Câmara dos Deputados

55 emendas contra a carteira de estudante gratuita

06.10.19 15:35

O PCdoB apresentou 55 das 163 emendas à medida provisória 895, que acaba com a exclusividade da União Nacional dos Estudantes, a UNE, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a Ubes, na emissão de carteirinhas estudantis.

O volume deixa clara a preocupação da legenda com o esvaziamento das entidades que controla há mais de duas décadas. O líder do partido na Câmara, Orlando Silva, e o deputado Renildo Calheiros (foto), irmão de Renan Calheiros, são alguns dos principais autores de emendas do PCdoB.

A MP lançada no início deste mês pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, acaba, na prática, com uma das principais fontes de financiamento da UNE e da Ubes — as duas entidades cobram pela emissão das carteirinhas de estudante. O valor é de 35 reais, mais o frete.

A medida provisória prevê a emissão gratuita por um aplicativo baixado em aparelhos celulares. Para quem quiser um documento físico, a Caixa Econômica Federal emitirá sem cobrança. O texto, contudo, não proíbe as entidades estudantis de continuarem emitindo os documentos.

Mesmo se o privilégio for mantido, o PCdoB e as organizações estudantis podem sair prejudicados. O eleitorado mais jovem não ficará satisfeito em saber que as entidades que deveriam representá-lo e facilitar seu acesso a eventos culturais cobra por um serviço que poderia ser de graça. E ainda por cima, à custa de uma burocracia que poderia ser eliminada com um aplicativo de celular.

Bolsonaro, quando assinou a medida provisória, a chamou de “MP da liberdade estudantil”, dizendo que quem perderia com a inovação seriam apenas “movimentos de estudantes que não estudam, ligados a partidos políticos”.

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  1. A esquerda brasileira está na contra mão da história! Sempre querendo "dinheiro" fácil, a atual situação do Brasil na EDUCAÇÃO tem a marca dessa esquerda asquerosa, que só quer o bem de seus dirigentes, estudantes e País que se dane! Vejam como são, ouvindo o Deputado Freixo querendo a liberação do uso de drogas em todo Brasil!

  2. Pq não pode ser criada uma plataforma cujo objetivo seja um processo contínuo de desenvolvimento e adaptação às necessidades do mercado de trabalho no futuro e a formação de mão de obra no presente? Pq esta não pode ser parte de um sistema que integre diferentes agentes e entidades que realizariam funções diversas visando criar um ambiente dinâmico de ensino e aprendizado, agindo de forma autônoma, mas coordenada, cooperativa e colaborativa?

  3. Pq as entidades não podem utilizar sua capacidade de mobilização e converter isto em eventos patrocinados voltados para enriquecer a experiência acadêmica e profissional dos estudantes? Pq não podem engajar os pais nestes eventos e incentivá-los a levar os filhos, mesmo que pequenos? Tecnologia é algo que tem grande apelo começando por crianças, não deveria ser difícil atrair pais querendo propiciar aos seus filhos experiências mais ricas para que eles aprendam desde cedo a criar e gerar valor.

  4. Deveria haver pelo menos um time técnico para cuidar das questões de implementação dos apps e novos sites da Ubes, outro time para conversar com os estudantes e outro time para conversar com as empresas. Em uma fase inicial poderia ser só o time do app, mas isto teria que ser desdobrado conforme o processo cresce. Conforme o processo avança e as hipóteses vão sendo descartadas e refeitas, deveria começar a se formar um casamento entre as partes, UNES e UBES, Estudantes e terceiros.

  5. Com a ideia de um app na mão e se pegando o que já existe dos sites da entidade, aí seria possível começar a se repensar como a "marca" e o "modelo de negócio" UNE e Ubes deveria ser reestruturado e reposicionado no "mercado". Uma vez estabelecidas as hipóteses do que pode ter apelo junto aos "usuários" (estudantes), aí elas seriam testadas junto a eles. Se for possível se engajar empresas no processo, então as hipóteses deveriam levar isto em consideração.

  6. A carteirinha não devia custar nem 5 reais para ser confeccionada, mas era vendida a 35 reais se qq concorrência. Se fosse assim, seria lucro de pelo menos 30 reais (margem de incríveis 85,7%, separando margem da carteirinha com a da entidade, que gasta o dinheiro em um monte de coisas que nada tem a ver com a carteirinha). Que negócio no mercado paga isto? Com um time de 10 pessoas no máximo já deveria ser possível se esboçar um app, não precisa ser bom nem bonito, só precisa começar.

