Adriano Machado/Crusoé

O problema da segunda-feira

14.04.19 20:18

Duas reuniões já estão marcadas no início desta semana para discutir a decisão do presidente Jair Bolsonaro (foto) de suspender o reajuste de óleo diesel para beneficiar caminhoneiros.

A primeira será na segunda-feira, 15, com os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Minas e Energia, Bento Albuquerque, Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Agricultura, Tereza Cristina, e representantes da Petrobras e do Ministério da Economia. Na terça-feira, haverá  uma reunião mais ampla, com o presidente Jair Bolsonaro.

Integrantes da equipe econômica passaram o fim de semana tentando descobrir uma maneira de desfazer os efeitos da intervenção de Bolsonaro na política de combustíveis da Petrobras, que fez a empresa perder 32 bilhões de reais em valor de mercado na sexta-feira, 12, e ao mesmo tempo preservar a intenção do presidente de favorecer os caminhoneiros.

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  1. Se nada faz, gera greve e está contra quem o defendeu e elegeu. Se faz, está se metendo numa empresa de capital aberto. Nada está bem nunca. Agradar a gregos e troianos, não é fácil. Governar para o bem não é fácil. Os predadores estão esperando de bocas abertas, prontos para devorar os incautos. Nosso presidente sabe onde está metido, num ninho de cobras.

  2. Quando o PT saqueava (roubava) dia e noite a Petrobrás ninguém questionava os prejuízos causados a empresa! Agora, um pequeno adiamento no aumento do diesel causa um estrondoso alvoroço! Penso que os valores dos combustíveis não podem sofrer tantos aumentos baseados pelo mercado global. Temos a pior gasolina do mundo e também uma das mais caras! É hora do governo começar a rever esses aumentos desproporcionais a qualidade do produto!

  3. É incrível como o Bolsonaro, que deveria estar cumprindo as suas promessas de campanha fique perdendo tempo em bobagens. Como já escrevi muitas vezes, sempre que o Bolsonaro fala sai alguma besteira. E, depois de feita a besteira lá vem ele tentando consertar. Não seria melhor deixar de fazer a besteira, presidente? A folha corrida das asneiras que o Bolsonaro solta aumenta todo dia e, a cada aumento dela, diminui a credibilidade nele.

  4. Quanto custaria ao Pais uma nova greve dos caminhoneiros? Ninguém pensou nisso? Ou foi nisso que alguns pensaram? Continua o "quanto pior melhor"?

  5. Acho que qualquer um com no mínimo dois neurônios consegue entender como a política de preços da Petrobrás funciona, exceto o presidente Bolsonaro. Em matéria econômica, pode até mesmo conseguir a façanha de superar a incompetência proverbial do Dilmão ao sancionar sua condição de caudatário de um movimento que atua contra os interesses da nação.

  6. O capitalismo é bom, mas tem suas contradições: a Petrobras produz combustível que, ao ser consumido, produzirá riquezas que, em parte, será revertida aos acionistas. Caminhoneiros servem à Petrobras consumindo combustível e ao capitalismo transportando riqueza para sobreviverem. O Estado, majoritário na Petrobras, com o capitão tem que parecer liberal para os acionistas, nacionalista para os militares, religioso e intervencionista para evitar uma paralização de inspiração marxista. Tá difícil

  7. O Governo pode proteger os caminhoneiros de um aumento tão grande; porém, ele precisa assumir os prejuízos causados a Petrobrás e seus acionistas. Ele que encontre uma forma de compensar a Petrobrás. Os acionistas não têm nada a ver com isso e o Governo precisa respeitar a lei de oferta e procura para não prejudicar a imagem e oportunidade que o Brasil possa representar para o investidor de dentro e de fora do país.

  8. O presidente pisou nos tomates espalhados pelos caminhoneiros. Jogada sem efeito. Um tiro no pé. Demonstrou fragilidade no trato do assunto. Deu entender ser refém deles. Não duvido ingerência dos ministros militares na decisão do governo. A empresa é a cereja do bolo para eles. Ainda acham que o petróleo é nosso. Jargão lorota.

  9. Segundo o argumento Bozista, o Bozo está certo. A Petrobras é para servir os brasileiros. Então que cada brasileiro receba uma cota mensal de combustível como parte dos dividendos que nunca recebemos como acionistas majoritários da empresa. Porque o Bozo só quer dar benefícios e subsídios para alguns poucos? Tem que ser para todo mundo. Vamos para as ruas cobrar o que nos é devido. Combustível gratuito para todos. Afinal de contas a empresa é nossa. Vamos Bozo, mostre que você é um patriota.

