Justiça autoriza R$ 26,8 mi da JBS para Fiocruz combater coronavírus

02.04.20 21:05

A Justiça Federal em Brasília homologou nesta quinta-feira, 2, um acordo entre o Ministério Público Federal e a holding J&F, controladora do Grupo JBS, para destinar 26,8 milhões de reais que a empresa havia pago em seu acordo de leniência para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comprar testes para detecção do coronavírus. O acerto foi selado em uma audiência realizada por videoconferência nesta tarde.

O valor já estava depositado em uma conta da Caixa Econômica específica para o acordo e inicialmente estava destinado a financiar projetos sociais. Com a crise causada pela pandemia, porém, o MPF entendeu que seria o caso de mudar a destinação dos recursos, o que foi acatado pela empresa.

A quantia faz parte do acerto de 11,4 bilhões que a companhia dos irmãos Batista se comprometeu a pagar ao longo de 25 anos no acordo de leniência com a força-tarefa da Operação Greenfield, que investiga fraudes em fundos de pensão de estatais.

No mês passado, a Procuradoria da República no Distrito Federal solicitou à Justiça que todo o valor do acordo já seja pago neste ano para ajudar nas ações de combate à Covid-19. De acordo com o MPF, a empresa conta com este montante em uma conta de garantia criada no âmbito de uma arbitragem da J&F com a CA Investiment, relativa ao controle da Eldorado Brasil.

Na audiência desta quinta-feira, porém, ficou definida somente a situação dos 26,8 milhões que já estavam depositados na conta da Caixa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO