Presidência da República

‘Não é nepotismo’, afirma Bolsonaro sobre nomear filho embaixador

12.07.19 15:27

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta sexta-feira, 12, que a nomeação do filho Eduardo para embaixador nos Estados Unidos não seria um ato de nepotismo.

“Alguns falam que é nepotismo”, afirmou Bolsonaro em uma live na manhã de hoje, ao lado do líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, que recebeu no Palácio do Planalto (foto).

“Essa função, tem decisão do Supremo, não é nepotismo, eu jamais faria isso. Ou vocês acham que devo aconselhar o Eduardo a renunciar o mandato e voltar a ser agente da Polícia Federal?”, questionou. Uma decisão de 2018 da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal determina que não há irregularidade em indicar parentes para cargos de natureza política.

Bolsonaro reafirmou que basta o filho aceitar e o Senado aprovar a indicação para o deputado do PSL por São Paulo ser nomeado. “Agora, vocês querem que eu coloque quem? Celso Amorim nos EUA, que é do Itamaraty?”, perguntou o presidente, referindo-se ao chanceler do governo Lula.

O presidente acrescentou que o antecessor de Ernesto Araújo no Ministério de Relações Exteriores, o ex-senador Aloysio Nunes Ferreira, não era diplomata e nem tinha formação na área. “Ninguém falou nada”, reclamou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os ditadores da Coreia do Norte e da Arábia Saudita foram os únicos governantes do planeta que tiveram a cara-de-pau de nomear filho e irmão embaixadores. Será mesmo que Bolsonaro vai cometer essa insanidade? Além de chacota internacional, perderá o respeito. E milhões de votos!

  2. Nomear o filho é tratar com escárnio os eleitores que votaram no Bolsonaro em 2018. Decepção é o que eu sinto. Ainda fala bobagem para defender a idéia.

  3. Em minha opinião, a diplomacia brasileira deveria focar nos países, e não nos políticos, até pela efemeridade da política e políticos. A embaixada dos EUA, além da Chinesa e russa, é o posto mais importante da diplomacia tupiniquim. Exceto se o JB tiver alguma informação privilegiada de que o Trump será reeleito, então seria um “golaço” em razão da estreita relação do Eduardo com a família Trump. Caso contrário será uma temeridade, pois se Trump não for reeleito, o Brasil ficará isolado.

    1. E as duas questões cruciais, Anselmo?... A da imoralidade da nomeação nepótica e, a do despreparo do 03, que não é um diplomata de carreira?!

  4. Para quem se apresentou com um discurso de probidade, moralidade, viés técnico e transparência, a nomeação do filho contraria tudo. Pode até ser legal, mas é imoral.Vai ficar difícil eu fazer defesa do governo. Pô

  5. Bolsonaro está se espelhando no proprio governo americano onde a filha do Trump e o genro mandam e desmandam mais que a maioria dos políticos de lá.

    1. Valdomiro não é evangélico, pois ele defende a doutrina de Ário, segundo a qual Cristo foi criado na eternidade por Deus. Para os cristãos católicos e evangélicos, Cristo é o filho co-eterno de Deus. Ou seja, o presidente se fez acompanhar por um líder religioso considerado herege pela igreja cristã. Mas tudo bem. Ele é o presidente de todos, cristãos históricos ou não, ateus, mulçumanos, judeus, macumbeiros, etc.

    2. Tonica, tonica, você não respeita nem você, imagine outras religiões.

    3. Não sou evangélico, mas considero muito escrotismo não respeitar outras religiões.

  6. Mais do que votar no Presidente, a maioria elegeu o combate à impunidade, à corrupção e ao crime organizado. Elegeu as reformas necessarias ao desenvolvimento do País e a ética no serviço público. O fato de o Presidente nomear filhos para cargos ou deixá-los participar de ações do governo não se coaduna com o esperado pela maioria.

  7. Ca para nos, esmagadora maioria, votamos contra a seita e esquema de corrupção do PTismo e ate do PSDB. Acredito que poucos votaram na pessoa do JB, pois caiu como uma luva para colocarmos para fora o PTismo ou PTralhismo. Sabemos das limitações do Capitão, mas sabemos da sua honestidade, da competencia do Min. Guedes, Moro, Heleno, e do vice Mourão. Mas temos consciência que nao queremos a volta monarquia, a la Sarney, com família nos postos loteados do governo. Nao abuse. Sera a sua fritura.

