Adriano Machado/Crusoé

O dono da caneta salvadora

Depois da fracassada tentativa de tirar o ex-presidente Lula da cadeia com a escandalosa liminar de um desembargador militante, o PT aposta em Dias Toffoli para ver seu comandante máximo nas ruas de novo
13.07.18

Foi tudo de caso pensado. O trio de deputados petistas Paulo Pimenta, Wadih Damous e Paulo Teixeira tentou soltar o ex-presidente Lula no último domingo com a ajuda de um velho amigo do PT: o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Rogério Favreto, filiado ao partido por 20 anos antes de ser indicado ao cargo em 2011 pela ex-presidente Dilma Rousseff. A manobra não deu certo, mas eles não desistiram. A legenda agora deposita sua esperança em outro antigo aliado: o ministro Dias Toffoli, ex-advogado do PT, ex-assessor do Palácio do Planalto durante os anos Lula e nomeado pelo petista para o Supremo Tribunal Federal em 2009. São dois os caminhos possíveis que enchem Lula e seu séquito de esperança. Um deles, mais curto, repetiria em Brasília o estratagema adotado em Curitiba. A ideia é não deixar passar a oportunidade caso Dias Toffoli assuma o plantão do Supremo ainda neste mês, quando, em meio ao recesso judiciário, a presidente Cármen Lúcia pode ter de assumir a cadeira de Michel Temer, que tem três viagens previstas ao exterior. Nesse caso, Dias Toffoli, como vice-presidente da corte, ficaria responsável por julgar todos os pedidos protocolados, incluindo o de um eventual habeas corpus para Lula. A outra opção é aguardar que Toffoli assuma em definitivo o lugar de Cármen, em setembro, o que abriria caminho para o plenário finalmente rediscutir a questão da prisão em segunda instância, algo que, até agora, a ministra bravamente tem resistido a fazer.

Nos dois casos, Dias Toffoli é fiel depositário das melhores expectativas dos petistas. Abertamente, são raros os líderes do partido que falam sobre o assunto. Mas, em privado, eles nutrem a confiança de que, com Toffoli na mais importante cadeira do Supremo, tudo ficará mais fácil. Depois de o PT perder nas mais diferentes frentes o poder que experimentou durante treze anos à frente do Planalto, há até quem veja na chegada do ex-companheiro ao posto de presidente do Supremo, do outro lado da Praça dos Três Poderes, a oportunidade de restaurar em parte a influência perdida no tabuleiro de Brasília. Nem que para isso seja preciso radicalizar. Não por outra razão, petistas de proa já fazem circular que Dias Toffoli levaria para compor seu staff no Supremo alguns dos mais empedernidos auxiliares de Lula no Planalto. É o caso, por exemplo, de Franklin Martins, que, segundo gente próxima da cúpula do partido, teria sido convidado por Toffoli para assumir a seção de comunicação do tribunal. Franklin, não custa lembrar, é até hoje um dos mais próximos conselheiros de Lula. Essa, porém, é a parte menos relevante da história. O essencial, dizem, é conseguir tirar Lula da prisão. Nos bastidores, o comando petista já analisa até mesmo qual seria o melhor momento para que isso ocorra. “Talvez seja melhor não desgastá-lo agora e esperar para ele pautar as ADCs (contra a prisão em segunda instância)”, diz o deputado petista Vicente Cândido, amigo do peito de Lula e um dos baluartes da “ala jurídica” do PT, que conta ainda com o trio Damous-Pimenta-Teixeira. Vicente Cândido não descarta, porém, a possibilidade de encurtar o caminho. Diz que, entre as opções, está sobre a mesa a ideia de recorrer a “um atalho ainda durante a presidência da ministra Cármen”. Ele se recusa a explicar qual seria esse atalho, mas a resposta passa necessariamente pela caneta de Dias Toffoli.

Rovena Rosa/Agência BrasilRovena Rosa/Agência BrasilLula e o PT acreditam que, se não sair uma liminar ainda neste mês, Dias Toffoli resolverá tudo em setembro
“Toffoli certamente conduzirá o STF na defesa da Constituição e do estado democrático de direito”, disse a Crusoé o deputado Paulo Teixeira, em mais uma demonstração explícita de que a perspectiva de ascensão do ex-companheiro ao comando da Suprema Corte tem animado os petistas. Por um bom tempo, a relação do ministro com o partido e a sua militância andou prejudicada. Especialmente a partir do julgamento do mensalão, quando Toffoli surpreendeu ao votar pela condenação de antigos dirigentes petistas, como José Genoino e Delúbio Soares. Nos últimos anos, o clima piorou ainda mais devido à aproximação do ministro com o colega Gilmar Mendes, um velho desafeto do PT. Mais recentemente, como ambos passaram a ser críticos ferrenhos da Lava Jato e a fazer na Segunda Turma da corte dobradinhas que têm causado danos à operação, o sentimento começou a mudar. A recente decisão de soltar José Dirceu com um habeas corpus de ofício, sem que a defesa do chefão tivesse sequer feito o pedido, proporcionou a reaproximação. O bom e velho Dias Toffoli de alma petista receberia a indulgência plena dos antigos companheiros logo na sequência, ao atropelar o juiz Sergio Moro para permitir que Dirceu, além de seguir livre, pudesse viver sem as agruras de uma tornozeleira eletrônica.

Mesmo diante de tantos sinais, quem conhece o ministro acredita que a ajuda que ele poderá dar a Lula não será tão explícita. À diferença do desembargador Favreto, Dias Toffoli é visto como alguém mais pragmático, que não se disporia a colocar em xeque os 25 anos que lhe restam no Supremo (ele tem 50 e pode ser ministro da corte até os 75) para salvar a pele de Lula. Assim como Favreto, o ministro tem uma longa trajetória de serviços prestados ao PT desde a década de 1990, quando ingressou no grupo de advogados que passou a defender o partido nos tribunais. Mas, assim como foi cauteloso no julgamento do mensalão, ele pode repetir a dose agora. Não significa que vá agir com independência em relação ao chefão petista, claro. A questão é que ele procuraria fazer tudo de maneira mais calculada, de modo a se preservar. Entre os que o conhecem bem, a aposta é que Dias Toffoli resistiria a assumir sozinho o ônus de soltar Lula. Mas, evidentemente, isso depende de outros fatores — como a pressão que os petistas são capazes de fazer sobre ele, usando todo o histórico de convivência de décadas a fio e os segredos que derivam dessa relação.

U. Dettmar/STFU. Dettmar/STFDias Toffoli recebe o cumprimento fraterno de Lula em sua posse, em 2009: a lealdade do ministro não excluiu a hipótese de uma chantagem
No jogo pesado da política, é natural que nas horas de aperto ocorram jogadas controversas. Recentemente, Crusoé ouviu de fonte primária, sem intermediários, uma conversa que dá a exata dimensão de como funcionam esses subterrâneos. José Dirceu ainda estava preso quando duas pessoas de sua intimidade, em um encontro de trabalho, se puseram a pensar sobre formas de convencer Dias Toffoli a ajudar o ex-ministro da Casa Civil. Uma delas lembrou que, em meio às chantagens que marcaram o auge do mensalão, o ex-aliado Roberto Jefferson chamou uma pessoa do círculo de Dirceu para uma conversa reservada. Durante o encontro, segundo esse relato, ele teria sacado uma série de imagens que comprometeriam gente importante do PT. Era um recado para o ministro da Casa Civil de Lula. Em uma dessas imagens, ainda de acordo com essa mesma fonte petista, o então desconhecido Dias Toffoli aparecia exposto a uma situação controversa, juntamente com Antonio Palocci. O assunto foi levado às instâncias superiores do partido e do governo. Chegou a Lula, inclusive. Era 2005. No drama petista de 2018, treze anos depois, o episódio voltou à tona no momento em que se tentou puxar pela memória histórias que pudessem constranger Dias Toffoli. Ameaças desse tipo dificilmente falham, mas ao que tudo indica nem foi preciso usar o enredo das fotografias: Toffoli, voluntariamente, se dispôs a lançar a corda para o ex-chefe Dirceu.

No caso de Lula, se de fato não vingar a ideia de obter um habeas corpus ainda durante este recesso de julho, aproveitando a possível ausência de Cármen Lúcia, gente próxima a Dias Toffoli dá como certo que a partir de setembro, assumindo de vez a presidência do tribunal, virá uma solução que, além de ajudar o comandante petista, terá grande valor também para outros investigados da Lava Jato. A expectativa é de que, nos dias subsequentes à posse de Dias Toffoli, o ministro Marco Aurélio Mello peça para que sejam levadas ao plenário as ações declaratórias de constitucionalidade que tentam reverter o entendimento da corte sobre a execução imediata de prisão após condenação em segunda instância. Como o plenário hoje tende acolher o pleito, Lula conseguiria sair da prisão e, ainda que não consiga viabilizar sua candidatura, o PT já se daria por satisfeito com a possibilidade de ele gravar o horário gratuito de TV e rodar o país ao lado do candidato a ser escolhido pelo partido.

Seja concedendo um habeas corpus no recesso, seja pautando a discussão sobre prisão em segunda instância mais adiante, os próximos passos de Dias Toffoli têm sido medidos com régua e compasso na corte. Ante a possibilidade de o ministro assumir o plantão nas próximas semanas, Cármen Lúcia se recusa a dizer se, com a confirmação das viagens de Michel Temer para Cabo Verde, México e África do Sul, poderia acumular a Presidência da República com a presidência do Supremo. Essa é uma possibilidade que a lei dá à presidente do corte, caso ela queira evitar o risco de deixar a caneta nas mãos de Dias Toffoli e enfrentar os danos de uma possível liminar para soltar Lula. Perguntada por Crusoé sobre o que Cármen pretende fazer diante do dilema, a assessoria da ministra diz que ela ainda não tem a resposta porque Temer nem sequer confirmou oficialmente, até o momento, que fará as viagens. Uma outra opção, para evitar o furdúncio que uma repentina soltura de Lula poderia causar, está nas mãos do próprio Michel Temer: ele pode desistir das viagens. Assim, Cármen Lúcia seguiria como responsável pelo plantão e Dias Toffoli, em férias, sem chances de ter a caneta. Por ora, de parte a parte, o que há é suspense. A resposta virá nos próximos dias – a primeira viagem de Temer está agendada já para a semana que vem. Seja como for, neste momento Dias Toffoli repõe as energias na Europa, juntamente com a sua mulher. O roteiro do casal incluiu uma visita à Escócia, na companhia da ex-ministra do TSE Luciana Lóssio e do advogado Técio Lins e Silva — autor de uma das ações de constitucionalide que tentam mudar o entendimento do Supremo sobre prisões a partir de condenação em segunda instância. Recentemente, com um discurso incisivo contra a Operação Lava Jato, Lins e Silva defendeu no plenário da corte o fim das conduções coercitivas.

ReproduçãoReproduçãoNa festa em Marília, “Somos Todos Família” era o lema: o PT agora quer fazer valer a ideia
É certo que a gestão Dias Toffoli será bem diferente da de Cármen Lúcia. Há pressão de ministros do Supremo para organizar a pauta de maneira que ela seja mais previsível e consensual. Hoje, Toffoli gosta de cultivar a discrição e se vangloria de ter, administrativamente, um gabinete bem gerido e moderno. São duas características que ele diz pretender levar à presidência. Enquanto Cármen Lúcia mostra preocupação com a repercussão dos casos, na sociedade e na imprensa, Toffoli deverá ser um presidente intramuros, dizem os amigos. Assim, pautas como a prisão em segunda instância e até reajustes salariais para ministros e juízes devem voltar à discussão.

Quando entrou no Supremo, Dias Toffoli atraiu para si todos os tipos de desconfiança. Àquela altura, ele ostentava uma (justa) fama de bon vivant. Ao longo dos anos, foi tentando se repaginar. Optou por um comportamento mais low profile e aproximou-se de dois dos mais influentes ministros do Supremo: Teori Zavascki, morto em 2017, e do já citado Gilmar Mendes. Embora de estilos diferentes, Teori e Gilmar tinham em comum a capacidade de articulação e diálogo nos bastidores, algo que Toffoli também tenta cultivar. O ministro foi empossado em 2009, com 41 anos, por escolha do então presidente Lula. A vaga foi aberta depois da morte de Carlos Alberto Menezes Direito. Para além de ser um dos ministros mais jovens a chegar ao Supremo desde a criação do tribunal, ele recebeu críticas pelos laços com o PT e por seu currículo pífio. Não tinha livros escritos, tampouco fez pós-graduação, mestrado ou doutorado — uma ficha de apresentação que o fazia destoar dos colegas. Para piorar, foi reprovado duas vezes em concurso para juiz nos anos 1990. Toffoli trabalhou para a liderança do PT na Câmara, para a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e advogou nas três campanhas de Lula à Presidência. No governo do petista, assessorou o Palácio do Planalto como subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, subordinado a José Dirceu. Em seguida, foi nomeado advogado-geral da União. De lá, foi guindado ao STF. A inesperada promoção foi festejada à exaustão em Brasília, mas também em Marília, no interior de São Paulo, sua terra natal. Em uma das comemorações, amigos, familiares e o próprio ministro vestiam camisas produzidas sob medida para a ocasião, onde era possível ler, à frente da sigla STF, os dizeres “Somos Todos Família”. É justamente a ideia que o PT repete, esperançoso com o que há de vir da caneta do ex-companheiro: “Somos Todos Família”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Constituição Federal de 1988 prevê que os Três Poderes são independentes e harmônicos entre si. Ao meu ver, trata-se de letra morta, haja vista que a mais alta Côrte do Judiciário, é nomeada pelo chefe do Executivo. Cadê a independência entre os Poderes????

  2. Vocês já devem ter ouvido a seguinte expressão: um cachorro cheira a bunda do outro. Pois é! Posso estar enganado, mas esta de Temer golpista é só na hora da raiva. Não duvido nada que haja uma articulação entre a viagem do Sr Temer e a provável soltura do ladrão de nove dedos. Sabe como é, né: um cachorro cheira a bunda do outro.

  3. A sociedade cidadã não aceitará.Parodiando a presidente do partido:"vai correr sangue".Ao Ministro alerto,que se ele se deixar ser manobrado pelo PT,estará se incriminando cada vez mais.Verifique a história do país e perceba quantas vez o Exército apoiou a ideologia e o poder da esquerda.Vai ter que "acabar" com as Forças Armadas.

  4. Ou seja, o PT aparelhou o judiciário. O Brasil está fudido com esse lula! Isso é democracia??? Esse país é feito de castas! Se vc tem dinheiro, vc é amigo do rei. Caso contrário, vai trabalhar para pagar impostos absurdos para sustentar esses vagabundos!

  5. Conhecer a possibilidades dessas articulações e manobras, nos causa uma profunda decepção com os rumos negativos com a democracia do nosso País.

  6. A MEU VER SO TEM UMA MANEIRA - IRMOS PRAS RUAS E GRITAR BEM ALTO O Q ACHAMOS DESSE DESPREPARADO. EU APRENDI Q TEM UMA COISA Q ELES MORREM DE MEDO - POVO ESCLARECIDO NAS RUAS, GRITANDO CONTRA ELES, ACAMPAR NA PORTA DA CASA DELE ( Q ALIAS E' NOSSA ) E FICAR LA BATENDO PANELA. DUVIDO Q ELE TOME ALGUMA DECISÃO DE SOLTAR LULA OU ALGO DO GENERO. TEMOS Q SAIR DA ZONA DE CONFORTO E FAZER COISAS CONCRETAS.

    1. Concordo plenamente.Quando a classe média assume a responsabilidade e vai as ruas,tudo muda.Lembrai-vos de 2013.É a classe,backbone de qualquer nação democrática,que tem mais a perder com a omissão/acomodação.Principalmente os filhos e netos.

  7. Será possível que não vai aparecer um merda de um militar que guarde um leve resquício do que é ser macho e colocar este monte de merda e o bosta do Zé Dirceu no xilindró junto com o Exu de Nove Dedos!!!!?????!

    1. Aliás para se solidarizarem com a nação, junto com suas fardas deveriam adotar como obrigatório o nariz de palhaço, que afinal foi o que todos nós nos tornamos!!!!

  8. É duro constatar . Mas não vejo luz no fim do túnel. Sou intervencionista . E também não vejo os militares no final desse túnel também. Então o que virá ? O caos total. É isso uma nova cuba, Venezuela . Rússia com certeza não . Nossos políticos não são inteligenres para isso .

  9. Que país é esse, a qualquer momento ficamos a deriva dependendo da vontade de um Ministro indicado pelo PT para conduzir a Presidência do STF.

  10. Tenho alertado o General Villas boas que o Inimigo Ideológico da Nação está de volta. Armados da Caneta e Fardados de Terno e Gravata. Sendo que alguns Camuflados com uma Capa Preta. É extremamente necessário mandar um recado para esses Terroristas.

    1. Isso porque temos Cidadãos Ignorantes e Desonestos que são os primeiros as aceitarem ser corrompidos pelos Políticos em campanhas eleitorais.

  11. Me perdoem minha análise primitiva e, deveras, fascista. Mas não vejo saída pra essa anarquia institucional senão a degola de 1. Basta 1. E pedaços expostos em POA, Fortaleza, Rio Branco, São Paulo, etc... Aí todo o resto acordará e se tornará ciente do seu verdadeiro papel.

  12. Não é difícil chegar a conclusão de que ele poderia soltar o lula(com éle minúsculo mesmo, pois, não tenho respeito por essa pessoa), tão logo sente na cadeira suprema. Afinal nem conhecimento tem para justificar uma ação pautada no respeito à Constituição, uma vez que teve como exemplo a ação de Levandoviski quando do impichment da dilma.

  13. Os PTralhas falam em golpe a deposição da louca Dilma da presidência da República. Imagina que a sessão do senado foi presidida pelo presidente do STF Lewandsky, ministro PTralha, que juntamente com o menos honesto Renan Calheiros, numa manobra golpista, deixaram a "sem juízo" com os direitos políticos íntegros, em absoluta desobediência à Constituição Federal. Agora, golpe mesmo foi este aí, e mais vergonhoso, porque comandado por dois poderes: o judiciário e o legislativo. Que país é este?

  14. Como é possível um "supremo" desses ser considerado uma corte superior, sendo composta por gente com esse perfil, e declaradamente indicados por políticos com interesses escusos? Isso tem que ser revisto ou nunca teremos as respostas justas a uma sociedade desenvolvida. Dá medo só de pensar que Dias Tofoli, será o cara nesse pais. Fazer o que?

  15. Por enquanto Celso de Melo segura as pontas.O cachaceiro será solto em setembro, às vésperas das eleições pra fazer comícios.

  16. Já que o nosso país nunca vai sair das mãos desses bandidos, na Nicarágua a população esta quebrando tudo revoltados e no nosso Brasil nada acontece, se a coisa não partir de baixo para cima vai ficar nisso mesmo.

    1. Excelente lembrança. Só mudaremos essa situação se partirmos para cima deles. Como no dia 13 de Março. Ou se Deus der um jeitinho no retorno dele ou do Gilmar Mendes, na viagem de volta.

  17. Estes são fatos vão sim acontecer, Toffoli irá realizar as vontades de seu antigo chefe, o Zé. Nos resta como brasileiros de bem , protestar e não se calar! Parabéns pela matéria Eduardo Barreto e Igor Gadelha

  18. Tragédia anunciada. Ninguém faz nada. Os movimentos de rua só falam. O povo não tem líder. Está revoltado mas inerte. Só se manifesta nas redes sociais. Não adianta. O barco à deriva está quase afundado.

    1. Estão tentando "impichimá-lo", mas, depender de um congresso pra lá de comprometido, é malhar em ferro frio. Atitudes avessas à legalidade perdem a razão e tudo cai por terra, porque os bandidos conhecem de cor e salteado os seus direitos, e não dão a mínima para os deveres. haja vista a cantilena do discurso petista.

  19. Estou horrorizada com a ideia desse ministro fazer as coisas para favorecer o Lula.O país precisa ficar atento e ir as ruas para impedir que isso aconteça.

  20. Este senhor precisa saber que o Brasil é uma família muito maior. Espero que ele se atenha a seu papel institucional, agindo com imparcialidade e serenidade, caso os "cumpanhero" tentem alguma chicana como aquela de alguns dias atrás...

  21. É guerra!. Hora de combate-los primeiro pelo voto. Se resistirem e acho que resistirão das mais inescrupulosas formas, necessitaremos de apoio, inclusive das Forças Armadas.

  22. De quem é a responsabilidade imediata por termos ministros indignos da função no STF? Do Senado! Os senadores não sabatinaram os indicados, apenas aprovaram o que lhes foi comprado pelo PT. E quem elegeu esses senadores? Pois é... Tem jeito? A excelentíssima ex-ministra Eliana Calmon já o disse: não tem. Compre-se passagem ao exterior.

  23. Chavez também foi solto. Tinha sido preso por comandar uma tentativa de golpe de estado com mais de cem mortos. Foi anistiado em nome da "democracia". Em 2002 tentaram tirar o já ditador, que tinha apoio de parte da população e das urnas da smartmatic, do poder, mas FHC e demais "democratas" social democratas do mundo, correram para salvá-lo. Se o STF conduzir o Toffoli à presidência, será um empurrão na direção do mesmo tipo de abismo. Custo a acreditar que farão, mas...

  24. Desculpem os que acham que o Toffoli não é mais membro da ORCRIM petista, mas precisa ser ou muito mal informado ou cego para acreditar nesta. O Globo acaba de confirmar a nota do Antagonista que ele vai chamar o Franklin Martins para trabalhar no STF. O mesmo que ajudou a blindar Lula no mensalão e o visitou esta semana em Curitiba. Desesperados, estão apostando tudo e articulando a destruição da Justiça e das demais frágeis instituições democráticas que nos restam. É o obvio ululante!

  25. Bom, o senhor Tofóli tem uma divida com quem o tirou da nada e o nomeou Juiz, sem ter comprovado seus conhecimentos nem seu carater. O único que ele tinha feito era trabalhar para Dirceu. Agora vai ter que devolver o favor, como se ve no filme "Il Padrino"... de Copolla.

  26. Gaiola, pra tirar o Lula da Gaiola, vai ter furar fila de novo como o Martins te fez fazer? Alguns morreram por isso, e vcs , bebendo cerveja e fumando com o fígado alheio. É assim a esquerda cubana/brasileira.

  27. ERA PARA ESTAR ESCRITO EM SUAS CAMISAS, AS SEGUINTES FRASES: "POR CONTA DOS NOSSOS RABOS PRESOS, DA NOSSA INCOMPETÊNCIA E IMORALIDADE, SOMOS IMCAPACITADOS DE ASSINAR A LIBERDADE DOS NOSSOS AMADOS COMPANHEIROS"!..

  28. Se conseguissem escancarar abertamente a culpa sobre a morte do político de Santo André ainda haveria um séquito de cegos a apoiar esses patifes?!

  29. Nada ha na constituiçao que obrigue presidente a transferir cargo em viagem. Pode viajar e governar do exterior. O que ocorre no Brasil é uma pratica fisiológica. Nada mais que isso.

