Adriano Machado/Crusoé

Mourão quer esvaziar mais Onyx

21.11.18 07:30

Está longe do fim a disputa entre o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (foto), e o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão. Onyx vê suas funções no Palácio do Planalto paulatinamente sendo repassadas para o vice.

Mourão já ensaiou pegar para si a função de coordenar os outros ministérios, atribuição que seria da Casa Civil. A equipe do vice prepara um guia para futuros ministros. O general quer estabelecer um canal com a Esplanada.

Agora, o vice prepara mais uma tacada. Quer comandar um centro de governança que será criado dentro do Planalto, para acompanhar e avaliar o desempenho de projetos do governo. De novo, encargo que seria da lavra de Onyx.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Paradoxo, o líder é sempre liderado. Acredito mais que se trata de todos terem um alvo em comum e trabalharem para alcansa-lo com humildade. Teoria x prática.

    1. concordo.... parece que a Crusoé ta ficando sem assunto ....

  1. Essa Casa Civil tem histórico recorrente de problemas e imbróglios.Foi muito poder concentrado desde o tempo de Zé Dirceu!Poder em demasia atrai vaidades e luxúrias palacianas.Acredito que a divisão de atribuições fará bem para todos.Ademais, os Vices tem ficado muito à toa acabando por arrumarem problemas sem substância.É bom dividir as tarefas.É bom sim!

    1. Concordo em tese, contudo, qual a reação das centenas de servidores na Casa Civil, se acontecer de o Ministro publicar uma portaria totalmente ou parcialmente contraditória ao do Vice ? Qual atender? Pelo desenrolar dos acontecimentos isso é bem possível, pois eles não teem demonstrado um afinamento de comunicação. Ao obedecer um desobedece o outro, sendo a desobediência de ordem formal passível de processo administrativo. Em uma situação hipotética destas haveria certamente paralisia adminis

  2. A reportagem não está sendo justa com o próximo governo. O novo papel de cada ministério é atribuição de quem agora manda e para tal foi eleito. Não necessariamente a Casa civil deve ter a mesma função de governos anteriores, sobretudo os dos corruptos. O vice tem que ser mesmo o segundo a mandar na casa. Não é papel decorativo. A situação tem que ser diferente mesmo. Queremos e votamos por mudanças.

  3. Onix é da confiança de Bolsonaro. Não adianta criticar, pois ele tem muito a ajudar nos contatos com o congresso, coisa que o General ainda vai aprender.

    1. Concordo. Mas observo que acho Onix adequado, de perfil próprio para o contato político com câmara e Senado. Penso que Mourão não seria tão maleável nesse caso. Mas acho perfeito Mourão coordenar a governança junto dos ministérios. Ele é altamente capaz, é do tipo que cobra serviço bem feito, controla e ajuda. Essa central de governança é uma excelente sacada. Perfeito.

    2. É exatamente isto. Mourão tem capacidades diferentes e deve respeitar as de Onyx.

  4. Que fique com o o General Mourão. Protagonistas no poder! Ponto. E.n.t.e.d.e.r.a.m que o Brasil JÁ mudou??? Se não entenderam...vão entender!

  5. Em princípio, não enxerguei essa manobra. Entretanto, há certa coerência com esse pensamento. Na verdade, entendo pouco os meandros do poder e de suas funções.

    1. Não foi esta minha postagem. Entretanto, não me desqualifica mas me faz pensar que esse tipo de intervenção não é aceitável e, tampouco, honesto.

    1. Fica a cargo do leitor imaginar se, e onde, essa desavença irá estourar

    2. Precisamos confiar nas escolhas do Presidente e aguardar a engrenagem funcionar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO