O aplicativo de mensagens WhatsApp pode ser bloqueado na Rússia. Alertando sobre sanções, parlamentares do comitê russo de Tecnologia da Informação reforçaram as falas do vice-presidente do comitê, Anton Gorelkin.
Ele criticou o fato de o aplicativo ser de origem estrangeira, onde a Meta controla o WhatsApp, Facebook e Instagram. Pela justiça russa, a companhia é de uma “organização extremista”.
Ao escapar de bloqueios, o WhatsApp pode ter restrições definitivas no país. Outra alternativa seria substituir o aplicativo por opções nacionais.
Futuro do aplicativo em risco
Autorizado por Vladimir Putin, foi anunciado o Max, novo app e integrado a serviços públicos. Ocupando o espaço do WhatsApp, o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov afirmou que o aplicativo da Meta precisa se adequar à legislação russa. Gorelkin classificou o Max como ideal, onde reforçará a estratégia de soberania digital do país.
Envolvendo diversos fatores do banimento do WhatsApp, esses são sobre a ligação com a Meta, supostas falhas de segurança, desrespeito às leis russas e o uso de opositores do governo. Alguns especialistas acreditam que os usuários devem migrar para o Telegram, Signal ou mensageiros estatais.
Mesmo que levante preocupações com privacidade, essas são melhores opções. A Meta ainda não se manifestou, onde pode optar por sair voluntariamente como outras fizeram. Tendo milhões de usuários na Rússia, o WhatsApp banido pode afetar comunicações pessoais, negócios e a liberdade digital das pessoas.
As tensões em torno do WhatsApp aumentaram por conta das declarações de Anton Gorelkin, onde ele reforçou a ideia de restringir o uso do app por ser originado em países considerados hostis. Refletindo uma diretriz do governo de Putin, essa busca substituir ferramentas por soluções da Rússia.
Com a estratégia do Max, é uma plataforma que oferece segurança sobre controle governamental. Visando consolidar a soberania digital, quer reduzir ações externas. Apesar disso, o WhatsApp é um grande aplicativo do qual muitas pessoas dependem de diversas maneiras. Podendo impactar comunicações pessoais e profissionais, o desfecho ainda parece incerto.