Agência Brasil

Projeto para acelerar privatizações será enviado ao Congresso em fevereiro

14.01.20 17:51

O governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para acelerar o processo de privatização e facilitar a venda de 300 empresas só em 2020. O texto será entregue em fevereiro, logo após o recesso parlamentar. Chamada de “fast track”, a proposta vai permitir a inclusão automática de empresas no Programa Nacional de Desestatização, além de simplificar o processo de contratação de consultorias e escritórios de advocacia.

“Queremos encurtar prazos. Hoje, contratar uma consultoria pode demorar até quatro meses”, explica o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar. A meta do governo para este ano é vender 150 bilhões de reais em participações do governo em estatais. O valor inclui empresas controladas, subsidiárias, coligadas ou de simples participação. Os estudos prévios de privatização poderão ser feitos pelo BNDES ou pela Secretaria de Desestatização do Ministério da Economia.

Mattar afirmou que a meta do governo é aprovar este ano a privatização da Eletrobras. Ele garante que a equipe econômica trabalhará “para sensibilizar os congressistas”. Já a venda dos Correios (foto) deve ficar para o fim de 2021. “É um processo com muito mais complexidade”, justificou o secretário.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Difícil demais. Neste quesito a sociedade como um todo pensa igual ao slogan da Petrobrás, "o petróleo é nosso". Nosso de quem cara pálida? Só se for dos petistas, aí faz sentido. O pobre brasileiro não tem hospital, segurança e nem emprego, mas resiste a privatizar. Ele não entende a relação direta de estatais nesta falta de horizonte no longo prazo. Mas o pior está por vir, Lula ainda volta. Aí adeus Brasil

  2. Excelente iniciativa para acelerar as privatizações de 2020. Contudo o governo n8pode perder de vista as paquidermes Petrobras e Caixa.

    1. Leao, leia a notícia abaixo, sobre a quebra do banco venezuelano, no qual a Caixa Econômica Federal investiu pesadamente durante o governo do PT...Mesmo assim ela deu lucro, mas NOSSO dinheiro foi para o ralo do Maduro.... e de alguns petistas, com certeza. PRIVATIZAÇÃO JÁ!

    2. Se dão lucro, melhor! vendam mais rápido ainda. Ambas foram instrumentos de corrupção nos governos do PT. Pode acontecer novamente em outros governos(nesse parece que não!). Privatização já. Só cabeça de bagrenao entende isso!

    3. Leia os últimos balanços da Petrobras e da Caixa. Se ainda achar que são paquidermes, é pq vc tem o cérebro de um paquiderme.

  3. O grande problema do Brasil está no Congresso Nacional onde deputados e senadores estão fazendo o possível e o impossível para atrapalhar as ações do executivo. Querem o protagonismo, mesmo que para isso promovam o atraso. Estão se lixando para p Brasil e os brasileiros. Sem dúvida estamos na pior legislatura já vista no país. Fruto da política do toma lá, da cá dos governos de esquerda. Todas as fichas de um futuro melhor nas próximas eleições. Que os eleitores sejam mais conscientes.

  4. Se não conseguir vender, pode doar. Ainda assim é lucro certo. Empresa estatal é local de conchavo de político corrupto. Dá-lhe, Mattar! Dá-lhe, Bolsonaro!

  5. com a internet, os serviços dos Correios ficaram inoperantes. se dependesse dos Correios para pagar minhas faturas teria que reservar recursos somente para pagar os juros, devido ao atraso que elas chegam, as vezes por mais de vinte dias da data de vencimento.

    1. Gilson , então vc não mora, se esconde, pois eu recebo correspondencia dos Correios sempre com muita eficiência.

    2. As privatização dos Correios tem que seguir o modelo da Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, França, para falar de alguns: são companhias estatais. Mas, com gestão, eficiência e respeito ao e pelo cliente-cidadão. Os Correios no Brasil pode transformar-se como a DHL, que é uma estatal.O Japan Post é eficiente como a DHL ou FEDEX. E FAZEM MUITO DINHEIRO NO COMÉRCIO ELETRONICO, nacional ou intl.Despetize,tirem cabides e use os bons que já existem.É uma ativ.estrategica.

  6. São, prioritariamente atribuições do governo, Segurança, Saúde e Educação. O resto, deixe que a iniciativa privada toma conta com muito mais eficiência. Estatais são meros cabides de empregos de uma classe privilegiada, improdutiva, irresponsável e com emprego até a aposentadoria, também diferenciada da dos aposentados da iniciativa privada. Que se privatize tudo, tudo!

  7. Esperamos que esses congressistas tenham renovado suas forças e boas intenções, e voltem com ímpeto para destravar este país.

  8. Num arroubo imprevisível de racionalidade, é possível que o País modernize a burocracia, reforme o sistema político e deixe de chamar de partidos políticos um punhado de grupos de interesse (e meras legendas de aluguel). O contribuinte, ao adotar a persona de Davi-Eleitor munido de seixos e estilingue contra o Golias do status quo, há de combater um verdadeiro exército parasitário de ocupação, que oferece bens e serviços públicos tão precários, impondo, pari passu, uma carga tributária absurda.

  9. Os esquerdistas não querem largar as benesses das estatais, pois quem paga a conta da roubalheira, somos nós pagadores de impostos.

  10. Ouçam a grita de escribas subsidiados contra a 'privataria'. É o pessoal que se calou enqto se assaltava o erário, se estupravam fundos de pensão e se convertiam estatais e paraestatais em vacas leiteiras de caciques do quadrilhão multipartidário. Não basta drenar a burocracia. O sistema político está inchado. São 3 senadores por estado no Brasil e 2 nos EUA; 513 deputados federais em BSB versus 435 em Washington; 11 titulares no STF e 9 Justices na Suprema Corte (com seus 400 servidores).

    1. Eu não conhecia essas informações, Getúlio. Obrigado. 👏👏👏👏👏👏👏

    1. Esse processo é fundamental. Muda tudo e vai colocar o Brasil no caminho certo

Mais notícias
Assine agora
TOPO