Camila Cantarino/MJ

Moro discute impacto de soltura de presos com secretários de Segurança

08.04.20 14:32

O ministro da Justiça, Sergio Moro, se reuniu nesta quarta-feira, 8, com secretários de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal (foto) para discutir o impacto da pandemia do coronavírus na área.

Um dos pontos debatidos foi o efeito da crise sobre o número de crimes. Segundo apurou Crusoé, o resultado variou entre os estados, mas, no geral, o viés seria de “redução” da criminalidade.

Moro e os secretários também trataram de “problemas” causados pela soltura de presos. O ministro tem demonstrado preocupação com o aumento de crimes graves cometidos por quem saiu da prisão durante a pandemia.

De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, 32 mil pessoas já foram soltas no no país desde o começo da crise. Hoje, há 752 mil detentos no país.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se o CRIME não for um FIM EM SI MESMO e a EXPECTATIVA de ESCAPAR é ZERO, ele COMPENSA? Dentro desta LÓGICA, se a CHANCE de um CRIMINOSO ESCAPAR e DESFRUTAR dos GANHOS provenientes do CRIME é ZERO, os ÚNICOS CRIMINOSOS que se ENGAJARIAM em ATIVIDADES CRIMINOSAS não são aqueles que não estão buscando GANHO FINANCEIRO e/ou MATERIAL, mas PSICOLÓGICOS (PSICOPATAS e IDIOTAS)?

  2. Se nem o LADRÃO DE GALINHA consegue passar INCÓLUME, como é que o HOMICIDA conseguiria ESCAPAR da POLÍCIA? Portanto, a MERA EXPECTATIVA de que os CUSTOS de se COMETER um CRIME são ALTOS não serviria para OBSTAR as AÇÕES CRIMINOSAS, sobretudo aquelas que VISAM GANHOS FINANCEIROS? Sendo assim, para se CONTROLAR os NÍVEIS DE CRIMINALIDADE e VIOLÊNCIA não deveria ser CORTAR A ZERO as EXPECTATIVAS que os POTENCIAIS CRIMINOSOS têm de se EVADIR e/ou DESFRUTAREM dos FRUTOS DO CRIME?

  3. Apesar da QUARENTENA, onde é que ainda existe MAIOR CONCENTRAÇÃO e CIRCULAÇÃO de INDIVÍDUOS? Pelos DADOS ESTATÍSTICOS, onde é que se CONCENTRAM os CRIMES MAIS GRAVES? Estas REGIÕES e LOCALIDADES não deveriam ser OBJETO de uma AÇÃO POLICIAL MAIS FREQUENTE e OSTENSIVA? Só a MERA PRESENÇA de POLICIAIS já não pode servir para se dar a IMPRESSÃO de que o CUSTO de se COMETER CRIMES é MAIOR? A PRONTA AÇÃO da POLÍCIA não dá a IMPRESSÃO que é MAIS DIFÍCIL se EVADIR e ESCAPAR?

  4. Se um INDIVÍDUO acredita que o CUSTO de COMETER qq CRIME é MAIOR, não só a PUNIÇÃO, mas a CHANCE dele ser PRESO tb, dentro de uma RACIONALIDADE ECONÔMICA e MATERIAL, pq ele não iria no MÍNIMO ser MAIS CUIDADOSO? Pq ele CORRERIA RISCOS sem um PRÊMIO que COMPENSASSE? Portanto, será que AUMENTAR o CUSTO de COMETER CRIMES não reduziria a INCIDÊNCIA de CRIMES GRAVES? Hj, com os RECURSOS TECNOLÓGICOS, os DADOS ESTATÍSTICOS e a QUARENTENA, não se pode fazer um TRABALHO DE PREVENÇÃO?

  5. inclusive pq para cometer CRIMES GRAVES o INDIVÍDUO inevitavelmente é OBRIGADO a INCORRER em CRIMES MENORES. Exemplo básico, um INDIVÍDUO que para MATAR outro INCORRE nos crimes de POSSE e PORTE ILEGAL de arma, se ele já fosse PEGO pelo CRIME MENOR, isto não estaria REDUZINDO as PROBABILIDADES dele COMETER o CRIME MAIS GRAVE? Aliás, sem a arma, no MÍNIMO a TAREFA de COMETER o CRIME GRAVE teria se tornado MAIS DIFÍCIL.

