Agência BrasilJosé Roberto Arruda: possível beneficiário do julgamento do STF sobre a nova Lei de Improbidade

Mensalão do DEM completa 10 anos com todos os réus livres

30.11.19 18:00

Dez anos após ser desencadeada, a Operação Caixa de Pandora, que revelou o maior esquema de corrupção da história de Brasília, não levou à prisão nenhum dos réus. Ela causou a implosão do governo de José Roberto Arruda (foto), então maior expoente do DEM, mas não resultou em cumprimento de penas. Os acusados, mesmos aqueles que foram condenados, estão se safando graças aos intermináveis recursos. Alguns têm levado à prescrição.

Testemunhas contaram a promotores de Justiça que integrantes do primeiro escalão do governo de Brasília cobravam propina de empresários interessados em manter negócios com a administração local. O dinheiro sujo também pagava mesada aos deputados distritais. Com isso, o escândalo ficou conhecido como mensalão do DEM.

A Caixa de Pandora ganhou fama com os vídeos gravados pelo delator do esquema, Durval Barbosa. Nas imagens, Durval aparecia entregando dinheiro de propina a políticos de diversos partidos, incluindo Arruda. A partir daí, as provas colhidas pelo Ministério Público do DF incriminaram 45 pessoas.

Na lista dos réus, além de Arruda, está o seu vice, o empresário Paulo Octávio. Ao completar 70 anos em fevereiro deste ano, Octávio pode se livrar de ao menos um dos crimes que lhe são imputados: formação de quadrilha.

Há uma semana, o nome de Paulo Octávio veio à tona novamente por ele ter cedido um dos seus hotéis de luxo na capital para o evento de criação do Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente Jair Bolsonaro. O presidente citou o empresário em agradecimento no seu discurso.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O problema é a Constituição? Não, pq se as leis inscritas lá fossem seguidas, não teria-se este nível de corrupção e IMPUNIDADE que se verifica hj no país. A prisão somente após esgotados os recursos é deficiência da Constituição? Não está escrito bem claro lá que é "trânsito em julgado de sentença penal condenatória"? Quando ocorre a sentença pena condenatória? O problema é a Constituição ou o JUDICIÁRIO?

  2. E pq o JUDICIÁRIO deve ser o foco e o MEIO POLÍTICO escapar pela tangente? Pq o MEIO POLÍTICO é irrelevante para o combate à corrupção, pois quem é responsável por esta é o JUDICIÁRIO. Por isto que é mais importante limpar a sujeira dentro do JUDICIÁRIO do que dentro do MEIO POLÍTICO, pois senão aconteceria o que sempre acontece. Há dez anos atrás alguém não fez o seu trabalho diligentemente e o que aconteceu? Quem foi preso? E pq? Não foi por causa do JUDICIÁRIO?

  3. Portanto, se o MEIO POLÍTICO não é o foco, então excluindo-se o roubo das msgs e o atentado a Bolsonaro, não haveria razão para se adotar diferença de tratamento entre POLÍTICOS. Não importa se o MEIO POLÍTICO acabará por se salvar e o JUDICIÁRIO passará para o centro da fogueira. O que importa é que se justifique isto, pois uma das brechas que o JUDICIÁRIO tentará explorar é exatamente que eles merecem o mesmo tratamento que os demais. Eles não estão sempre tentando nivelar por baixo?

  4. Pimenta Neves era réu confesso e levou quantos anos para ser preso? Aliás, a Constituição fala de "trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Ou seja, "de sentença penal condenatória" e nada além disto. "De sentença penal condenatória" não é complemento nominal da locução "trânsito em julgado"? Ou seja, busca complementar o sentido da locução, restringindo-a. O X da questão não é mais o meio político, mas o JUDICIÁRIO, ele deve ser o alvo.

  5. Não terror no sentido de violência, mas no sentido de perda de prerrogativas e privilégios. Para que seus integrantes não tentem sabotar os esforços de transformação que o país requer, o JUDICIÁRIO terá que ser colocado contra a parede e ficar de joelhos rezando pelo menos pior. Se não fosse um JUDICIÁRIO CORRUPTO, Arruda estaria solto? Tem vídeo do sujeito recebendo PROPINA, e mesmo assim ele não foi preso. Precisa de mais o quê?

  6. O JUDICIÁRIO é a verdadeira raiz do problema e é ele que precisa passar pelo maior processo de depuração. Por outro lado, eles estão blindados de todos os lados, pois além de serem os responsáveis por julgarem a si e aos outros, ainda contam com uma legislação que praticamente os torna INIMPUTÁVEIS. Não será possível se realizar um processo de caça às bruxas no âmbito do judiciário sem se revogar direitos adquiridos e promover um verdadeiro "terror" no país.

  7. Culpa de quem, por essa ZONA? Alguém falou aí o Supremo Tribunal Federal? Concordo! Até quando vamos aguentar tanta impunidade? Até quando tanta incompetência? Até quando tanta palhaçada? Até quando tantos "rabos presos"? Até quando? Hein?

    1. Enquanto gente como Alcolumbre estiver presidindo o Senado e segurando os processos de impeachment de ministros do STF continuaremos a assistir a procissão de bandidos condenados mas soltos.

  8. O ex-vice-Governador Paulo Octávio apoiando e financiando a criação do novo partido de Bolsonaro !!! Eita Brasil, não dá pra acreditar nesse povo.

    1. Quando vigorou o AI5, foi ainda pior do isso aí. Serviu para proteger e enriquecer os Roberto Marinho, ACM e Sarney, sem que a imprensa pudesse mencionar, menos ainda denunciar.

  9. Commodities ê o que temos. Comercializamos minérios e estocamos em barragens atômicas. Pedras preciosas como ônix, sequer sabemos como negociar. O DEM sabe!!! Lorenzoni idem.

  10. O Brasil continua sendo o país onde o crime compensa para os criminosos poderosos. Até quando o povo brasileiro aceitará políticos com CODINOME em lista de PROPINA comandando o país?

    1. Carlos tirando as fake News o número de gente que votou no JB foi muito alto. Então, meu amigo não haverá mudanças.

  11. Não é de estranhar que " Botafogo " Maia e Alcolumbre " Amapá " estejam tão empenhados em atrasar tanto o pacote do Moro quanto a PEC da Segunda Instância. Dois bandidos a serviço de outros bandidos impunes.

  12. Não adianta tirar esse ou aquele político do congresso. O eleitor precisa aprender a punir os partidos. Depois de tudo isso e muito mais, o cara ainda vota em MDB, em DEM?

    1. Concordo plenamente,só o POVO,nas urnas pode livrar o país,desse bando de vermes.2020/22 É NOIX NAS URNAS.PT,MDB,DEM etc,NUNCA MAIS.

  13. Os ladrões de ontem são os Bozistas de hoje e do futuro. Olhem o Paulo Octávio. De condenado a financiador da Aliança pelo Nozo. Este governo é uma corrupção só!

    1. Jose, quando você dorme, seu marido não deve aguentar o seu bafo, que só libera merda...

    2. Jose, a sua falta de acento me faz pensar que você não tem "assento", fica cagando pela boca...kkkk......

    3. Infelizmente,para se chegar em BRASILIA(politica),tem q se unir aos vermes da antiga. Só noix podemos limpar via URNA,essa podridāo,que acaba se espalhando por todo o BRASIL.Ě NOIX NAS URNAS.

    4. Cretino Fake. Cobrar para criticar é comportamento de delinquente digital Bozista, tal como você. Conta aí? O que você ganha do Carluxo? Um beijinho?

    5. José Jericó, quanto você está recebendo do PT para crity o Bolsonaro diuturnamente?

    6. Soninha Bozista — não transfira para mim as suas qualidades, sua canalha!

    7. Ahhhhh! Bom era PT!! Vc roubou também???? Acabou sua roubalheira??? Sem vergonha? Canalha!!!

    8. Leia-se Aliança pelo Bozo. Bem que poderia ser Aliança pelo Nojo!

  14. Olha aí STF! Isso é o que vcs querem que aconteça com os bandidos atuais? Tenham pena desse tão sofrido povo. Deixem que os condenados em 1a e 2a cumpram suas penas. Esse caso do mensalão do DEM é emblemático na impunidade que sempre dominou o Brasil: 10 anos e estão todos livres porque têm dinheiro para recorrer ad aeternum . VERGONHA!

    1. Nojentos!!! Eles e suas famílias vão curtir o dinheiro roubado da saúde, educação, segurança!!! Enfim!!! Os filhinhos deles??? Vão de primeira classe, escolinha privilegiada, carros blindados, segurança total, planos de saúde, até no exterior!!! Tão preocupados com o povaréu????

    1. Vergonha total!! Aqui impera a impunidade e a corrupção!!! A indignação é enorme!!

  15. É impressionante a memória curta do eleitor brasileiro. Após 10 anos de mensalão do DEM, Arruda não só não está preso como elegeu a senhora esposa, Flávia Arruda, para deputada federal, pelo DF. Enojada!

    1. Exatamente. Votam em corruptos reincidentes e depois reclamam dos políticos

  16. Esperar o quê da nossa "rápida e eficaz justiça?" É o reinado da impunidade para os endinheirados. E o Supremo ainda acha pouco e acaba com a prisão em segunda instância. Inconcebível!

Mais notícias
Assine agora
TOPO