    1. Tiago: Erro seu. Uma pessoa inteligente escolhe os melhores assessores e deixa elas trabalharem. Escolher pessoas boas e na hora de tomar decisões importantes não consultá-las indica que além de mostrar que a pessoa não é humilde, mostra também que a pessoa é burra. Bozo não é humilde, mas é muito burro. Nenhuma novidade para quem acompanha este governo.

    2. Os mesmos patetas que elogiaram a postura do Bolsoasno no caso serão os mesmos que elogiarão a mudança de opinião do honrado presidente!

    3. rapaz, não se precipite, aguarde a reunião. Se o Pr não é economista, ele foi humilde pra escolher pessoas competentes. Se estourar uma greve vc vai querer culpar o "bozo" tbm, não vai isentão?

  10. Não beneficiou caminhoneiros. Beneficiou o Brasil. Esta na hora de privatizar a Petrobras e deixar esse mercado livre, para concorrência, sem intervenção de governos, mas livre mercado, melhor para todos!

    1. O mercado está livre desde 1997, com a Lei nº 9.478, que quebrou o monopólio estatal do petróleo. Mas quantas empresas resolveram investir em refinarias no Brasil? Com tantas interferências do (des)governo, é melhor para Shell e outras comprar gasolina e diesel produzidos pela Petrobras ou importá-los (o que for mais compensador) do que montar uma refinaria, pagar um caminhão de impostos e ter que vender no mercado interno a preços artificiais.

    2. Bozo não é capitalista. Bozo é proto- capitalista nacionalista, uma visão tão arcaica de sistema econômica quanto o comunismo marxista-lenista.

  11. Parabéns Presidente Bolsonaro. Se a Petrobras pode vender gasolina e diesel para países estrangeiros a preço de banana, porque prá gente tem que ser tão caro? E se for autorizado a quebra do monopólio da Petrobras, ela vai enfrentar concorrência, como existe nos EEUU e vai perder receita também. Nos estudos da empresa tem que haver um para explicar porque a nossa gasolina é tão cara e o diesel, muito mais trabalhoso para a empresa tem o preço tão baixo.

  12. "Especialistas " amadores vcs não acrescentam, nem para o bem e nem para mal, absolutamente nada no mundo real BRASIL. Tudo balela

  13. Especialistas amadores kkk a Petrobrás resistiu ao maior assalto da história, ai esses míseros acionistas ficam esperneando, quando no mundo real o povo , ao qual eu faço parte, quer arroz e feijão no prato. Que se dane os especuladores e o nosso continuará inatingível com apoio do povo, caminhoneiros, Forcas Armadas e de segurança e mais ainda pq "agindo DEUS quem IMPEDIRÁ "

  14. Jose; QUANTO AO GUEDES. Sabe-se que ele está cansado e irritado (sua equipe idem). Ele é o esteio do governo JB. Ele não sairá, pois criou um compromisso com a Economia e o Mercado, e ficou responsável por isso. Perderia reputação e seria acusado de irresponsável, em parte, pela crise que viria. Esperemos que não tenha um infarto ou AVC. E esperemos que o BEQUE-DE-FAZENDA pare de chutar bolas para fora do campo (essa a minha cruel dúvida). Tenha um bom dia !!!

    1. Joshua: O Bozo não é Bozo sem canelada. Faz parte do show para manter os bozistas em permanente estado de êxtase.

  15. DRAGÕES: O detetive em mim desconfia que o comentarista Drusius (o melhor das Polianas, advogado e professor, inteligente defensor de JB, poderia ser 3 em 1. Seu codinome deriva de Nero Drusus Claudius Germanicus, um patrício da antiga Roma. Há também um outro menos assíduo de codinome Maximus Decimus, referindo-se ao general antigo romano Maximus Decimus Meridius; e há a Máxima, com menos consistentes colocações. Os dois primeiros escrevem igual. Pode ser 2 em 1 ou 3 em 1. Curioso, não...

    1. Estereotipar e desmerecer opositores não é digno de quem deveria ter um "Coração de Leão".

    2. Jose; sim ! A grande maioria que votou em Bolsonaro foi para evitar o mal pior (PT) e votou de forma condicionante, aguardando com forte expectativa que JB resolvesse com rapidez a emergência da Economia. Essa massa já dá fortes sinais de descontentamento e poderá mudar de bandeira rapidamente. Uma forma indireta de fortalecer ainda mais o Congresso (à parte ser odiado pela população). Não se esqueça que os políticos têm base eleitoral em seus rincões e medem a temperatura política da população.