  6. Se um INDIVÍDUO demonstra um DESRESPEITO tão GRANDE pela VIDA, e automaticamente pela LEI que PUNE o HOMICÍDIO, pq ele teria RESPEITO pelas LEIS que punem CRIMES MENORES? Não seria RAZOÁVEL se esperar que o INDIVÍDUO que se ENGAJA em CRIMES GRAVES, com EXCEÇÃO de um ou outro PSICOPATA MAIS PERNÓSTICO, tb tenham um INCENTIVO a QUEBRAR OUTRAS LEIS? Se esta LINHA DE RACIOCÍNIO tiver alguma ADERÊNCIA à REALIDADE, para PREVENIR CRIMES GRAVES não seria só COMBATER os CRIMES MAIS LEVES?

  7. Se a CORRUPÇÃO dá VAZÃO à EVENTOS EM CADEIA que irão resultar em DANOS a TERCEIROS, então estes deveriam ser INDENIZADOS pelos INSTIGADORES dos DANOS? Não deveria haver RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA, se o PERPETRADOR do DANO não tem CONDIÇÕES FINANCEIRAS de pagar, aquele cuja AÇÃO foi fundamental para a CONCRETIZAÇÃO do DANO não deveria RESPONDER SOLIDARIAMENTE? Quanto à PREVENÇÃO de CRIMES GRAVES, não é RAZOÁVEL que um CRIMINOSO já EVOLUA diretamente para estes.

  8. Inclusive, quanto MAIS ALTO o CARGO OCUPADO, MAIS "GARANTIAS" o OCUPANTE deveria apresentar (dependendo até a OBRIGAÇÃO de PAGAR um SEGURO se não houver PATRIMÔNIO a ser apresentado). Quem é que PAGA os PREJUÍZOS dados pelos PREDADORES e CORRUPTOS? Portanto, dentro do CONCEITO de DINHEIRO DE SANGUE, há o PREJUÍZO FINANCEIRO dado pelos CORRUPTOS, que são os RECURSOS PÚBLICOS que os PREDADORES DO JUDICIÁRIO que não seriam DESVIADOS sem a AÇÃO CORRUPTA deles, e os DANOS PSICOLÓGICOS e MATERIAIS.

  9. Qual INJUSTIÇA é MAIOR: um BENEFICIÁRIO DO BOLSA-FAMÍLIA viver do BENEFÍCIO ou um PREDADOR que se LOCUPLETOU e ARRUINOU a VIDA DE INÚMERAS PESSOAS com sua CORRUPÇÃO viver do BENEFÍCIO? PRISÃO é PALIATIVO, o PRIMEIRO REMÉDIO para se acabar com a CORRUPÇÃO é a POBREZA. A LEGISLAÇÃO para que SERVIDORES PÚBLICOS TRANSFIRAM BENS para TERCEIROS deveria ser ENDURECIDA, tal como LICITANTES precisam APRESENTAR GARANTIA, SERVIDOR PÚBLICO tb deveria APRESENTAR "GARANTIAS".

  10. Dentro da LÓGICA do DINHEIRO DE SANGUE, Gilmar Mendes não deveria INDENIZAR as VÍTIMAS de Roger Abdelmassih em ficando COMPROVADO que ele foi SOLTO por Gilmar MEDIANTE PAGAMENTO DE VANTAGEM? Os PREDADORES DO JUDICIÁRIO não deveriam ser ESPOLIADOS de todos os seus BENS, sendo inclusive tomados os CUIDADOS para que tão logo eles sejam PEGOS, todos os BENS sejam BLOQUEADOS? Não é CORRETO que eles tenham suas APOSENTADORIAS SUSPENSAS e vivam como um BENEFICIÁRIO do BOLSA-FAMÍLIA vive?

  11. Inclusive, pq a RESPONSABILIZAÇÃO de MAGISTRADOS pelos CRIMES cometidos pelos DETENTOS que ele colocaram em LIBERDADE não poderia valer para EVENTOS ANTERIORES à QUARENTENA. Em se COMPROVANDO a CAPTURA do JUDICIÁRIO pelo CÂNCER DA CORRUPÇÃO, os MAGISTRADOS comprovadamente CORRUPTOS não deveriam ser RESPONSABILIZADOS pelos CRIMES cometidos pelos DETENTOS que eles colocaram nas ruas? Eles, e o ESTADO tb, não deveriam RESPONDER CIVILMENTE perante as VÍTIMAS e as FAMÍLIAS?

  12. Não é este o PRINCÍPIO subjacente ao DINHEIRO DE SANGUE, que AÇÕES sem o EMPREGO da FORÇA e da VIOLÊNCIA geram VIOLÊNCIA? Portanto, dentro desta PERSPECTIVA, seria até bom que houvesse um SURTO DE CRIMINALIDADE realizado pelos DETENTOS SOLTOS durante à QUARENTENA, mas esta não é uma HIPÓTESE ACEITÁVEL, até mesmo pq sem sequer se COGITAR isto, é RAZOÁVEL esperar que, não o SURTO, mas CRIMES VIOLENTOS cometidos por estes DETENTOS venham a OCORRER.

  13. Claro que LÓGICA não é o FORTE dos PREDADORES e CORRUPTOS, portanto cabe aos que não são INTELECTUALMENTE DESONESTOS se PRECAVEREM e realizarem a TAREFA de buscar a VERDADE. Dentro da NARRATIVA do DINHEIRO DE SANGUE, quando ficasse demonstrada a RELAÇÃO entre CORRUPÇÃO, CRIMINALIDADE e VIOLÊNCIA, a SOLTURA em MASSA de DETENTOS não deveria ser OBJETO de PROCEDIMENTO CRIMINAL? PRESOS SOLTOS que COMETEREM CRIMES GRAVES não deveriam depois ser COLOCADOS na CONTA dos PREDADORES e CORRUPTOS?

  14. Pq? DETENTOS foram SOLTOS durante a QUARENTENA e os NÚMEROS DA CRIMINALIDADE e DA VIOLÊNCIA CAÍRAM. Enquanto isto, a QUARENTENA acabou e os NÚMEROS DA CRIMINALIDADE e DA VIOLÊNCIA voltaram a SUBIR junto com o NÚMERO DE PRISÕES, já que há MAIS CRIMES e VIOLÊNCIA. Está COMPROVADA a RELAÇÃO DE CAUSA e EFEITO. Mas se no MOMENTO em que um INDIVÍDUO ESPIRRAR no Brasil, MORRER um CHINÊS na China, isto não implica que toda vez que ele ESPIRRAR um CHINÊS MORRERÁ.

  15. O DECRETO DE POSSE DE ARMAS foi DECISIVO para REDUZIR os NÚMEROS DA CRIMINALIDADE e VIOLÊNCIA em 2019? Qq INDIVÍDUO INTELECTUALMENTE HONESTO jamais poderia AFIRMAR isto, mas se em virtude da QUARENTENA os NÚMEROS DA CRIMINALIDADE e DA VIOLÊNCIA caíssem, já que os PREDADORES e CORRUPTOS não tem COMPROMISSO com qq HONESTIDADE INTELECTUAL, não se deve DUVIDAR que eles viessem CANDIDAMENTE à PÚBLICO dizer que a SOLTURA DE DETENTOS não IMPACTA a SEGURANÇA PÚBLICA, isto se ela não for BENÉFICA.

  16. Soltar preso como profilaxia contra o corona ? Que piada. Ainda não foi diagnósticado nenhum caso nos presídios. Essa imundície apela para tudo afim de desestabilizar o governo. Até quando toleraremos esta sacanagem ?

  17. Suspeita-se que a redução dos crimes domésticos se deva ao baixo número de registros, justamente porque a quarentena dificultou, para as mulheres, a denúncia de seus algozes. De outro lado, a redução dos demais crimes, talvez se explique pelo fato de que, a população de quarentena em casa, funciona como uma espécie de conjunto de múltiplos guetos que se auto protegem, além, é claro da menor exposição e visibilidade.

    1. O mais inacreditável entretanto, é que a própria Justiça-solta-bandidos é quem anda sobrecarregando o já árduo e complexo trabalho do Ministro DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!! É inacreditável!!!

  18. Uma irresponsabilidade desses juízes que soltam esses criminosos. Infelizmente toda essa gente que manda soltar anda com seguranças armados e pagos pela sociedade.

  19. Propagam que o melhor remédio pro conavid19 é o confinamento. O cara tá confinado e essa merda da justiça brasileira solta? é a puads pronta.

  20. Viva o vírus chinês em terras tupiniquim, bandido fica solto praticando crime, enquanto isso a população trabalhadora fica presa em prisão domiciliar por obra e conta do STF e políticos corruptos.

  21. Só o que faltava para completar o caos no Brasil seria soltar bandidos nas ruas. “Parabéns” aos Estados que já o fizeram. Isso é o que se chama “cuidar das pessoas”. Rir para não chorar...

Mais notícias
Assine agora
TOPO