Adriano Machado/Crusoé

O peso dos salários do funcionalismo

09.10.19 09:35

Os servidores públicos federais ganham no Brasil em média 96% a mais do que os trabalhadores que exercem função similar na iniciativa privada, segundo estudo do Banco Mundial Gestão de Pessoas e Folhas de Pagamento no Setor Público Brasileiro — o que os dados dizem?, lançado nesta quarta-feira, 9, com o Ministério da Economia.

Com a diferença, o chamado “prêmio salarial” do funcionalismo federal é o mais alto numa comparação entre 53 países pesquisados pelo Bird. Nos estados, os salários dos servidores são em média 36% mais elevados, mas nos municípios, não há diferença entre o salário no serviço público e na iniciativa privada.

O estudo apontou uma dispersão salarial alta e desigualdade entre as carreiras do funcionalismo público. Em 2019, 44% dos servidores do Executivo recebem mais de 10 mil reais por mês, 22%, mais de 15 mil reais, e 11%, mais de 20 mil reais. E 1% continua ganhando acima do teto salarial do funcionalismo, de 33.763 reais, valor dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

O Banco Mundial chamou a atenção da importância da política salarial dos sevidores para as finanças públicas nos próximos anos no Brasil. O país gasta por ano 10% do Produto Interno Bruto para pagar os salários e vencimentos de 11,5 milhões de servidores ativos da União, estados e municípios.

Segundo o Bird, o gasto do setor público brasileiro com a folha salarial é alto para os padrões internacionais, mas o número de servidores não é anormalmente elevado em relação a outros países. O estudo mostrou que houve um crescimento da folha de pagamento do setor público na última década por causa de aumentos salariais muito superiores à inflação. Os reajustes foram concedidos mesmo quando houve queda na arrecadação dos governos. No governo federal, o gasto com pessoal ativo cresceu 2,5% anualmente entre 2008 e 2018.

Entre os problemas detectados pelo banco, estão altos salários iniciais, que chegam a 20 mil reais em carreiras ligadas à Justiça. Além disso, a rápida possibilidade de ascensão e pagamentos por desempenho que na prática não diferenciam a performance dos servidores inibem a maior eficiência e a produtividade.

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), pretende enviar ao Congresso uma proposta de reforma administrativa para mudar a política salarial e a estrutura das carreiras no serviço público. A expectativa é que a proposta seja divulgada assim que a reforma da Previdência for aprovada no Senado.

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  1. Uma conspiração dos maçons e dos Rosacruzes, quiça da Opus Dei, para achincalhar os depauperados servidores do Executivo, os únicos que trabalham de fato. Ou alguém já viu servidor público DO EXECUTIVO (desde que não seja parente de Ali Babá) ter casa em Portugal? Em Paris? Em Miami? Por outro lado, experimente ficar 1 mês sem policiais ou médicos... rsrs Que tal 1 mês sem garis? (Estou aplaudindo de pé). Agora serventuários da justiça precisam avisar que estão em greve ou ninguém percebe. Rsrs

  2. É lamentável essa matéria incompleta... gostaria de ver publicada a realidade dos 3 Poderes! Sempre o Executivo é o mais afetado pelas medidas e campanha contra o servidor público, incapaz de punir os maus beneficiados por apadrinhamento. Quem faz esse mesmo tipo de reforma no Legislativo e Judiciário? E sobre as dezenas de milhares de comissionados? Vamos falar de austeridade? Então TODOS têm de entrar, simultaneamente, nessa reforma: os 3 Poderes, Estados e Municípios"

    1. Concordo com tudo que foi dito pelo Edson. Reforma Administrativa nos 3 Poderes : Executivo, Legislativo e Judiciário.

    2. Concordo plenamente. As pessoas generalizam o serviço público, mas não abrem a caixa preta do judiciário e do legislativo, com isso só o executivo leva a porrada. Os abusos do judiciário e do legislativo são revoltantes.

  3. Nem 8 nem 80! Ouvi dizer que um certo presidente do Brasil manteve o funcionalismo sem reajustes durante oito anos! Esse problema deve ser tratado com racionalidade, estabelecendo-se uma pontuação/valor para cada cargo a fim se evitar o efeito tesoura que acontece quando um cargo de menor importância é remunerado acima do seu valor.

  4. Doa a quem doer. A produtividade do funcionário público, em relação ao salário, é pífia. Tem estabilidade no emprego, não é cobrado por produtividade e tem uma aposentadoria, que o simples mortal não alcança. E quem lhe paga esse salário?

    1. O governo tem que acabar com a estabilidade do servidor, e oferecer para vagas salários igual ao do mercado.

  5. Sou funcionário público aposentado e sempre que a economia vai mal, a culpa do rombo do INSS recai sobre o funcionário público, sobretudo o do Executivo. O salário do funcionário é alto porque o da iniciativa privada está muito baixo e reprimido pelo excesso de oferta e a baixa demanda de mão de obra. Todos nós, brasileiros, agradecemos aos governantes petistas e pemedebistas pelo caos econômico em que a nação se encontra.

    1. A pesquisa não cita os servidores do Legislativo e Judiciário... estranho... A propósito, não basta comparar Brasil com outros países! Quanto ganha um parlamentar brasileiro, comparando com os mesmos critérios do Executivo? E ministros, desembargadores, etc? Vamos considerar "benefícios"? Servidor público não possui FGTS, não possui participação nos lucros, assistência médica, etc, que muitas empresas possuem. Mudanças, obviamente, devem ser feitas, mas não atribuir o rombo somente ao Executivo.

    2. Aposentadoria integral é um privilégio que só existe no Brasil.

  6. Essa distorção salarial vergonhosa teve origem nos primórdios da inauguração de Brasília, quando então ninguém queria deixar o Rio de Janeiro para viver na desolada Brasília. Foram os altos salários oferecidos à época mais outra vantagens mil que os convenceu a a ajudar a povoar o planalto central.

  7. E por isso que chamamos servidor publico de MARAJAs. Ganham muito e nao sabemos exatamente qual o retorno por esse salarios altos e todos os beneficios alem do salario que eles tem direito. O servidor publico e um outro pais dentro do Brasil.

  8. O Estado Brasileiro é um tremendo dinossauro, pesado (come muito), é lento porque é muito burocrático afinal é necessário inventar tarefas para toda esta gente, de difícil consenso 32 partidos políticos, a qualidade dos serviços é questionável. Precisamos de um estado mínimo, ágil, eficiente que retorne serviços de educação, saúde, segurança e infra estrutura de qualidade.

  9. Notadamente na área burocrática, ou seja, os que infernam nossa vida, trocando papeizinhos uns com os outros. Eles tem os maiores salários, notadamente os ligados ao judiciário, poderes legislativos. E nas aposentadorias? e nós súditos pagamos a conta. Até onde? Não é por nada que quase todos meus netos estão se preparando pata ir trabalhar no exterior, onde não temos tantos parasitas.

  10. São onerosos, trabalham pouco, ganham muito e nada produzem, são excessivamente burocráticos, se demitirem metade deve funcionar melhor o governo.

  11. Sou médico aposentado do Estado do Rio de Janeiro e recebo como tal ,2680,00 por mês,após 35 anos trabalhando. Essas contas não estão batendo.

  12. No executivo federal, 79% tem salários acima de $10 mil. Muito provavelmente não estão incluídos aí, benefícios, os penduricalhos. Muito provavelmente também não está incluso os anuênios, quinquênios e decênios. Muito provavelmente não estão incluídos aí os salários recebidos além dos 13 que o setor privado recebe. Tudo isso computado, o rombo é muito maior. Fora os benefícios de planos de saúde, alimentação, educação. O executivo é o que paga os menores salários dos 3 poderes. Somos escravos

  13. E a primeira coisa que e se vê em quase todos órgãos públicos, federal, estadual ou municipal, não é um ótimo atendimento que merecemos pelos impostos que pagamos e sim: "Dezembro de 1940 Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

  14. São bilhões de reais de supersalários, podem inventar a reforma que quiserem, mas se não reformarem essa deformidade que beneficia essa classe, não adianta!

  15. Por meios democráticos levará décadas para resolver isso. O tal do "direito adquirido" e a conivência de deputados e senadores milionários não permitem mudanças.

  16. Também cada político q entra, vem com penduricalhos de familiares, cabos eleitorais, amigos, amantes etc todos ávidos por um emprego. Alguém acredita nos concursos públicos? Aposto q existem gabaritos distribuídos de graça aos milhares de “amigos”. Isso não vai acabar nunca!

  17. Até isso deve ser atribuído aos governos passados. As greves dos CUMPANHEIROS levaram à isso. Como uma pessoa que era especialista em greves poderia combate-las

  18. Tem funcionário público no Brasil que ganha mais que um na mesma função nos Estados Unidos, país com um PIB 15 vezes maior. Isso tem nome: patrimonialismo. Eles acham que o país é deles.

  19. O que ja´foi dado como direito ja rea,não dá p mexer !! Mas precisamos estancar essa sangria daqui p frente,caso contrário não tem como este país soltar a âncora!!

    1. Concordo! Não é justo mexer com quem já prestou o concurso e está trabalhando. O que eu acho necessário é um ESTÁGIO PROBATÓRIO bem sério e com o risco de se perder o emprego, caso não cumpra o exigido. E daqui pra frente mexer no Sistema. Bem como no número de deputados, senadores, assessores destes... Os nossos parlamentares poderiam aprovar uma lei pra valer daqui há 12 anos, por ex. Não ia machucar ninguém que já está lá e, quem quisesse continuar, teria que aceitar as novas regras.

