Adriano Machado/Crusoé

Tribunal Penal Internacional receberá representantes da CPI da Covid

24.11.21 17:59

O Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, na Holanda, receberá representantes da CPI da Covid, que apresentarão o relatório final das investigações, segundo anunciou nesta quarta-feira, 24, o senador Randolfe Rodrigues (foto), que atuou como vice-presidente da comissão.

Instituída em 2002, a corte tem a prerrogativa de julgar quatro delitos graves, que “afetam a comunidade internacional no seu conjunto”: genocídio, agressão, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Elaborado por Renan Calheiros, o relatório da CPI pede o indiciamento de Jair Bolsonaro e de mais 10 pessoas por crimes contra a humanidade. Integram a lista, por exemplo, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina.

Um dos casos que estampam crimes contra a humanidade, segundo o documento, é a crise de desabastecimento de oxigênio em Manaus, no Amazonas. O relatório afirma que, em vez de centrar esforços na avaliação e no
monitoramento dos equipamentos e insumos necessários ao enfrentamento da
pandemia, o governo federal optou pela disseminação do chamado “tratamento precoce“, formado por medicamentos ineficazes contra a Covid-19. “Em resumo, Manaus se tornou um laboratório humano“, diz o texto.

O relatório também enquadrou representantes da Prevent Senior, operadora investigada pela imposição a médicos da obrigatoriedade de prescrição do chamado “Kit Covid” e pela omissão do novo coronavírus em atestados de óbito.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO