Adriano Machado/CRUSOE

Surpreendido em audiência, Lula diz ‘admirar’ procurador negro

19.02.20 16:37

Em cerca de uma hora de depoimento na Justiça Federal em Brasília, o ex-presidente Lula voltou a recorrer à retórica de perseguido, atacou a Polícia Federal e o Ministério Público, mas foi surpreendido pelo procurador da Operação Zelotes, Igor Miranda da Silva, o qual lembrou que era negro e da periferia e que não havia atuado na denúncia contra o petista, mas apenas buscava a verdade.

Com a fala, o petista acabou remodulando o discurso e, ao final da audiência, após repetir ataques às investigações, afirmou estar “admirado de ver um negro no Ministério Público”. Encerrado o depoimento, cumprimentou o procurador, que está atuando na Operação Zelotes em apoio a Frederico Paiva, atualmente realizando uma pós-graduação nos Estados Unidos.

Mais cedo, o ex-presidente voltou a chamar de mentirosa a acusação do MPF de que teria acertado propina para a aprovação da MP 471, sancionada em seu segundo mandato, em 2009, e que prorrogou incentivos fiscais a montadoras. Segundo o órgão, a aprovação da norma só foi possível graças ao pagamento de 6 milhões de reais em valores irregulares para financiar campanhas do PT, por meio do lobista Mauro Marcondes.

Lula argumentou que se encontrou com representantes do setor automotivo quando era presidente, mas que a tramitação da MP se dava no Congresso e não tinha interferência dele. O petista ainda negou ter tratado de dinheiro de campanha em seu gabinete quando chefiava o Planalto. “Era terminantemente proibido qualquer discussão de dinheiro próxima do Presidente da República”, afirmou, em referência ao período que estava no Executivo.

“Estou cansado de tanta mentira contra mim, de tanta leviandade, de tantas insinuações. Eu duvido que tenha um juiz, um procurador, um delegado ou um deputado que diga o seguinte: ‘eu vi um empresário que deu cinco centavos ao Lula'”, disparou, após questionado se conversou sobre a MP 471 em reuniões com o lobista Mauro Marcondes quando era presidente da República.

“Parem de insinuar coisas ao meu respeito!”, seguiu o petista, condenado em duas ações penais da Lava Jato por receber propina de empreiteiras envolvidas em um esquema de corrupção na Petrobras.

Logo após a fala de Lula, o procurador Igor Miranda disse que é negro, veio da periferia e estava apenas cumprindo seu dever. “Só para deixar claro, eu sou negro, cresci na periferia, mas é meu dever institucional buscar a verdade”.

O petista ainda voltou a atacar as investigações contra ele, mas terminou seu discurso afirmando que a denúncia contra ele é mentira “dita por procuradores e por delegados, e veja que eu não culpo a instituição, culpo determinadas pessoas”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Crusoé...gosto muitíssimo desta revista e não me arrependo de ter me tornado assinante mas cabe uma pergunta: Não estão dando espaço demais a essa "latrina velha" do nove dedos? Só uma reflexão....!

  2. Só para lembrar, Mauro Marcone, acho que é isso, estava pronto para fazer a delação de todo o esquema, não fez porque a justiça prendeu a mulher dele, aí se arretou e não colaborou, ele e esposa foram condenados e lula livre.

  3. É racista porque acha que a cor da pele influencia a capacidade mental das pessoas. Basta estudar e todos sem exceção, cor, raça, etnia, sexo ou crença religiosa conseguirá. O senhor não engana mais!!!

  4. Ao dizer-se "admirado de ver um negro no MP", o Luladrão apenas expõe e comprova o quanto é racista e preconceituoso. O boquirroto enganador "se traiu-se a si mesmo!!!"

  5. Esse cara não merece uma linha sobre esta eterna retórica do perseguido. Mas, parece que Crusué, ou acredita nesse lenga lenga ou decidiu se unir ao restante da imprensa corrompida. Lamentável!

  6. Fosse JB o depoente e saindo-se com essa tirada de molusco, a manchete da Foice seria: "BOLSONARO NÃO ADMITE NEGRO NO MINISTÉRIO PÚBLICO". No Globo: "Presidente estranha ser acusado por procurador negro". No JN: "Tivemos ontem mais um ato do que se pode chamar de racismo, protagonizado pelo Sr. Presidente da República. A Associação do MPF vai interpelar Bolsonaro no STF" - A OAB: "Ele enxovalhou todos os operadores do Direito. É um racista e destemperado, além de misógino". -E por aí vai.

    1. O país está virado mesmo num samba do crioulo doido. Ops...Falar crioulo pode, ou só ao cara mais honesto do Brasil é permitido ?

    2. Perfeito. Esse o cenário hoje, dessa ópera bufa chamada política brasileira.

    3. Como foi molusco que disse, tudo bem. Amigo do Papa, sabe como é...

  7. "Era proibido discutir sobre dinheiro perto do Presidente da República". Disse a pura verdade... prá isso tinha Zé Dirceu, Palocci, e toda uma corja PhD em corrupção pela Università Don Corleone!!