  30. A estoria de Garrincha: :tem que combinar com o Temer pra passar a presidência. Nada há na constituiçao ou em lei que obrigue presidente a transferir o cargo. Ha apenas pratica fisiológica

  31. Eu assinei o abaixo assinado do dr Carvalhosa que pretende impedir que Toffoli assuma a Presidência do STF. Além disso, espero ansiosa por uma grande manifestação de rua contra o trio maligno.

  32. Será que Dias Toffoli, depois da lambança de Favreto e a pronta reação da sociedade, terá coragem para soltar Lula ? Há quem diga que não. A conferir. (mfgomes: 14/07/2018)

  33. A manobra usada pelos Ministros Dias Toffoli, Lewandowski e Gilmar Mendes para soltar José Dirceu, serviria para soltar Lula no mesmo dia do julgamento. Fachin sentiu o cheiro de trapaça e mandou Lula para o plenário do STF e frustrou a trinca da segunda turma. No plenário, o argumento fajuto usado por Toffoli para soltar José Dirceu será rechaçado pela maioria pelo simples fato de ser um argumento que beira ao constrangimento. Provavelmente a Ministra Rosa Weber será voto que dará maioria.

  34. As 70 medidas que o procurador Deltan está propondo são realmente importantes e imprensindiveis para melhorar esse judiciário e o congresso.

  35. Recebí e compartilho, sem provas de veracidade: "Punisher is back. Top of the list: STF GLT. They won't have more peace, until the final judgement." Não falo inglês, mas notei STF e Gay, Lésbica, Trans...???

  36. Toffoli terá de escolher, ou soltar Lula ou enfrentar a língua solta que Dirceu ameaça. Tendo feito parte do PT, trabalhando para o sistema é óbvio que o rábula de toga encheu as burras de benesses em variadas formas.

  37. O Temer deveria ser um completo idiota para permitir essa possibilidade ao Toffoli e ao PT em virtude de uma viagenzinha despretensiosa ao exterior !

  38. Tenho minhas dúvidas se o Toffoli quando for alçado à presidência do STF vai soltar o presidiário lula. Ela sabe que os militares estão de olho nele e que um escorregão pode detonar uma revolta e ele ir pro espaço.

    1. Será? Depois da entrevista da Calmon, tenho minhas dúvidas.

  39. Toffoli é ministro de botequim só conseguindo o cargo porque o atual presidiário lula o nomeou. Quanto ao Favreto, esse incompetente deveria sair do plantão direto para a prisão.

  40. Dirceu não foi solto por acaso. Milhões ou alguns bilhões estão aonde? Para quem não pôde aderir a repatriação (Políticos e parentes) correram para uns poucos paraísos fiscais, maioria na ásia, que ainda aceitam esses dinheiros de crime. Hong Kong, Singapura, esse estranhamente reclassificado como país amigo pelo Brasil de Temer, onde tem grande chance de estar abrigando essas contas. Dirceu está livre para movimentar e pagar quem quer que fosse. Ele acredita que todo mundo tem seu preço.

  41. Acho que o lewandinho tampouco escreveu algum livro, mas ele e o totófolinho ("chupa que é doce", apud Ricardo Noblat), iam todas as sextas-feiras de jatinho particular ao Rio de Janeiro "ministrarem" aulas aos pobres alunos da universidade gama filho, que não por acaso faliu, segundo consta, deixando seus proprietários bilionários...

    1. Eu olho para a foto e lembro da profecia do professor Villa: realmente, jamais seremos uma república.... meu deus, como somos uma gente brega, grotesca, sem qualquer noção de institucionalidade..... Por isso os parças acham que stf é propriedade de quem assume temporariamente a cadeira de presidente, podendo fazer o quer der na telha, sem nem mesmo se declarar suspeito.... Não tem como o Brasil dar certo.

    2. A propósito, essa foto "todos somos família" explica melhor o Brasil do que uma biblioteca inteira de sociologia.... acho-a equivalente à estrela do pt no jardim do Alvorada, pela qual já naqueles idos de 2003 a defunta mudinha levou a culpa...

    1. Kkk Quando Lula ganhou tb pensei isso... Deu na m...qie deu

  42. Corre aqui no Rio Grande do sul a boca pequena que o José Dirceu teria dado um ultimato a Toffoli que abriria a boca casonã fosse solto. Não sei da veracidade mas é muito estranho de oficio avocar umprocesso para si para a rbitraiamente soltar um preso já condenado a mais de 30 anos. Voces que são excelentes pesquisadores tem alguma informação sobre isso ?

  43. Se realmente isso acontecer, só espero que as forças armadas tome uma atitude. Ou teremos que fazer justiça nos mesmos. Não pode passar impune, um bandido soltar outro. Seria o fim do País.

  44. Sim, chegamos onde jamais imaginaríamos graças ao trabalho fabuloso de juízes, procuradores e a PF sendo todos apoiados pelo povo que saiu às ruas. Tem muito trabalho pela frente e seria injusto e catastrófico demais se um rábula petista conseguisse melar nossas esperanças

  45. Não merecemos que um indivíduo tão despreparado assuma a presidência do STF. Se hoje já é um caos, imagina com o Toffoli? Trabalhará única e exclusivamente em prol do PT. Vergonhoso !!!!!!

  46. Sexta-feira e, esta dia 13 número da sorte, aí os senhores nos brindam com essa tenebrosa reportagem. Esse nosso país é realmente injusto. Pagar um "salário" para um ministro que nem sequer passou no concurso para juiz e este assume o STF com cargo vitalício, chega às raias da loucura, dos 11 apenas dois são de fato e de direito, esperar Ok? Meus Deus tenha compaixão de nós!!!!!!

  47. O artigo mostra a realidade do STF. Não é uma instituição republicana, como deveria ser, tendo ainda a nefasta prerrogativa de se ater a julgamentos que extrapolam a guarda dos preceitos contitucionais, que deveria ser sua única de preciosa função.

  48. Ficamos indiquinados com a matéria , mas Cuusoe está certa nas colocações . Resta-nos irmos à rua colocarmos boca no trambone , até que a população tenha melhor consciência . Melhorar nível educacional da popoulacao e trabalho de longo prazo que políticos refutam em fazer!!

  49. Se o Toffoli pautar as ADCs seria bom um Ministro do BEM pedir vistas até passar as eleições!!!!!! É assim que o Gilmar age no STF!!!

  50. Furdúncio é o brasil atual ...É até tautológico furdúncio é furdunço...explicação perissológica ou tautológica ,isto é,que explica sem nada explicando ...é o brasil atual :1. Furdunço .Sinônimos de Furdunço: desordem bagunça confusão barulho angu arrelia arruíi bafafá banzé barafunda bochinche briga bulha celeuma charivari chinfrim chinfrinada desaguisado destampatório encrenca espalhafato estardalhaço estrepolia estrondo fim furdunço fuzuê galho grude inferneira latomia mo pandemônio presepada

  51. Furdúncio é o brasil atual ...É até tautológico furdúncio é furdunço...explicação perissológica ou tautológica ,isto é,que explica sem nada explicando ...é o brasil atual :1. Furdunço .Sinônimos de Furdunço: desordem bagunça confusão barulho angu arrelia arruíi bafafá banzé barafunda bochinche briga bulha celeuma charivari chinfrim chinfrinada desaguisado destampatório encrenca espalhafato estardalhaço estrepolia estrondo fim furdunço fuzuê galho grude inferneira latomia mo pandemônio presepada

  52. Portanto, o Brasil não é tão-somente um país bastardo, filho espúrio das cortes portuguesas, mas um país de juízes bastardos, comprometidos com seus passados inglórios, e eivados de interesses muito pouco dignos. Merecemos isso, pela nossa despropositada passividade em todos os momentos de nossa infeliz história. "Restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos"! De resto o melhort meso é fazer o caminho de volta e migrar pra Matriz.

  53. Gostemos ou não, temos que tirar o chapéu para a organização chamada Partido dos Trabalhadores, nunca antes na história um partido político no Brasil conseguiu aparelhar tão significativamente o Estado, usando as leis existentes, criando novas ou as modificando. Durante a gesão de Lula, houve controle no Congresso (mensalão), indicações nos tribunais superiores (Tofolli e Fraveto p.exp.) e um arcabouço ideológico na sociedade, em especial nas universidades públicas e no meio artístico.

  54. Hmmm... parecer, parece, parece sim e parece mesmo, pelo que elezinho já andou aprontando!!!... MAS, para tudo há um “limite” e só um cara maluco E DE SACO ROXO, mas bem roxo MESMO, teria peito de... de peitar o país!!! E este rapaz parece ser muito meticuloso e meio delicado para tamanha porralouquice!

  55. Não foi abordado a suspeitíssima e anti democrática apuração secreta das urnas em 2014, nem o pedido de impeachment que sofreu por ter contratado a empresa Smartmatic sem licitação, acusada de fraudar eleições em vários países, e que na época não tinha capital nacional e não poderia participar das eleições, quanto mais da transmissão dos dados. Gostaria que Toffoli explicasse o gráfico com uma só alternância em toda a apuração, c/ 3,8% diferença final: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/ .

    1. Para quem não é matemático, podem explicar esta "única alternância"? Entendo que é relativamente fácil alterar os dados nestas urnas, no momento de transmissão. E por isto, quero meu voto impresso, conferido, e colocado em urna. Depois, quero checagem de ao menos 50% das urnas, escolhidas em programa randomizado. Se houver uma única discrepância, contagem de TODOS os votos impressos . Qualquer coisa diferente disto é sinal de fraude.

    2. José, Também possuo o mesmo questionamento "única alternância". Só quem entende um mínimo de sistemas de informática pode questionar esse dado. Mas quem somos nós além de pagadores de impostos ? Ninguém.

    3. José, Sua dúvida quanto a "transmissão de dados" também é minha. Estranha alternância. Quem entende um mínimo de informática entende essa "alternância".

    4. O link correto: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/

  56. Eu já me convenci que o Brasil precisa sim é de uma nova constituição, a atual parece mais uma colcha de retalhos de tantas emendas que foram feitas, uma nova constituição feitas por pessoas cultas, com saber jurídico acima da média, se ligações partidárias e sem pensamentos ideológicos, está mais que provado que nossos políticos estão totalmente fora de cogitação para participar de uma Assembléia Constituinte.

  57. Republiqueta de fundo de quintal, ou BANÂNIA, como quiserem. Toffoli tem rabo preso com José Dirceu; este sim pode derrubar o medíocre ministro do STF. Mas ante a possibilidade de MACUNAÍMA ser solto, a esquerda, baba, uiva, range os dentes, rosna e tem múltiplos orgasmos. A massa amorfa, capacha e submissa, nada pode fazer, a não ser esperar algumas migalhas que sempre caem da mesa dos donos DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, ainda em voga pelo nordeste.

  58. Que Deus proteja o Brasil desse insano petista! Tudo é possível acontecer, mas tenho fé que a verdade e o bom senso triunfarão

  59. esse rapaz nem deveria estar no STF e se está , ele deveria se auto proclamar impedido nos casos apontados - Dirceu e Lula - e ainda se não o faz, deveria ser impedido judicialmente , ou pelo legislativo ........e no limite um bom recadinho do comandante das forças armadas.......já que esse pessoal civil não tem juízo.....alguem terá que colocar para eles.

  60. Toffoli corre sério risco de ser o primeiro Ministro do Supremo Caçado!!! A delação completa e detalhada de Palocci está guardada... AGUARDEM!

  61. Desanimador. Muito difícil pra nós brasileiros, vermos uma corte sendo conduzida por homens que se tornaram serviçais de seus antigos patrões, criminosos que mesmo na prisão continuam a mandar e eles como bons meninos obedecem, sem levar em conta o prejuízo causado a nação. As vezes me pergunto se eles tem família, país, irmãos, filhos, netos,ou se nasceram de ovo de chocadeira? Tamanho descaso com o país,por deixarem seus pequenos interesses falem mais alto que a história de fazer a diferença .