  7. Para os estudantes há claramente um ganho (só para demonstrar como a lógica dos marxistas é na verdade monopolista, pois lá no fundo eles só encontraram uma foram de vender monopólio travestido de bondade, que basicamente consiste em dizer que o setor privado é mau, que o lucro é mau e eles são bons, pq o cidadão paga mais caro, mas ou não tem lucro ou então este fica para o Estado, basta ver a carteirinha, não era lucro, mas receita a ser convertida em prol da sociedade).

  8. É possível que seja feita alguma parceria com o MEC para viabilizar alguma opção ou serviço para os estudantes que não tenha relação com carteirinha de estudante? Veja, que o fato de um serviço que era cobrado passar a ser gratuito libera o orçamento dos estudantes para algum outro tipo de serviço que não estava sendo oferecido por valor igual ou maior, ou seja, aumentará o valor que eles receberão, que agora é CARTEIRINHA DE ESTUDANTE + VALOR DO OUTRO SERVIÇO.

  9. Se nem o PC do B, nem a UNE, nem a Ubes querem ficar queimados, então que provem que estão se evoluindo e se adaptando a nova realidade. Não há dentro da entidade gente que já possa trabalhar em um desenvolvimento de aplicativos de ambas em um projeto colaborativo? Não há como aproveitarem isto para se aproximarem de seu público e obterem junto a eles o que eles gostariam que o aplicativo tivesse? Isto tudo vai levar tempo e ajustes, portanto, não é necessário nada grande e complexo de início.

  10. E como o monopólio da UNE e da Ubes prova, onde há estagnação, o processo de criação e geração de valor morre, pois a remuneração dos produtos e serviços não vêm do valor oferecido, mas da imposição e compulsoriedade. Portanto, não há qq incentivo em se melhorar a qualidade dos serviços oferecidos (esta na verdade se transforma em uma grande desculpa para se inchar mais ainda a máquina, mas o que se observa é que quanto mais gente entra, mais o custo por trabalhador aumenta).

  11. Dentro da lógica da oferta e da demanda, um trabalhador não deveria almejar ficar estacionado o resto da vida no mesmo emprego, mas sempre buscar se mover em direção ao uma posição que lhe proporcione maiores benefícios, não só salário (não importa se é dentro da mesma empresa ou no concorrente). A mobilidade dentro de um mercado de trabalho certamente atua em favor da elevação das remunerações e não o contrário. Estabilidade no emprego é luxo que só servidor e empregado público pode ter.

  12. Deveria ser interesse tb das empresas financiar e patrocinar este tipo de iniciativa sem qq expectativa de lucro, mas dentro de uma racionalidade de sustentabilidade e formar a mão de obra da qual prescindirão no futuro. Para se incentivar o empreendedorismo e a inovação não há idade, a conhecimento acerca do processo de geração de valor só contribui para dar ao indivíduo uma condição de elevar o valor que ele pode produzir e obter para si.

  13. Não é possível se pedir que à UNE e à Ubes se integrem em uma mentalidade de saber gerar valor se elas próprias não sabem nem são capazes de fazer isto. Há uma necessidade de se casar as necessidades do mercado com os conhecimentos, capacidades e habilidades da mão de obra. Para fazer isto é necessário que haja uma intermediação entre empresas e estudantes, mas é óbvio que um estudante sozinho não fará isto, melhor seria se uma União destes estruturasse e desenvolvesse o processo.

  14. Como é possível já se começar a mudar a lógica estática do sistema e ensinar estes jovens a criar valor. Hj basta que um indivíduo tenha algum conhecimento de inglês, uma ideia na cabeça para colocar um site no ar, uma página de Facebook, um canal no Youtube e começar a gerar alguma renda. Um sujeito na Índia ou em outro lugar do mundo pode "roubar" o emprego de alguém em um ponto completamente distinto do globo terrestre, vão parar isto como? Impedir empresas de contratarem serviços de fora?

