Divulgação

Oscar em vertigem

O documentário que retorce a realidade para dizer que a democracia está em risco no Brasil pode enganar Hollywood, mas é só o desabafo narcisista de uma garota inconformada
07.02.20

Um senhor de expressão cansada diz que Lula colocou comida na mesa do pobre. Uma mulher de cocar comemora a entrada das filhas na faculdade. Uma jovem uniformizada – ao que tudo indica, policial – declara que ama Lula “de coração”. Os três depoimentos, muito breves, estão entre as poucas vozes de populares nas duas horas do filme brasileiro que concorre ao Oscar de melhor documentário. Em Democracia em Vertigem, os pobres quase não falam. A única cena em uma favela é um clichê do marketing eleitoral: mostra um político pegando crianças no colo e abraçando os moradores. O político, claro, é Luiz Inácio Lula da Silva, o herói da diretora Petra Costa. Manifestações de rua – contra e a favor do PT – pontuam a narrativa do documentário, mas a ação que realmente interessa se dá nos gabinetes de Brasília. Ainda que professe a aspiração de um país mais justo e inclusivo, Democracia em Vertigem é uma crônica palaciana, que pouco ou nada diz sobre os efeitos que as maquinações políticas têm sobre o cidadão comum. Ao lado de Lula e Dilma Rousseff, cujo impeachment teria lançado a democracia brasileira na tal vertigem, há só mais uma terceira figura forte no filme: Marília Andrade, mãe da diretora, militante de esquerda que foi presa (mas logo liberada) em 1968 e filha do fundador da empreiteira Andrade Gutierrez. Em meio a esses medalhões do poder e do empresariado, o povo não tem voz nem vez.

Há um vivo contraste entre a fan-fic progressista de Petra e seus principais concorrentes no Oscar, cujos vencedores serão anunciados neste domingo, 9. For Sama e The Cave tratam da cruenta guerra civil na Síria – um drama humano imediato e palpável. American Factory (disponível na Netflix, tal como o filme de Petra) retrata a esperança e depois a frustração que uma fábrica chinesa traz a uma estagnada cidade do chamado “cinturão da ferrugem” americano – e se aqui os protagonistas são operários (vale dizer, exercem uma profissão que Lula abandonou há 40 anos), no filme brasileiro a única trabalhadora ouvida no exercício de seu ofício é uma faxineira do Palácio da Alvorada. Democracia em Vertigem quer falar do Brasil, mas não sai de Brasília. Nem por isso lança nova luz sobre o que acontece nos bastidores do poder: centrado sobre o processo de impeachment de Dilma e sobre a prisão de Lula, o filme repisa fatos amplamente noticiados pela “mídia” que a diretora considera cúmplice da derrubada da democracia.

DivulgaçãoDivulgaçãoPetra Costa, para quem Lula é “um escultor cujo material é argila humana”
A voz chorosa de Petra narra os fatos com razoável clareza, mas insuportável alarmismo, reiterando, a cada passo, a morte trágica da democracia. As metáforas são abundantes – e todas canhestras. Lula é definido como “um escultor cujo material é argila humana”, frase que se pretende lisonjeira mas serviria bem para caracterizar um demagogo de pendores totalitários. A ideia de “vertigem” é tanto mais imprecisa: o documentário apresenta a eleição de Jair Bolsonaro como o ponto final da democracia brasileira, mas vertigem não é fim – ao contrário, implica movimento. Talvez vertigem tenha sido o que Petra sentiu na cena em que rodopia feito um pião pela avenida Paulista, celebrando a vitória eleitoral de Dilma, em 2010.

A adesão de Petra ao PT vai bem além da dança na Paulista. Seu documentário sugere que só existe democracia quando o partido está no poder. No sumário que faz da história brasileira desde o fim da ditadura, o filme não informa o nome dos presidentes anteriores à era petista: importa apenas dizer que Lula perdeu as eleições de 1989, 1994 e 1998. Petra não chama o impeachment de golpe, mas referenda a tese inconsistente de que Dilma só caiu porque não quis interferir na Lava Jato e de que a Lava Jato perseguiu o PT porque o partido contrariava grandes interesses econômicos. A seleção de imagens de arquivo constrói para Lula a figura de um estadista altivo. O presidente aparece ao lado de Nelson Mandela e da rainha Elizabeth II, mas não abraçado a Hugo Chávez ou Muammar Kadafi; quando discursa, é para exaltar a democracia, não para conclamar o “exército de Stédile”. Como a disposição macambúzia do filme é impenetrável ao humor, não aparecem na tela os memoráveis discursos improvisados – Mulher sapiens, figura oculta que é um cachorro – que foram a maior alegria dada por Dilma Rousseff ao país. A narração de Petra alude à devastadora crise econômica do governo Dilma só duas vezes, de passagem.

DivulgaçãoDivulgaçãoDocumentário quer falar do Brasil, mas não sai de Brasília
O filme subscreve o surrado lugar-comum da “crítica pela esquerda” segundo o qual Lula e seu partido, originalmente puros, perderam-se ao fazer alianças com o establishment corrupto. Não há nada de novo, portanto, na única linha interpretativa do documentário que se afasta um pouco do discurso petista. A tênue originalidade de Petra está no seu drama familiar. Seus pais, militantes clandestinos do PCdoB nos anos 60 e 70, sonharam com uma revolução que não se realizou, mas renovaram as esperanças com o ex-operário que chegou ao poder. A desilusão da mãe de Petra com os rumos do país é o centro emocional do documentário, e mesmo nesse relato doméstico há capciosas omissões. O jornalista e escritor Astier Basílio, em um artigo minucioso no portal Estado da Arte, documentou as “deformações líricas” na história familiar narrada por Petra. A clandestinidade de seus pais era relativa: eles militavam no Paraná, mas ainda viajavam todo ano para passar férias com familiares em Minas Gerais. E o afastamento que Petra afirma existir entre os pais esquerdistas e o lado burguês da família é ilusório: sua mãe ainda é acionista da Andrade Gutierrez.

A fidelidade ao mito da família revolucionária leva Petra a manipular a História. O nome da diretora homenageia o mentor de seus pais no PCdoB, Pedro Pomar, morto pela polícia em 1976 no episódio conhecido como Chacina da Lapa. O documentário exibe a foto de dois companheiros de Pomar assassinados no mesmo dia, mas Petra removeu digitalmente o revólver e a carabina que estavam junto aos cadáveres. Sim, há evidências fortes de que essas armas foram colocadas ali pela polícia. Mas as armas plantadas já se incorporaram ao registro histórico. Apagar o que provavelmente foi uma impostura constitui uma nova impostura.

A história do documentário e do jornalismo registra casos de profissionais consagrados que distorceram os fatos na intenção de realçar o que julgavam ser a verdade maior da história. A foto que Robert Capa tirou, em 1936, de um soldado republicano abatido por um tiro na Guerra Civil Espanhola é considerada uma das melhores já feitas em situação de combate – mas análises recentes sugerem que a cena pode ter sido montada. Na II Guerra Mundial, o cineasta John Huston chegou a San Pietro, na Itália, dias depois de as tropas americanas terem derrotado os nazistas que ocupavam o lugarejo – e então reencenou a batalha para produzir um documentário que chocou os espectadores pelo realismo. Capra e Huston, pelo menos, faziam parte de um esforço de guerra real. Petra Costa é só uma combatente da infeliz guerra cultural, em que esquerda e direita lutam para impor suas respectivas “narrativas” ideológicas. Nem a eventual consagração do Oscar mudará o fato de que Democracia em Vertigem não oferece sequer material para debate ou discordância: é só o desabafo narcisista de uma garota inconformada porque o Brasil não é o país que sua mãe queria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Apesar disto, se não há DEMOCRATAS PURO, então TODOS estão SUJEITOS à SUA PRÓPRIA VERSÃO DE DEMOCRACIA. Melhor um DÉSPOTA DEMOCRATA do que um DÉSPOTA PURO, pois o DÉSPOTA DEMOCRATA no MÍNIMO deveria ser CAPAZ de REVER SUAS POSIÇÕES e ACEITAR O CONTRADITÓRIO.

  2. O PASTOR que não TOMA CONTA e PROTEGE SUAS OVELHAS as TORNA PRESAS FÁCEIS dos LOBOS. Quem quer ILUDIR e ENGANAR O POVO NÃO PODE ESPERAR que ele NÃO CAIA NAS MÃOS DOS LOBOS, pois ELE MESMO É UM LOBO, só que em PELE DE CORDEIRO.

  3. Portanto, quem CONVIDA e PAVIMENTA o CAMINHO para os LOBOS são SEUS COLEGAS em PELO DE CORDEIRO. São estes com suas MENTIRAS e DISTOPIAS que ACABAM por TORNAR os IGNORANTES em PRESAS FÁCEIS para os LOBOS, haja vista que para um LOBO ATACAR basta um IGNORANTE DESILUDIDO. Sendo assim, a REALIDADE MÁGICA de Petra Costa é INOFENSIVA, mas NEM ELA NEM NINGUÉM que ACREDITA ou DISSEMINA esta poderia JAMAIS RECLAMAR dos IGNORANTES DESILUDIDOS serem PRESAS FÁCEIS para os LOBOS.

  4. Em uma DEMOCRACIA PLENA (não PURA), os INDIVÍDUOS têm DIREITO À SUA VERDADE, mas este DIREITO deveria estar RESTRITO À IGNORÂNCIA. Depois disto, passa a ser BARBÁRIE e CEGUEIRA, pois TORNA-SE PRECISO NEGAR A REALIDADE REITERADAMENTE. SOBRETUDO, o que não FALTA NO MUNDO são DÉSPOTAS POSANDO de DEMOCRATAS, pois qual é a TÁTICA MAIS FÁCIL para ENGANAR OS IGNORANTES? Não é se PASSAR POR CORDEIRO, já que para se CONVENCER os LOBOS basta ser um LOBO?

  5. Estas não ESTARIAM nas LEIS, na APLICAÇÃO e no ALCANCE delas? A LEI QUE VALE PARA UM VALE PARA TODOS. Podem até EXISTIR INDIVÍDUOS que ACREDITEM no MITO DO BOM SELVAGEM ou na RAÇA PURA, mas isto não é DESPOTISMO PURO? Pois se o MAL e a CORRPUÇÃO NÃO ESTÃO em VC, onde eles ESTÃO? Não é NOS OUTROS? Se o MAL e a CORRUPÇÃO estão NOS OUTROS, quem é RESPONSÁVEL pela MALDADE, MISÉRIA, INFELICIDADE, DESGRAÇA, HECATOMBE? Não são os OUTROS?

  6. Em uma SOCIEDADE, em uma CIVILIZAÇÃO onde a LEI que VALE PARA O MEU PRÓXIMO é a LEI que VALE PARA MIM e a LEI VALE PARA TODOS, pq o LEVIATÃ seria NECESSÁRIO? Pq o MERCADO seria NECESSÁRIO? As PESSOAS NÃO SE SACRIFICARIAM POR SEUS PRÓXIMO, pois sabem que ELES SE SACRIFICARIAM POR ELAS? Se o LEVIATÃ (ESTADO) é, não RESULTADO DA BONDADE, mas da CORRUPÇÃO e da MALDADE HUMANA, pois estas TORNAM o SER HUMANO INCAPAZ de se GUIAR PELA JUSTIÇA e A PRÓPRIA BONDADE, que JUSTIÇA e BONDADE pode HAVER nele?

  7. É assim, que REFÉM DE SUA PRÓPRIA CARNE, o SER HUMANO se torna INCAPAZ DE SE CONTENTAR com o QUE TEM e se DEIXA LEVAR pelo EGOÍSMO, a GANÂNCIA, o ÓDIO, a COBIÇA, a MENTIRA, a PERVERSIDADE, o MAL. Assim, onde o MAL e a CORRUPÇÃO HABITAM, NÃO HAVERÁ DEMOCRACIA PURA, mas DESPOTISMO DEMOCRÁTICO. Afinal, onde só há DEMOCRATAS PUROS e TODOS INDIVÍDUOS são CAPAZES DE VIVER PELA LEI ALHEIA, quem DESEJARIA o MAL e a INJUSTIÇA para o PRÓXIMO, uma vez que a LEI que VALE PARA ELE é a que VALE PARA VC?

  8. Pois uma vez que o MAL PENETRA NO CORPO e na MENTE, a FRAQUEZA DA CARNE torna o SER HUMANO VULNERÁVEL ao MAL. Tendo CIÊNCIA DO MAL, ele deixa de se CONCENTRAR SOMENTE NO que é BOM para dar LUGAR e VAZÃO ao que é INÍQUO, PERVERSO e MAL. Ao invés de TRABALHAR e se ESFORÇAR, ao invés de ser um CORDEIRO, ele se TRANSFORMA NO LOBO e passa a ACREDITAR que A GRAMA DO VIZINHO é SEMPRE MAIS VERDE, que AQUILO que é CONQUISTADO SEM ESFORÇO VALE MENOS do que AQUILO que é OBTIDO PELO SACRIFÍCIO.

  9. O SER HUMANO é um ANIMAL, mas que, DIFERENTE de SEUS COLEGAS, não é um ESCRAVO DA NATUREZA e, pelo menos TEORICAMENTE, deveria ser CAPAZ de DOMAR SEUS INSTINTOS MAIS PRIMITIVOS, NECESSIDADES FISIOLÓGICAS e PSICOLÓGICAS. Mas ainda assim, o SER HUMANO é um ANIMAL e, COMO TAL, a CARNE É FRACA, portanto, uma vez que o SER HUMANO tenha se CORROMPIDO ao ADQUIRIR o CONHECIMENTO ACERCA DO BEM e DO MAL, a FRAQUEZA DA CARNE fizeram com que ele se TORNASSE SUSCETÍVEL AO PECADO e À TENTAÇÃO.

  10. Desta forma, LIVRE ARBÍTRIO e LIBERDADE estariam INTRINSECAMENTE INTERLIGADOS, pois o PRIMEIRO tem RELAÇÃO COM A CAPACIDADE DE ESCOLHER e TOMAR DECISÕES, enquanto a SEGUNDA está RELACIONADA aos LIMITES IMPOSTOS aos INDIVÍDUOS PELO MEIO e o SEU CONHECIMENTO acerca deste. De modo geral, se não TOTAL, ANIMAIS (excluídos os SERES HUMANOS) não possuiriam LIVRE ARBÍTRIO, mas DISPORIAM de LIBERDADE, pois SUAS AÇÕES seriam REFLEXO DO INSTINTO e dos CONDICIONANTES NATURAIS.

  11. Dentro das CONCEPÇÕES DE LIVRE ARBÍTRIO e INDIVIDUALIDADE, CADA INDIVÍDUO teria o DIREITO de ser um DÉSPOTA DEMOCRATA, mas isto tb IMPLICARIA que ele ESTÁ SUJEITO às CONSEQUÊNCIAS DO SEU DESPOTISMO DEMOCRÁTICO. Na NATUREZA, as LEIS PRÓPRIAS desta RESTRINGEM e DETERMINAM as REPERCUSSÕES das AÇÕES INDIVIDUAIS. Portanto, a NATUREZA seria REGIDA POR SUAS PRÓPRIAS LEIS, que por serem REGULARES poderiam ser COMPREENDIDAS e DOMINADAS, CONFERINDO aos INDIVÍDUOS LIBERDADE e LIVRE ARBÍTRIO.

  12. Mas mesmo na Bíblia, o MAIS HUMILDE DOS HOMENS EM SEU TEMPO ordenou GUERRAS e LIMPEZAS ÉTNICAS dentro da CONCEPÇÃO HUMANÍSTICA MODERNA. Se até o MAIS HUMILDE DOS HOMENS foi CAPAZ disto, do que os OUTROS não SÃO CAPAZES, desde que lhes seja DADO O PODER PARA TAL (dentro de um CONTEXTO BÍBLICO)? Se havia alguma DEMOCRACIA em Moisés, ela se APLICAVA à AQUELES que SEGUIAM as LEIS ESTABELECIDAS por ele, ou seja, era uma DEMOCRACIA DESPÓTICA.

  13. Segundo a Bíblia, ao LONGO DA HUMANIDADE só houve TRÊS DEMOCRATAS PUROS: Adão e Eva até o MOMENTO em que adquiriram o CONHECIMENTO DO BEM e do MAL; Jesus Cristo, até sua MORTE. Fora estes, NENHUM OUTRO SER HUMANO, por mais MANSO e DÓCIL que fosse, aceitou viver como um CORDEIRO, inclusive Moisés, que foi DESCRITO na Bíblia como o MAIS HUMILDE dos HOMENS sobre A FACE DA TERRA. Mas mesmo na Bíblia, o MAIS HUMILDE DOS HOMENS EM SEU TEMPO se ENCHEU DE IRA e MATOU UM OUTRO SER HUMANO.

