Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Ministério diz que ainda não é hora de flexibilizar isolamento social

04.04.20 20:24

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse neste sábado, 4, que “esse não é o momento” de flexibilizar o isolamento social adotado por estados e municípios para evitar a propagação do novo coronavírus. “O momento vai ser quando nós tivermos mais fortes”, disse o número 2 da pasta, referindo-se à ampliação de leitos e compra de equipamentos.

“Qual a importância do isolamento neste momento? Nós queremos iniciar o embate com o coronavírus diferente dos outros países. Não tivemos nenhum outro país que tenha conseguido se preparar como o Brasil se preparou”, disse Gabbardo, destacando que o Brasil teve a “sorte” de ser atingido depois que países da Ásia e da Europa pela Covid-19.

Para ele, antes de pensar em flexibilizar o isolamento, o país precisa ampliar sua capacidade de atendimento com a instalação de novos leitos e a estrutura hospitalar com respiradores e os equipamentos de proteção individuais, que estão em falta no mercado e são alvo de disputa entre os países. “Trazer esses equipamentos é importante. Aí, sim, vai ser o momento de discutir esse questão”.

Gabbardo disse que se os estados de São Paulo e Rio de Janeiro não tivessem adotado as medidas severas para restringir a circulação de pessoas, o número de casos de infecção e mortes nas duas regiões “talvez fosse muito pior”. As ações adotadas pelos governadores João Doria e Wilson Witzel são alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO