Adriano Machado/Crusoé

Guedes critica derrubada de veto a reajustes: ‘Um crime contra o país’

19.08.20 21:18

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), criticou o Senado pela rejeição do veto do presidente Jair Bolsonaro à concessão de reajustes a servidores públicos até o fim de 2021. A palavra final sobre o tema cabe, agora, à Câmara dos Deputados, que deve analisar o texto nesta quinta-feira, 20.

O chefe da equipe econômica avaliou que a casa “deu um sinal muito ruim”, classificou o resultado como “um desastre” e declarou que “pegar dinheiro da saúde e permitir que vire aumento de salário do funcionalismo é um crime contra o país”.

“Vamos torcer para a Câmara conseguir segurar a situação, porque isso foi um veto importante que o presidente fez em um momento decisivo”, lembrou. “Justamente esse gasto extraordinário que tivemos esse ano [era] para preservar vidas, para preservar empregos. Isso correr o risco de virar aumento de salário… Seria um sinal de irresponsabilidade”, completou.

Se a Câmara decidir pela efetiva derrubada do veto, o governo entende que haverá o comprometimento de uma economia de 130 bilhões de reais. Este é o valor que seria poupado com o congelamento dos salários de servidores públicos até 31 de dezembro do ano que vem.

O impeditivo aos reajustes foi estabelecido no plano de socorro a estados e municípios. Tratava-se de uma contrapartida à transferência direta de 60,15 bilhões aos entes federados em quatro parcelas e à suspensão de dívidas dos entes com a União (35,34 bilhões), bancos públicos (13,98 bilhões), organismos multilaterais (10,73 bilhões) e de débitos previdenciários (5,6 bilhões).

O Congresso, contudo, alterou o projeto e permitiu aumentos para algumas categorias envolvidas no combate à Covid-19. O governo barrou a previsão das exceções. À época, Guedes chegou a fazer um apelo para que o Congresso Nacional não derrubasse o veto, garantindo, assim, que “o dinheiro da saúde fique na saúde em vez de virar aumento de funcionalismo ou farra eleitoral”. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois é, todos esquecem que quando fala servidor público são incluídos os digníssimo políticos e esse bando do judiciário que faz mais mal do que bem a nós.

  2. Min. Guedes, trate de verberar o Senado. O cacique da Casa é conhecido como Meia Dúzia, por ter substituído o notório Seis; dizem que só pensa em reeleição. E o contribuinte acaba pagando o preço das ambições de aventureiros, que se distinguem apenas pela falta de distinção. Ignorar as restrições com as quais opera a economia é leviandade. Mas que mais se pode esperar de um político acusado de frustrar os colegas sem rabo preso interessados em modernizar o País, a começar pela própria Casa?

    1. Agora, Ministro, um pormenor. O BID teve como fonte de inspiração a Operação Pan Americano, tendo sido JK o seu principal propugnador. O Banco contou com quatro presidentes, inclusive o atual. Seus países de origem são o Chile, o México, o Uruguai e a Colômbia. Ao Brasil coube sempre a chupeta.

  3. uma matilha de lobos ensandencidos ávidos pelo sangue do PR nem que para isso tenham que enterrar outros 110 mil brasileiros, todavia não posso repreende-los uma vez que lá estão com a anuência do povo brasileiro.

  4. Até agora Guedes tem sido um engodo, responsabiliza os servidores por todos os males do Brasil, de efetivo mesmo nada feito. Porém, como no meio do caminho tinha uma pandemia, tinha uma pandemia no meio do caminho... Nunca na história servidores tiveram tanta visibilidade! Resumo da Ópera: Guedes e o Congresso tentando recussitar suas bandeirolas medíocres!

  5. Só para que eu possa raciocinar..., quantos funcionários públicos perderam seus empregos em decorrência da pandemia?... ZERO, Hummmm, eu perdi meu ganha pão, estou devendo quatro meses a conta de energia elétrica, que embute 32% de ICMS mais 11% de PIS e COFINS e servem para pagamento de funcionários públicos, a qualquer momento será cortada, imaginem como me sinto lendo uma merda dessas... minhas entranhas não me permite raciocinar.

  6. Esse é um TREMENDO papo furado de Guedes. O que se está derrubando é o inciso IX do artigo 8° da Lei 173 de 2020. O inciso implica na paralisação da CONTAGEM DE TEMPO DE SERVIÇO por 19 meses. 19 MESES! Significa dizer que se exige que os profissionais de Saúde e Segurança - e não os funcionários públicos milionários - os coitados dos enfermeiros e PM's, que estão morrendo como moscas no combate direto ao Covid19, além de tudo, NÃO TENHAM O TEMPO DE SERVIÇO NESTA GUERRA contado para NADA!

  7. A impressão é que o Senado quer jogar a população contra os servidores públicos, já que muita gente vai pensar que houve "lobby" das centrais dos trabalhadores para que casassem o veto do PR. Ou, talvez, seja só uma manobra do Alcolumbre e Maia para colocar este último, já que tá todo mundo de olho na Câmara. SE Maia fizer um apelo COMOVENTE pros deputados, e mantiverem o veto, o cara sai como Herói Nacional.

    1. CORREÇÃO: "...colocar este último, Maia, em evidência..."

  8. sou servidora pública federal mas estou estarrecida com a possibilidade de termos aumento salarial as custas do sangue do nosso povo. Não pedi e não concordo com essa tragédia.Muitos funcionários públicos também discordam e condenam o caráter cínico e criminoso desse aumento obsceno. Não queremos as mãos sujas de sangue inocente, queremos um Brasil melhor para todos os brasileiros

    1. Parabéns Elizabeth, você é uma brasileira digna e decente.

    2. Difícil crer que é servidora...pois é burra! Não se trata de majoração salarial...NÃO HAVERÁ AUMENTO SALARIAL PARA NINGUEM, E NÃO DEVE HAVER MESMO! O que se derrubou no Senado e, oxalá, será ratificado na Câmara é o fato de Policiais Militares e Funcionários da Saúde - que morrem as pencas enquanto "funcionários" como vc ficam em casa - tenham tungado de suas vidas funcionais o tempo de serviço durante a pandemia. Não há aumento, é sim a contagem legítima de 19 meses trabalhados. Acorda!

  9. Deputados e Senadores continuam Legislando em causa própria em detrimento do bem público e de toda uma nação! Precisamos urgente do fim de reeleição em TODAS AS ESFERAS POLÍTICAS!!!!!

    1. Concordância total com a Elza, apesar que mesmo sem reeleição, os políticos em final de mandato farão o impossível para eleger seus afilhados. Reforma política e de suma importância : Voto distrital, cláusulas de barreira, separação dos poderes (de verdade),e tantas outras.

    2. FIM DA REELEIÇÃO EM TODAS AS ESFERAS POLITICAS, SIM

  10. o Congresso Nacional está sempre trabalhando contra a Economia. E este dinheiro repassado para o auxilio a Saúde tem que ser muito bem investigado.

  11. A PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO é IMINENTE pós quarentena. PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado é continuar com afinco na destruição do CONLUIO entre os poderes, iniciado em 2013 nas RUAS, é em 5 anos afastamos o EXECUTIVO das práticas desumanas q atrasam a vida de gerações inteiras de brasileiros. Fora corrupção desenfreada. Fora aparelhamento do estado e seu funcionalismo público ideologizado!!!

  12. Cada vez se torna mais clara e necessária uma ação contundente para fechar esse ninho de ratos que é o "congresso nacional". Esses canalhas vagabundos só pensam em si mesmos, nunca no Brasil.

  13. Um digo economista,que quebrou os fundos de pensão do país,não tem proposta alguma,apenas fala que todo problema da economia está no servidor,é outro pilantra sem qualificações,assim até eu seria um ministro ladrao dos fundos.

  14. Ate quando o Paulo Guedes vai aguentar esses politicos que nao pensam no pais e no mal que faz a populacao mais pobre com esta votaçal

  15. Ano de eleições dane -se o país não é bando de curupiras. Esta seria a contribuição dos FP que já ganham bons salários e aposentadorias diferenciadas para ajudar o país frente aos gastos da pandemia e auxílio aos mais pobres. É a política e o ser humano TĀONEMAI. O meu pirão primeiro e dane se.

  16. Falar em reajuste de salários numa época que as pessoas não tem sequer emprego e falências em massa, chega a ser crime hediondo.

  17. Essa corja quer mesmo é ganhar votos dos milhões de barnabés, não importa a que custo. São bandidos filhos de uma puta mesmo. Vamos dar o troco para todos eles em 2022, mas vamos começar já nas eleições municipais deste ano.

  18. Não adianta! Com esta classe política NÍVEL ZERO, o Brasil não tem chance! Os burocratas estatais se defendem e tentar impedir que o “status quo” seja alterado..!

  19. Os políticos e seus inúmeros assessores e os funcionários públicos e suas eternas benesses são a escória desse país. Só querem manter suas vantagens!

  20. Esse FDP já roubou bastante dos fundos de pensão, Então tem que encontrar alguém para pagar o pato. E é claro sobra para quem trabalha.

    1. Errou no diagnóstico, Marconi. Esse Jonthatas ale'm de servidor publico é um imbecil FDP.

  21. NESSE CASO, não há como não concordar com P.Guedes... é um crime sim... O estableshiment em ação, contra a NAÇÃO... ! Coitado do povo que precisa acordar as 5 hrs da manhã, se expor na pandemia em veículos superlotados e chega em casa exausto às 20h... e paga esses salários gordos dessa raça. É um despautério...

    1. Como pode ser um lugar sério nosso País ??? Enkanto existir esse povinho sanguessuga, jamais teremos o Respeito q merecemos. Ou fazemos o correto ou continuamos na mesma.

    2. Você está certo Miguel. É muito fácil fazer farra com o dinheiro dos outros.

    3. Miguel baba ovo e chupa pica do Bostanaro Doidão e desse corruptos e ladrões, que estão roubando o país. faz o s erguinte: Estuda e faz um concurso s e Eu merda.

  22. Estamos em "mal" lençóis com este congresso. O Brasil está de mal para pior em finanças publicas e vem deputados federais e senadores liberam um reajuste para o funcionalismo . Quem vai pagar esta conta!!!!🙀

Mais notícias
Assine agora
TOPO