  8. Claro que ele não tratava diretamente de propinas. Ele não é bobo. Nem precisaria... Pra quê se expor, quando dispõe de um extenso “laranjal”?

  9. Pensem bem no que iria dar se esse comentário sobre o negro no MP fosse do Bolsonaro! Mas bandido cara de pau, falastrão e demagogo pode falar todas as asneiras que quiser

  10. Que tal se a Crusoé e o Antagonista retirarem sempre a(s) foto(s) desse crápula de todas as manchetes e notícias? Esse ser é repugnante!

    1. Sim. Mil vezes sim. Asqueroso este objeto de desejo da Tiburi.

  11. só no Brasil um verme analfabeto e inescrupuloso, faz ofensa a Justiça com tanta cara de pau...Basta a Receita analisar a evolução da riqueza de dele e do seus filhos, que já merece estar preso.

    1. Acho que você se expressou errado. Ele se diz o mais santo. Nem no inferno ele conseguirá visualizar os 13.000.000 de pessoas desempregadas, nem se afastará dos sofrimentos que causou a estas famílias. São quase 40.000.000 de pessoas que viram de perto a agonia e sofrimento delas

  12. O texto deveria ressaltar o cinismo de Lula já que foi dele a indicação de Joaquim Barbosa para o STF, e Joaquim Barbosa é negro e fez carreira no Ministério Público.

  13. Em momento algum ele e seus advogados contestam as provas, o discurso é sempre o mesmo de perseguição político. Quem ele acha q acredita nessa balela??? Lula é um Ladrão, C Í N I C O

  14. Esse vagabundo-mor tem um "waze" ligado onde as ruas foram substituídas pelas mentiras. Vale qualquer discurso para chegar ao objetivo final, típico de uma mente comunista psicopata

  15. A bufunfa era entregue a outras pessoas, conforme Palocci delatou. SE Palocci mentiu, não seria o caso, Lula, de acioná-lo na Justiça? Vc Lula, sabe que não lhe resta outra opção a não ser usar a grana surrupiada e o Fundo Partidário do PT para pagar seus advogados. Pensando bem, Lula, Marcola e Beira Mar são mais honestos que vc.

    1. Fernandinho BEIRA MAR já havia contado, quando entrevistado pelo CABRINI, que os políticos roubam muito mais, sem citar nomes. Hoje quando nas delações, os delatores indicam os valores, localizamos essa afirmação de BEIR MAR.

  16. Notem como a imprensa, inclusive Crusoé, dá cada vez mais espaço pras falsidades, mentiras, leviandades proferidas por esse criminoso. Fora!

  17. Polícia Federal, MPF, empresários de várias setores, colegas de partidos, juízes de várias instâncias todos dizem que Lula é ladrão. Só os petistas que ainda não foram presos que (ainda) defendem o delinquente. Haja cara de pau desse sujeito, hein?

  18. 🇧🇷 Minha esperança está na metástase do câncer do cachaceiro, alcoolatra, ladrão, corrupto, assassino, pederasta e velho corno lula

  19. O MPF, como prova de "carinho" com o presidiário, deveria ter incumbido JORGE MÁRIO BERGOGLIO para inquiri-lo. Aí ia sair no Jornal Nacional e no Jornal da Band, ultimamente dando sono nos jornaleiros, que não conseguem mais convencer ninguém. Pátria Amada Brasil.

    1. cadeia comum para este vagabundo. talvez nesta cadeia ele encontre um pai de família que se envolveu em coisa errada para tentar dar sustento a sua família. Deixar ele solto no pátio para ver o que os detentos fariam

  20. Esses crápulas não têm limites. Que são bandidos lesa-pátria já está mais que provado, e tanto que são culpados, que vivem buscando perdão naquela casa de mãe joana que é o Vaticano. Têm que entender que devem ser punidos por INCOMPETÊNCIA, por terem destruído o Brasil com decisões erradas, financiamento de ditaduras exdrúxulas com o fruto do nosso suor. à MERDA esses FDP igonarantes, sem qq condição de assumirem as responsabilidades, as quais se propuseram, e além de tudo roubaram a nossa HONRA

    1. José,e se não bastasse tudo o que você disse,temos que sustentar esse e outros ex ladroes da Pátria, até o fim de suas vidas O pior é que essas pragas não morrem cedo !

  21. Pronto , conseguiu um procurador que invoca a cor da pele aonde ela não é chamada, e diz que a denúncia é do outro colega, como se não fosse o MPF

  22. Esse marginal faz o que todo bandido faz. Jura que é inocente. Aliás, 99% deles dizem a mesma coisa...e quem o apoia é tão bandido quanto...

  23. Se fosse alguém do governo estava aí instaurado o mimimi. O bandido descarado, dissimulado e mau caráter , negro procurador é motivo de espanto safado?

    1. Imagina que escândalo seria de Bolsonaro dissesse que estava “admirado de ver um negro no Ministério Público”!

Mais notícias
Assine agora
TOPO