Adriano Machado/Crusoé

Moraes autoriza defesa de Aécio a acessar delações sobre sede do governo de Minas

05.08.20 20:58

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quarta-feira, 5, o acesso da defesa do deputado Aécio Neves (foto), do PSDB, a delações e documentos que integram o inquérito que apura irregularidades nas obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais, sede do governo do estado.

“Julgo parcialmente procedente a reclamação para garantir ao advogado portador de procuração nos autos o acesso às declarações prestadas pelos colaboradores que incriminam o reclamante, já documentadas, bem como aos documentos todos e que não se refiram a diligências em andamento”, despachou.

De acordo com as investigações, o processo licitatório foi fraudado para que um grupo de empreiteiras o vencesse. Há, ainda, indícios de desvio de recursos públicos por meio de contratações fictícias. Autoridades apontaram um prejuízo de 747 milhões de reais aos cofres públicos.

A obra foi inaugurada por Aécio à época em que ele governava Minas Gerais. Os delatores que contribuíram para as investigações contra o deputado são diretores das construtoras OAS e Santa Bárbara Engenharia.

Na decisão desta quarta-feira, Moraes ainda decidiu não analisar o pedido de suspensão do inquérito. Os advogados pediram a medida sob o argumento de que, sem acesso aos depoimentos dos delatores, haveria “risco concreto” de o tucano “ser submetido ao constrangimento ilegal de ser inquirido sem ser-lhe franqueado acesso às provas”.

O ministro lembrou, contudo, que o interrogatório de Aécio, antes previsto para esta quinta-feira, 6, foi adiado para a próxima quarta-feira, 12. Dessa forma, ele terá tempo para analisar o material antes de falar à Justiça.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É da turma do FHC? É amigo do Serra? Prendam, algum déspota esclarecido do STF solta, nós reclamamos, ele é solto, é continua cheirando o pó.

  2. Este ministro Ex pcc solta até o beira mar, o ministro que está comprometido com a corrupção, deve estar preparando a defesa do Marcola

  3. Esse ministro só não autoriza acesso dos advogados das pessoas que foram incluídas no Inquérito do Fim do Mundo. Mas bandido delatado pela Lava Jato pode.

  4. Aécio tem carta branca no STF que nada entende de corrupção. STF não sabe ler nem interpretar textos quanto mais leis ! kkkkk

Mais notícias
Assine agora
TOPO