  62. Dias Toffoli "passeando"com uma juíza do TSE e um advogado de réu da lava jato !!!! Uma putaria digna desta republica de bananas ... imaginem o que os salafrários estão urdindo em férias na Escócia

  63. Eu sinceramente acho , que a força da correnteza vem levando tudo por diante , claro que vão tentar " O Diabo " é natural que tentem recuperar o poder que foi perdido , nem poderia ser diferente , mas de qualquer sorte ,não vão prosperar , o tempo deles passou , vamos ver o que as urnas vão falar ....

  64. Esperemos que ele tenha noção de que TODOS os brasileiros de Bem, estão atentos às suas ações.... definitivamente, o Brasil é nosso e NÃO dele.

  65. Só veja uma alternativa a curto prazo: aderir à campanha do Modesto Carvalhosa no sentido de não aceitar a passagem da presidência para DT.

  66. Recebi um link com uma petição protocolada em 20/06 pelo escritório Teixeira Martins Advogados sobre novas informações dos bens do casal Lula da Silva para o inventário de Dona Marisa Letícia. Só no item 21 constam 500.000 cotas do fundo imobiliário FII BB PRGII com a observação "VALOR NÃO ESPECIFICADO". Só que pela cotação na Bovespa de ontem essas cotas valiam R$ 63,5 milhões, só este ítem!!! Mas o valor não está descrito na petição, eles só colocaram a % de cotas por herdeiro. Malandragem !!

  67. O presidente pode indicar mas é o Senado que deve(ria) analisar as credenciais do indicado, seu saber jurídico, opiniões, processos em que atuou, enfim o perfil jurídico do indicado. E por à prova estes conhecimentos em sabatina. Seria interessante que Crusoé revisitasse este processo bem como a votação que o mandou ao STF

  68. Esse país onde o presidente pode colocar qualquer um na última instância da justiça com sabida incompetência de conhecimento e experiência para um cargo dessa importância e onde um congresso corrupto aprova sua indicação, não pode ser um país sério. Uma corja de safados.

  69. A forma que temos é assinar em massa o abaixo assinado contra a eleição de Tofolli para presidência do STF a assinatura em massa falo aqui de milhões, na melhor das hipóteses impedira sua eleição e no pior caso criara tal constrangimento que ele terá dificuldade em "obrar" seus planos mais malevolos! Assinemos

  70. A se concretizar o furdunço, e pelo tropel da carruagem, vamos ter vergonha de ser honesto. Seremos o país da bandidagem constituída, e por jurisprudência, deve ser soltos todos os bandidos, que nos roubam regularmente, mas sem força bruta. Nossas cadeia vão ficar vazias, e nós, os pagadores de impostos, vamos gradear mais, muito mais, nossas miseras casas. Esta sera a Pátria Educadora do Lularápio.

  71. Engraçado, por que será então que em Marília falam muito da juventude de Toffoli nada abonadora e hoje está impedido de pisar na cidade? Melhor fuçar nas entrelinhas viu?

  72. A Natureza vai nos salvar A temperatura continua a cair em Curitiba. Logo, começará o suplício no Circo Libaneiz. Antes disso , para Lula sair vão arrumar um pretexto para a junta médica emitir um atestado de doença Quem viver verá. A Verdade liberta!

  73. Todo cuidado é pouco mas, diante das reações negativas ao caso do juiz petista, eu não acredito muito que Toffoli vá ousar soltar o condenado.

  74. É o aparelhamento do estado feito pelo PT ! Método tão conhecido e danoso e que ainda tem seus efeitos a serem combatido! Expor e mostrar essa canalhada e suas intenções é uma arma Que o bom jornalismo tem! Nas o povão q vota no Lula assina a CRUSOÉ? Não, assistem Vânia da TV aberta! Misericórdia!!!

  75. Toffoli deveria ser considerado impedido de julgar casos de seus amigos do PT. É uma afronta termos um golpe em curso sem que nenhuma, ou quase , autoridade tenha se manifestado no sentido de frea-lo. Muitos rabos presos devem ser protagonistas de dossiês preparados ao longo de todos esses anos de parceria espúria. Dossiês esses, guardados para qualquer eventualidade, agora devem estar deixando os cofres para cumprirem suas funções. Quem tem intenções de poder e impunidade se previne.

  76. Eeeee Brasil dos Teatro$ , Jogo$ de Cena e das Nefastas , deliberadas Maquiagen$ ! Enquanto I$$O$ ; o Povo brasileiro foi JOGADO nas Filas do nada para o nada e ; pelo que se le , assiste e comprovamos no dia a dia , tentam e continuam a nos fazer de PALHAÇOS !!!! Até quando ?ALGO tem que ser feito , aliás já deveria ter sido neeee !!! Não pa$$am de um bando de ABJETO$ com CAPIVARA$ por dilmaislulo conhecidas ; denovo ATÉ QDO ???? precisamos de AÇÕES EFETIVAS e não de$$e$ infernai$ blá bla

  77. O que dificulta a estratégia petista para soltar o Lula é que eventuais medidas que possam favorecê-lo terão que ser estendidas aos demais corruptos condenados na Lava Jato. E são dezenas, de todos os partidos. Com certeza uma "libertação geral" de condenados em segunda instância colocaria o Poder Judiciário em xeque, perante à sociedade e principalmente os "fiadores" da Constituição: As FFAA.

  78. Claudio Humberto,ao ser entrevistado pela rádio Senado disse:" Para nós foi uma surpresa ele(Lula) ser solto agora,nós esperávamos em setembro,quando Toffoli assumisse a presidência do STF".

  79. Essa é uma dentre tantas distorções da política brasileira. Ministros dos tribunais superiores e desembargadores deveriam entrar somente por concurso público. Com notório saber jurídico.

  80. O STF é a última tábua de salvação da ORCRIM. Alguém tem dúvida que o Tóffoli, de rabo preso, vai continuar a agir por ela, agora com mais força? A questão não é esta! A questão é se o STF e o Brasil vão aceitar a ORCRIM pautando o STF.

    1. Então, Foudêcio, está na hora de não aceitar mais. Tudo tem limite. Vários Estados já não conseguem pagar seus funcionários. A União está pagando no cheque especial. Vai dar calote com inflação? Só ajuste fiscal já não resolve. Neste ambiente, uma ruptura é só questão de tempo. Quem aqui topa abrir um negócio na Rocinha-RJ? Quem topa investir e trabalhar para bandido, neste Brasil do Toffoli e famiglia pautando o STF?

    2. O STF e o Brasil aceitarão a ORCRIM pautado o STF e o país todo, como acontece há décadas.

  81. Achei que a matéria apenas repetiu o que todos já sabem. Faltou dizer como o povo não gosta e não confia em Dias Toffoli e seu parceiro GM, do abaixo assinado que corre na internet para que ele não assuma a presidência do STF, faltou explorar mais o absurdo de ter um juiz do supremo que julga não conforme a justiça mas ao réu e seu partido.

  82. É o ministro da corte suprema que está bebendo vinho na Europa, Tofoli mais um com medo dos nazistas petistas. STF acovardado. Pior, é não podermos fazer nada. O aparelhamento do STF é uma derrota para o povo. O legislativo dá ódio, nojo. Que Deus guarde o Brasil.

  83. Fica melhor em italiano: Siamo Tutti Famiglia! Pergunta: quando nosso estimado líder vai ser condenado pelo STJ? Só assim essa lorota sobre prisão em 2ª instância vai ser resolvida a contento!

  84. Como todo bom petista, Toffoli trabalha para si mesmo. Não hesitaria em sacrificar sua "fidelidade política" para salvar sua já "arranhada" imagem suprema. A pose de togado vem antes de tudo...

    1. STF africano corrupto machista atrasado com o pensamento de inferioridade. Isso pode levar a injustiças irreversíveis, inclusive a um país mais violento. Quem tem auto estima baixa, gosta de ver o circo pegar fogo

    1. As coisas nunca serão como antes. Talvez teremos saudades do tempo em que não éramos sérios. O Brasil está em um fio de navalha. De um lado o mundo desenvolvido, do outro o abismo da ORCRIM bolivariana, da limpeza social, da ignorância.

  85. Dias Toffoli foi colocado no Supremo por Lula e seu PT para fazer o que fez soltando José Dirceu e continuar "trabalhando" pelo PT, não existe nenhuma outra razão numa nomeação dessa, como também Lewandowski vem fazendo desde o mensalão e passando pela devolução dos direitos políticos a Dilma. É sim um bolivarianismo montado para proteção dos poderosos do PT, ganhar dinheiro e esculhambar a democracia.

  86. Ele já liberou o terrorista condenado à 30 anos. O que fêz a PGR? A presidente do STF? NADA! Este incompetente salafrário é da mesma laia que Gilmar e Lewandowski. Não esperem boas atitudes desses vagabundos. Eles não têm vergonha sobre o que pensam a boa parte da população. Estão mais condicionados à distribuir favores à seus padrinhos. Sí o brasileiro de bem não agir, terão que engoli-los por muito anos ainda...

  87. Quando ele condenou Delúbio e Genoíno,ainda não tinha o apoio de Gilmar, agora a situação é diferente! Por hora ,acho que vão deixar baixar a poeira, até que ele assuma a presidência, no momento que assumir ,o “Sapo Barbudo”ganha liberdade ,até que se vote a tal segunda instância , que acredito, vão fazer um arranjo jurídico, e determinar o cumprimento da pena após STJ e não STF.

    1. É isto aí. E será só o começo. Só bobo não sabe que estão apostando e farão tudo para se salvar.

  88. Salvo engano, o "ministro mais novo a chegar ao Supremo desde a criação do tribunal" foi Francisco Rezek, aos 39 anos, nomeado pelo saudoso general Figueiredo. Rezek deixou o tribunal para assumir o Ministério das Relações Exteriores a convite do ínclito presidente Collor. Com o início da derrocada, deixou o MRE e foi novamente nomeado ministro do Excelso Pretório pelo mesmo elemento. Amém!

    1. Dirceu vai participar da reuniao do Foro de São Paulo, em Cuba, que definirá a estrategia de libertação e eleição de Lula e o consequente aceleramento da implantação do socialismo do século 21 no brasil.

    2. Mesmo que Ele fosse brasileiro, deixar tudo nas mãos Dele é muito cômodo! O povo já devia estar na rua a partir da libertação de Zé Dirceu.Estão com o foco só no Lula, mas o perigosão está solto indo fazer não sei o quê em Cuba. Essa atitude de Toffoli de liberar Zé Dirceu inclusive da tornozeleira tinha que ser investigada, e quem poderia fazer isso até onde sei, seria o Senado e quem pode pressionar o Senado é o povo nas ruas!

    3. Desculpe, Dalton. Se Deus fosse brasileiro, não estaríamos nessa M... que estamos hoje. Mas não se preocupe, nada está tão ruim que o PT não possa piorar.

  89. De competência limitada, basta ver o currículo, escalou através de indicações de gente da pior espécie e se mantém próximo aos petralhas. Não devia ser ministro muito menos presidente do STF.

  90. Tem que haver, logo, mudanças para nomeações para membros dos tribunais superiores, principalmente para o STF. Como é que se concebe nomear um Dias Tofolli, simplesmente um advogado, reprovado em concursos para juiz. Isso é uma aberração e a vitaliciedade também. E se esse cidadão, no seu plantão soltar o seu padrinho: acaba-se o STF e o nosso país torna-se uma esculhambação.

    1. Fica Tranquilo aí Valfrido, o apocalipse está só começando.

Mais notícias
Assine agora
TOPO