Adriano Machado/Crusoé

Presidido por Salles, Conama revoga regras que protegiam manguezais e restingas

28.09.20 15:01

Presidido por Ricardo Salles (foto), o Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, revogou nesta segunda-feira, 28, resoluções que delimitavam áreas de preservação permanente em manguezais, restingas, dunas, praias e no entorno de reservatórios artificiais e de lagoas.

As normas, que valiam desde 2002, impediam o uso dos recursos naturais das áreas. Com a revogação, dizem especialistas, abre-se espaço, por exemplo, para a ocupação de mangues para a criação de camarão.

O Conselho ainda derrubou uma outra resolução que determinava critérios de eficiência de consumo de água e energia para que projetos de irrigação fossem aprovados e liberou a queima de lixo tóxico em fornos usados para a produção de cimento.

As mudanças ocorrem no momento em que o governo tem amplo controle do órgão. Em maio, a gestão Ricardo Salles reduziu o número de entidades da sociedade civil no Conama. O colegiado, que tinha 96 conselheiros, passou a contar com apenas 23 membros titulares.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO