Acusação contra Bolsonaro em Haia: 'suspeita de uso político faz soar alarme no tribunal'
Um grupo de organizações de esquerda, incluindo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), apresentou ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (foto) por suposto "crime contra a humanidade - genocídio". Uma das particularidades do TPI é receber denúncias de...
Um grupo de organizações de esquerda, incluindo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), apresentou ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (foto) por suposto "crime contra a humanidade - genocídio".
Uma das particularidades do TPI é receber denúncias de qualquer pessoa, física ou jurídica. Mas mandar uma acusação não significa que a denúncia foi aceita e que o caso será investigado. Até agora, quatro acusações foram enviadas contra Bolsonaro e nenhuma seguiu adiante.
"Quando surge uma profusão súbita de acusações contra uma única pessoa, é como se soasse um alarme dentro do TPI. Os membros dessa corte passam a suspeitar de uso político e ficam mais receosos de serem acusados de aderir a uma ou outra ideologia. Eles não querem a pecha de serem enviesados", diz o advogado Acácio Miranda, especialista em relações internacionais.
Como qualquer um pode apresentar uma queixa ao TPI, outros presidentes também já foram alvo. No ano passado, pessoas que participaram das manifestações dos coletes amarelos apresentaram uma acusação contra o presidente da França, Emmanuel Macron, por violência policial.
O Tribunal, contudo, sempre procurou julgar casos mais evidentes e concretos, como o do ex-ditador do Sudão, Omar al-Bashir. "Há um abismo muito grande entre um ditador africano mandar uma milícia para extirpar uma etnia em uma guerra civil e um presidente adotar uma política específica num governo democrático", diz Miranda. "Essa acusação de agora parece mais uma tentativa de desgastar a imagem de Bolsonaro no exterior."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Gilda
2020-07-29 11:04:35Tanta denúncia sem pé nem cabeça!!! Dio mio!!!
Silvana
2020-07-29 01:58:16Bolsonaro TRAIDOR. BolsoPinóquio MENTIROSO. BolsoNero irresponsável. O charlatão que faz propaganda da cloroquina. Uma VERGONHA. Fora Mandrião. Fora MENTIROSO. Vai trabalhar criatura. Volte para os seus amados milicianos.
Silvana
2020-07-29 01:55:04O pior presidente da república, o presidente do “E daí?”, do “passa a boiada”, o garoto propaganda da cloroquina, o pinóquio 🤥 que mentiu e nos enganou em sua campanha eleitoral de 2018. O paladino do combate à corrupção virou o combatente feroz do combate à corrupção e protetor de corruptos. BolsoPinóquio NUNCA MAIS. NEVER MORE. Adeus Pinóquio 🤥. Impeachment já. Fora Bolsonaro. Fora TRAIDOR do Brasil e da População Brasileira. Bolsonaro É uma vergonha nacional e mundial.
Silvana
2020-07-29 01:50:02Fora Bolsonaro. Volte para os braços dos seus milicianos do escritório do crime. Impeachment já
Alexandre
2020-07-28 19:58:15Vamos ver quem são os denunciantes? Pt , psol, psdb, apoio de juiz da suprema corte? Por acaso os mesmos que passaram o bastão pros estados e municípios? e os que pegaram o bastao? A tenha a santa paciência !
Antonio
2020-07-28 17:21:48Se o TPI pegar o currículo dos acusadores, terá uma crise de risos!
Silvana
2020-07-28 13:05:58A morte de mais de 87 MIL Brasileiros não abala o presidente da república que é o ministro da Saúde de fato. Uma vergonha mundial. Um crime contra a População Brasileira. Alguém se importa com os mais de 87 MIL Brasileiros mortos pela COVI-19? Algum parlamentar se importa com a destruição do Brasil?
Eduardo Duprat
2020-07-28 12:06:46O nome Bolsonaro causa pânico dentro e fora do Brasil; parece que o mundo está desacostumado com uma retidão de governo como a da administração Bolsonaro. O problema está longe de ser apenas de alguns partidos políticos brasileiros.
Gilda
2020-07-28 11:10:29Pela primeira vez nos últimos meses essa ilha do jornalismo se ateve aos fatos públicos e notórios desde o título até ao texto. Qualquer um percebe que a esquerda se utiliza de tudo inimaginável para voltar ao poder e essa denúncia foi mais uma idiotice e inverdade sem tamanho.
Fabiola
2020-07-28 09:42:43Então quer dizer que para ser autor de ação o MST tem capacidade de entrar com ação, mas ser réu não tem capacidade? Não pode ser responsabilizado pela suas ações de vandalismo? Vão dar notícia correta seus idiotas