  15. O valor que geravam era decorrente de uma dificuldade, o que basicamente constitui o verdadeiro poder de um monopólio, forçar os outros a comprar o seu produto ou serviço. Qual é o perfil dos estudantes que acessam as páginas na internet, quais os interesses deles, as preferências, as necessidades? Faixas de idade, sexo, renda, região, escola onde estudam, cursos que fazem, vídeos que veem no youtube, páginas que visitam no Facebook, artistas que gostam?

  16. Foi assegurando a exclusividade do fornecimento de carteiras de estudante e a cobrança de uma taxa que elas se viabilizaram financeiramente. Se o serviço podia ser gratuito, então pq ele deveria ser cobrado? Mais espantoso é que em 2019 nenhuma das duas entidades têm aplicativo de celular para se comunicar com os estudantes. Ou seja, o monopólio do qual desfrutavam só contribuiu para que elas simplesmente ignorassem sua audiência e não fizessem nada para conhecê-la.

  17. A primeira diferença brutal entre um trabalhador e um capitalista não é a propriedade dos meios de produção, mas sim o conhecimento sobre o que gera valor para os consumidores. Sem isto, nem todo o capital do mundo seria suficiente para assegurar o sucesso de um empreendimento, especialmente quando se sai das indústrias de matriz extrativista. A maior prova de que a visão que prevalece na UNE e na Ubes é estática, e monopolista, está que até hj elas se sustentaram por meio de um monopólio.

  18. Se negócios e empresas não estão seguros em suas posições, como é que um trabalhador pode estar? Dentro de uma visão de mercado, a primeira coisa que empresas fazem é gerar algum valor para seus consumidores, pq se não for assim, eles compram de outra empresa que gere. Portanto, a primeira coisa que um capitalista minimamente decente deve fazer é saber gerar valor para seus consumidores, sob pena de ser expulso do mercado.

  19. Dentro da lógica mecanicista, um trabalhador realmente não sabe qual é o real valor do seu trabalho. Do contrário, ele exigiria o pagamento em termos de quantidade produzida e não de um soldo. Quem aceita um salário fixo é pq não quer correr o risco de chegar no mercado e dar com a porta na cara, pois toda empresa, grande ou pequena, está sujeita a isto. Não é isto que a Amazon demonstra, empresas que pareciam sólidas e sem concorrentes evaporaram com a chegada de um competidor superior.

  20. Ninguém é insubstituível, mas as novas demandas e desafios deveriam no mínimo levar a uma reflexão sobre como se dará a formação e treinamento de profissionais no futuro. Indivíduos não deveria mais ser treinados para repetir sem aprender, mas para serem capazes de replicar processos estabelecidos, desde que em um grande número de possibilidades e variantes. Sobretudo, eles deveriam ser treinados para entender qual o valor real de seu trabalho.

  21. Esta seria na verdade uma forma mecanicista de se enxergar a formação profissional de um indivíduo, uma espécie de autômato humano programado para fazer sempre as mesmas tarefas. Não surpreende que os seres humanos estejam sendo substituídos por robôs. E se um indivíduo pode ter sua função assumida por uma máquina, então o trabalho que ele realizava deveria ser realmente calculado somente em termos da subsistência dele e nenhum valor a mais, pois ele era facilmente substituível.

  22. Pq tudo isto? Pq tudo o que foi escrito anteriormente parece se encaixar na visão do PC do B, da UNE e da Ubes, eles ainda operam em em uma lógica de relações de trabalho estático, apesar de esta não parecer a visão de Marx, pois mesmo que ele não tivesse apreendido o processo em todas as suas dimensões, ele criticava a alienação do trabalho. O que pode ser mais alienante em termos de trabalho do que um indivíduo ser treinado para executar sempre as mesmas tarefas?

  23. O fator tecnologia trabalha para reduzir o fator trabalho, já que este é um dos elementos básicos por trás dos ganhos de escala e da redução de custos, inclusive daqueles advindos da necessidade de menos mão de obra. Não fosse assim, o sistema capitalista tenderia ao monopólio e ao pleno emprego. Talvez fosse esta a visão de Marx, se fosse assim, então ele não conseguiu realmente entender o papel da tecnologia, e do conhecimento, dentro de todo o processo.

  24. O que ocorrer é que este processo não é tão simples, quanto maior a escala, maior tb se torna um espécie de efeito borboleta na gestão e administração de uma grande máquina ou sistema produtivo. Variáveis cujo peso parecem insignificantes podem na verdade ter um grande efeito sobre a sustentabilidade de um negócio e as taxas de lucro. Portanto, em um sistema capitalista, não é a propriedade dos meios de produção o fator principal para definir a taxa de lucro, mas a detenção de conhecimento.

  25. Não é questão de certo ou errado, bem ou mal, mas de detenção do conhecimento necessário para que se realize um determinado processo, a propriedade dos meios de produção é só parte de uma equação muito maior e mais complexa. Fosse assim, bastaria dar crédito a qq ser humano na face da Terra para se quebrar o "monopólio" dos capitalistas malvados. Com acesso à capital, qq indivíduo poderia contestar um capitalista e obter para si uma fatia dos lucros em qq indústria.

  26. Um pequeno grupo de indivíduos pode se valer sem concorrência alguma das técnicas e princípios da gestão e da administração para construir imensas fortunas. A matemática, a razão, a estatística e a probabilidade foram demonizadas pq seriam campos de conhecimento menos "nobres" e "cruéis", são refratários à subjetividades, apesar de não totalmente imunes. Não foi a propriedade dos meios de produção que deu aos capitalistas sua condição, mas a compreensão e aplicação do processo capitalista.

  27. É curioso que Marx ao definir o conceito de luta de classes só atuou para reforçar a existência de pelo menos duas classes distintas: o proletariado e a burguesia. Um proletário jamais deveria se transformar em burguês, pois isto consistiria em uma certa perda de sua "pureza" e "honorabilidade". Como a lei da oferta e demanda diz, se há menos oferta e mais demanda, então o preço obtido é maior, neste caso, o lucro. Menos capitalistas em um mundo cheio de carências viram seus lucros multiplicarem

  28. Não foram os capitalistas malvados os principais responsáveis por alijar o trabalhador do processo de acumulação, mas exatamente aqueles que diziam defendê-los. Um trabalhador deveria investir na bolsa de valores para se valer do princípio da acumulação embutido por trás dos pagamentos de dividendos, distribuição de lucros e valorização do capital de uma empresa? Claro que não, isto era coisa de capitalista malvado, o bom trabalhador se junta aos seus para botar fim ao processo de acumulação.

  29. Estando estabelecida ideologicamente a relação de classes, criou-se um imenso curral de mão-de-obra que podia ser "explorado" por todos aqueles que não se sujeitavam à condição de empregado. Sabe-se que dentro de uma lei de oferta e demanda, que quanto maior a oferta e menor a demanda, menor seria o preço de algo, neste caso, do salário. Enquanto para o capitalista funcionava a lógica da acumulação, ao trabalhador restava a lógica do consumo e da subsistência.

  30. O indivíduo ainda deveria ter garantia de um posto de trabalho e uma remuneração. Dentro desta racionalidade, o marxismo foi na verdade o maior sócio do capitalismo, uma vez que o conceito de classe social simplesmente sedimentou que havia os capitalistas malvados e os trabalhadores. Portanto, nenhum trabalhador que se prezasse jamais deveria tentar se transformar em um capitalista malvado, sob pena de cometer um grande pecado e ato de traição a todos os trabalhadores do universo.

  31. Claro que exceções havia, mas não para o bem e sim para o mal, um indivíduo sem um ofício definido teria uma trajetória errante e recheada de incertezas. A Revolução Industrial já representou uma quebra com o modelo estático, pelo menos no que tange à garantia de uma posto de trabalho, a freneticidade do Capitalismo não condizia com o ritmo dos sistemas produtivos pré-revolução. No entanto, a mentalidade que existia prevaleceu e recebeu um grande impulso dado pelo marxismo.

  32. Em um contexto de cenário braçal, a elas não restaria muitas opções a não ser mães e donas do lar. A Revolução Industrial e o advento do Capitalismo quebram esta lógica, não de imediato, pois era necessário que um amadurecimento do processo. Dentro desta perspectiva, os atuais modelos educacionais são originários de um sistema que via o emprego ou posição de trabalho como algo estático, um indivíduo deveria aprender um ofício, exercê-lo por toda a vida e morrer.