    1. Concordo! Votei no JB, mas como todo militar, acha que a coisa pública é quintal da casa deles.

  8. Aturar este festival de asneiras dos Bolsonaro e o preço para sairmos deste triste legado no qual PT e o PSDB deixaram !! Estado mastodonte e corrupto . E o preço que pagamos para ter uma economia liberal !!! Nada é perfeito !!!

    1. Sinto muito informar que a nossa tão sonhada economia liberal não virá em quatro anos. Isso, se tivermos alguma economia para chamar de nossa até lá.

    2. Pois é, Fernando, preço tão alto mas, é o preço. Superarmos mais essa.

  9. Pode ser legal mas não é ético. Não vejo no comportamento do candidato nenhuma semelhança com embaixadores méritos. Para mais mim é novidade achar no "status" de filho mérito.

  10. Fazer intercâmbio cultural e fritar hamburger passou a ser qualidade diplomática para o principal posto de embaixador. Estamos vivendo a Era dos Jecas. Os Bolsonaros são o exemplo supremo da ignorância nacional. Tiririca para Prêmio Nobel. Jair para Deus. Eca....

    1. Ele ainda não entendeu que odiamos e desprezamos a bandidalha petralha diariamente e no atacado e, só por isso ele foi eleito como alternativa oposta. Essa foi a nossa sentença conjunta de milhões para a corruptalha geral!!! Mas com a mais absoluta certeza teremos a terceira via, a quarta, a quinta...sanearemos o nosso país até acertarmos!!! É destino inexorável do Nosso Povo ter de fato a grande e fiel representação que merece e ser o grandioso, ético exemplar e evoluído BRASIL que sonhamos!!!!

  11. Sendo honesto, trabalhando, cumprindo horários, não roubando não vejo porquê não nomea-lo. É um cargo de Relações públicas. Não é cargo sujeito a concurso. Ser filho do presidente não pode torná-lo inferior a qualquer cidadão brasileiro . Sendo filho de um aliado do governo norte-americano até acho uma vantagem estar nesse país

    1. Triste, e sim, trata de nepotismo. Não sei p que eh pior: a indicação em si ou não assistir um levante social contra essa idiotice de achar que p ser um embaixador requisito eh falar inglês e fritar hambúrgueres. A luta contra esse tipo de favorecimento indo por água abaixo, a palhaçada de uma leitura única da lei de nepostimo será tb a leitura de vários outros “que se acham donos do nosso dinheiro, mas estão revestidos de cargos representativos’

    2. Já ouviu falar em 'qualificação e competência específicas', Roberto S?

  12. Caso realmente se confirme a indicação do filho do Trump para embaixador no Brasil em contrapartida à indicação do filho do Bolsonaro, seria uma aproximação sem precedentes com esta nação importante para nosso desenvolvimento . Aí eu quero ver o que vão argumentar os esquerdiotas por aqui....

    1. Tonica, tonica. Continuas tomando chá de Kunda. Sai desta vida malandra.

    2. De fato, um evento histórico! Aproximação e troca de idiotas e de idiotices sem precedentes!!!

  13. Só de ver a foto do presidente ao lado desse pastor eu já fico muito preocupado. Como pode um picareta desse ter acesso ao palácio do planalto? A que ponto chegamos!

  14. O Brasil tem um dos melhores quadros de diplomatas do mundo !! E reconhecido por isto !! Nomear alguém para o mais importante posição da diplomacia sem nenhum preparo só porque é filho do presidente e inacreditável !! Só pode ser para criar factoide !! E mais uma das asneiras do bolsonaro que não pode deixar passar uma semana sem asneira !!!!

    1. É um problema de configuração genética, Fernando! Então até as próximas eleições, não é insolúvel mas, aguardemos!.... Mas já saneamos o governo pondo porta afora a bandidalha petralha. A próxima será apenas mais uma empreitada.

  15. Parece que o Presidente pretende transformar a República Federativa do Brasil em Império Evangélico-Judaico do Brasil, sendo que a família Bolsonaro será alçada à categoria de nova Família Real do país!

  16. Eduardo Bolsonaro diz que já viveu nos EUA e, incluse, até trabalhou fazendo hambúrguer por lá. Bem, se isso for o suficiente para ser embaixador, té cheio de brasileiros, até com menos de 35 anos, capazes de assumir a função! Sinceramente, desta vez, o Presidente extrapolou! Acho que isso é nepotismo, sim. E mesmo que não seja, não pega nada bem. Com certeza, há muitos diplomatas de carreira, que são os candidatos naturais ao posto de uma embaixada, com preparo suficiente para isso.