    3. Bom dia, kkkkkk,. Estes bozistas. Estão usando a velha tática de multiplicação de egos para se mostrarem maior do que são. A minha hipótese é a de que os Bozistas são menos do que 5% da população. O restante dos votos do Bozo vieram de gente anti-PT, tal como o liberal aqui.

  16. Já sei o que vão fazer: vão estatizar o transporte por caminhões transformando todo mundo em caminhoneiros e desapropriando todas as empresas privadas de transporte rodoviário; e criando uma estatal chamada caminhãoBras...kkkkkkkkkk

    1. Massaaki san; você acordou com a corda toda. Sabe que eu não duvidaria de sua hipótese... JB é imprevisível...e ele adora soluções simplórias para problemas complexos; algo comumente chamado no país de puxadinho, gambiarra...

  17. DRAGÕES: dicas: eu me informo, entre outras fontes, em O Estadão, Valor Econômico, InfoMoney, Painel WW (William Waack). Procurem ler a entrevista de Fernando Schuler (cientista político do Insper) na Revista Exame e veja o vídeo do Painel WW com a opinião de Wiliiam Waack sobre a Intervenção na Petrobrás. Importantes.

  18. As reuniões programadas (conforme acima) têm o objetivo de tentar limpar o óleo derramado no mar por JB. E avaliar os danos que, já se sabe, foram grandes, aqui e lá fora. Esperemos que cessem os chutes do Jair BEQUE-DE-FAZENDA.

    1. Essas reuniões de avaliação de danos auto causados parece-me que já viraram rotina.

  19. E atrás desses acordos uni-laterais ou de blocos, ajustam-se monocraticamente nos porões, subsídios compensadores somente a bandidos e ORCRIMs. Como fazem com os trabalhadores depois de 1990. Dá-se o gás, o bolsa família e tira-lhe o resto, a saúde, a infraestrutura e a dignidade.

    1. Entremos no MinC principalmente na gestão Pimentel, e caminhemos pelas MG logo depois. O BRASIL é terra atrasada.

  20. Creio que assim como ocorreu com os veículos, com a telefonia, não se pode admitir monopólio, seja qual for a atividade, e mesmo como riquezas estratégicas o governo pode atuar com absoluta segurança com agências reguladora, inclusive pode ajustar nossa constituição para o bem do país. Não se pode vender os combustíveis para os países vizinhos com uma margem infima de rentabilidade e para o Brasil ou ao povo brasileiro que é o dono das riquezas, preços aviltantes - U$

  21. Jose, Catilinário, Marcos/Mc77, Anarquista, Noel, etc.... Dois times se formaram na Crusoé para os debates cotidianos. De um lado os Dragões (onde me incluo), de estilo crítico e combativo, porém do bem. De outro as Polianas, eternas otimistas do bem, que veem em JB um mito, de falhas abonáveis. Creio que ambos os lados desejam a plena felicidade do país (o essencial); para um deles, JB ainda entregará tal felicidade (plena); para outro, essa felicidade é duvidosa. CONTINUA...

    1. Joshua. Tô preocupado com uma coisa: Guedes tá p da vida. Corre risco dele pular fora. Será que ele pipocará agora? Se sair o Brasil quebra e será um Diabo que nos acuda. A Bolsa cairá e o dólar disparará para 7. Preços subirão e o caos se instalará. Bozo não segurará a ponta. Precisamos fazer uma campanha Fica Guedes! O Bozo pode passar, mas o Guedes precisa ficar.

    2. Joshua, estou dentro. Somente tenho pobre das pobres Polianas, Josefas e Tonicas. Elas são tão gentis, meigas e sinceras. Encomendarei uma dose extra de Lexotan para elas comemorarem o Edge Day.

    3. São passados 104 dias da posse de JB. Faltam 72 dias para o 25/06: The Edge Day.

    4. CONTINUAÇÃO: Assim, mesmo dando continuidade às contendas diárias, eu sugiro marcarmos a data de 25/06 para uma avaliação final do campeonato. E, com aceitação de ambas as partes, a conclusão se JB já garantiu o caminho da felicidade ou não. Na época já se saberá a que ele veio de fato. Tal data é sugestiva, pois foi em 25/06/1876 que o voluntarioso e açodado Custer (entre outros predicados nada lisonjeiros), levou uma fubecada final em Little Big Horn. Interessante, vocês não acham...

