Nova fase da Lava Jato mira operações de câmbio da Petrobras com Banco Paulista
A força-tarefa da Lava Jato deflagrou nesta quarta-feira, 10, a 74ª fase da operação para aprofundar as investigações sobre um suposto esquema de fraudes em operações de câmbio comercial contratadas pela Petrobras com o Banco Paulista, em São Paulo. Segundo os investigadores, as transações de compra e venda de moeda estrangeira totalizariam mais de 7...
A força-tarefa da Lava Jato deflagrou nesta quarta-feira, 10, a 74ª fase da operação para aprofundar as investigações sobre um suposto esquema de fraudes em operações de câmbio comercial contratadas pela Petrobras com o Banco Paulista, em São Paulo.
Segundo os investigadores, as transações de compra e venda de moeda estrangeira totalizariam mais de 7 bilhões de reais entre 2008 e 2011, e teriam financiado um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro operado pela Odebrecht.
Batizada de Sovrapprezzo (sobrepreço em italiano), a operação desta quinta-feira é um desdobramento da 61ª fase, chamada de Disfarces de Mamom, que prendeu funcionários do Banco Paulista em maio do ano passado.
Na ocasião, a Lava Jato identificou que os funcionários da instituição financeira ajudaram a lavar dinheiro para executivos da Odebrecht no exterior. Ao menos 48 milhões de reais foram transferidos entre 2009 e 2015.
Agora, são cumpridos 25 mandados de buscas e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Teresópolis. Segundo a Lava Jato, a Justiça já determinou o bloqueio de ativos financeiros dos investigados em contas no Brasil e no exterior, no valor de 97 milhões de reais.
O esquema investigado, segundo a Lava Jato, consistia em sobretaxar as operações acima dos valores de mercado para inflar o spread (lucro) do banco, mediante possível pagamento de propina para operadores da Petrobras. Os valores indevidos eram divididos com empregados da instituição financeira. Estima-se que o prejuízo para os cofres públicos pode chegar a mais de 18 milhões de dólares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Rodolfo
2020-09-10 12:34:04Uma coisa que sempre me chamou atenção desde que surgiu os primeiros sinais do tamanho da corrupção na Petrobras foi com relação a área de auditoria da empresa. Não sei quantos auditores internos e externos a empresa possui mas certamente são muitos. A auditoria nunca identificou ou reportou nada?
Jose
2020-09-10 10:18:57E o Bozo ainda quer acabar com a Lava Jato. Adivinhem as razões!