Sérgio Lima/Folhapressxxx

O pesadelo vai continuar

Com a Lava Jato em pleno curso, o PR do corrupto Valdemar Costa Neto é cortejado pelos principais candidatos ao Planalto — o que significa que em Brasília nada mudou e nada mudará tão cedo. Na corrida, o tucano Geraldo Alckmin parece ter levado a melhor
20.07.18

No dia 1º de janeiro de 2019, o presidente a ser eleito em outubro próximo deverá fazer o circuito protocolar da posse, do desfile em Rolls Royce pela Esplanada dos Ministérios ao juramento e, finalmente, o discurso no parlatório do Palácio do Planalto. O cenário nebuloso não permite apostar, por ora, em quem será o protagonista do dia, mas é certo que, qualquer que seja ele, são imensas as chances de sua base parlamentar no Congresso ser integrada pelo chamado Centrão, um amontoado de partidos repletos de políticos enrolados em escândalos de corrupção. Após quase cinco anos de Operação Lava Jato, a megainvestigação que desnudou um dos maiores esquemas de desvio de dinheiro público do planeta, era de se esperar que as descobertas resultassem em algumas mudanças de comportamento por parte das excelências. Puro engano. Nos últimos dias, os principais candidatos à Presidência da República promoveram uma corrida ensandecida em busca do apoio de um legítimo representante do que há de pior na política nacional. Dono do PR, um dos principais partidos do tal Centrão, Valdemar Costa Neto virou a noiva predileta de praticamente todos os presidenciáveis com chances de ganhar as eleições. Independentemente da coloração partidária, de Jair Bolsonaro aos petistas do entorno de Lula, de Geraldo Alckmin a Ciro Gomes, eles se movimentaram freneticamente para tê-lo como aliado. Trata-se de um sinal eloquente de que, mesmo com a propalada onda anticorrupção trazida pela Lava Jato, os padrões de negociação da política brasileira não mudarão tão cedo.

Valdemar Costa Neto é conhecido por seu faro político. Sabe jogar o jogo do fisiologismo. Como os maiores partidos do Centrão, incluindo o igualmente notório PP e o Solidariedade de Paulinho da Força, decidiram que caminhariam juntos na campanha (uma forma de se fortalecerem e, assim, cobrarem um preço mais alto dos pretendentes), ele virou um dos mais importantes personagens da negociação. Condenado no mensalão e amplamente citado nas investigações do petrolão, Valdemar, até há pouco preso em regime domiciliar, passou a atrair a atenção — e também as ofertas — dos presidenciáveis. Assim, os destinos do Brasil passaram a ser traçados em sua confortável sala na sede do PR, encarapitada no alto de um dos mais conhecidos centros comerciais de Brasília. O endereço virou ponto de romaria para petistas, tucanos e bolsonaristas. A explicação para as conversas terem ocorrido na sede do PR guardam relação com a condição de Valdemar: publicamente um pária, mas um ás dos bastidores. Por ser um rosto conhecido e associado a escândalos, Valdemar não gosta de circular por restaurantes ou pelos conhecidos salões do poder — e pela mesma razão os políticos não gostam de ser vistos com ele. Daí a necessidade de que as tratativas ocorram, necessariamente, em seu bunker. Mais um péssimo sinal.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéAlckmin: feliz por ter, ao menos até aqui, conquistado o apoio do núcleo mais fisiológico da política nacional
Até o início da semana, as tratativas vinham caminhando bem com Jair Bolsonaro, conhecido por seu discurso moralista. Por algum tempo, o ex-capitão do Exército considerou firmemente a possibilidade de ter como vice o senador evangélico Magno Malta, do PR de Valdemar. A possível aliança lhe daria um upgrade importante. A começar pelo tempo de propaganda na televisão. Hoje com parcos oito segundos, ganharia os 45 a que o partido de Valdemar tem direito. E dá-lhe negociação com o mensaleiro. Emissários do presidenciável foram, discretamente, até Valdemar. O negócio não deu certo. Primeiro porque o próprio Malta preferiu candidatar-se à reeleição a tentar a vice-presidência. Depois, porque Valdemar não sentiu firmeza. Mas, se ele quisesse, Bolsonaro estava pronto para topar a parceria.

