Divulgação/ANPR

Fala sobre 13º foi “força da expressão”, diz vice de Bolsonaro

27.09.18 15:20

Candidato a vice de Jair Bolsonaro, o general Antônio Hamilton Mourão tentou minimizar na tarde desta quinta-feira, 27, as críticas que fez mais cedo ao 13º salário e adicional de férias pagos aos trabalhadores brasileiros. Em palestra a comerciantes em Uruguaiana (RS), Mourão chamou esses direitos trabalhistas de “jabuticabas” e de uma “mochila nas costas dos empresários”.

“Força da expressão. Nossos vizinhos não têm isso. Toquei nesse assunto numa conversa com um grupo de empresários, dizendo que é uma questão que faz parte da eficiência gerencial. Você tem que planejar o pagamento disso daí. Se não planeja, acontece o que aconteceu no estado do Rio, que não paga”, disse o general a Crusoé, após ser repreendido por Bolsonaro.

Mais cedo, a declaração exata de Mourão foi: “Jabuticabas brasileiras. 13º salário. Se a gente arrecada 12 (meses), como pagamos 13? É complicado. (O Brasil) é o único lugar em que a pessoa entra em férias e ganha mais. Coisas nossas, legislação que está aí. É sempre a visão dita social com o chapéu dos outros, não com o chapéu do governo”.

A fala foi repreendida publicamente por Bolsonaro pelo Twitter. “O 13° salário do trabalhador está previsto no art. 7° da Constituição em capítulo das cláusulas pétreas (não passível de ser suprimido sequer por proposta de emenda à Constituição). Criticá-lo, além de uma ofensa à quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição”, escreveu o presidenciável.

“Ele (Bolsonaro) falou uma coisa que é normal, que ir contra 13º é um erro, uma coisa obtusa. Eu não critiquei o 13º”, minimizou Mourão a Crusoé. O general disse ser favorável ao pagamento do salário extra aos trabalhadores e que ser contra seria “dar um tiro em mim mesmo, que recebo”. “Lógico que sou favorável. Num país onde os salários são baixos, tem que ter uma compensação”, diz.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. se o Bolsonaro é tido como um presidenciável popular pq diz o que pensa, seu vice tem o mesmo direito e merece nosso respeito por isso. entre dizer e ter força pra muda algo há uma distância considerável.

  2. Levanto cedo todos os dias e trabalho 11 horas p dia. Queria im salário justo e um país c economia previsível no lugar do meu décimo terceiro e abono nas férias. Me dinto um índio ganhando um "espelhinho"

  3. A gente tenta apoiar Bolsonaro, mas ele e seu vice acabam sendo seus piores adversários. Deveriam fazer um pacto de ficarem quietos e não tentarem ser mais criativos e fazerem estas tais declarações malucas e depreciativas da campanha.

  4. O 13 salário é uma garantia ao trabalhador, está na CLT, e dificilmente será alterado! Ser contra ou favor a isso é a opinião de cada um! Os esquerdistas acusam o mito de apoiar uma ditadura na qual os mesmos estão inseridos!

  5. A imprensa de hoje está tão desacreditada que até as matérias escritas pela Crusoé, me soam falsas, forçadas e direcionadas. Isso ficaria muito melhor se junto da matéria vcs disponibilizassem um link direito para um VÍDEO com a fala do “acusado”. Esse papo de “em conversa...”, “filando disse...”, “segundo beltrano...” não funciona mais!

  6. Eu estou impressionado. Nunca me deparei com alguém tão estúpido como o general Mourão. Continuo ferrenho na campanha do Bolsonaro porque entendo que essa luta não pertence ao Morão, e sim ao povo brasileiro, que tem uma chance de ver o Brasil mudar. Mas é uma angústia acordar pela manhã e ler as declarações do Morão. São de desanimar qualquer eleitor.

  7. Ou eles seguram o general Pavão, ou a candidatura do Bolsonaro vai pro saco. Esse general faz de tudo para aparecer. O pior é que só fala o que não é assunto dele.

  8. Falemos da jabuticabeira dentro do exército, General Mourão. O senhor cale a sua matraca, vista o pijama e só acorde em 1/1/2019

  9. Bolsonaro está rodeado de inimigos na trincheira, KKK, o Guedes atirou com CPMF, o filho com foto de tortura, já o Mourão é tipo uma metralhadora, filho de mães solteiras, criados pela vó e tal e agora isto. Credo! Se não fosse essa turma dele até podia ganhar no primeiro turno.

    1. Você é muito tapado mesmo, Eduardo, estou criticando porque desejo que estes taipas que circundam Bolsonaro parem de atrapalhar. Só sendo muito burro para defender tanto amadorismo. No mais, vai te internar porque tu és doente.

    2. O ruim mesmo é encontrar esquerdopatas como vc aqui numa revista com viés de direita. Não passa de mais uma matraca vociferando mantras esquerdistas (“retirar direitos, machista, misógino, blá-blá-blá”)

  10. kkkkk O cara só dá fora!!!!Ou Bolsonaro assume sua campanha imediatamente, ou não precisará do PT pra dissolvê-la ...Seu vice o está fazendo...aprimorando suas falas ,dia a dia...

  11. acho que o brasil deveria acertar salario anual, e cada um resolve se quer receber mensal ou semanal ou quinzenal, deveria sim acabar com 13 e um terço das ferias e agregar esses valores ao salario.

  12. A equipe bate-cabeça do falastrão e enganador Bolsonaro só tem força de expressão. Não se governa um país com força de expressão, mas com ideias e projetos consistentes e, mais, que não ofendam a Constituição. Vejam um vice-presidente que nada sabe da Constituição. Vai fazer o que junto como o falastrão? Nada. Absolutamente nada. Que tal o Mourão falar um pouco sobre a aposentadoria do militar que nunca foi à guerra. É uma jabuticaba brasileira? Com João Amoêdo não tem disso. É preto no branco.

    1. desde 1982, os candidatos apresentam projetos e ideias que nunca são cumpridas, e o brasil continua com o povo pobre e ignorante

  13. CONCORDO PLENAMENTE COM A RETIRADA DO 13°SALÁRIO, DESDE QUE AVISADO COM ANTECEDÊNCIA. O Brasil precisa crescer

    1. DIÁRIO DE UM FUNÇA: A sala inteira comemorando a fala do Gen. Mourão sobre o 13.o. Parece que o monopólio de falar merda é da Dilma (e do PT, por extensão)

  14. parabéns pelo comentário Mourão. Poucos países avançados tem isso. 13° pago pelos empresários e por nossos impostos, foi mais uma lei criada para politicagem de malandros que nunca produziram nada.

  15. Ta faltando articulação nas falas do Mourão! Se ele queria que o governo assumisse esses encargos chamados de "jabuticabas" para o trabalhador e "mochila" para o empresario, deveria ter dito que o governo deveria pensar em reduzir os encargos das empresas para compensar esses pagamentos!

  16. Vejo como necessário analisar com cautela e bom senso tentando entender exatamente o sentida das palavras e não distorce-las em prol de uma causa qualquer.

  17. A produtividade do brasileiro é pífia. Ainda temos jabuticabas como 30 dias de férias remuneradas com adicional e o 13 obrigatório. Conversem com qualquer gringo de países muito mais ricos que o nosso e perguntem se ele tem isso. Daqui a pouco vamos ser famintos e miseráveis cheios de direitos no papel.

  18. Aí vai ficar pior do que a CPMF que durante vários dias em todas as mídias passavam e repetiam, tem que ter cuidado mesmo, vai ser um prato cheio pro Reinaldo Azevedo que não sei porque digamos virou petista!!!

  19. O general está certo. Adianta ter uma penca de direitos se 50% da força de trabalho não tem carteira assinada. Aqui é um país de m€rda. Não se pode discutir nada com maturidade!

    1. Difícil de admitir e depois demitir, se esquecem dos 40% de multa do FGTS.

    2. impressionante com o torcem tudo! qualquer reflexão virá munição pra esses esquedopatas viciados e sequelados!

    1. Concordo Fabricio. Foi inoportuno. Tem hora prá falar, tem hora prá calar. Quanta inabilidade!

    2. kkkk ele se supera em suas falas...dissolverá a campanha ,sem precisar DO PT

Mais notícias
Assine agora
TOPO