garantiu que vai respeitar a decisão do Congresso Nacional. "Farei o possível e o impossível para não decepcionar o Brasil nessa missão que, caso o Senado Federal autorize, irei desempenhar", asseverou o magistrado.

    A agenda do desembargador ainda inclui na tarde desta terça-feira, 6, um encontro na residência do senador Randolfe Rodriges, da Rede, líder da minoria no Senado. À noite, ele é o convidado de honra de um jantar na casa da senadora Kátia Abreu, do Progressistas, uma das aliadas de Davi Alcolumbre na disputa política e jurídica pela reeleição do presidente do Senado. Confira os principais assuntos tratados por Kassio Marques na conversa com senadores:

    Combate à corrupção e Lava Jato

    “Eu ficaria perplexo se fosse indicado qualquer cidadão brasileiro que fosse contra o combate à corrupção. Todos nós estamos em uma corrente para transformar o Brasil. O que por vezes ganha ares de uma espécie de rejeição pode ser interpretado por um ou outro ajuste que se faça nas decisões judiciais. O que é possível no Brasil, de uma forma democrática, é essa construção de um Brasil novo, aparando os excessos.

    Julgamentos

    “Nós devemos julgar sem olhar a capa do processo, porque aquele processo vai servir para nossos filhos e netos. Não podemos fulanizar uma ou outra operação. Essas operações midiaticamente dão muita luz à Polícia Federal que é quem as efetiva, mas todas elas passam pelo Ministério Público e por uma decisão judicial. Acredito que todos nós estamos irmanados nessa corrente de transformar o Brasil e a Justiça brasileira”.

    Prisão após condenação em segunda instância

    “Essa matéria está agora com a competência do Congresso Nacional. Eu sou de uma natureza de juiz que respeita as decisões do Parlamento. Então o que o Parlamento decidir é o que será aplicado. Tem circulado na imprensa uma entrevista que eu fiz para o Anuário da Justiça Federal. Naquela época eu coloquei a minha opinião favorável à prisão em segunda instância, ressaltando que esse ato de recolhimento ao cárcere deve ser feito por meio de uma decisão fundamentada. A minha preocupação era, diante de um caso concreto em que nós temos um trabalhador, um cidadão, um pai de família, que tem uma vida pregressa ilibada, não tem nenhum antecedente, e venha a cometer algum crime em razão de algum problema com vizinho, de um exagero em um bar próximo à sua residência. Ou seja, em razão de uma eventualidade, ele não era um criminoso habitual. A minha preocupação era, diante de um caso desse e diante de outro caso em que nós temos um criminoso habitual, alguém que tenha por profissão delinquir, com atos reiterados contra a sociedade, fazer a aplicação automática da prisão em segundo grau. A ponderação que eu fiz é que, através de uma decisão fundamentada, poderia ser suspenso esse recolhimento ao cárcere, nos casos em que a própria turma reconheça a desnecessidade de prisão em virtude da ausência de risco à sociedade”.

    Padrinho da indicação

    “O que posso asseverar é que essa indicação foi exclusiva do presidente Bolsonaro. Há um ditado antigo em Brasília que diz que quando a imprensa ultrapassa cinco nomes indicando como padrinhos é porque realmente não conseguiu descobrir. Eu já detectei mais de oito pela imprensa, não quero nominar para não falar de nomes de terceiros, mas eu já contei mais de oito nomes de pessoas que apadrinharam (a indicação). Cheguei a ver na imprensa uma assertiva de que uma determinada pessoa me levou ao presidente e o diálogo que foi travado. Em que pese o sofrimento que tenho passado esses dias, é um momento hilário do dia, porque eu não sei a que atribuir tanta criatividade. Não foi esse exemplo que vossa excelência citou (ele havia sido questionado por um senador se o advogado Frederick Wassef seria responsável por sua indicação), foi um outro caso de um parlamentar que teria me levado e consta na imprensa o diálogo, o que eu disse, o que ele falou. A verdade é que eu conheço o presidente há quase dois anos. Eu conheci o presidente ainda como deputado. Nunca fui amigo do presidente, nunca tive uma aproximação maior, o que me levou a tentar uma aproximação, como tentei com muitas pessoas, é que eu era candidato a uma vaga, que ainda virá, do ministro Napoleão Nunes Maia, no Superior Tribunal de Justiça. Em razão disso, eu busquei uma aproximação com o presidente, levando um pouco da minha postura como juiz, e o resultado é que, muito provavelmente, isso tenha agradado ao presidente ou que ele tenha entendido, pelo momento que passa o Brasil, que deveria ter alguém com essas características.”

    Armas

    Tenho CAC (certificado de colecionador de arma), e tenho uma (pistola) 380. Fiz uma aquisição no ano passado de uma 9mm. Não ando armado. Eu moro em casa, sempre morei em casa, e a violência em Brasília começou a chegar ao Lago Sul, que até 10 anos atrás era um lugar absolutamente protegido. Fico preocupado porque são cercas baixas e, às vezes, acordamos com o helicóptero da PM com atirador de elite sobre as nossas casas. Tenho CAC, tenho arma, não ando armado. As únicas vezes em que portei foi quando fiz viagens pelo interior do Piauí, porque o nosso estado tem uma extensão territorial maior do que o estado de São Paulo.”

    Diários

    “Vamos unir a verdadeira direita do Brasil”, diz convite do Novo

    Redação Crusoé Visualizar

    Trump envia militares para combater cartéis no sul do Caribe

    Redação Crusoé Visualizar

    E o visto americano do Alexandre Padilha?

    Duda Teixeira Visualizar

    Quantos cubanos ainda estão no Mais Médicos

    Redação Crusoé Visualizar

    Quem é o ex-funcionário da Casa Civil que perdeu visto americano

    Duda Teixeira Visualizar

    Trump ameaça impor "consequências severas" à Rússia se Putin impedir a paz

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A desculpa de Amorim para saída da aliança do Holocausto

    A desculpa de Amorim para saída da aliança do Holocausto

    Visualizar notícia
    A desculpa de um prefeito no MA para não pagar professores

    A desculpa de um prefeito no MA para não pagar professores

    Visualizar notícia
    Acabar com o PL? Por que não com o PT?

    Acabar com o PL? Por que não com o PT?

    Visualizar notícia
    Bolívia terá eleições com governo desaprovado por 95%

    Bolívia terá eleições com governo desaprovado por 95%

    Visualizar notícia
    China cria réplica de porta-aviões americano no deserto

    China cria réplica de porta-aviões americano no deserto

    Visualizar notícia
    E o visto americano do Alexandre Padilha?

    E o visto americano do Alexandre Padilha?

    Visualizar notícia
    Lulômetro: aprovação sobe, reprovação desce

    Lulômetro: aprovação sobe, reprovação desce

    Visualizar notícia
    Magnitsky à brasileira é vergonha planetária

    Magnitsky à brasileira é vergonha planetária

    Visualizar notícia
    Putin reabilita Stalin, em sinal de endurecimento da ditadura

    Putin reabilita Stalin, em sinal de endurecimento da ditadura

    Visualizar notícia
    Quantos cubanos ainda estão no Mais Médicos

    Quantos cubanos ainda estão no Mais Médicos

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    CCJ

    Kassio Marques

    Sabatina

    senadores

    STF

    Supremo

    < Notícia Anterior

    A senadores, Kassio nega ter sido apadrinhado por Wassef

    06.10.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Como fica a campanha de Joe Biden após Trump ter contraído Covid

    06.10.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    André Spigariol

    author

    Helena Mader

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    MARIA IVA.

    2020-10-07 15:58:21

    A prisão após condenação em segunda instância deve ser obrigatória. Caso fique a mercê do julgador, pode não haver equidade e, sim, "escolha a dedo".


    Ney

    2020-10-07 07:46:31

    Pilantraço, basta olhar para cara dele


    Solange

    2020-10-06 21:15:26

    Conversa, ele é Aras foi consenso da classe política investigada


    Vimar

    2020-10-06 19:02:29

    Pior que Gilmar, Lewandowisk e Toffoli, certamente não será. Esse quadra temporal no STF será lembrada como a " Era da Vergonha"


    José

    2020-10-06 16:20:15

    Uma triste contratação, Bolsonaro é um esquerdista enrustido. Se vc for analisar as alternâncias políticas que ele já tomou, vc não irá extranhar, haja visto que no governo lula ele se posicionou pelas esquerdas. descobriu o nicho de contraposição na era Dilma. Ele é um ser invertebrado.


    Aguia

    2020-10-06 16:01:41

    Simplificando: “Só ficarei devendo ao PR e ao seu filho Flávio. Só-mente-a-eles. E a mais ninguém deverei minha gratidão”... Sincero o cara né uai? E nem de longe ele deve sequer desconfiar que o PR pretende usá-lo como escudo lá no STF, justamente para se blindar... E ao Flávio... 🤬


    Ludinei

    2020-10-06 15:25:37

    A pequenez intelectual de Bolsonaro e a mediocridade do seu governo não poderia gestar outro tipo de indicação, senão essa miséria de talento, competência e potencialidade para exercer plenamente a função de ministro da Suprema Corte.