  20. Essa matéria se refere também aos altos salários pagos pelo Legislativo e pelo Judiciário.No Congresso a média dos salários dos servidores é de 28 mil. Isso mesmo 28 mil.Isso sem contar a imensidão de funcionários em todo Brasil contratado sem concurso no Legislativo, nepotismo cruzado no Judiciário e milhares de cargos comissionados, obviamente sem concurso.Não seria interessante começar por aí?

    1. Boa Pedro... Entendo que os políticos deveriam começar a dar exemplo... assim ficaria mais fácil "cortar a carne" dos servidores.

  21. Excelente uma reforma administrativa, mas por outro lado uma grande ingenuidade do Guedes. O Legislativo vai criar os mesmos entraves de sempre. Com certeza eu infelizmente já perdi qualquer esperança!!

  22. Eles passaram num concurso público para isso. Adquiriram o direito divino de viver às custas do resto to povo sem trabalhar. Mesmo depois de mortos suas proles recebem pensões absurdas.

  23. tem sim que fazer uma reforma administrativa, principalmente no que se refere a cargos comissionados, isso existe em todas esferas de poder. Ou seja, pessoas que entraram pela porta dos fundos, sem concurso (meio democrático de acesso). Por outro lado, o governo quer reduzir o salário inicial de certas carreiras, acredita que em certas carreiras o salario inicial é alto. Façamos a seguinte análise, hoje uma pessoa que tem um salário bruto de 20.000,00, na realidade recebe em média R$14.000,00 lí

    1. Giovani compare isso com o mesmo profissional na iniciativa privada. Quantos era o salário inicial de um recém concursado? Talvez nem os 14 brutos. Você com ctz é funcionário...

  24. O Brasil não é a Índia mas é um país de castas. Os que têm carteira assinada e trabalham no setor privado são,no geral, das castas mais baixas. Os que pertencem à alta Burocracia do Estado são os rajás e marajás. Enquanto o Estado engessar o povo brasileiro e sua iniciativa empreendedora, a Índia continuará aqui também. A doença social do Brasil se chama ESTADO.

  25. SE DEIXAREM A ESTABILIDADE APENAS PARA AS CARREIRAS PRÓPRIAS DE ESTADO O SERVIÇO PÚBLICO SERÁ EFICIENTE. DO JEITO QUE É O SERVIDOR ASSENTA EM CIMA DA SUA ESTABILIDADE E QUE SE DANEM QUEM LHES PAGA O SALÁRIO. CONTRATO PELA CLT COMO QUALQUER EMPRESA PRIVADA ACABA COM ESSA CASTA. CONHEÇO UM MUNICÍPIO QUE OS SEUS APOSENTADOS CONTINUAM NA FOLHA DE PAGAMENTO, MAS TRABALHAR MESMO... DE JEITO NENHUM E AINDA RECOMENDAM: "JÁ ESTOU CANSADA, DEIXA PARA OS MAIS NOVOS FAZEREM...." É REVOLTANTE.

  26. Prestem atenção no padrão. Na escala municipal, não há diferença entre salários entre o setor público e o setor privado. O que isso significa? Que temos muitos funcionários nos níveis estaríamos e nacionais ganhando muito e fazendo pouco. Qual a estratégia para resolver isso: reduzir o estado e transferir as funções principais para os municípios. Nos países nórdicos, os que possuem a melhor qualidade de vida, a maioria dos funcionários públicos são municipais e trabalham atendendo a população.

  27. Eu trabalhei como Economista no GEIPOT , uma Empresa Estatal ligadaao Ministério dos Transportes , fiz muitos estudos sobre a Folha de Pagamento para propor Reajustes , quando Aposentei em 2000 , ganhava em torno de 70% de um Economista na Área Privada , hoje apos as Administrações " lula "/Dilma , está mais do que invertido e os Serviços são os mesmos ou piores , não sabem porque o País esta Quebrado ?

    1. O nosso poder judiciário é o mais podre, ineficiente e caro do mundo. É um acinte à sociedade brasileira.

    1. Que decepção! Não consigo vislumbrar alguma transformação no atual governo. A quadrilha anterior criou uma estrutura sólida com Legislativo e Judiciário. Essa relação promíscua acabou com o sonho de todos os brasileiros. O povo elegeu Jair Bolsonaro, mas quem da pitacos são os três filhos . Realmente está difícil acreditar que esse país tem jeito.

    2. Por força de lei, só assim. Tem que pressionar o congresso em redes sociais, pois essa é uma casta que tem lobistas 24 horas no congresso nacional, enquanto o contribuinte da iniciativa privada carrega arduamente esse fardo.

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