Paralelamente, o PT vislumbrava uma reedição da dobradinha que levou Lula ao poder nas eleições de 2002. Naquele ano, o empresário José Alencar, dono da Coteminas, uma gigante do setor têxtil, foi o vice do petista. Hoje, seu filho Josué Gomes é filiado ao PR e tratado como prata da casa nas negociações. Da cadeia, Lula deu aval para que o PT negociasse uma nova parceria com Valdemar. Coube ao ex-governador Jaques Wagner a tarefa de procurá-lo na sala da região central de Brasília. Na conversa, Wagner chegou a dizer que, com o impedimento de Lula de se candidatar, o próprio Josué poderia encabeçar a chapa, com um petista como vice. Os olhos de Valdemar brilharam. Logo na sequência ele ligou para Josué para dar a notícia. O PR poderia ter um de seus integrantes na cadeira mais importante do Planalto. Mas não demorou para que a ficha começasse a cair. Bastaram algumas reuniões para que Valdemar se desse conta de que os petistas jamais aceitariam não ter a cabeça de chapa. O recado transmitido por Jaques Wagner foi reiterado por outro visitante ilustre: Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula. Se a dobradinha desse certo, os envolvidos também teriam de comprometer-se a garantir uma anistia para tirar o chefe petista da prisão, a despeito do custo político da medida. Valdemar disse que até toparia o acordo, desde que o PT formalizasse a proposta de o PR encabeçar a chapa em um documento com a assinatura de seus principais dirigentes. Seria uma forma de garantir o cumprimento da promessa. O temor era óbvio: confiar na palavra de Jaques Wagner e de Gilberto Carvalho e, depois, em sua convenção, o PT não chancelar o acerto. O documento, claro, nunca chegou. E Valdemar, o homem mais cortejado da República, seguiu adiante em suas negociações.

O show de horrores

A começar por Valdemar Costa Neto, os baluartes do fisiologismo na política nacional têm sido assediados pelos principais presidenciáveis, da esquerda à direita

 

Ainda havia outros dois interessados: Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. O candidato do PDT sonhou alto com o apoio de Valdemar e do Centrão como forma de aliviar o temor que os setores produtivo e financeiro têm dele em razão das suas ideias extravagantes para a economia. Valdemar pensou e pensou. Mas foi o próprio Ciro quem fez sua cabeça. O dono do PR, na verdade, nunca gostou do pedetista. Em conversas recentes, disse que Ciro, no Planalto, repetiria Dilma Rousseff com seus arroubos de autoritarismo e arrogância. Ainda assim, fez as contas e chegou a considerar a possibilidade. Quando a negociação ainda estava em curso, Ciro soltou a língua contra uma promotora de São Paulo e, em seguida, se encheu de razão e enviou uma carta à Boeing pedindo que a empresa americana paralisasse as negociações para a compra da Embraer. Para Valdemar, que gosta de operar no silêncio, foram dois péssimos agouros. A avaliação foi de que seria questão de tempo para o próprio Ciro matar a sua candidatura, como já ocorreu no passado. Valdemar, de novo, pôs a fila para andar.

Restou, entre os pretendentes, Geraldo Alckmin. Valdemar costuma dizer que gosta do tucano, com quem mantém uma fraterna relação de longa data. Ao menos até agora, Alckmin parece ser o noivo escolhido. Nesta quinta-feira, o Centrão, com Valdemar à frente, fez saber que na próxima semana anunciará oficialmente o apoio ao ex-governador de São Paulo. Na véspera, o acerto começou a ser costurado por Marconi Perillo, coordenador da campanha de Alckmin. Em um jantar na casa do também enrolado Ciro Nogueira, do PP, o martelo seria batido. Como contrapartida ao apoio, o Centrão fica com o direito de indicar como vice de Alckmin o empresário Josué Alencar. Sim, caro leitor: no mercadão da política brasileira, o homem cujo nome estava dias antes na mesa de negociação como o parceiro dileto da chapa do PT virou o vice do candidato do PSDB. Horas depois do convescote noturno, um café da manhã na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), outro líder honorário do Centrão, selou a parceria. No fim do dia, com a decisão supostamente tomada, os chefões do grupo viajaram a São Paulo para conversar pessoalmente com Alckmin. “Eles virão conosco. Só ficaram de anunciar oficialmente na semana que vem para poderem conversar com as bases nos estados”, disse o tesoureiro nacional do PSDB, deputado Silvio Torres. O acerto ainda precisa ser formalizado nas convenções partidárias. Isso significa que o casamento, para se efetivar, ainda depende do papel passado – em se tratando da natureza dos envolvidos, nunca é demais esperar até o ultimíssimo momento.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro bem que tentou, mas não conseguiu o apoio do PR
Para todos os interessados em contar com sua parceria, o envolvimento de Valdemar Costa Neto nos grandes escândalos brasileiros passou longe de ser um obstáculo. “O debate não passa pelo conteúdo, pelas ideologias, pelas soluções para a economia e para os problemas sociais. Nada interessa a não ser a própria eleição. E tudo vale para atingir esse objetivo. É uma verdadeira chantagem. Ninguém duvide que, qualquer que seja o eleito, o Centrão vai infernizar a vida dele”, diz Roberto Romano, professor aposentado de Ética e Filosofia da Unicamp. No mensalão, Valdemar foi condenado a sete anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No petrolão, foi alvo de algumas delações premiadas. Em uma delas, um executivo da Odebrecht disse que ele recebeu propina para garantir a execução da ferrovia Norte-Sul. A obra, ainda inacabada, é de responsabilidade do Ministério dos Transportes, feudo do PR desde 2003.

Eleito seis vezes para deputado federal, Valdemar não completou o último mandato justamente por ter sido flagrado entre os mensaleiros de Lula. Para não ser cassado, renunciou. Era 2012. Ele decidiu não disputar eleições e, mais tarde, até se desfiliou formalmente do PR — pois é, o homem que manda e desmanda no partido nem filiado é. O ex-deputado não faz nenhuma questão de esconder sua condição de dono da legenda. Prova disso é a sua sala de estado-maior na sede nacional. Assim como o bruxo Voldemort, o grande vilão da cultuada série de J.K. Rowling, Valdemar parece gozar do dom da imortalidade – ao menos na política. Após cair no ostracismo por causa do mensalão, ele conseguiu retomar o protagonismo por dois motivos. Primeiro, por ser o mais experiente dos líderes do Centrão. Segundo, por inspirar confiança nos presidenciáveis – o ex-deputado é tido como um bom cumpridor de acordos.

Ricardo Stuckert/Instituto LulaRicardo Stuckert/Instituto LulaLula, da prisão, mandou a sua proposta para Valdemar, que desconfiou. Ciro também tentou, mas perdeu na reta final
O ajuntamento de partidos fisiológicos que pôs ao menos quatro dos principais presidenciáveis de joelhos diante de Valdemar foi uma ideia construída por outro conhecido vilão da política. Eduardo Cunha, preso e condenado na Lava Jato, potencializou o Centrão a partir do velho modelo de trocar apoio parlamentar por benefícios como cargos no governo, emendas parlamentares, verbas para prefeitos aliados e, tal qual mostra a crônica político-policial recente, indicações de grupos econômicos para ganhar incentivos da máquina federal. O famoso toma-lá-dá-cá. É esse mesmo modelo que guia as negociações de alianças para as eleições. Com um fator adicional: como muitos de seus integrantes estão enrolados na Lava Jato, os partidos têm incluído na lista de reinvindicações medidas que possam, de alguma forma, frear as investigações.

Na equação da fisiologia, os partidos do Centrão exigem boas coligações regionais para elegerem o maior número possível de deputados federais. É esse número que vai estabelecer as fatias a que terão direito nos fundos partidário e eleitoral, além do tempo de TV nos próximos quatro anos. Uma bancada grande faz o partido ter direito a mais dinheiro público e a um tempo na propaganda eleitoral considerável o suficiente para que volte a ser cortejado nas próximas eleições — é assim que o sistema se retroalimenta. A outra fatura envolve justamente a distribuição de cargos, em especial aqueles que incluem polpudos orçamentos. As razões disso os brasileiros conhecem bem. Mas os presidenciáveis, como se vê, não parecem muito preocupados. É um país de Valdemortes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não diretamente ligado ao tema, mas porque sempre que uma pessoa é "evangélica" isso tem que ser denotado dessa forma? O deputado evangélico fulano de tal, o senador evangélico beltrano... Porque ninguém escreve o senador católico.... o deputado católico...? Na minha humilde opinião a religião, bem como a raça, orientação sexual etc. não deveria ser distintivo da personalidade citada.

  2. VOCÊS ACHAM QUE ,EM MEIO A ESSA TERRÍVEL NOVELA CHEIA DE PERSONAGENS PRINCIPAIS, O POVÃO CONSEGUE ENTENDER O ENREDO? NÃO CONSEGUE E VOTA ERRADO.

  3. Esse indivíduo precisa ser "alijado" do poder.Quem compactuar com o mesmo,tendo-o em suas fileiras, não merece um voto cidadão.O país não pode continuar refém das "artimanhas" desse mafioso. ARRÊGO!

  4. Só tem um jeito: a eliminação física desses vermes. A sociedade brasileira deveria ter uma forma de eliminar qualquer verme dessa espécie que surgisse. Fica a pergunta: O que responder aos idiotas que insistem em dizer que só a "democracia" do voto pode dar jeito no país. Acho que estamos indo para uma grande secessão. Movimentos separatistas já existem. O brasil se transformou em um grande inferno!!!

  5. Então... sou assinante da Crusoé, gostaria que fizessem uma reportagem sobre BOLSONARO e coloquem com todas as letras porque não o estão apoiando, qual o motivo, pois até o momento não temos nem um candidato que seja melhor ou igual a ele.

  6. Continuando: Esses ratos são os verdadeiros parasitas da democracia e a denigrem no que ela tem de melhor para que um povo possa evoluir.

  7. As vezes não agimos por nós mesmos, e sim porque acreditamos ser o certo a fazer. Eu queria que os congressistas desse país votassem nas causas publicas, sem pensarem nas suas carreiras políticas. Naquilo que eles acreditam ser melhor para o país, mas querer não adianta nada, isso não vai acontecer, porque nosso sistema político está FALIDO. Êle não recompensa políticos que votam com a consciência. Recompensa ratos dispostos a vender o país para continuar lucrando com a miséria do povo incauto.

  8. Os abutres na medida que envelhecem deixam filhotes preparados para dar continuidade aos achaques. É assim que é! Combater essa praga, só com elevação do nível de consciência popular, capaz de melhor conduzir filhos, através da importante educação, que vem do berço. Em algumas décadas será possível contarmos com consciência patriótica de brasileiros zelando pelos interesses coletivos no Brasil. Sou de 1942, tapas na bunda, vara de marmelo, me orientaram para a vida. Obrigado mãe!

  9. A classe política conta com a estupidez do brasileiro ao votar. Sabe que tempo de TV sempre foi sagrado, pois os eleitores votam nos que aparecem mais, nos mais bonitos, nos mais engraçados. A forma de fazer política em Brasília não vai mudar tão cedo, sim isso é certo; e em parte pela irreverência do brasileiro ao votar.

  10. Eu que trabalhei durante 45 anos no DNER/DNIT hoje estou aposentado desde 2012 sei muito bem o que representa esse senhor na área de Transportes estou afastado desde 2012 e pelo que sei manda e desmanda até hoje no Órgão e só colocar a Imprensa Investigativa para fuçar.

    1. É também por isso que pretendo seguir assinando e lendo a Crusoé e jornais à altura pelo tempo que mantiverem a integridade no conteúdo, para dar o exemplo.

  11. Eu me sinto de luto sobre tudo isso! Esse lixo moral todo não tem fim. É doença crônica sem perspectivas de cura. Até apareceu um remédio, a lava jato, mas as proporções são tão grandes que as doses não são suficientes. Eu já perdi a esperança. A única coisa que ainda dá alívio a minha dor, de não ver o sobre o Brasil que eu desejo desabrochar, são as pequenas ações no dia-adia dos anônimos que ainda não perderam a dignidade..

  12. Precisamos acabar com essa tropa de corruptos, NÃO REELEGER NENHUM DESSES POLITIQUEIROS, VOU VOTAR NOS CANDIDATOS DO PARTIDO NOVO, pois ainda resta uma tênue esperança.

  13. Toda essa movimentação indecente desses políticos velhos ordinários só mostra que não estão nem aí para que o eleitor possa pensar. Na hora H vamos na televisão e falamos o que esse povao quer ouvir e aí pronto. São canalhas contando com a velha e boa ignorância política do brasileiro que só late....

  14. É prestar atenção nos cortejadores e descartar, chega de improbidades! Chega de corrupção e conchavos o que o Brasil mais necessita é de moralização!

  15. É mesmo desanimador. Por que ninguém fala em Álvaro Dias. Ele realmente não deve ter nenhuma chance. Mas meu voto será dele.

  16. Lamentável que a esta altura do campeonato, praticamente não temos em quem votar, Bolsonaro será por enquanto meu candidato.

  17. O MEU RESUMÃO É O SEGUINTE : O BRASIL É O PAIS DO FODA-SE !!!! MAS SE O BOLSONARO ENTRAR ...HAAA... CANALHAS , BOTEM AS BARBAS DE MOLHO , POIS ELE TRARA A REBOQUE O APOIO DO EXERCITO , BANDO DE FILHOS DA PUTA !!!!

    1. Vai nada! Esse é farinha do mesmo saco do Valdemorte. Já foi até pedir que indicasse o vice.

  18. Como 80% do eleitorado, não sabe nem porque está votando, ou vota em troca de uma bolsa qualquer, o que vem em janeiro será um destes que estão por ai e salve se quem puder.

  19. Partido Novo votou favorável para a implantação da Agenda 2030 da ONU em SP. Com isso, se levanta uma questão que deve ser direcionada ao partido: O Novo apóia ou não a tal agenda? O projeto passou com o apoio da legenda em SP, ao lado de outros partidos como PSDB e PSB. A ONU tem apoiado ideologia de gênero, aborto e tem prestado apoio a regimes autoritários do Oriente Médio. Se não cuidarmos, nossos filhos serão escravos do sistema como nós: 40% impostos. Nossa maior arma é o voto. BRASIL!!!

  20. Vamos anular votos. Vamos nos ausentar das eleições Votemos em político de caras novas! Ciro, Alckmin, Marina, Dias, são farinha do mesmo saco. Nos últimos estertores Bolsonaro como voto de protesto. Temos o recurso do Impeachment?!

  21. Tudo bem. Diante de tudo isso basta que o número máximo de eleitores rejeitem essa desmoralização. Em outras palavras não votando nesse tipo de gente.

  22. Infelizmente, com esses políticos, o Brasil não tem saída. Somente o partido NOVO parece destoar de toda essa maracutaia. Pode ser a solução.

  23. Como disse um dia FHC "Este país é ingovernável", ele falou isso logo no primeiro ano de seu governo, pois sem estas costuras políticas não se governa este Brasil. Pois depende da câmara e senado, um antro de ladrões e corruptos. Espero um dia que isso mude.

  24. Para o Brasil começar a ser uma democracia de verdade, deve-se acabar com a obrigatoriedade de filiação partidária e fundo partidário. Deve-se acabar com horário político e também propaganda governamental. As campanhas devem ser feitas no corpo a corpo, no convencimento através do trabalho realizado, dá idoneidade, da moral e do bom exemplo.

  25. Adoro voces, tanto que assinei sua revista, mas não concordo com a ma vontade com voces tem com Bolsonaro. Ele estava querendo a noiva, mas não queria a sogra. Sempre quiz Magno Malta, mas não queria conchavo com o canalha do Valdemar. Falem com Joice Hasselmann e vão saber a verdade. Abraço a voces, principalmente em Diogo Mainardi de quem sou fã de carteirinha.

    1. Todos querem Valdemar, inclusive bolsonaro.... #joaoamoedo30 #partidonovo30

    2. Vc está viciada em jornalismo partidário. O seu comentário é partidário. Essa revista não é partidária!

  26. Enquanto não aparecer um escrôto de um general pra dar um basta nesta palhaçada misturada com pesadêlo, isto aqui continuará sendo o ânus do planeta e o Rio o ânus do ânus!!!!!!

    1. Com esse bando de generais bundões que temos hoje? Tá difícil.

  27. Não votando em PT, MDB, PSDB, PROGRESSITAS, PR, PRB, PTB, SOLIDARIEDADE, PSD e DEM já faríamos um bem enorme ao país. E não esquecer suas coligações senão o preço será cobrado.

    1. É um pensamento válido. Mas se vc quer o Amoedo então vote nele no primero turno. Deixe o Bolsonaro pro segundo turno. Quanto aos deputados sem dúvida. Se o BraSil errar desta vez temo q não de conta de aguentar e algo muito ruim possa acontecer

    2. Se o João Amoedo não tem chance, vamos votar no Bolsonaro, e nos deputados e senadores do Partido Novo, assim temos certeza de que o voto vai ser bom.

  28. Até agora, como péssimo eleitor que sou, estou esperando o novo na política. Será que virá? Sei não! Tenho prá mim que... sei lá!

    1. De seu voto a João Amoedo. Eu vou dar o meu...e a tds candidatos do NOVO. Se não virar paciência. Temos que votar em quem temos esperança.

  29. O Bolsonaro procurou o PR so para ter o Magno Malta (noiva) como vice, mas nao queria a sogra e cunhados no pacote. Bolsonaro NAO cedeu o que Valdemar exigia e por isso caiu fora. O corrupto do "santo" parece que aceitou as exigencias. VOTO BOLSONARO!

  30. Sujeira geral. Parece que não tem jeito mesmo. Os ratos se reúnem, os ratos confabulam, os ratos se organizam. Sempre os ratos. Os mesmos. Pobre Brasil.

    1. Voto em Amoedo, mas estsmos esquecendo ou nao valorizando a escolha dos novos congressistas. Esses sim, debetiam ser a nossa maior preocupação.

  31. O fedor de tudo isso é insuportável. O pior é ver o eleitorado bobo-alegre mantendo essa engrenagem nefasta em funcionamento. Preferem votar nos nomes que já eram podres desde antes da Lava Jato. E não só os enrolados da Lava Jato querem que a operação acabe, há muita gente que, mesmo sabendo que os políticos e os empresários dos esquemas roubam, prefeririam que tudo ficasse como antes. A aceitação da corrupção parece estar no DNA do povo brasileiro e com um eleitorado desses pouco vai mudar.

  32. Enquanto eu vou lendo o meu estômago vai embrulhando de nojo desses políticos e de terror ao perceber que não há saída digna para o brasileiro, porque o que tem para hoje é isso aí mesmo... Será que teremos alguma chance com a ajuda da internet, de não elegermos nenhum desses senadores e deputados que fazem esses acordos tenebrosos em plena luz do dia?

  33. Se mudassem a Legislação Eleitoral, para que fosse concedido o mesmo tempo de Propaganda, pelo menos os Candidatos a Presidência, o fisiologismo maldito diminuiria bastante.

  34. Não tem como não redundar o dito "Tudo como Dantes na terra de Abrantes." Que diferença fazem as urnas, se a menor das preocupações desses políticos é resolver os problemas do país. Bate um desânimo tão grande!

  35. Todo brasileiro sabe de cor e salteado quem são os cabeças que comandam os SINDICATOS DE LADRÕES denominação dada a bastante tempo aos partidos políticos brasileiro e até então o TSE nada fez de significativo para que essa situação mudasse. E agora que se aproxima a hora do vamos ver, só nos resta escrever, gritar, esculhambar, mas o que adianta se nada de sério se vislumbre no horizonte ? O que se sabe é que o sistema eleitoral continua o mesmo e tudo o que está sendo armado, beneficia a máfia

  36. O centrão deu um tiro no pé. Como Bolsonaro tem pouco tempo o jeito vai ser colocar sites dele com vídeos e links. No pouco tempo e todos nos divulgando os sites.

  37. Eu sinceramente nunca pensei em votar no Bolsonaro, mas pelo que vejo não teremos outra opção, o duro serão os escassos segundos na tv... nesse país em que a maioria não sabe votar...

    1. Tem alguma coisa errada neste pais, quando os politicos correm para fazer alianças com corruptos, alguma coisa esta errada, será que perdemos a moral e a etica ?

  38. Aos Bolsanoristas e as Bolsanoretes que me antecederam. Considerem que vosso candidato, que não é noviço no bordel de nossa politica, só não casou com o Valdemort porque a noiva não quiz!

  39. Aos adeptos desse modelo marginal: Quando a grande explosão acontecer, os mais proximos à bomba perecerão de maneira drastica! Pobre Brasil, pois no fim,os inocentes também perecerão.

  40. É este pais esta f.......! Vejo muito pouca chance de que sairemos da pindaíba onde nos metemos. Tivesse eu 50 ou menos ao invés de 75 botava minha viola no saco e me mandava daqui! Estou de saco cheio!

  41. Bolsonaro não aceitou os pedidos do PR, assim, o melhor é seguir sozinho e não dever nada a ninguém. Bolsonaro no primeiro turno!

    1. Tudo eh muito complicado com os outros e tao simples e correto com Bolsonaro. Alguem tem alguma duvida? Nao apostem, VOTEM CORRETAMENTE para acabar com esta palhacada. Chega de venda de votos, de tempo e do escambau. Vamos por favor votar em quem quer consertar esta merda!

  42. Infelizmente assim é se faz política no Brasil. Com esta constituição e este sistema político ñ vejo jeito para o Brasil. E ninguém pode mudar isto, nem o voto. Talvez uma intervenção militar por seis meses. Ou quem sabe uma nova lei proibindo políticos ter segundo mandato

    1. Pelo que entendi, uma intervenção militar só acontece com o pedido do presidente da república, não tenho certeza se os presidentes do senado e Câmara também podem pedir ou não. Fica difícil acontecer no quadr atual, porém com o Bolsonaro eleito há chance de ocorrer, não?

  43. É difícil... todos são larápios de vários matizes e aparências ...todos os que se apresentam nesta reportagem - e não são poucos - difícil ...mas temos que ter uma maneira de tirá-los da lide política - aos poucos ... procurando os menos piores - por que existem os "piores" os "mais "piores"e os "menos piores" - é difícil pois é tudo pior - aí que são elas - é difícil... muito difícil... mas temos que pensar em alguma coisa ... brasileiros pensem ... pelo amor de Deus ...pensem ... clareiem sua

  44. Crusoé, gostei da reportagem vocês falaram 99% da verdade, porque colocaram Bolsonaro no mesmo pacote desta política suja e maldita para o país. Bolsonaro está aprendendo a fazer política, que é a arte de negociar. Ele está agindo como Abraham Lincoln na lei de liberdade aos escravos, negociou com seus contrários e não cumpriu, por isso foi assassinado. Bolsonaro nunca será um fisiologista, não como este que vemos no Brasil da era Lula, Dilma e Temer, o Brasil casa d amãe Joana.

  45. Crusoé, gostei da reportagem , 99% de verdade, mas Jair Bolsonaro está aprendendo a fazer política, ele precisa de tempo na teleisão. Ponho minha mão no fogo se no futuro ele cederia às chantagens do bandido Valdemar. Vocês conhecem a história de Abraham Lincoln , na época da lei de liberdade aos escravos, ele negociou com os que não queriam e depois não cumpriu, por isso foi assassinado. É por aí, meus caros, negociar é a arte da política.

  46. Quanto mais me informo, mais mais tenho certeza de que só uma INSURGÊNCIA MILITAR salva este país.Asco ao ler que o tal aí é bajulado por todos os políticos...bom, se é uma uma OrCrim, por que estou indignada?

  47. O cenário político atual demonstra que partido político é uma espécie de quadrilha. Como dessa disputa pode sair algo decente?

  48. Apenas um politico que não entre nestas espurias negociatas cujo objetivo final é o assalto aos cofres publicos poderá mudar alguma coisa no pais.Tendo Bolsonaro cortejado também esta parda eminencia conclui-se que nada mudará em 2019.