  14. Mas como para TODA REGRA HÁ UMA EXCEÇÃO, há AQUELES que são só DÉSPOTAS e a COISA TERMINA por aí, não existindo o GÊNERO DEMOCRATA PURO, pois isto significaria uma OVELHA MANSA e DÓCIL que ACEITASSE VIVER SEGUNDO A LEI DOS DEMAIS, coisa que a EXPERIÊNCIA HUMANA DEMONSTRA ser INATINGÍVEL. Se um DEMOCRATA PURO é um INDIVÍDUO que ACEITA viver sob a LEI ALHEIA, enquanto DEMOCRATA PURO, como ele poderia TOLERAR A INJUSTIÇA e a CORRUPÇÃO?

  15. Dentro de TODO INDIVÍDUO HABITA um DÉSPOTA DEMOCRATA. Isto pode PARECER PARADOXAL, mas na verdade é BEM LÓGICO, pois CADA INDIVÍDUO se considera FONTE DE JUSTIÇA e BONDADE INFINITAS. Deste modo, a ÚNICA VERSÃO CORRETA do que é DEMOCRACIA só pode ser a dele e como as VERSÕES que não COINCIDEM com a dele estão ERRADAS, em NOME DE SUA DEMOCRACIA, ele INEXORAVELMENTE acaba CAINDO NA POSIÇÃO de TER que SER UM DÉSPOTA para TRAZER A LUZ à aqueles que ESTÃO CEGOS e não CONSEGUEM ENXERGAR A VERDADE.

  16. A confusão mental dos petistas os levará ao delírio...Escondidos nas trevas de suas intenções usaram táticas nazistas para enganar os trouxas que iludiram muita gente neste País...O PT e sua tropa de elite será lembrada pelas gerações futuras como o pior mal que poderia acontecer a um POVO>

  17. Um filme nojento que envergonha o Brasil. É um dos últimos suspiros do PT e dos comunistas no país, mostrando o que se deveria chamar " O lulismo-petista nos estertores do comunismo e a corrupção no Brasil"!

  18. Vê se alguém em pleno U.S.A., iria premiar com um Oscar, a um documentário que defende a demagogia de esquerda de uma pirralha esquerdista de plantão ?

  19. Com inspiração na matéria de Pedro Bial, passarei a chamá-la de Petra, a Alucinada. Pelo menos, a mãe da moça teve uma certa premonição ao escolher o nome, pois Petra é diminutivo de petralha.

  20. "Democracia em Vertigem" é a Dilma em quarto lugar na eleição para 2 vagas no Senado, justamente em seu amado estado de MG. Essa eleição confirmou que o povo não queria mais Dilma e o PT. Isto, sim, o povo votando, é democracia. Não sabem perder....

  21. Esse documentário, se assim pode ser denominado, porque vendo e analisando seu conteúdo, deparamos com arranjos os mais torpes e abjetos. A exaltação de um criminoso chefe de quadrilha, saqueadores do povo brasileiro, nos desrespeita profundamente e transmite um mau exemplo às pessoas menos informadas no contexto político. Para essa indicação que não levou a nada, aceitaram pra fazer volume, ou, temos o direito de desconfiar que rolou altos valores na negociação. Afinal, levou o que merecia

  22. Metidos a intelectuais... Adoram comer bem, andar de carro com motorista, vestir linho, viajar ...e sem querer???entraram na lava jato. Com tanto dinheiro deveriam ir passar férias em Cuba, na Venezuela e não em Minas Gerais. O povo já está cheio desses enganadores.

    1. O quanto ela gastou para ficar no quase? E a foto "envergonhadora" da equipe representante do Brasil na premiação.? Agrh ..Vertigem mesmo!!

  23. A Lava-Jato perseguiu o PT porque contrariava grandes agrupos econômicos??? Mãe e filha são herdeiras de um grande grupo econômico que financia a esquerda mas não deixa a parceria em obras do PT enquanto poder. Marília Andrade é uma piada: seu radicalismo esquerdista chega a ser um enigma e, principalmente, uma contradição ou um perverso cinismo. Pobre filha...

  24. A Petra, da família de uma conhecida construtora, a Andrade-Gutierrez, envolvida em desvios milionários , não ganhou nada. Foi a coisa mais ridícula que já vi. Um filmeco tosco , ridículo e totalmente distorcido da realidade. Agora ela volta para o obscuro de onde veio.

  25. E o Oscar não foi pra Petra....que pena...Mas bem que muitas pessoas avisaram: ela deveria ter inscrito aquele lixo, ops, quer dizer, aquele filme, na categoria ficção...ou melhor ainda, na categoria comédia. As chances seriam muito maiores... Pois é, Petra, sua visão deturpada e viciada dos episódios recentes do país, não irá se propagar pelo mundo...mais um filminho brasileiro a cair no esquecimento...

  26. Petra é só 1 MULHER inconformada Pois o BRASIL nāo é mais o país que a construtora da sua família pode continuar a ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO na qual sua mãe é sócia

  27. É o PT e seus asseclas fazendo aquilo que sabem . Roubar e mentir. Claro que vão perder mais uma vez . Como o documentário é um droga , muitos chincheiros apoiaram ... Vão envergonhar o Brasil . E a Dilma que já tomou uma surra em Minas vai tomar outra.

  28. Chegando mais rápido do que o Beiçola concede do HC: Petra ANDRADE GUTIERREZ Costa levou aquilo que a Mariazinha levou atrás da horta . Kkkkkkkkkkkk

  29. E o Oscar desse ano deveria criar uma nova categoria só para "Democracia em Vertigem". Seria ótimo para os dois lados: a Academia estaria esclarecendo os fatos e esse filminho de meia tigela seria o único concorrente. Que tal a nova categoria Documentira?

    1. Documentira! Adorei. A única verdade não abordada eh a empreiteira da Petralha.Pelo menos a vergonha foi menor não ganhando nada.

