TCU

Prevendo prejuízo ao BNDES, TCU vai investigar transferência da JBS para o exterior

26.07.20 12:17

O Tribunal de Contas da União abriu uma investigação para apurar eventual prejuízo ao BNDES em razão de uma possível transferência de ativos da JBS para Holanda ou Luxemburgo. O ministro Aroldo Cedraz (foto) acolheu representação aberta por deputados federais integrantes da CPI do BNDES. De acordo com técnicos da corte de contas, a mudança para a Europa pode inviabilizar que a companhia dos irmãos Joesley e Wesley Batista repare um prejuízo de 3,3 bilhões de reais em análise no tribunal. 

Na decisão, Cedraz pediu para que a JBS e o próprio BNDES fossem ouvidos. Auditores do TCU que examinaram o assunto dizem que funcionários do banco se omitiram na defesa dos interesses da União ao saberem da possibilidade do dano. O banco, dono de 21,3% das ações do frigorífico, não renovou o acordo de acionistas que tinha com a empresa até o final de 2019. 

Cedraz quer que o BNDES esclareça quais medidas foram tomadas para “acautelar o patrimônio do sistema BNDES contra o perigo de dano apontado pelo TCU advindo do risco da perda de jurisdição sobre ativos da JBS”. O ministro pediu também à CVM que encaminhasse a cópia do processo administrativo em curso no órgão para tratar da transferência da JBS para o exterior.

O TCU pediu que se manifestassem, ainda, as forças-tarefa do MPF nas Operações Greenfield, Cui Bono, Carne Fraca e Bullish — que investigaram a companhia — sobre as providências adotadas para garantir que a JBS devolva o prejuízo causado aos cofres públicos. Inicialmente, a área técnica do TCU havia solicitado o bloqueio cautelar de ativos da JBS no montante de 3,3 bilhões por um ano, mas o pedido não foi acolhido por Aroldo Cedraz.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esses picaretas deveriam estar mofando na cadeia faz tempo. Abusaram e ainda continuam abusando. Bloco tem seus produtos (seara, friboi, faixa azul, etc)

  2. Que demora esta novela do BNDS. E como é possível que esses jecas Joesley estejam soltos, depois de uma delação tão mequetrefe??

  3. Roberto Jefferson diz que Ricardo Saud apresentava Edson Fachin no Senado. Como então o mesmo Edson Fachin hoje em dia é o Ministro responsável pela validação ou não da delação da JBS . Por que não declarou-se impedido se é suspeito .

    1. Tristeza ao constatar que suspeição e impedimento de juiz virou letra morta dos códigos legais, coisas fora de moda, do tempo em que um fio de bigode selava compromisso... palavra dada era tudo!

  4. PF aponta indícios de corrupção por ministros do TCU e senadores em Angra 3 Relatório cita o nome dos ministros Raimundo Correa e Aroldo Cedraz, do filho dele, Tiago Cedraz, e dos senadores listados Jucá, Renan e Lobão. Todos negam acusações

Mais notícias
Assine agora
TOPO