Um estudo recente, publicado no periódico tradicional BMJ Case Reports, destacou a preocupação de médicos do Shrewsbury and Telford Hospital, do sistema público de saúde da Inglaterra, com um possível surto de fasciíte necrosante.
Causada por diferentes bactérias, como a E. coli (Escherichia coli), Klebsiella, Staphylococcus e Streptococcus do grupo A, a doença consiste na deterioração da “carne” do corpo, incluindo pele e músculos, como se estivessem sendo devorados.
Novos diagnósticos identificaram a presença dessas bactérias na região genital de mais três mulheres, elevando para 20 o total de casos registrados entre 2022 e 2024.
E vale destacar que esta situação não está restrita apenas à União Européia, uma vez que países como os Estados Unidos também relataram aumento das infecções, segundo o site Live Science.
A fasciíte necrosante afeta principalmente a fáscia, o tecivo conjuntivo ao redor dos músculos, nervos, gordura e vasos sanguíneos, e se espalha muito rapidamente. Caso não receba tratamento adequado, a doença pode levar a óbito em pouco tempo.
Sintomas da fasciíte necrosante: como identificar a presença da bactéria?
Por ser causada por diferentes tipos de bactérias e poder afetar diversas partes do corpo, a fasciíte necrosante costuma ser de difícil diagnóstico. Ainda assim, os sintomas mais comuns incluem:
- Vermelhidão;
- Dor;
- Sensibilidade e inchaço nos órgãos genitais ou região do períneo;
- Febre;
- Forte odor nas regiões afetadas;
- Mal-estar;
- Lesão que pode escurecer com o tempo e se espalhar;
- Anemia;
- Taquicardia;
- Pressão baixa.
Vale destacar que a doença pode ser desencadeada por diferentes fatores, como perfurações mal feitas, infecções, picadas de insetos e até mesmo pela falta de higiene.
Por isso, cuidados simples como higienizar corretamente pequenas lesões e evitar exposição a ambientes contaminados podem fazer toda a diferença.
Além disso, ao perceber qualquer um dos sintomas mencionados, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente, a fim de tratar a fasciíte necrosante antes que o quadro se agrave.