  30. os pais rebentos da sociedade de belo horizonte, decadente diziam-se revolucionários. diziam militar no paraná mas passando as festas de fim de ano com a família. Quinta coluna da guerrilha. alicerce para a corrupção da Andrade Gutirrez em todas as obras no Brasil

  31. Sempre sou Brasil, e torso pelo Brasil, e para o Brasil, mas esse filme não é 'documentario'. É uma ficção, criada pela cabeça imaginativa da autora, que depõe contra o Brasil (nas entrevistas ficou mais claro ainda essa posição). Então, eu como brasileiro e patriota, não o reconheço como documentário, pois entendo que mesmo com a subjetividade autoral, um documentário deveria narrar a realidade histórica. Ponto.

  32. Como tenho VERGONHA de ter um dia assinado o que vocês veiculam, como o"imprensa" limpa e sem partidarismo. ABUTRES, PORCOS FASCISTAS, MOLEQUES SEM AMOR AO BRASIL,etc. Quem destrói a nossa imagem no mundo são vocês. Para nós, que amamos nosso país, só nos resta lamentar e morrer de tristeza de termos vocês como compatriotas. Crusoé é o delírio dos delírios!

    1. Oh, Maria "vai com as outras", por favor, não chore e não se lastime, faz mal a saude... Simplesmente entenda que o tempo da tentativa de comunizar o Brasil acabou... De agora em diante, só subida para a VERDADE republicana....

    2. Chora, não vou ligar Chegou a hora Vai me pagar Pode chorar, pode chorar (chora!)…

    3. Esta Maria seria por acaso a "maria do rosário" nojenta.

    4. Estao cancela a assinatura escrota. Esquerda só tem filhos da puta.

  33. Petra Petralha tem real possibilidade de ganhar o Oscar, da mesma forma que a Mangueira se sagrou “campeã” do carnaval no ano passado e vai ganhar de novo este ano. A esquerda se infiltra, corrompe e e estraga tudo.

  34. Parabéns Gerônimo Teixeira pela reportagem esclarecedora. Por que a grande imprensa, principalmente a televisada, não apresenta, não divulga, a realidade nua e crua como você fez? É por isso que a grande imprensa perdeu a credibilidade e me tornou assinante do Crusoé. Parabéns .

  35. Esse filme é repugnante. Deveria chamar-se " Os estertores da corrupção e do comunismo no Brasil. Servem-se da democracia, da liberdade de expressão e de uma pretensa " Cultura", para praticarem abusos contra a legalidade e a moralidade, fraudando a História e sacrificando a verdade e o sofrido povo brasileiro!

    1. As suas palavras desmontam essa farsa repugnante de certas pessoas que defendem bandidos e ladrões do povo brasileiro. Os desejos deles era continuar assaltando o país e seu povo.

  36. Não vou nem perder meu tempo assistindo essa palhaçada desse Oscar, com esse LIXO nos "representando". Essa patricinha comunista caviar deveria ter um mínimo de senso de ridículo. Ela é mais um filhote do Comunismo com a Coca Cola !

  37. Para mim ficou bem claro que quem está em vertigem é Petra Costa. O vovô e a mamãe faziam parte do esquema. Ela é tão burguesinha que teve dupla desilusão, mas não fez terapia. Preferiu mentir para sí mesma a catarse do anticlímax construindo uma narrativa mentirosa para quem assista seu ponto de vista... mentiroso.

  38. Gostaria de saber quem são os "sábios" que indicaram essa anacrônica vertigem para representar o Brasil como o "melhor documentário". E porque o governo não interveio nessa distopia. Agora, além de perdermos a chance de ter, de fato, um documento histórico de valor representado e apresentado ao mundo, teremos de desconstruir essa falácia apresentada por essa pseudojornalista e documentarista. É lamentável que ainda não temos filtros para impedir essa esquerda maquiavélica de se impor.

  39. Excelente análise , faltou só citar o fato de que Andrade Gutierrez da qual a família faz parte , também está envolvida até o pescoço com a lava jato .

  40. O PT, Lula, Dilma e o Coriinga: tudo a ver no Oscar! Considero uma perda de tempo tentar dissecar esse delirante Documentário, servil para os ideólogos esquerdistas americanos brocarem de Sociologia política latrino americana e cutucarem o Tramp.

    1. Assisti e digo é uma ficção feita por uma burguesinha escrota

  41. Se o "Andrade" tivesse ganho as eleições de 2018, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Hollywood não teria selecionado essa peça de propaganda esquerdista. Também faz parte do "efeito Trump" aqui nos EUA. Simples assim ...

  42. Petra é só uma menina comunista com dinheiro choramingando . Mesmo que ganhe , não ganhou nada . Melhor ir morar em Cuba com mamãe.

  43. O que uma mulher burguesa, com a mãe atualmente capitalista, almeja num país de esquerda? Gostaria muito de saber se ela não reverteria todos os lucros desse documentário mentiroso para beneficiar a população carente. Porque pelo que sei, não há nenhum movimento a esse respeito. Estou farta de socialistas de iPhone!

  44. Sem querer polemizad. Mas se essa nobre produtora fizesse o mesmo documentário na Coréia do Norte, Cuba ou Venezuela em um desses Paises. Será que ela estaria bombando?

    1. Alguém me informa quem são os responsáveis pela indicação dessa falácia ao prêmio de melhor "documentário"?

  45. Não enganam mais ninguém, só os estrangeiros parceiros do Oscar. Fizeram Mensalão e Petrolão nos governos deles. Leiam a Revista Piauí, edição 160, de janeiro/2020, matéria Comunhão de Classes. Vergonhoso.

  46. Essa é a esquerda que come caviar e prefere Paris, Londres e, até mesmo, os EUA. Namoram com ditadores, mas não tem coragem de morar lá com eles. São corruptos na sua essência.