    Silvana

    2020-10-06 15:21:55

    Os prostítulos são muito mais decentes. A promiscuidade e a canalhice imperam em Brasília.


    Silvana

    2020-10-06 15:19:52

    Uma indicação VERGONHOSA, mas bem a cara do desqualificado Pinóquio. Kassio e Bolsonaro se merecem. Os corruptos comemoram. Um indicado para o STF que nos envergonha. Fora Bolsonaro. Fora Mourão. Fora Salles. Fora militares-TopaTudoPorGrana. Para quem disse que indicaria o então juiz Moro para a vaga de Celso de Mello, à indicação de Kassio é um VEXAME só. Vergonha de ser brasileiro. Vergonha da lama de cinismo e indecência que inundou os gabinetes dos poderosos em Brasília.


    Marco

    2020-10-06 14:16:17

    Respostas dúbias.. exatamente como os políticos fazem. Vergonhoso


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    MARIA IVA.

    2020-10-07 15:58:21

    A prisão após condenação em segunda instância deve ser obrigatória. Caso fique a mercê do julgador, pode não haver equidade e, sim, "escolha a dedo".


    Ney

    2020-10-07 07:46:31

    Pilantraço, basta olhar para cara dele


    Solange

    2020-10-06 21:15:26

    Conversa, ele é Aras foi consenso da classe política investigada


    Vimar

    2020-10-06 19:02:29

    Pior que Gilmar, Lewandowisk e Toffoli, certamente não será. Esse quadra temporal no STF será lembrada como a " Era da Vergonha"


    José

    2020-10-06 16:20:15

    Uma triste contratação, Bolsonaro é um esquerdista enrustido. Se vc for analisar as alternâncias políticas que ele já tomou, vc não irá extranhar, haja visto que no governo lula ele se posicionou pelas esquerdas. descobriu o nicho de contraposição na era Dilma. Ele é um ser invertebrado.


    Aguia

    2020-10-06 16:01:41

    Simplificando: “Só ficarei devendo ao PR e ao seu filho Flávio. Só-mente-a-eles. E a mais ninguém deverei minha gratidão”... Sincero o cara né uai? E nem de longe ele deve sequer desconfiar que o PR pretende usá-lo como escudo lá no STF, justamente para se blindar... E ao Flávio... 🤬


    Ludinei

    2020-10-06 15:25:37

    A pequenez intelectual de Bolsonaro e a mediocridade do seu governo não poderia gestar outro tipo de indicação, senão essa miséria de talento, competência e potencialidade para exercer plenamente a função de ministro da Suprema Corte.


    Silvana

    2020-10-06 15:21:55

    Os prostítulos são muito mais decentes. A promiscuidade e a canalhice imperam em Brasília.


    Silvana

    2020-10-06 15:19:52

    Uma indicação VERGONHOSA, mas bem a cara do desqualificado Pinóquio. Kassio e Bolsonaro se merecem. Os corruptos comemoram. Um indicado para o STF que nos envergonha. Fora Bolsonaro. Fora Mourão. Fora Salles. Fora militares-TopaTudoPorGrana. Para quem disse que indicaria o então juiz Moro para a vaga de Celso de Mello, à indicação de Kassio é um VEXAME só. Vergonha de ser brasileiro. Vergonha da lama de cinismo e indecência que inundou os gabinetes dos poderosos em Brasília.


    Marco

    2020-10-06 14:16:17

    Respostas dúbias.. exatamente como os políticos fazem. Vergonhoso



    Notícias relacionadas

    “Vamos unir a verdadeira direita do Brasil”, diz convite do Novo

    “Vamos unir a verdadeira direita do Brasil”, diz convite do Novo

    Redação Crusoé
    14.08.2025 14:53 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Trump envia militares para combater cartéis no sul do Caribe

    Trump envia militares para combater cartéis no sul do Caribe

    Redação Crusoé
    14.08.2025 13:01 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    E o visto americano do Alexandre Padilha?

    E o visto americano do Alexandre Padilha?

    Duda Teixeira
    14.08.2025 09:49 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Quantos cubanos ainda estão no Mais Médicos

    Quantos cubanos ainda estão no Mais Médicos

    Redação Crusoé
    14.08.2025 09:47 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso