Como ser presidente — dicas para iniciantes

06.09.19
Leandro Narloch é jornalista e autor do 'Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil'.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O texto explica bem às suas ações no Governo Bolsonaro, mas vamos relembrar o ex presidentes e suas falas e ações, ministros sem condições assumir. Daqui 3 anos podemos dizer algo deste Presidente!! BRASIL em primeiro lugar!!

  2. Perfeito, Leandro! De forma lúdica, desapaixonada e crítica, você conseguiu bem retratar arestas que urgem ser aparadas. Apoiar um Governo, que não se confunde necessariamente com seu líder, não significa chancelar tudo! É fundamental, até para o aprimoramento deste governo. É sábio e humilde refletir sobre críticas e, sobretudo, promover ajustes.

    1. Friso que eu apoio este governo, pois torço por nosso país!

  3. Não pode roubar nem saquear empresa petrolífera, correndo o risco de estagiar numa cidade mais ao sul do Brasil. Morou na filosofia.

    1. Tem que vender a empresa petrolífera. Em casa de alcólotra não entra desodorante líquido.

  4. Rolando de tanto rir e surpresa por ver aqui escrito, tudo o que comento com pessoas próximas. Alguém aí anda invadindo meu cérebro...

  5. Que tal você parar de criticar e se candidatar a presidente da república do Brasil?? Vai entrar mudo e sair calado?? Que tal ter um pouco de bom senso e parar de dizer o que os outros tem que fazer e fazer você, para si mesmo??

  6. Mas essa cartilha de Narloch, não foi empiricamente seguida por Sarney, Fernando Henrique???!!! O que acharam desses resultados? FHC, foi tão intelectual, que para atender a exigencia do FMI, (aumentar o indice de alfabetização brasileira), mandou os nossos professores aprovar de qualquer jeito, aprovação continuada. Podemos sugerir varias avaliações, por exemplo o resultado no jornalismo atual... E assim por diante.

  7. Besteirol é o que não falta nas falas do presidente mas se 2021 chegar com boas melhoras para a população prometo que vou até esquecer as " babaquices ".

  8. Perfeito....mas infelizmente nosso presidente, assim como o ex presidente presidiário, não é adepto à leitura e intelectualidade...

  9. O simplismo dos comentários da "reportagem" é impressionante! Especialmente quando o protagonista tenta ser engraçadinho com uma coisa que não tem graça nenhuma e é imperiosa para o futuro do país.

  10. Listinha besta. Para resolver todos os problemas do Brasil e só seguir a listinha? SQN - Só que não. Quando votei no presidente Bolsonaro ele já era assim. Continuo o querendo assim. Não aguento ensaboadores como no passado. Olha no que deu! Os poderes são independentes e harmônicos e, claro, devem pelo menos conversar entre si. Parem de acreditar nessa Fake News de acordão só pra atingir o PR.

  11. Gosto muito de seus textos . Bolsonaro é ogro e estou decepcionada pelo acordão .. Mas para ser bem sincera, não estou nem aí com gafes e língua solta.. QUERO AÇAO no rumo certo ! E isso, no governo dele, estamos tendo. O essencial está sendo invisível aos olhos graças à imprensa nos vários tons de vermelho. E vamos combinar, o Congresso, se pode atrapalhar, por que vai ajudar ? Além dos inumero$ inimigo$ nos tres poderes ....

  12. Apesar de ter um intelecto pouco superior ao de dilma e de lula somados, devia dar exemplo e dar declarações mais sóbrias (coisa que lula nunca ficou). Deveria ler este texto em vez de mostrar que convalesce vendo o seriado CHAVES do canal "inimigo" MultiShow. Muito limitado.

  13. Excelentes dicas. Pena que não foram divulgadas antes da posse do atual Presidente. Ele poderia ter se livrado de alguns vexame4s, caso as levasse a sério. Espero que Moro e Mourão, prováveis presidentes eleitos em 2022, leiam e assimilem. Em boca fechada não entra mosca...

  14. Nunca vi tanta bobagem... O texto e os comentários. Existe no Brasil pessoa mais "fina no falar" do que o ex-presidente Temer? No entanto a única coisa boa que fez na vida foi livrar o Brasil da Dilma Rousseff e do PT. Agora querem que o Presidente Bolsonaro deixe de ser autêntico... Ora bolas... Que tal escrever (e comentar) sobre ESPERANÇA? Minha mensagem é: "que Deus lance um olhar misericordioso sobre a Pátria Amada Brasil". De todo coração!...

    1. Cara, já pensou se a gente perdesse o humor e passasse a só escrever textos patrióticos e otimistas? Além de ser perigoso, ia também ser CHATO PRA CARAMBA. Já pensou se os cineastas e os artistas seguissem as dicas culturais do Bolsonaro? Só ia existir filme chapa branca com "luminares da Pátria" estilo "Independência ou Morte", bandas como "Os Incríveis" e cantores evangélicos. E piadas de tiozão do churras contendo no mínimo um dos termos negão, vi. a do, bar Anga, Português, papagaio.

  15. Jornalistas e professores também não deveriam grafar corretamente? Leiam, ou aqui mesmo(Antagonista e sua revista), em teses, dissertações e monografias nas universidades, além desses jornais Brasil afora, e verão os absurdos. Eu queria mudança com um pouco de continuísmo de Lula e Dilma, mas esse continuísmo só nas aberrações pronunciadas, é claro! Estou mais satisfeito com as do Sr. Presidente, pois são ditas por Presidente honesto, sem máculas em sua vida parlamentar.

  16. Gostaria imensamente de ler suas dicas para a dupla Lula e Dilma, se é que existem de forma similar as de Bolsonaro. Se não, meus pêsames pela parcialidade que não deveria existir em um local dito Neutro.

    1. Esquece essa dupla, o texto está bem atual. Tudo ver.

  17. Parece óbvio, mas diante da realidade que vivemos com o nosso presidente, seria bom que ele "estudasse a cartilha". Mas é como disse o Claudio Dantas outro dia no "Momento Antagonista", o presidente sempre foi assim é não vai mudar. :-(

  18. Esqueceu de acrescentar p/ os iniciantes q religião é uma coisa pessoal, mto particular, q eles ñ podem escolher ministro p/ ser "terrivelmente evangélico". Num país de um sincretismo religioso q ninguém entende + nada, há mta gente s/ religião e mta q nem em deus (qq um!) acredita, mas q tb votou no presidente. Religião é crença (acredita quem quiser, ñ há provas de nada) e ñ tem nada q fazer no palco político ou econômico. O Brasil é um Estado laico independente de q santo baixa no presidente.

  19. A leitura merece filtro. Falta tato ao Presidente e em diversos momentos ele tem atitude infantil. Em outros momentos, porém, ele demonstra que ama a nação e exige respeito de outros países. Não queremos um Presidente subserviente, e sim reverente, polido e defensor de nosso País. Tirando esses excessos, a crítica de Leandro é boa.

  20. Leandro Narloch, Leandro Narloch... Quem é? Quem é esse jornalista? Camarada, não tenho a menor ideia de quem seja vc, kkkkkkkk. Agora vc vem aqui e resolve "dar conselhos" para alguém que foi eleito Presidente da República, cometendo o "pequeno equívoco" de se esquecer que quem o elegeu queria isso! SINCERIDADE, AUTENTICIDADE, ESPONTANEIDADE e alguém absolutamente dissociado do teu "politicamente correto ou incorreto"! Nós cansamos de vagabundos do padrão Sarney, FHC, Lula e DipmAnta! Chegou!!

  21. Criticar e dar conselhos é fácil. Posso dar vários. Quero ver é fazer e assumir as consequências. Posicione-se meu jovem. Criticar o que já foi feito, sabendo as consequências, é mole. Ou, então, limite-se a escrever a história dos outros.

  22. Sou nova assinante da Crusoé e estou gostando bastante das matérias. Só lamento não poder divulgá-las em rede social...é uma pena...

    1. Maria Julia, o Mainardi e o Sabino ainda estão pagando as prestações dos jatinhos que compraram com empréstimo do BNDES. Por isso é que vc ñ pode compartilhar, eles precisam muito de $$$$$ kkkkkkkkkkk

  23. Primeiramente, Leandro, antes de dar conselhos (se fossem bons), candidate-se a Presidente, sob o discrédito da imprensa acostumada a mamar nas tetas governamentais, obtenha quase 60 milhões de votos e seja, durante 8 meses, atacado e vilipendiado diuturmamente. Quer que o filho seja o embaixador dos EUA não é crime, muito menos nepotismo. Está na lei. Vários "diplomatas"de carreira vivem às custas do nosso dinheiro e por razões ideológicas denigrem o nome do Brasil lá fora. Menos, Leandro.Menos

  24. É mais ou menos assim. Só que existem coisas que não são reveladas, como por exemplo, não existir ninguém confiável para alguma embaixada e existirem projetos secretos que não se pode entregar para adversários ou inimigos políticos que estão dentro e fora do País.

    1. Amigo, mesmo que ele leia, estás pedindo demais que Bolsonaro ainda compreenda. Ele é muito burro

    1. Receita de bolo feita por quem não sabe aonde é o fogão.

  25. Narloch e Guzzo publicaram excelentes textos sobre o “jeito Bolsonaro de ser” essa semana na imprensa. Pena que ele, talvez, não tome conhecimento dos oportunos alertas. Seria ótimo se ele pudesse dedicar algumas horas do seu tempo de convalescença no hospital a refletir sobre as suas atitudes e pronunciamentos e rever seu posicionamento como estadista. O país respiraria aliviado, pelo menos por uns tempos...

  26. Excelente análise, Leandro. Segundo a velha teoria do valor, conselho é um bem que existe em abundância. Logo pode ser distribuído gratuitamente. Para serem absorvidos e usados, bons conselhos como esses, dependem da disposição mental despojada do ouvinte. Espero que possa produzir efeitos.

    1. Diz a sabedoria popular que "se conselho fosse bom, seria vendido e não dado."

  27. Onde o comentarista enfiou seu politicamente incorreto? Ele pode, JB não pode? Como é fácil ser jornalista. Não tem que cabalar votos, não responde por quase nada das ofensas que veicular, não é cobrado em público, se esconde atrás da "liberdade de imprensa" e vive ( maioria) de manipular a verdade. A esmagadora maioria, neste país, de solapar a Nação. Alguns posando de engraçadinhos. Triste. E antes que me esqueça, VTC!

    1. Tá certo o Drusius. Já li vários bons artigos do Narloch, mas neste aqui ele pisou na bola. Que tal aconselhar o canalha que está preso em Curitiba a fechar a latrina falante? Que tal cobrar os donos da "justiça"brasileira e perguntar desde quando preso tem direito a mordomias, pode usar o Twitter, pode receber visitas a qualquer hora, etc.

    2. Que é isso, companheiro? Menos, vá mais devagar. Você não sabe o que é ganhar um processo como jornalista, o advogado dormir no ponto, o processo transitar em julgado e o sujeito ficar três anos com os direitos políticos suspensos. Calma, rapaz!

  28. É ENGRACADO ... MAS . Seu artigo é engraçado quando diz que Eduardo embaixador é irritante , que o Carluxo na internet é infantil , que não pode chamar o Maia de velha política , que a Amazônia não pode virar um estacionamento , que o Velez não conhecia o MEC , que o Bolsonaro não pode falar mal da mulher do Macron nem fazer piada com coco . Mas a esquerda e a mídia vão criticar o presidente mesmo assim , porque a esquerda quer voltar ao poder e a mídia quer as verbas estatais de propaganda🇧🇷

  29. Muito bom esse manual, cabe lembrar que para ser Presidente, óbvio ser eleito, basta ser alfabetizado ou já é necessário ter pelo menos ensino médio? A liturgia do cargo exige um preparo mesmo.

  30. Prezado Leandro Narloch, suas dicas são brilhantes e certeiras. Agora espero que JB as leia, reflta profundamente e tire as consequências.

  31. Sempre achei esse contato direto do JB com jornalistas pouco produtivo e fonte de problemas por causa da sua impetuosidade. Pensando bem, acho que estes contatos são um momento de catarse para o presidente, por ter que engolir tantos sapos e ter estômago de avestruz para aguentar tanta gente sórdida ao seu redor, e ter de manter as aparências, tudo em nome da liturgia do cargo. Mesmo por vias tortas, JB impede que a mídia o paute. Seria bom que ele aprendesse a fina ironia dos ingleses.

    1. A população não está preocupada com o politicamente correto - por mais que isso seja recomendado a quem se lançou para presidente - o que pegou todos de surpresa foi a redução dos poderes da lava jato, justo no seu governo! Se o problema fosse apenas falta de educação. Em relação ao texto, vamos considerar também uma cartase.

    2. boa pergunta agora que virou moda descer o pau no PR, até hipócritas como o Leandro vão contra o que sempre pregaram.

  32. Vamos ver mesmo se ele tem humildade suficiente, já que reconheceu que é incompetente "algumas vezes"( sic) e aceita seus conselhos!

  33. Fico impressionado com tanto conselho ... e gostaria muito de ver esse e outros "doutos e ditos" jornalistas no cargo da Presidência por 6 meses pelo menos ... Derepente essa classe (de jornalistas) se tornou especialista em governar ... sempre com as melhores atitudes tiradas "da manga" como num passe de magica ... É muita conversa fiada e ainda não se deram conta do ridículo perante o cidadão comum ... sim aquele que luta e tenta sobreviver nas ruas do Brasil ...

  34. Leandro, ja começo a ler seus textos com um sorrisinho no canto da boca, pq sei que me trará leveza. Adoro seus textos, sua ironia.

  35. Quanto deboche e arrogância. Vc deveria ter dado dicas para LULA e DILMA. Comporta-se como um perdedor que não aceitou a vontade democrática da maioria da população. Agora acha -se com o direito de falar besteiras. Candidate-se, vamos ver quantos votos terá

  36. Gostei muito do texto. A ironia é sempre uma boa maneira de dizer verdades duras com elegância. Mas, suas “orientações” sobre a formação de ministérios pode ser mesmo aplicada a poucos ministros. Embora o erro no Ministério a Educação

  37. O meu maior sonho é um dia o Brasil ter um Presidente que saiba falar em público, que empregue a Língua Portuguesa corretamente, que não me mate de vergonha. Lula, Dilma, Bolsonaro. Êta tristeza danada! O jeito é continuar ligada no Parlamento Britânico, aquele poço de elegância e articulação liguística... O resto, é só jequice.

    1. Brasil, ato falho, é pra isso que está caminhando, para ser brasil!

    2. Pelo menos FHC fez uma coisa útil: tirou o Brasil da inflação com o Plano Real. Esse mérito ninguém pode tirar dele. O que fez Bolsonaro pelo brasil em 30 anos de vida pública?

    3. Minha cara senhora ... você teve um assim do seu gosto ... o Douto sociólogo FHC, que respira ares Parisienses ... esqueceu ou não quer lembrar ?

  38. Parabéns Leandro. excelentes dicas, mas creio a essa altura do campeonato não farão diferença no desempenho do atual presidente à frente do nosso país, na verdade em se falando de desempenho ele está se superando na proteção do seu circulo familiar e pra isso ele é descolado pois conhece os meandros sujos da política brasileira e vai se revelando mais um estelionatário eleitoral.

  39. 7. Mantenha em dia as visitas ao neurologista para checagem de doenças comuns na sua idade - posturas inadequadas e esquecimentos de promessas podem ser os primeiros sinais de demência ou alzheimer !

  40. Como diria o Almirante, em seu antigo programa de rádio: Incrível, fantástico, extraordinário. Seria ótimo que o mandatário da nação pudesse seguir esses simples conselhos. Afinal, nenhum deles paga imposto e é de grande utilidade nas entrevistas... rsrsrs

  41. Acrescento o 7º conselho : quando estiver muito estressado com o cargo de Presidente aconselho antidepressivos e psicanálise tão elogiada pelo Sabino no artigo anterior .

  42. O Brasil está cheio de indivíduos com comportamento igual ao do Bolsonaro. Aí, qualquer fala ofende as criaturas. Mas aqui entre nós: o "homem" não tem conserto; é grosseiro desde criancinha e ensinou os filhotes a seguir sua cartilha. Deu no que deu! Falta total de educação, sabedoria e classe!

  43. Para quem escreveu dois guias politicamente incorretos, bater palma para o politicamente correto não parece sensato. O presidente deveria falar menos besteira, mas não se submeter ao politicamente correto. Falar que a esposa do Macron é feia tudo bem, e até você achou que não foi ironia o negócio do cocô, foi sério, é de lascar. Entender ironia é o básico da comunicação. Essas coisas são engraçadas e tudo bem. O problema são as sérias, como proteger os filhos.

  44. Pessoas que se dizem expert no mercado está cheio, vai arrumar regras pra seus parceiros. Governar em águas turbulentas requer sabedoria. Quando tiveres filhos eduque-os em suas regras. Tá okey.

    1. Maria, nem português você sabe...que dirá fazer uma crítica.

  45. Às vezes, insistir no erro, ou numa estupidez, permanentemente, pode ser uma estratégia pra fazer os incautos pensarem que é uma estratégia de ocultação de algo que ninguém está vendo, uma ameaça sigilosa que poderá destruir toda a nação. As pessoas pensarão: algo há por trás dessa rudeza toda que não sabemos. Vamos apoiar nosso líder, ele, o bispo, Silvio, Maia, DiasT, Araras e os filhos sabem o que fazem pra nos proteger do pior dos mundos.

  46. Ah ...Se ele levasse conselhos a sério! O Mico não ouve ninguém. É um moleque revoltado e irresponsável e malcriado. Parece ter um enorme prazer em contrariar. Está precisando do sofá psicanalítico do Sabino, para purgar seus fantasmas. Terapia pra mais de metro ou internação compulsória!

  47. Procurei na biografia do comentarista quantas vezes ele foi presidente para poder criar um "manual" e compartilhar sua expertise e o número foi "zero". Acredito que apenas quem veste as sandálias sabe qual é a dor nos pés quando caminha. A fila para criticar é muito grande. Estou esperando a mídia criar a fila para divulgar a outra parte do copo, aquela que fica "cheia".

    1. Excelente!!! Incrível como não se publica nenhuma nota de jornalista elogiando uma única medida do governo, sempre o copo meio vazio... Lamentável, classe totalmente marginalizada perante à sociedade, acordem jornalistasss!!!

  48. Excelente! Sempre digo que o Presidente deveria ter uma assessoria forte, media training e deixar os Bolso Kids que cuidem dos cargos a que foram eleitos e não se metam no governo. Gosto do muito do Coiso, mas me pinica a cara de vergonha quando ele resolve "causar" ofendendo e lacrando. Falta discernimento e jogo de cintura. Se são características necessárias no ambiente de trabalho, na direção de um país, muito mais ainda.

  49. Perfeito... esse presidente precisa de acessória. Infelizmente só tem puxa saco por perto que bate palma para tudo que faz e fala com a justificativa de ser autêntico. Chama atenção o constrangimento que faz Moro passar e como Paulo Guedes mantém distância

  50. Caro conterrâneo, me permita sugerir a inclusão de um item no guia: NÃO SEJA ESTÚPIDO. E constar o significado da expressão, de acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, do Michaelis: E s t ú p i d o: 1 Que revela estupidez. Falta de Inteligência, de juízo ou de discernimento. estulto, nabo, néscio, tapado. 2 Que se comporta de maneira indelicada, grosseiro, rude. 3 Que causa imbecilização e/ou tédio. 4 Que denota insensatez ou imprudência; Insensato, imprudente. ...

  51. Contudo, essas não-práticas, embora condenáveis e reparáveis, não bem ensejam o caminho do xadrez, como já trilhado por antecessores polidos ou não.

  52. A piada fazia mais sentido quando os erros criados pelo presidente se restringiam a apenas consequências de sua verborragia. A cagada agora passou a ser deliberada e a cheirar à má fé, numa indigestão de Abafa, Acordão, Cinismo, Nepotismo, Fraude etc.

  53. Gostei. Na verdade o Bolsonaro chegou à Presidencia porque os brasileiros otários votaram durante anos seguidos na turminha do PT e foram vencidos por uma margem pequena pelos eleitores que sentiram que o nosso fim estava chegando. Agora é necessário o Bolsnaro continuar agindo de forma correta como em tantas coisas boas que estão acontecendo no país, porem menos redes sociais, muito menos entrevistas grosseiras e antes de mais nada indicar pessoas "limpas" como a PGR que não aconteceu...

  54. Pena que este manual não será lido e muito menos aplicado. Pelo visto servirá, somente , para lambuzar mais folhas limpas, com os dejetos que hão de vir ,no decorrer dos rumos desta carruagem sob os interesses da Orcrim .

    1. Essa foi ótima! O Leandro deve ser processado pelo plagiado.

  55. Achei infantil Como é o seu primeiro manual de presidente quem sabe suas ideias atinjam no próximo manual ideias mais maduras

    1. Lamentável o grau de intolerância manifesta! É perfeitamente normal que uma pessoa não concorde com os textos de outrem. Afinal, ninguém é xerox de ninguém.

    2. Regina, se você está com azia tome sal de fruta.

  56. As pessoas estão mais interessadas no que os Presidentes dizem do que no que eles fazem. Artigo muito bom para Presidentes que tem fetiches por ideologia de genêro, LGBT, e outras coisas parecidas. Ah, sobre filhos ...... faltou abordar transformar crianças que fugiram da escola em campeões do empreendedorismo. Bom artigo. Bem que poderia ter sido publicado há 16 anos.

    1. Manuel: mais que 16. Você esquece os oito anos de FHC, o verdadeiro Lord Sith. O comuna fabiano que realmente abriu a caixa de Pandora neste país.

    1. Concordo. Bolsonaro está nos causando imensa vergonha com suas colocações e suas escolhas. Pura decepção!

  57. Duvido que nosso presidente leia o pequeno, mas importantíssimo, manual. Boa parte dos itens seriam desnecessários caso o leitor tivesse ativado as partes do cérebro que cuidam da responsabilidade e do bom senso.

  58. Esse manual de boas maneiras, infelizmente, veio tarde. Pau que nasce torto... A falta de berço e de educação, de própria inteligência cognitiva, além de um complexo de inferioridade extremado, levaram essa figura patética a ser o que é. E não irá mudar. Já petrificou.

    1. Você continua igual ao apelido no qual se esconde!!!!!

    1. Nem precisou dizer com todas as letras que ele é os filhos são uns desajustados.

Mais notícias
Assine
TOPO