Reprodução/Twitter

Manifestantes retiram faixa de prédio de universidade federal em Curitiba

26.05.19 18:15

Uma faixa em defesa da educação em um prédio da Universidade Federal do Paraná foi retirada pelos manifestantes a favor do governo Bolsonaro em Curitiba, neste domingo, 26 (foto).

A faixa, com a frase “Em defesa da educação #OrgulhoDeSerUFPR #UniversidadePública #EuDefendo”, foi removida enquanto um participante do ato afirmava que “prédio público não pode ser utilizado de forma ideológica”, como mostra um vídeo que circula nas redes sociais.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, foi ao Twiter para dizer que a ação é  “inacreditável”. O prédio fica na praça Santos Andrade, ponto de início de manifestações na cidade.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parece não ser certo retirar faixas de reinvidicações de outros movimentos. O protesto é de direito de cada individuo ou grupo. Porém, todos sabem que aquele não era o lugar apropriado para a tal faixa. A Universidade não é suporte de outodoor para se colocar faixas de movimentos com cunho ideológico, ela é de todos, portanto pendurar o pensamento ideológico de um grupo sobre sua edificação, é uma espécie de: “este espaço é nosso” ou “aqui quem manda somos nós”.

  2. Não tem nada de 'ideológico' na faixa. paranóia de olavete histérica. aposto que ficaram se achando depois de retirar... revolução conservadora ainda está longe do Brasil... e não depende de atos 'heróicos' como esse

    1. Tomaram conta da universidade(verbas da educação), não querem largar o filé, pago com cinco meses de trabalho árduo de milhões de brasileiros.

  3. Senhor Ricardo, inaceitável é o senhor, como "reitor" de uma universidade PUBLICA, não saber que isto é contra lei. Universidade foi feita e é PAGA por nós para ESTUDAR e não para criar "idiotas úteis" que não sabem nem mesmo interpretar um texto e ficam fumando macona nos campis.

  4. É pelo visto a balbúrdia com dinheiro público nas universidades federais acabaram e isto esta DOENDO no bolso de mui.......ta gente, AGORA CHORA...........

    1. Bom dia senhores, não costumo participar deste bate-papo. Este rapaz de nome Gilmar tem algum problema mental ? Perda de tempo esta conversa fiada. Cresça meu rapaz.

  5. Prédio público não é para pendurar faixas com nenhum tipo de frase de caráter ideológico. O reitor é o culpado! pedura a faixa na casa deles, direito legítimo, mas não nos prédios que nós, pagadores de impostos, mantemos em pé.

    1. Sophia — pois é. O ranking da OECD é o Pisa. Educação básica está ruim. Entretanto, lembre-se que ela nunca foi boa.

    2. Eu concordo contigo Sofia. Também não vi nada demais. Embora eu defenda a privatização de alguns serviços oferecidos pelas universidades públicas.

    3. Não é de orelhada, José, vejo no ranking da OCDE e veja quem passou a nossa frente na AL, estamos arruinados especialmente no que se refere à educação básica . Mais preocupada ainda do que com a Educação estou com Saúde, um assunto que ele praticamente nem tocou até agora - parece que tudo está dependendo de desenrolhar (assim mesmo, de rolha) dessa Reforma da Previdência.

    4. Sophia — Concordo em parte com você. Petistas são imbecis. Bozistas também. Os colocaria no mesmo nível da falta de educação, basta promover um debate entre os dois para vc entender o que eu falo. Sobre a qualidade da educação no Brasil, é preciso ver os indicadores. De orelhada não dá. O Brasil melhorou e, alguns (produção científica, por exemplo) e piorou em outros (teste Pisa, por exemplo). O que eu posso te dizer é que o Bolzo até agora não apresentou um plano coerente para a educação.

    5. José, aí vou discordar, contra a Educação são os petistas, basta ver em 16 anos para o patamar que eles jogaram a educação do nosso País no ranking mundial! E apesar da educação de Bolsonaro deixar muito a desejar, ninguém supera os petistas em se tratando de falta de educação, seja em manifestações, seja no comportamento em plenário! Acho que faixa deveria ter permanecido justamente para mostrar que quem estava na manifestação de ontem também defende a Educação! Essa pauta é de todos!

