Reprodução

Três soldados indianos mortos e 20 detidos por tropas chinesas

16.06.20 11:11

Três soldados indianos foram mortos por tropas chinesas com pedras e pedaços de madeira nesta segunda, 15. Outros vinte foram detidos.

“A Índia deve interromper todas as suas ações provocativas e voltar ao caminho certo para resolver disputas por meio de negociações”, disse o coronel Zhang Shuili, do Exército de Liberação do Povo da China, no jornal Global Times, do Partido Comunista.

Os atritos entre os dois países mais populosos do mundo cresceram nas últimas semanas. Com a pandemia do coronavírus, a China assumiu uma posição mais belicosa. O país também tem criticado especialistas indianos que apoiam o movimento democrático em Hong Kong, pedem a independência do Tibet e criticam a política da “China única”, pela qual Taiwan é considerada uma província rebelde.

“Os governos de alguns países têm provocado a China nos seus interesses essenciais, incluindo as questões de Taiwan e do Tibet. Mas, ao final, esses governos terão de entender a posição firme da China de não negociar sua integridade territorial. A China tem vontade e capacidade suficientes para salvaguardar seus interesses principais. Alguns estudiosos indianos devem ter uma melhor compreensão disso”, diz um editorial publicado no Global Times nesta segunda, 15.

Mais notícias
Assine agora
TOPO