Luiz Fux toma posse como presidente do STF; Rosa Weber será a vice
O ministro Luiz Fux (foto) tomou posse nesta quinta-feira, 10, como presidente do Supremo Tribunal Federal, no lugar de Dias Toffoli. Ele vai comandar, ainda, o Conselho Nacional de Justiça, CNJ. A ministra Rosa Weber assumiu a vice-presidência da corte. O mandato é de dois anos. A cerimônia deste ano ocorre em formato diferente devido...
O ministro Luiz Fux (foto) tomou posse nesta quinta-feira, 10, como presidente do Supremo Tribunal Federal, no lugar de Dias Toffoli. Ele vai comandar, ainda, o Conselho Nacional de Justiça, CNJ. A ministra Rosa Weber assumiu a vice-presidência da corte. O mandato é de dois anos.
A cerimônia deste ano ocorre em formato diferente devido à pandemia do novo coronavírus. Dos 250 lugares do plenário, apenas 50 foram liberados. Na bancada dos ministros e na mesa dos convidados de honra, a corte instalou barreiras provisórias feitas em acrílico transparente, para criar espaços individuais. Com o modelo inédito, Marco Aurélio Mello chegou a brincar, dizendo que se sentiu em "uma cabine telefônica".
A solenidade conta com a participação de Jair Bolsonaro e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Participam, ainda, integrantes do alto escalão do governo federal, como o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, José Levi. Foram convidados também o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.
Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1976, Fux chegou ao STF em 2011, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff. Na corte, já presidiu a Primeira Turma. O ministro comandou, ainda, o Tribunal Superior Eleitoral.
Antes de assumir uma vaga no Supremo, Fux exerceu a advocacia por dois anos e atuou como promotor de Justiça por mais três anos. Em 1983, ingressou na magistratura, após conquistar o primeiro lugar no concurso em concurso público para juiz nas comarcas de Niterói, Caxias, Petrópolis e Rio de Janeiro.
Depois, Fux ocupou o cargo de desembargador e, em 2001, passou a integrar o Superior Tribunal de Justiça, onde permaneceu por 10 anos. Hoje, além de ministro, é professor livre-docente da UERJ.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Inês
2020-09-10 23:12:45O amigo do meu pai, indicado pelo QI, da politicagem individualista considerado o pior presidente da corte, instituiu o triunvirato com decisões e mudança de jurisprudência nefastas ao Brasil, quando não permitiu prisão em segunda instância, o mais grave a soltura de corruptos e bandidos, antes tarde do que nunca, a história vai dizer para ser ministro através da meritocracia, boa sorte ministro Fux na presidência da corte.
Jose
2020-09-10 19:54:56In Fux we trust! Hora de enviar o genocida para a cadeia por crime contra a humanidade. Há cerca de 1300000 mortes para provar o caso!
Getulio
2020-09-10 18:28:30Fiat Fux! Enfim um juiz! Os advogados de legendas políticas irritaram o contribuinte, que a todos remunera. Além da falta de experiência, que excesso de arrogância e estridência! Espera-se, com Fux, mais justiça para todos e menos Voleibol Sinistro. O contribuinte também se cansou do esporte, no qual o líbero (cônjuge, filhote) levanta a bola e o togado executa a bomba, a explodir logo em seguida na fenda glútea do contribuinte, de quem se extraem tributos de porte europeu em troca de ninharia.
Ivandenir
2020-09-10 18:09:26Considero o ministro Fux, agora presidente, UM DOS MELHOES COMPONENTES DO STF, tenho certeza que será um grande sucesso a sua permanência nessa corte como presidente, estava ansiosa por essa mudança. Boa sorte pra nós brasileiros!
Renato
2020-09-10 18:06:32Bem vindo Senhor Ministro! A gora pelo amor ao povo brasileiro, não repita as cagadas do amigo do amigo do meu pai.
Sergio
2020-09-10 18:04:51Sera que agora vamos ter um presidente do S T F com mas dignidade?
Silas
2020-09-10 18:01:57Ministro Fux és a nossa esperança !
Jaime
2020-09-10 18:00:08Finalmente um Ministro de verdade. Fux. Engraçado, toda vez que paro pra pensar nos feitos deste camarada, dos "quebra-paus" entre ele e Gilmar Mendes, tenho a impressão que o nome do cara é "Lux" e não "Fux". Lembrando que "Lux" significa luminosidade.
Maria
2020-09-10 17:14:49Que bom receber um Ministro do Bem como ele. Tem um currículo respeitável,passou em concurso para juiz,jamais teve ajuda de qualquer político. Foi Promotor por 3 anos por consequência não é amigo e nem protege bandidos! QUE AUSPICIOSA É A CHEGADA DELE!!!! QUANTA ESPERANÇA PARA NÓS BRASILEIROS!! Perguntar não ofende, Quando gilmar mendes vai se aposentar?
Maria
2020-09-10 17:03:36Boa Sorte Ministro! O senhor é o Ministro do Bem!