  33. Ao longo da história da humanidade é razoável se supor que a regra geral era posições fixas no "mercado" de trabalho. Não havia escolas e a expectativa de vida era extremamente baixa se comparada com os dias de hj, um indivíduo aprenderia seu ofício de acordo com as condições da época determinassem, um filho aprenderia com seu pai, um órfão com quem desejasse explorá-lo ou por ele tivesse alguma compaixão ou apego, situação que seria mais restrita ainda para as mulheres.

  34. Para essa gente trabalhar causa arrepios!!! Vão trabalhar, fazer algo de útil pelas pessoas que trabalham ou que gostariam de trabalhar seus parasitas, seus vermes malditos!! Esquerdopatas vagabundos!!!

    1. Verdade essas entidades ditas estudantis os que dirigem não são estudantes são ativistas político comunistas e mais nada vivem as custas dos verdadeiros estudantes

  35. Acho q bolsonaro fala muita besteira e raramente acerta, mas, dessa vez, ele tem td razao. Era um absurdo cobrar aquele valor. Qual sua aplicacao? Quem auditavva? Pq a escola nao pode dar a carteira de graca?

  36. Interessante: contra a carteira grátis e a favor de uma universidade grátis para alunos ricos.Existe um viés capitalista na esquerda brasileira.Isso é bom!

  37. Apoio incondicionalmente a medida do Presidente Bolsonaro. Temer iniciou a liberação das pessoas com a Reforma Trabalhista e término da infame Contribuição Sindical. Bolsonaro está libertando os estudantes da cobrança de Carteira do Estudante. Pra frente é que se anda.

  38. Qual a dimensão de um partido político (?!) que vive e se alimenta da emissão de carteirinha de estudante? Essa gente não pode ser séria.

  39. De certa forma é bom. Que sirva de lição a esses garotos "boi de piranha". Isso é o comunismo tropicalista!!! Pensem melhor antes de saírem na rua alardeando coisas que desconhecem!!!

  40. É muito bom ver a enorme picaretagem chamada UNE sendo impedida de fazer dinheiro fácil para apoiar Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, tudo isto em nome da democracia, coisa que eles se seus asseclas sempre desconheceram.

  41. A medida do Presidente Bolsonaro foi acertadíssima! Precisamos retirar o que é desnecessário. Acabar com o dinheiro fácil para alguns e suado para a maioria. Apesar de medida simples com o avanço digital, vai marcar uma tre

  42. Os vermelhos não largam o osso de jeito nenhum. Carniceiros dos infernos. Só pensam em viver na jugular dos contribuintes feito vampiros.

  43. Uma pena que o link dessa matéria não possa ser aberto por não-assinantes da Crusoé! A revista deveria permitir a abertura de uns três ou dois links, talvez, afim de que matérias assim informassem e atraíssem mais leitores.

    1. De acordo! Este tema merece a maior divulgação de nossa parte.

  44. O melhor termômetro de uma medida é saber a reação dos partidos esquerda, se são contra é sinal de que a medida é boa para o povo e para o país.

    1. Verdade cristalina. Se a esquerda estiver esperneando é porque a medida é boa pra população. Perfeito.

  45. Excelente, a democrática medida do governo Bolsonaro! Sou professor de uma universidade federal e posso garantir que na instituição em que atuo, o chamado "movimento estudantil" vive às custas de esquemas como esse, não representa a maioria absoluta dos estudantes e ainda funciona como correia de transmissão político-partidária que visa a supressão completa da autonomia universitária.

  46. Essa gente está preocupadíssima, logo a medida de Bolsonaro foi ACERTADA!!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  47. O que a esquerda quer é exatamente isso: um sistema bem inchado e cheio de burocracia, para empregar um monte de esquerdista sem talento.

  48. Quem deveria emitir as carteiras de estudantes deveriam ser as escolas e universidades e elas deveriam ser gratuitas. Erra o governo federal em criar mais uma função centralizadora para ele e erram as organizações estudantis que ainda pouco fazem pelos estudantes.

    1. Errado. Sob a sua perspectiva podemos dizer que a qualidade dos serviços prestado pelo governo federal é péssima. Ele deveria cuidar de outra coisa amigo. Sem chance. Mais uma iniciativa baseada em vingança do governo do Messias.

