Adriano Machado/Crusoé

Saída de Joice da liderança do PSL une bolsonaristas e grupo de Bivar

04.06.20 18:53

A saída da deputada Joice Hasselmann (foto) da liderança do PSL na Câmara voltou a “unir” parlamentares bolsonaristas do partido e aliados do presidente nacional da legenda, Luciano Bivar.

Ferrenha crítica do presidente Jair Bolsonaro, Joice será substituída pelo deputado Felipe Francischini, que é contrário à postura de embate da bancada e do partido com o governo federal.

Um dos parlamentares mais próximos de Bivar, Francischini chegou à liderança com apoio de deputados da ala bivarista do PSL que temem prejuízos político-eleitorais de uma posição essencialmente crítica ao governo.

A preocupação se dá principalmente por causa das eleições municipais deste ano. Esses parlamentares são majoritariamente das regiões Sul e Centro-Oeste do país, onde Bolsonaro ainda tem boa avaliação.

Com aval de Bivar e apoio desses deputados, Francischini pediu uma nova eleição para líder, pondo por terra acordo fechado em março, de que o substituto de Joice seria o deputado Felício Laterça.

A eleição aconteceu em reunião virtual na noite desta quarta-feira, 3. Apoiado por Joice, Laterça ainda chegou a disputar, mas acabou perdendo para Francischini, cujo pai é candidato a prefeito de Curitiba este ano.

Desde o anúncio da vitória, os deputados bolsonaristas do PSL, que estão suspensos por Bivar das atividades partidárias, passaram a procurar o novo líder em busca de uma trégua.

Mais notícias
Assine agora
TOPO