    6. Xu pa Zé, você deveria estar ai em Curitiba visitando teu he roi pre so

    7. Sophia —- Simples. Bozista é contra educação. Qualquer uma educação. Basta ver o idolo deles. Você já viu alguém mais mal educado que ele? 30 anos como congressista e sem nenhum projeto. Como é que pode? E mesmo que um Pedreiro ir todo o dia para o trabalho e não colocar um tijolo sequer sobre outro tijolo.

  6. Também vi na Paulista num prédio um cartaz contra os 30% de corte na Educação mas a notícia é falsa antiga não incomodou ninguém ficou insignificante sem valor.

  7. Olha só a contradição! Não pode ser ideológica a menos que defenda a ideologia contrária. Vândalos. Não se pode generalizar, quanto aos manifestantes em geral, mas essa seita olavo-Bolsonarista é de uma selvageria lamentável. O pior tipo de gente - autoritária, agressiva, intolerante, autocrática, radical, sectária e cafajeste ao máximo.

    1. Lula também é seita, mais radical e extremista. Acho que essa coisa de seita é uma burrice, todos os políticos de alguma maneira vão fazer merda, alguma vez na vida. Alguns fazem mais, outros menos, mas sempre ferram com o povo em algum momento. Reitoria não é palanque, portanto a faixa é absurda! É autoritarismo, sim!

    2. Foi colocada outra faixa no lugar com ideologia contrária a que estava antes? Acredito que não.

    3. Eita narrativa extremista !! Vamos pelo caminho do meio? vivemos 16 anos de um governo no seu gosto Elide!! Ótimo! Que bom! Colheu-se frutos bons e muitos podres!! Agora, dá licença, vamos consertar um pouco? O que não é nafa fácil!! Mas em 2022, pode-se mudar o presidente!! Pronto! A resistência em aceitar o resultado das urnas, cria essa situação!!

    4. Elide, de onde vc tirou esta ideia, o que vc tá falando, é um absurdo, nenhuma verdade, é cola copia. A manifestação mais bonita, emocionante, patriota já vista, uma manifestação totalmente voluntária, do povo.

    5. ÉLIDE, selvageria lamentável foram os saques aos cofres públicos nos últimos 15 anos e a doutrinação dos estudantes, já a partir dos 6 anos de idade pela extrema-esquerda.

  8. Estudantes brasileiros 252 x 152 Bozistas. Ainda há o que questionar? O futuro ganhou do passado por lavagem. Bozistas, por favor, saiam da frente. O futuro pede passagem. Vocês já eram!

    1. Aumente a dose de seu remedinho, Jose. Você está delirando, negando a realidade vista nas ruas ontem.

  9. Só os canalhas comunistas, como os que puseram a faixa, acharam errado. Tenho certeza que a maioria dos alunos não queriam ela naquele local. É necessário fazer uma limpeza nestas reitorias dominadas pela escória esquerdista.

    1. Uma faixa em defesa da educação deveria ser aceita por todos e afixada em qualquer lugar.

  10. Defendem a educação fazendo protestos em hora de aulas, Além de perderem horario de aula não raras vêzes fazem os que não protestam e que são maioria, também perderem.

  11. Estive lá e não vi isto, mas se ocorreu parabéns para quem retirou, pois a UFPR não é lugar de militância. E a propósito, esta escola já é gratuita...

  12. Vc fazer como experiente e de ideal formado (adulto-responsável-caráter e bom senso) é uma vida digna;outra, vc ser burro o bastante pra vir a público e esculachar-se como burro q é ... Aja ... desculpem mas os “treis patetas” tão proliferando .

  13. Parabéns !! Os grupos do funcionalismo público não são os guardiões da república! Não podem se outorgar os donos do bem público ! Todos somos a favor da educação , mas não essa maneira atrasada e produtora de privilégios pros “donos do espaço público”! São as próprias faculdades públicas que estão se destruindo pelas suas próprias pernas ! A conversa de que sempre são vítimas de um governo cruel não está mais colando !

  14. Certíssimo. Universidade PÚBLICA, mantida com meu suor, também defendo: para estudantes, pesquisadores, professores que se empenham em colocar bons profissionais no mercado. Cartaz e dizeres de um bando de esquerdopatas que afirmam defender a educação, essa educação que está aí... só rindo mesmo. E gente dizendo que o BOZO quer destruir a educação!?? Kkk ja foi destruída, em duas décadas passadas, bando de cegos. Qual a bandeira desse povo? Se diz contra a esquerda mas ainda hoje, só critica.

  15. As universidades federais são um lixo qto ao aspecto visual cheia de pichações, mal cuidadas, prédios e ambientes sujos. Os estudantes sofreram lavagem cerebral esquerdista onde perderam a capacidade de raciocinar e serem pensadores, formadores de opinião com imparcialidade. Se não cuidam de onde estudam, porque seriam diferentes em outras causas mais nobres???

  16. Ausência de contraditório só deveria existir no âmbito privado, universidade pública deve ser um ambiente aberto, ao invés de promover a segregação ideológica e lavagem cerebral. O que a esquerda fez nas universidades públicas foi criar um ambiente segregado onde qualquer ideia que desafie o domínio ideológico deles é simplemente rejeitada ou excluída. Fora isto, o procedimento correto teria sido o reitor proibir a colocação ou retirar a faixa em respeito ao contraditório e à opinião divergente.

  17. Sendo a universidade pública patrimônio público, ela não deveria ser instrumento da promoção de bandeiras e ideologias, mas de debate e confronto de ideias. Se o reitor da UFPR permitiu, autorizou ou determinou a colocação da faixa lá, ele deveria responder a PAD, pois está utilizando patrimônio público em defesa de interesses próprios e de terceiros, independentemente da bandeira ser majoritária ou não. A esquerda só respeita as minorias quando elas se curvam e dizem sim aos intentos deles.

  18. Creio que a questão da educação está sendo lida com equívoco, justicado ou não. O fato é que há um nº respeitável de estudantes que não estudam e estão há 5, 6 anos num curso de três anos de duraçãos; sâo "estudantes profissionias". E há professores que fazem doc e pós docs na Europa há vinte anos e nunca deram uma aula sequer. Todo este grupo recebe bolsas, salários e não merecem que paguemos pelo estudo e aulas que não cumprem. Há também diretores e reitores que incentivam tais desvios.

    1. Comentário perfeito. Concordo em gênero, número e grau. Nada a acrescentar.

    1. @Roberto conte quantos foram queimados...a propósito seu "deus" está preso em Curitiba.

  19. Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Qual a surpresa? Estes são os bozistas. Bozistas são e sempre serão assim: apedeutas. Eles lideram uma campanha nacional chamada “Todos contra a educação”.

    1. Caro Aladim. Continuando a aula. Pegue as 50 melhores universidades do mundo. Depois pesquise a idade delas. Pesquise também o orçamento anual delas é o endowment que elas possuem. Depois compare com as brasileiras. Volte e escreva aqui as suas conclusões. Aguardo o seu dever de casa. Passar bem.

    2. Bem professor Jose, Antes de falar consulte as fontes verdadeira de informação. Você justifica a inoperancia e ineficiencia das universidades sob o argumento que os mesmos não se aplicam por ser muito novas, Só a título de informação professor faço saber que a maior universidade do país (USP) foi criada nos idos de 1934, outra gigante a (UFRJ) nos anos de 1920 e vai por aí a fora. É isso que você chama de novo? Agora calcule quantos bilhões já foram investidos nas mesmas desde sua criação.

    3. Aladim — claramente você não sabe de nada. Sabe qual a razão do ranking das nossas universidades? Elas são muito novas rapaz. Nenhuma universidade se torna uma potência mundial com poucos anos de vida. É preciso pelo menos um século para construir reputação. Entendeu? Se vc pegar o ranking, fazer um,a regressão multipla levando em conta a idade, as nossas universidades estão até bem. Aprendeu? Uma aula desta custa caro. Bozistas, bozistas..

    4. Eita Jose sem assento, quanta besteira junto heim. Além do assento falta-lhe noção, verdade, visão e equilibrio. Denunciar oque ocorre e deixa de ocorrer dentro das universidades públicas jamais seria uma ¨campanha¨contra a educação. As eleições acabaram e o PT acabou, parece que você não percebeu. Certifique-se do ranking mundial da qualidade das universidades públicas e veja nossa colocação. Já foi muito dinheiro jogado fora. Tá ja hora de frear a sangria dos cofres públicos.

  20. Inacreditável é um reitor permitir uso político nas instalações de uma Universidade Pública. Devia ser exonerado. O tempo da bagunça acabou pra vocês, aceitem que dói menos.

    1. Verdade! Eles deveriam ter cuidado com o patrimônio público.

Mais notícias
Assine agora
TOPO