    2. Escolas e Universidades tem que cuidar de outra coisa amigo. Preciso responder o que ?. A qualidade do ensino já é péssima na maioria das instituições de ensino. E ainda colocar isso a cargo delas? Sem chance. Excelente iniciativa do Governo.

  49. O presidente Bolsonaro está ABSULATAME certo, os esquerdopatas não querem perder esses milhões que entra na conta desses canalhas usurpadores .

  50. A hora que precisarem!!! Médicos cubanos: vão em frente!! Pra mamãe, pro papai, et: pra vc também!! Querido aluno marxista!! É a solução, quem sabe...., pra vc também!!

  51. Na Suíça, os partidos comunistas foram expulsos em 1818. Por isso ensinamento estudantil e democracia vão muito bem. E no Brasil, quantos partidos comunistas tem? E para que?

  52. Um fator de extrema importância é a extinção da fraude na emissão das carteiras estudantis, pois ao enviar o pedido de emissão da mesma, os dados serão checados no banco de dados e assim teremos a asfixia desses grupelhos e antros de corrupção com a confecção sem custo e sem desvios éticos. Tb tem a possibilidade dos espetáculos da classe artística (a maioria de esquerda) terem diminuição do preço dos ingressos, uma vez que a enxurrada de CE falsas forçavam o aumento do valor das inteiras!

  53. Inacreditável o virus da contradição que ha habita na cabeça de nossas esquerdas, como ele irão fundamentar a rejeição dessa concessão de gratuidade para carteira de Estudante. Absurdo maior, será se os estudantes apoiarem essa excludência e optarem pelo obrigatoriedade do pagamento.

  54. Pois é, agora é a hora de ver o nível de doutrinação das escolas, a influência política partidária sobre a juventude, brigam por centavos no transporte público e pagarão por carteira que poderia ser gratuita? Vamos ver a reação dos estudantes.

  55. Os jovens estudantes precisa cair na real e seguir a tradição herdadas da família, e se conscientizar sobre o futuro dele e dos filhos dele que virão, Tradição Familia Propriedade Liberdade e Fraternidade

  56. Pode até existir alguns comunistas que suam a camisa no trabalho honesto, não os conheço pessoalmente. Mas uma coisa é certa, esse pessoal do partidão, há décadas se escoram na classe que mais os apoiam que são pessoas de baixa renda e estudantes que não tem renda alguma. É a coisa mais vil, viver da exploração dos parcos recursos dos pobres. Esses são os comunistas do partidão.

  57. PCdoB, um pseudo partido comunista, onde o lema é "mamar" nos cofres públicos. Igualdade? Que se danem os pobres. O tal de Orlando Silva além de pé de chinelo, tem cara de pé de chinelo, né? Mas é ixxxxxperrrto! Lembram dos rolos que o homem já patrocinou? O que querem é tirar dinheiro dos jovens e sabe-se lá se "vendem carteirinha para não estudantes. E Calheiros então? Pelo sobrenome dá pra ver a honestidade de propósitos da "famiglia". Vem de "berço". Esses são os nossos "políticos". Vixe!

    1. Antes tinha Partido Comunista Brasileiro (PCB) e depois se dividiram para enganar o povo criaram o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) permanece como está e PCB trocou de nome para PPS e já trocou de nome Cidadania, o PCdoB criou o PT, e o PT criou PSB, Rede e PSOL, eles muitos criativos para permanecerem sempre para sugar o povo

  58. Bom, agora eu quero ver os estudantes que apoiam os partidos de esquerda que não tinham conhecimento desse fato continuarem a defender os movimentos estudantis.

  59. Os vagabundos das chamadas "esquerdas" não conseguem parar de explorar os pobres . Querem grana fácil . Insistem em manter seus privilégios a qualquer custo . Vão trabalhar sem-vergonhas !

  60. Nas torres e nos pratos do mal, em pleno Planalto, concentram-se os piores seres da Escuridão. Não serão poupados. No outro lado, onde a dama tapa seus olhos, os magos negros serão devorados por suas próprias iniquidades. Está escrito.

  61. Graças a Deus vamos acabar com mais uma palhaçada do "Lula Livre". ..a cada dia esta acabando o dinheiro publico para esquerdistas...Povo, por favor, tomem conciencia na hora de votar...se libertem da idade média.

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