  47. Riquinha mimada produziu filme que matou a vontade da mamãe, e ainda desmoraliza (ou desmascara) Hollywood. Tomara que ganhe pra mostrar ao brasileiro que a esquerdopatia é um mal mundial!

  48. muito bom comentário, é vergonhoso esse documentário representar o nosso país. "Parasitas" ou "American Factory" ganham longe.

  49. Parabéns pelo excelente texto. Perfeito! Direto e objetivo, colocando os fatos nos seus devidos contextos. A melhor análise que li sobre o documentário.

  50. A obra de Petra, filha da alta burguesia, como ela os intitulam, serve sòmente para petrificar a mentira, a falácia e a desonestidade. Aliás, como de costume.

  51. O bom é que essa mulher é tão esquisita, com uma cabeça redonda, fala de modo estranho e travado, uma franja ridícula, que não cria simpatia em ninguém. Vai ser uma curiosidade passageira. Na verdade, os gringos não estão nem aí para o Brasil. Imaginem se vão assistir essa porcaria.

  52. Parabéns, Jerônimo Teixeira por esta matéria! Seria muito bom que os jurados do Óscar a lessem. Mas o que esperar de Hollywood? Tudo é possível nos tempos atuais. Os filhotes do petismo não se conformam com a derrota, perderam a eleição e as mamatas, mas ainda têm dinheiro para desfigurar a realidade dos fatos. Durante décadas foi o que mais fizeram. Enganaram muita gente, agora estão enganando a si mesmos.

  53. Se essa turma pensava e agia assim na época da ditadura, precisamos rever se os militares eram tão maus. Parabéns pela matéria.

  54. O próximo filme pode ser sobre a empresa Andrade Gutierrez de sua família e como eles saquearam o Brasil, com preços superfaturados em obras públicas, e sua participação num cartel de corruptos.

    1. MAIS uma esquerdaoopata desempregada é minada que nem sabé por que existe

  55. Realmente, as mentes dos esquerdistas têm que ser estudadas cientificamente. Foram abduzidos? Hipnotizados? ou são canalhas mesmo? Cada dia me espanto mais.

  56. As empresas envolvidas com a Lava Jato até o pescoço precisam defender mesmo essa laia que desgovernou nosso país. JBS, Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa e as baianas acabaram com nossa poupança e as dos fundos de pensão, fizeram e desfizeram no BNDES e agora não querem pagar o que roubaram. Ficam inventando filminhos bobos e sem graça para justificar o quê?

  57. impressionante como Ptistas tem a mente direcionada para a mentira e a corrupção ...a ciência deveria estudar o cérebro dessa cambada

  58. mais um a serviço do comunismo. guerra de informações! somente isso, o resto é azeitona para a imprensa colocar na sua empadinha. afinal de contas, as empreiteiras devem favores ao louco da esquerda.

  59. Que moral tem essa Petra para discutir as mazelas do país se a família está envolvida em escândalos financeiros e éticos? Quem tem o rabo preso não esperneia!

  60. Essa senhora chamada Dilma, Assina sem Ler, possui uma cara de pau maior que a estátua da Liberdade da Havan. Como pode se autodenominar "Golpeada" quando nas eleições a senador se colocou em quarto lugar com cerca de 15% dos votos. O impeachment foi aplicado para salvar 200 milhões de brasileiros. A ex presidenta foi tão incompetenta que teve a ajuda do Datafolha e Ibope que lhe presenteavam com o dobro de votos, com alarde na apresentação dos resultados. Estava Eleita, imaginem sem esse plus ?

  61. Olha, ou essa PETRA é analfabeta funcional ou tem um tremendo "rabo preso familiar" com o LULA, o granfe cafajeste, CORRUPTO, falso, etc. Se essa mulherzinha for HONESTA deveria fazer novo filme e mostrar o patrimônio do seu chefe LULA, dos filhos, dos seus comparsas do PT, que assaltaram os COFRES PÚBLICOS. Examine os Processos Judiciais, franga!

  62. Essa pilantra da Petra deveria fazer um documentário da roubalheira que a sua família fez no país. Documentário mentiroso , espero q não caiam na safadeza da filha de um L A D R Ã O q distorceu toda a realidade !!!

  63. Não engulo a indignação seletiva, a hipocrisia da direitalha. Tudo quer se diz sobre Trump e os republicanos por aqui é mentira deslavada, fake news e desinformação. As análises têm a profundidade de uma poça d’água, porque convém, ele é de direita. Mas Petra Costa não pode mentir para favorecer a esquerda. Não sou o que o amigo Jose chama de bozolulista, não aceito a mentira, a manipulação canalha seja da esquerda, seja da direita. A verdade deve ser dita, pois só a verdade nos libertará.

    1. Aliás, cadê o Rodrigo para debater o que realmente importa.

    2. Jorjão, não tente disfarçar sua burrice com agressões. Vamos debater.

    3. Isso é vagaba, deve viver às custas do papai ou de bolsa mortadela. Fraldinha retardado.

    4. Romeu, você não tem nada de fake. Talvez seja um fake homem. Você é um perfeito exemplar da direitalha calhorda, vagabunda, mentirosa e autoritária. A verdade para você não interessa. É justamente de gente como você que o país não precisa. Babaca.

    5. Você é um completo imbecil, petista, mau brasileiro, arrogante e completamente sem noção. Não tem argumentos, fica só na negação do que não gosta, na afirmação das mentiras ideológicas antiamericanistas. E direitalha é o c@ce.. - Deve ser o fake do Jose, que já é um fake; um nada. Está no lugar errado.

  64. Não esqueço a imagem do Lula que apareceu na TV no dia em que a Dilma estava saindo do palácio após o imp 90eachment. Lula todo despenteado, suando parecia um cachorro que tivesse corrido 30 km atrás do caminhão da mudança.

  65. Partido Comunista do Brasil - PCdoB , que origem! Stalinista depois Maoista e a seguir Albanês. Só gente assassina de milhões e por "coincidência" NENHUMA democracia. Petra demente de pedra!

  66. Mãe e filha tem a ver com construtora que está envolvida em corrupção, tem que amar mesmo o tal partido de corruptos, até porque mamavam vergonhosamente nas tetas do estado.

  67. Essa vagabunda, Petra Costa, deveria fazer um documentário sobre a roubalheira que a família dela fez ao País e seu povo, através do mensalão, nos governos do partido dos trabalhadores, comandado pelo o maior ladrão do universo, o canalha Luiz Inacio Lula da Silva Ladrão, aí sim, merecia um premio!

  68. Fácil entender o que move a autora e mãe, sendo de família defensora do comunismo, herdeiras (acionistas) da Andrade Gutierrez, empresa envolvida na Lava Jato, por isso tiveram substancioso corte de receita, é isso que dói, então o ódio é que move o filmeco.

  69. quem escreveu este texto foi muito educado.. o documentário é uma b.... pior que ele só o filme Lula filho do Brasil. ..este é de cortar os pulsos

    1. muito bem colocado. Graças a Deus o Brasil está com uma Democracia em Ascenção.....e o comunismo em Vertigem.

  70. Enquanto os DEMOCRATAS tentam desestabilizar o GOVERNO imbatível de TRUMP, PETRA COSTA busca a ONU, para se alinhar aos DEMOCRATAS americanos. O que os DEMOCRATAS e PETRA tem em comum? Ambos agem como qualquer ser enfaticamente deprimidos pela visão de que continuarão no lado dos DERROTADOS, a longo prazo, afinal o BRASIL tem 57 milhões de eleitores enfaticamente racionais. Nem DEUS, na sua infinita bondade, aceita o roubo.

  71. Isso demonstra, claramente, o desespero dessa esquerda festiva caviar. Perderam a eleição, perderam o rumo e a solução na cabeça dessa gente medíocre que levou lavagem cerebral é mostrar mentiras, para tentar criar o caos. Mas, não vão conseguir.

    1. Somos dois, então. Ou seremos milhões de brasileiros?

    1. Valeu Jerônimo. Que paciência para escrever com classe aquilo que só merece alguns palavrões. 👏👏👏

  72. Por distorcer uma realidade conhecida e vivida, o documentário se torna desinteressante e entediante. É uma produção que retrata uma narrativa inconformada com a história, na qual o Sonho e o Poder foram exauridos pelos próprios protagonistas. Com Oscar ou sem, será esquecida.

  73. Pois é, com tanta mentira e asneira que o novo presidente trouxe não sei porque se incomodar tanto com as mentiras e asneiras dos petistas. A única diferença entre as duas turmas é que o estamento militar está se dando muito bem com o capitão e a despeito da firmeza (?!) do piso Ipiranga no controle da economia. Parem de se enganar.

    1. O monte de estrume Jose ( sem acento, que toma no assento), volta a defecar pelos dedos. Boçal é muito pouco para definir esse oligofrênico. O parvo tem um amor enrustido pelo Presidente. José (com acento), ele não parece ser boçal, ele é o supra sumo da boçalidade. Conforme prometi, ele não ficará sem resposta.

    2. Olha aí o Xará de novo!!! Cara, vc é incrível! Sua luta para se tornar o leitor mais estúpido e imbecil da Crusoé não tem limites. Volto a dizer que não é possível existir uma pessoa tão boçal e estúpida como vc parece ser. Cara, fala a verdade: ou vice etoago para isso ou vc entrou em algum concurso para eleger o maior boçal do mundo. Você não pode ser tão burro assim... tá fazendo força....

    3. Tadinho de você José. Vai continuar sofrendo até morrer.

  74. Como é de rotina, inconformada com os 15 anos de governo da maior cleptocracia ocorrida na história do país e das mentiras demagógicas que tanto admira, apenas repete as ladainhas simuladas e dissimuladas de sempre em um documentário fictício, tendencioso, contorcido e, portanto, inconsistente, para enganar as plateias desinformadas.

  75. Essa boboca Petra Costa é aquilo que no jargão comunista é conhecido como idiota útil. É o tipo de gente mais desprezível que existe inclusive para os próprios comunas, porque não passa de um "traíra" de classe. É um tipo de gente tão abjeta que não ser envergonham em expor seu país com essas mentiras!

  76. A ficção delirante e monótona de Petra Costa tem sim chances de ganhar o Oscar, simplesmente porque Hollywood adora a mentira e a hipocrisia. Quem não se lembra dos agradecimentos efusivos a Harvey Weinstein, de Marryl Streep, Gwyneth Palrow , Ben Affleck e tantos outros? Wenstein e seu irmão sempre foram uns porcos estupradores; faziam campanhas desonestas e intimidadoras em prol dos seus filmes e seu estúdio Miramax, e TODOS sabiam! Depois do escândalo sexual, posasam de surpresos. Assholes!

  77. Petralha Costa e sua obra de ficção mau caráter. Filha mimada de uma comunista caviar e burguesa convicta. Hipocrisia e desonestidade de uma pretensa cineasta milionária, que defende o maior corrupto que este país produziu em toda sua história. Essa patricinha zumbi, na Venezuela, seria classificada como "enchufada" ou talvez como "bolichica" (ver na matéria desta edição de Crusué "Os Burgueses de Maduro"). Parabéns ao autor do artigo; a verdade sempre aparece. Às vezes vertiginosamente...

  78. A elite patrimonialista deste país sempre teve em sua base familiar, um padre, um soldado, e um juiz. Algumas delas mais sofisticadas, tinham socialistas de vitrine (ovelhas negras) morando em Paris, uma artista plastica, ou um critico de arte. A empreiteira AG inovou e tem uma cineasta para chamar de sua.

  79. Excelente análise, ao final pergunto: O Brasil está tentando sair do estrago que ideias fixas e servis aos donos do poder costumam perpetrar, sejam elas de esquerda ou direita? Ou estamos apenas mudando de seita cega?

  80. Qual o orçamento do filme e qual o orçamento para publicidade a ser indicada ao Oscar. Geralmente gasta se o dobro para publicidade do que gastou para filmar.

  81. Depois de descrever e enriquecer com maestria o que já estava desmascarado por inúmeros comentaristas e articulistas, ao final fica o rastro que permite entender a que vieram Crusoé e agora Jerônimo Teixeira – direto de Época/Globo para Crusoé/Antagonista: “..(d)a infeliz guerra cultural, em que esquerda e direita lutam para impor suas respectivas ‘narrativas’ ideológicas.” Virou moda (e ficou muito fácil e lucrativo) ser antipetista, mantendo o serviço à esquerda na camuflagem do isentismo.

  82. Esse falso documentário proporciona uma oportunidade de amadurecimento para quem não é de esquerda. A esquerda se vê como heróica, agem como se estivessem em guerra contra o mal, usam as armas que tiverem à mão. Quem usa as melhores armas vence a guerra, em regra. Então opositores da esquerda precisam combatê-los com as armas mais potentes que tiverem, sem "bonzinhismo".

  83. É o gênero autoficção no cinema. Ela faz o contrário do que Clint Eastwood fez em "A Conquista da Honra", em que vale-se de uma obra de ficção para desfazer um mito histórico, aquela farsa da famosíssima foto de asteamento da bandeira norte-americana na II Guerra. Mas na arte tudo vale: usar a ficção para contar a verdade e o documentário para construir uma mentira. Por sorte existe a crítica especializada, como a que este excelente artigo traz, que está aí atenta para distinguir as coisas.

  84. “ Garota inconformada” Crusoé. É uma mulher infantilizada, mimada, q viveu nababescamente sustentada por um pai corruptor, cuja empresa deverá pagar ao país R$-1 bilhão em multa. Ela deve estar é revoltada pela perda de muita grana roubada dos pobres q ela diz defender! Hipocrita

    1. isso mesmo é uma burquesinha vagabunda que deveria ser presa

  85. Mais um fato lamentável para a realidade brasileira. Essa garota mimada é fruto de devaneios tolos vividos pela sua família milionária, que entre outras discrepâncias, alojou a filha de lula em apto da família em Paris.

  86. Essa Petralha Costa faria muito melhor pelo seu país convencendo sua família a devolver tudo que roubou. Figurinha asquerosa, tenho mais respeito pelo que sai do @ do meu cachorro do que por este tipo de hipócrita mau caráter.

  87. Em breve teremos várias empresas envolvidas nas operações Lava Jato financiando novos filmes ficcionais. Pergunto ao MP : Pode?

  88. A cineasta é apenas uma lulista fanática. É o q explica e justifica a miopia ideológica de seu filme. Lula é tão sedutor quanto um sátiro de ventre inchado. As esquerdistas o adoram

  89. o Brasil foi o que a mãe da Petra queria. Lula no poder e dinheiro entrando aos montes no cofre da sua empreiteira. a filhinha não reclama disso. reclama de ter acabado.

  90. Se Hitler tivesse ganho a segunda guerra mundial, hoje Em dia Petra Costa seria a redatora chefe do departamento Goebbels da cultura nazista.

  91. Já estou cansada de ouvir o nome desta mulher. Tentei até ver o filme mas não consegui, muito chato. Vamos encerrar o assunto? Deixemos para lá as fantasias de uma senhora fora da realidade e vamos ao que interessa e cuidar do nosso país.

    1. Tanto a esquerdalha vermelhada como a "rosada"(esta, hipocritamente, escondida) perdeu o senso de realidade, ao entrar para a "seita" . O que fala não tem a menor importância...o choro do filme nada mais é do que chorume do que são os comunas": lixo não-reciclável...

    2. Tanto a esquerdalha vermelhada como a "rosada"(esta, hipocritamente, escondida) perdeu o senso de realidade, ao entrar para a "seita" . O que fala não tem a menor importância...o choro do filme nada mais é do que chorume do que são os comunas": lixo não-reciclável...

  92. Sei não, mas prefiro nem imaginar o que seria o Brasil de hoje se tivéssemos o país que a mãe burguesa da filha patricinha queria: quer dizer, nem precisa de muito esforço para imaginar; é só voltar na reportagem sobre a Venezuela, nessa mesma edição. PS: a análise do Astier Basílio, um dos grandes intelectuais/escritores de verdade no país, foi publicado logo depois do lançamento do filme, e vale a pena ser lido na íntegra...

  93. Assisti o documentário, vi muitos fatos omitidos nas entrelinhas, mas essa matéria colocou luz às muitas artimanhas cinematográficas e jornalísticas da ideologia tendenciosa e perniciosa da autora. Gostei muito desse ponto de vista!

    1. Assisti o documentário!! A impressão que fica é como uma lástima!! Lástima de uma socialista chorosa, bem nascida que deixou de mamar no governo... Todo o documentário transparece uma dor de cotovelo. É como alguém comendo caviar falando da fome dos mais desfavorecidos

    2. Pior vai ser ver a Dilma acompanhando a Petra no tapete vermelho do Oscar e falando em Dilmês mal do Brasil.

    3. To cagando pra esta propaganda suja do PT, lixo ter um filme em Hollywood representante desta canalha que roubou o Brasil.....

Mais notícias
Assine agora
TOPO