Adriano Machado/CrusoéO ministro Fachin

Fachin diz que abuso de poder religioso desequilibra eleições e defende punição

10.08.20 15:39

O ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou nesta segunda-feira, 10, que o abuso de poder religioso desequilibra a igualdade e as condições de disputa nas eleições. A Corte Eleitoral deve discutir na quinta-feira, 13, a possibilidade de inclusão da prática na lista de hipóteses que podem levar à cassação de mandatos.

“É possível entender que o sentido da legitimidade eleitoral é violado quando uma autoridade religiosa realiza uma espécie de extorsão do consentimento, fazendo com que haja um direcionamento abusivo para uma determinada candidatura? É possível reconhecer o abuso de autoridade”, disse durante live promovida pela Câmara de Comércio França-Brasil.

A tese de criação da figura do abuso de poder religioso, que valeria já para as eleições municipais deste ano, foi levantada por Edson Fachin em junho, em um julgamento interrompido por um pedido de vista. O TSE, como mostrou Crusoé, está dividido. O placar da deliberação está em 1 a 1.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fachin está absolutamente certo. estão transformando o país numa república dos aiatolás evangélicos. isso tem que parar antes de virarmos um Iran ou um líbano.

  2. Vão proibir também times de futebol, grupos LGBT , Rotary, Lions e outros de se manifestarem?, logo o cidadão não vai mais poder dizer nada

  3. sou cristão, prefiro, dentre os tantos rótulos que nos colocam, o de reformado. Acho extremamente complicada a prática de muitas ditas autoridades religiosas no Brasil, porém, está claro que a mira é nos cristãos. Chegam os tempos nebulosos da perseguição ao cristianismo neste país.... Possivelmente, bispos progressistas católicos estarão felizes com uma decisão dessas, pois há tempos andam de braços dados com o socialismo. Não se perseguirá outro tipos de pessoas, só os cristãos conservadores..

  4. O Estado é laico!!! Ou vamos transformar o plenário em parlamento igreijeiro?? Acho essa tendência das "bancadas" dessa ou daquela vertente religiosa uma excrescência, uma invasão contra a cidadania.

  5. Porque tanto medo de quem fala em Deus ? Deus é de todos quem achar conveniente e não tiver vergonha de invoca-lo que o faça. Agora vir com esta história de proibir é ridículo.

    1. Vão proibir também as torcidas organizadas, grupos LGBT, Lions Rotari entre outros de se manifestarem também, quando um peteba gosta de uma atitude desta pode saber que é tudo, menos democracia, porque este medo todo do povo que confessa sua fé publicamente??

    2. Se fosse mesmo pra falar em Deus, né? Francamente, esses pastorecos querem é por no poder gente que favoreça as suas causas e interesses escusos. Isso nada tem a ver com Deus. E que lugar melhor pra vc manobrar as pessoas que igrejas?

  6. Tem decisão/opinião/ tese autoritária? A esquerdalha aparece logo pra aplaudir e comentar. Brincadeira! Vai se contentar com migalha assim lá no inferno!

  7. Milhões e milhões roubados ao longo de 13 anos de rapinagem do erário não devem influir em nada nas eleições, não é mesmo, Fachin ??!!

  8. Qual é a definição de poder religioso? E qual seriam os seus limites? Ou é novamente censura e preconceito contra os que praticam alguma religião?

  9. Estou inteiramente com o Ministro Fachin,pois o que vemos são igrejas fazendo dos púlpitos palanques eleitorais. Uma vergonha para o nome Santo de Jesus.

    1. Só falta entender como abuso de poder o apoio dado por torcidas de futebol, maçonaria, Lions, Rotary, sindicatos, grupos gay etc....Mera balela desse ministro.

  10. Abuso de pode é não aceitar um presidente eleito pela maioria da população e articular a todos os momentos um motivo para desestatizar o governo. Os governos anteriores, roubaram o país de forma escandalosa, mataram para se perpetuar no poder. Quando se trata de outra ideologia tudo é permitido???

    1. votei no seu herói...é incompetente e suspeito de trambiques com funcionários. Sempre foi um deputado inexpressivo e pouco inteligente!!

    2. Todos os presidentes anteriores pós- ditadura foram eleitos pela maioria da população, ou não teriam chegado a sê-lo. Nem por isso alguns deixaram de serem retirados quando se fez necessário.

  11. E no fim é o indicado pelo presidente "de direita" que vem fazendo o que achavam que o Facchin que subiu no palanque da Dilma iria fazer!Vejam como são as coisas e como as pessoas se enganam! Só que uns admitem que erraram e outros, não!

  12. Parabéns Ministro Fachin. O oportunismo político-eleitoral não tem escrúpulos e abusa de tudo e de todos para somar votos, até da fé religiosa. Vide o recente slogan "Deus acima de todos!". Em frente ministro!

  13. Parabéns Ministro. As igrejas viraram o novo curral eleitoral. Pseudo líderes religiosos abusam da fé dos mais humildes para ganhar prestígio político e dinheiro

    1. Pois é... quando Lula disse que obteve sucesso eleitoral devido ao apoio de bispos da Igreja Católica, o STF e a imprensa ficaram calados....

  14. Fachin deveria se preocupar com as safadezas que ocorrem no STF e não com as posições religiosas de políticos e funcionários públicos; daqui a pouco ele vai se preocupar com corintianos, palmeirenses, flamenguistas e as demais torcidas, como se cada uma delas pudesse influir nas eleições. Menos criatividade e mais operosidade, senhores!

    1. o fanatismo religioso é tão perigoso quanto qualquer radicalismo. Igreja e Estado não se misturam....

    1. Sou ateo mas nao de esquerda. É vc. é ovelha conduzida pelo pastor picareta? .... ou gado mesmo?

  15. Muito certo Fachin! Usar Christo e Deus para se eleger é imoral. Mas aqui .... tudo acontece. Sem pudor. Sou a favor de religiosos nas sua igrejas, criminosos nas cadeias e ..... militares nas casernas.

    1. Esta revista já prestou . faz dias que não a leio. Agora só se vê comentários exquerdopata.

Mais notícias
Assine agora
TOPO