  22. Tem que haver uma explicação L.ó.g.i.c.a para a tabela dos combustíveis! Não é possível!!! O povo não agüenta mais! Ouvi uma mocinha dizer q só vive de bolsa família pq se pagar 4 onibus pra fazer 1 faxina, levar marmita e pagar vizinha pra tomar conta do filho , não compensa trabalhar! Tem algo muito errado no preço de combustíveis e transporte público no país!!

    1. Caro Rodrigo, se JB continuar cedendo a pressões de classe, não vai sobrar muita coisa para privatizar.

  23. Segunda-feira, o Presidente e sua equipe devem falar com clareza, não apenas aos caminhoneiros, mas a todos nos brasileiros. Lembrar que não se recupera a economia de um pais cedendo a pressão desta ou daquela categoria, que o apoio desta categoria e de da maioria dos Brasileiros ao Presidente foi justamente para mudar este tipo de coisas, ha que haver soluções que, se não ideais, sejam menos danosas a nossa economia, a credibilidade do governo e, in casu, a saude financeira da PETROBRAS.

  24. Continuo achando curioso o cenário. Dúvidas: havia uma diretriz para majorar as etiquetas na BR? JB sabia, ou tinha acertado antes com o presidente da empresa? Se não, como é que o CEO viaja e alguém passa a mão na maquininha e reajusta preço? Quem são as pessoas que tem atribuição no assunto? São deste Governo, ou são filhotes dos petralhas? Mais: caminhoneiros e donos de empresas estão cobrando e recebendo o frete acordado ano passado. Qual a queixa? Não é tudo muito azeitado e sincronizado?

    1. O presidente da Petrobrás indicado pelo JB (ou Guedes, não lembro) esta a mais de 3 meses no cargo. Se a maquininha de preço esta na mão de petralhas ainda seria o caso para "justa causa".

    2. Exatamente o que escrevi acima, em outras palavras...

  25. Votei no bozo. Esperava um gov menos medíocre. Mas é tbem verdade q não prometeu melhorar a vida de ninguém nem de interferir na petrobras. De certa forma vem cumprindo o q disse, gostemos ou não. Se antecipou-se a uma greve, tanto melhor, se cedeu antes de te-la, pior ... mas é do feitio dele. De todo modo alguém tem de explicar pq um aumento de 5,7./. O tal mercado fica gritando q perdeu 32 bilhões, mas tbem não acende uma vela quando ganha 50. O q precisa é equilíbrio e previsibilidade

    1. E não teremos nunca mais nenhuma segunda-feira VERMELHO 13. O espectro jamais identificou o vermelho com esse numeral fatídico. Pra frente....

  26. O Presidente agiu corretamente. Em um momento desse era tudo o que os ESQUERDOPATAS queriam, uma greve dos caminhoneiros. A perda política do governo seria muito maior. Essa medida rápida e inteligente IRRITOU os ESQUERDALHAS que nunca estiveram preocupados com o Petrobrás. Todos sabem. O Presidente agiu rápido e com autoridade, exigindo explicações do porquê do aumento do combustível. Cresceu ainda mais o conceito dele perante os cidadãos que querem, REALMENTE, o bem do BRASIL. Parabéns Jair.

    1. Bolsonaro acovardou-se. Classe nenhuma pode controlar o preço dos seus insumos. Se queremos uma economia de livre mercado, a regra é clara, o.mercado.se auto regula.

    2. A Petrobrás era a oitava empresa no mundo e após o saque petralha despencou para a posição 400 e alguma coisa. Realmente, JB é responsável por isso. Segue o mimimi dos burros amestrados.

  27. Tentativa de limpar o estrago. O petróleo da BR já vazou no mar. Agora estarão correndo limpar a sujeira impensadamente causada. Reduzir o prejuízo. Belos profissionais LIBERAIS....rrrrrssss.....

    1. O cerne da questão não é a petrobras, o problema tem nome: ICMS

    2. Aí vai uma pista para "O problema da segunda feira": iniciais... JMB

    3. Ele quer entender o por que o preço do combustível vendido no Brasil é diferente do vendido para a Argentina, Uruguay, Chile, Colombia, Equador, Bolívia etc... Ele não quer segurar os preços como fizeram os esquerdistas - Dilma et caterva - durante muito tempo. Botando O Brasil neste buraco que estamos. Lembram do grande anúncio da baixa do preço da Energia Elétrica. Vamos pagar até 2030 esta conta.

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