  49. A primeira pergunta que faço é: como esse bandido dos infernos está solto? Com a palavra, os ilustres juristas e membros do Poder Judiciário brasileiro.

  50. Qualquer candidato que tentar apoio desse corrupto, não é confiável! Espero que o brasileiro entenda isso! Depois não adianta ficar fazendo discursos de boteco!

  51. Muito bem, o ESQUEMÃO é este aí, certo? Então de consciência tranquila e em protesto à podridão reinante em Brasilia, vou de JOÃO AMOEDO e todos os candidatos do "NOVO".

  52. Meu Deus, o que faremos , em quem votar, se os candidatos são uns canalhas e nada mudou em Brasília?!!!! é tudo tão nojento que chega a nos embrulhar o estômago.

  53. A única certeza é que não darei meu voto às esquerdas, de fato ou disfarçadas, nem a qualquer coligação que tenha os expoentes acima citados.

  54. Nojo! Muito nojo! Será impossível votar em quer candidato que tenha buscado acordo com o corrupto Valdemar da Costa Neto. Só de ler esse nome, sinto “despertar em mim instintos primitivos”. Alckmin, admitindo negociar com outro escroto que é o Paulinho da força, o retorno do imposto sindical, já era. Vejo que será muito difícil não votar branco ou nulo no segundo turno. Bye, bye Brasil.

  55. Eu quero entender, se o jornalista conseguir explicar, em que ou no que o sr. Waldemar Costa Neto "não sentiu firmeza".... em Bolsonaro para fechar o acordo?

    1. É Crusoé ... Deu uma de Veja. Jogou a informação e não aprofundou, dando margem a qualquer interpretação.

    2. A reportagem não quis se alongar, por que, como dito pelo Bebbiano, beneficiaria o Bolsonaro. Firmeza, na linguagem espúria desses bandidos, é dar cargo($) em troca de apoio. Bolsonaro visava formar chapa com o Malta.

  56. Os americanos, pragmáticos, dizem que se você quer brigar com porcos, vai ter de entrar no chiqueiro, vai ter de se sujar. Nossa política é esta pocilga aí e precisamos de políticos. Não levar algum respingo é difícil, mas não pode é virar um porco! A forma mais fácil disto acontecer é seguir o 1º mandamento suíno - "pecado capital é perder eleição". No final, de concreto, quem vai andar, ficar, com quem? Isto faz diferença!

  57. Bom dia. Penso que fizeram uma leitura equivocada da não coligação do PR com o PSL. Acho o mais correto, é que essa coligação não deu certo porque o PSL, através do Bolsonaro e suas idéias de não mais manter a mesma política do toma-la-da-ca, não aceitou as exigências que o PR apresentou. Na matéria de vocês, colocam que todos os candidatos são iguais, quando na verdade salta aos olhos que o único candidato com propostas de direita é o Bolsonaro. Não existe centro ou "centrão" no Brasil.

    1. Vacilaram dmaaais de não colocar o Bernardinho como candidato a Presidência!!

    2. Meu partido favorito. Uma pena que o candidato a presidente seja tão fraco.

  58. Obrigado Alckmin, obrigado Valdemar, obrigado a todos os corruptos já presos ou não, obrigado à toda escória política, obrigado a todas as quadrilhas que se juntaram em apoio ao ex-governador. Agora, identificado o bando, ficou mais fácil saber em quem não devemos votar.

  59. O desalento é muito grande ao percebermos que não existe antidoto para contrabalançar a capacidade da corrupta classe política nos desmandos da coisa pública. Os eleitores somos muito desagregados e desorganizados para conseguir qualquer resultado para uma radical mudança do jogo político, que prima pelo interesse pessoal em detrimento do coletivo. Temos que encontrar, com o emprego da tecnologia, uma forma de unir e mobilizar o cidadão para romper com este circulo vicioso!

    1. Concordo. Por enquanto as redes sociais estão servindo de campo de batalha, para defender esse, atacar aquele, esquecendo, bem como os políticos, que temos um país para colocar de pé novamente.

  60. NÃO VOTAREI EM CANDIDATO DO CENTRÃO !!!! Após a eleição tudo ficará como sempre esteve. Se ficar , não será com meu voto !!! Esses abutres que se danem ...

  61. Sem um IRA, ou ETA, tolerancia zero para esses bandidos que se diz politicos, jamais seremos uma nação. só um povo ignorante e idiota pra perder tempo votando nesses vermes, os mesmos de sempre, que todos tem um unico ideal..ROUBAR. Nem as forças armadas são mais confiaveis nessa merda chamada Brasil. O pior do Brasil e mesmo o Brasileiro.

  62. Por que de a matéria não falar sobre a postura da Marina? O Noblat descreveu bem sua postura, ela é a única que dispensa a companhia de políticos e partidos corruptos. É difícil de entender, quando uma candidata diz não expressamente ao toma lá dá cá é taxada de sonhática, de alienada,... Não é um basta a essa lógica que mais desejamos? Apesar disso parece que não acreditamos que pode haver outra lógica. Acho estranho a postura refratária do Antagonista e da Crusoé com a Marina.

    1. Apoiar exatamente o quê? Qual a proposta CONCRETA da pré-candidata com seu discurso etéreo, esvoaçante, que fala muito e não diz nada?

    2. Caro Everton, provavelmente você já deve ter ouvido falar no Cometa Marina Halley Silva, que só aparece de 100 em 100 anos.

  63. Não sei o porquê de a reportagem não mencionar o postura da candidata Marina Silva, como disse o Noblat "a única que dispensa a companhia de corruptos" Todos sabemos que o jeito de fazer política no Brasil é viciado, o toma lá da cá é a regra que insiste em permanecer. Quando chega uma candidata que se propõe a fazer diferente, a não se submeter a essa lógica, é taxada de sonhática, de alienada, ... Acho que temos algum tipo de problema... a postura dela não é o que precisamos como nação?

    1. É uma estratégia cancerígena do comunismo, eles se dividem em células, infiltrando-se em todos os setores da sociedade, na política vão em direção ao centro, o objetivo, que qualquer uma das células ganhe o corpo do hospedeiro, PT,Marina, Ciro, PSDB,PMDB, centrão e demais partidos nanicos de esquerda são todos células do comunismo, e muitos deles nem percebem, é a vitória do comunismo gramsciano. Leiam Olavo de Carvalho.

    2. Marina é igual ao pt com cara de bonzinho. Ela só aparece em época de eleições !!!

  64. É triste mas esse nosso Pais tem que renascer das cinzas e essa providencia necessária só virá com uma INTERVENÇÃO MILITAR, Isso é urgente! Socorro FFAA, Senhores Generais e Comandantes Militares, Salvem o nosso BRASIL, livrem-nos dessas corjas de ladrões!

    1. MARIO, infelizmente nossos militares estão do outro lado. Não fosse assim, esses eternos bandidos já estariam na prisão, ou numa cova. Ninguém esta preocupado com o povo que trabalha e paga impostos. O Brasil acabou.

  65. Conclusões: 1) Elles é que se casam mas nós é que nos f*d*m*s; 2) Waldemort, ao contrário do PT, é mallandro honesto, que cumpre seus acordos. E la nave va…

    1. Gente, está bem claro. Valdemar viu que não poderia contar com o Bolsonaro no toma-lá-da-cá.

    2. Também senti que a reportagem foi tendenciosa, colocando o Bolsonaro na mesma equação criminosa. Estou achando a Crusoé e o Antagonista meio que "isentoes". Mas isto também não existe. Eles têm lado, só que não estão escancarando. Mas, pelo viés da matéria, dá para ver de que lado estão.

  66. o problema não esta neles .....esta em nós que de uma forma ou de outra somos participantes,por ação ou omissão, de tudo o que ocorre nesta terra de ninguém,

  67. Triste realidade a nossa! Uma democracia que candidatos precisam de apoio político de corruptos, para serem eleitos ! É de se perguntar, que Democracia é essa?

  68. O esquema ardiloso montado nas três últimas décadas produziu uma quantidade imensa de bandidos que se revezarão nos diversos mandatos e que jamais farão qualquer reforma que lhes retire o poder e o pior jamais terão um projeto de desenvolvimento para o Brasil.

  69. Tenho acompanhado a fala do Bolsonaro e a única informação que coincide com a da matéria é a de que o candidato queria o Malta como vice. Como não deu certo, desistiu de conversar com o PR. Quais os fatos que levaram a matéria a afirmar que o Bolsonaro queria a todo custo o apoio do PR e que pulou fora porque o PR, com o seu presidente corrupto, foi quem não quis o acordo (não o Malta)?

    1. Também acho que na questão do Bolsonaro a reportagem foi muito tendenciosa. É preciso separar fatos de opiniões....para isso existem os artigos.

  70. Como a reportagem abordou os bastidores da nossa política. Fica difícil o Brasil mudar tão cedo, pois os nossos políticos só pensam neles e o povo que se lasque. Enquanto não houver uma reforma política ampla, com a diminuição grande dos partidos, vamos continuar nessa mesma cantoria por muito tempo. Muita corrupção, atraso, enfim um país sem rumo.

    1. Valfrido, jamais haverá reforma política com esses políticos que chegarão ao Congresso Nacional, pois com esse sistema eleitoral nós nunca vamos conseguir renovação suficiente para bancar uma reforma que suprima essas práticas perniciosas desses malandros corruptos. A solução para passar esse Brasil a limpo é a INTERVENÇÃO MILITAR!

Mais notícias