  17. Espero que o senado NÃO aprove a indicação que, ailás, nem deveria ter sido feita. Isso é dar munição prá esquerdalha.

  18. O idiota do presidente argumenta misturando alhos com bugalhos. Isto prova a incapacidade de pensar deste sujeito. Pobres Brasil. A melhor forma de confirmar se é ou não nepotismo é fazer um experimento pensado. Imagine que o Dudu não fosse filho do presidente. Depois pense em um presidente honesto que usa o mérito para escolher os seus embaixadores. Depois pergunte-se: tal presidente escolheria o Dudu para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos com base no seu currículo atual?

  19. Presidente Bolsonaro está com a razão quando cita algumas escolhas para estes cargos feitas pelos desgovernos anteriores e que que não tinham preparo nenhum para assumirem tais responsabilidades.

    1. Votamos na oposição exatamente por causa disso.

  20. É nepotismo, coisa de suburbano deslumbrado e, principalmente, DESPREZO pelos embaixadores de carreira, que têm esse cargo como o top da diplomacia. Não seria nepotismo se o filhão fosse diplomata de carreira e tivesse trinta anos de experiência na função.

    1. Ainda assim Paulo Onofre: seria legal mas continuaria sendo imoral.

    2. Já tem senador fazendo as contas de quanto vai receber em emendas para gastar em suas bases. Vai ser uma farra. Vai passar pela sabatina no senado com louvores!

  21. É NEPOTISMO SIM! Será que não existe alguém no Itamarati com tal capacidade? Porque não prestigiar alguem da carreira diplomática? O que o presidente quer é dar um presentinho pro seu filhinho. Será uma vergonha se isso acontecer. Espero tão cedo não vir a me arrepender de ter votado no Bolsonaro.

  22. Não seria nepotismo, Sr Presidente. Seria uma completa e total falta de bom senso. Para este cargo precisa de uma bagagem intelectual que o seu filho não tem.

  23. Se não é nepotismo então é um escárnio, uma loucura, um deboche, uma falta de bom senso pior do que as do Lulopetismo. Votei neste senhor achando que ele tinha algo diferente, tem!!!! É pior que os outros.

  24. Nepotismo coisa nenhuma, ele vai exercer um cargo político, cuja nomeacao é atribuição do Presidente da República. Completamente em conformidade com entendimentos do STF nesse sentido. A inveja é uma m....!!!!!

    1. Ih, esse conversê de taxar o que não agrada de esquerda já era, atá fora de moda! Atualize-se!

    2. Esquerda é o carajo!!!!! Votei no Bolsonaro, para derrotar os quadrilheiros petistas, e achava que os generais iriam conter o jumento. Mas não sou GADO bolsonarista. Essa idéia de jerico, se for levada adiante - o que duvido - será mais uma decisão estúpida desse político do baixo clero.

    1. Vergonha na cara devia ter o seu guru corrupto e lavador de dinheiro preso babaca...

  25. salve o rei espero que os BOBOS da CORTE comemore com uma passeata a escolha do Príncipe para embaixador do USA parã lamber oßsß do TRUNO kkkkkk

  26. JB se acha com argumentos. Poderia ter citado Serra tb e o Itamar como embaixador em Portugal. Mas deveria acrescentar que Aluisio e Serra foram colocados exatamente pela sua orientação ideológica. E então, o Duduxo está sendo nomeado por ideologia bolsonarista-olavista? Um erro justifica outro? Nos EUA Duduxo vai fritar hambúrguer com Trump e os filhos. E no Brasil? O filho do Trump vai preparar feijoada com JB, Caluxo, Flavuxo, Queiroz e o Arnesto? Belo intercâmbio diplomático!

    1. Além dessas indicações terem sido politicas, coisa que o Bolsonaro prometeu em campanha que não faria, nenhuma deles foi exercer a função numa embaixada da importância de Washington, pra lá sempre foram diplomatas experientes de carreira!

    1. Pelo que se sabe dele ocupando incompetentemente algumas funções por lá, na Assembléia também ele está DEputando!....

    2. Ele quer os dois : ser nomeado embaixador e segurar a vaga de deputado! Se o hamburguer não sair ao gosto do Trump, ou de quem for eleito lá, ele volta pra continuar cozinhando o galo por aqui!

Mais notícias
Assine agora
TOPO