Como o anúncio de que Trump está com coronavírus afeta a campanha
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump (foto), testaram positivo para o coronavírus. O anúncio foi dado na madrugada desta sexta-feira, 2. Segundo uma mensagem do médico presidencial, Sean Conley, os dois "estão bem neste momento e planejam permanecer em casa, na Casa Branca, durante a convalescença". O doutor afirma que...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump (foto), testaram positivo para o coronavírus. O anúncio foi dado na madrugada desta sexta-feira, 2. Segundo uma mensagem do médico presidencial, Sean Conley, os dois "estão bem neste momento e planejam permanecer em casa, na Casa Branca, durante a convalescença". O doutor afirma que o presidente continuará realizando suas funções sem interrupções durante a recuperação.
A um mês da eleição, a novidade terá profundos impactos na campanha. Para reduzir a distância de sete pontos percentuais que o separa do candidato democrata, Joe Biden, Trump contava muito com comícios para estimular seus eleitores a votar. No debate da terça, 29, ele disse que reunia multidões em ambientes abertos, e que por isso dava menos atenção para as máscaras que seu rival Joe Biden.
Logo após a notícia de que está com o coronavírus, Trump cancelou uma viagem para a Flórida nesta sexta, 2, um comício no Wisconsin no sábado, 3, e um evento no Arizona na segunda, 5. Dúvidas foram levantadas se ele poderá participar do próximo debate, marcado para o dia 15.
Outro impacto deve ser na mensagem do presidente. Trump estava tentando passar a ideia de que a pandemia estava sob controle e que a recuperação econômica viria em seguida. "O fim da pandemia está à vista", disse Trump horas antes de anunciar que estava com coronavírus. Com o coronavírus atingindo a Casa Branca, fica mais difícil convencer os americanos de que o problema já passou. Quem estava dizendo que a pandemia ainda não foi embora é o rival Joe Biden. "Donald Trump fará tudo o que puder para desviar a atenção do fato de que, devido à sua falha na resposta à Covid-19, mais de 200 mil americanos morreram", escreveu Biden no seu Twitter nesta quinta, 1.
O fato de que está com coronavírus não significa que Trump desenvolverá os sintomas da doença, obviamente. No entanto, com 74 anos, 110 quilos e colesterol alto, ele está no grupo de risco e terá de redobrar os cuidados. Ainda que continue fazendo discursos da Casa Branca, a notícia de que está com coronavírus mostra mais uma vez aos americanos que a pandemia não está sob controle, ao contrário do que quis fazer crer o presidente.
Atualização: nesta sexta, 2, Trump e Melania apresentaram sintomas moderados de Covid
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Odete6
2020-10-02 11:37:59Ah.... é só uma ""gripezinha"" pra fugir dos debates-embates-vexames-fracassados. O agente-laranja já está pra lá de empesteado há meses e meses, com toda certeza acompanhado dia e noite pelos médicos, enquanto contamina todo mundo ao redor e também à população de idiotas pululantes que formam a sua claque, contratada ou não nos comícios. Veremos o palhacinho-jumentista militante aqui repetir a meeeessssma tática, coooooomo sempre. Lá como cá e cá como lá, a mesma indigência mental exponencial.
FERNANDO
2020-10-02 11:35:22para o bem do mundo, torço para que o Trump morra de coronavírus
ALEXIS
2020-10-02 10:23:34Essa contaminação com Covid na véspera da eleição me parece uma jogada eleitoral. A participação dele no 1º debate presidencial foi um desastre. Ele arrumou uma desculpa para não participar dos próximos debates.
AIRTON
2020-10-02 09:32:35Mas como é possível ele ter pego o Corona? Ele disse que toma cloroquina preventivamente já há algum tempo. Deve ter esquecido de tomar.
Jose
2020-10-02 09:13:47Ha duas hipóteses: (1) a população americana tratará o Trump como coitadinho e votará nele tal como a população brasileira fez com o Bozo, (2) a população americana se sentirá ainda mais insegura e despejar todos os votos no Biden. Eu acredito na segunda hipótese!