Divulgação

Exclusivo: Documento contradiz depoimento de pecuarista que ajudou em fuga de miliciano

12.02.20 12:57

O ex-capitão Adriano Magalhães da Nóbrega (foto), acusado de comandar a maior milícia do Rio de Janeiro, tinha o pecuarista Leandro Abreu Guimarães como testemunha de defesa na principal ação penal na qual era réu. Antes de ser morto no domingo passado em Esplanada, no interior da Bahia, Adriano da Nóbrega se escondeu em uma fazenda de Leandro Guimarães localizada no município.

O fazendeiro disse aos policiais que não sabia do envolvimento do ex-capitão com milícia e o conhecia apenas como criador de cavalos. Documento obtido por Crusoé, porém, contradiz essa versão. Em 21 de outubro de 2019, Guimarães foi notificado por um oficial de Justiça para depor como testemunha no fórum da cidade baiana de Pojuca, próxima a Esplanada. “Pelo aplicativo WhatsApp dei ciência da audiência tendo o mesmo declarado que estaria disponível nos dias 5 e 11 de novembro”, registrou o oficial no documento (leia na imagem abaixo). Até o início da semana, a Justiça do Rio ainda não havia recebido cópia do depoimento.

O fato de ter sido indicado em outubro como testemunha no processo em que o ex-capitão era acusado de comandar o grupo de extermínio Escritório do Crime e a milícia de Rio das Pedras coloca o fazendeiro em uma posição chave para esclarecer os últimos passos de Adriano, que fugia da Justiça havia mais de um ano e, para dificultar seu rastreamento, usava mais de uma dezena de telefones celulares e chips de diferentes operadoras. O ex-policial tinha medo de ser vítima de queima de arquivo, segundo relatou seu advogado.

O Ministério Público denunciou Adriano da Nóbrega no começo de 2019 por comandar a milícia de Rio das Pedras, na Zona Oeste carioca, onde atua o Escritório do Crime, responsável por inúmeros homicídios. Em outro processo, os promotores também apuravam o envolvimento do ex-militar com o “rachid” no gabinete do então deputado estadual e hoje senador Flávio Bolsonaro. Adriano era amigo de Fabrício Queiroz, policial aposentado acusado de operar o esquema. A pedido de Queiroz, Flávio empregou a ex-mulher e a mãe de Adriano da Nóbrega no gabinete. O senador nega qualquer ilegalidade.

Na versão que apresentou à polícia da Bahia após a morte de Adriano da Nóbrega, Leandro Guimarães disse que esteve com o ex-capitão algumas vezes em eventos de vaquejada. Ainda segundo a versão do pecuarista, Adriano apareceu na fazenda dizendo que estava de férias e queria comprar terras na região.

Na véspera de ser morto, conforme o depoimento de Guimarães, Adriano teria ficado nervoso ao mexer no celular, em um indício de que teria recebido antecipadamente informações sobre a operação policial para encontrá-lo. Guimarães relatou que o ex-capitão o ameaçou de morte ao pedir para levá-lo a um novo esconderijo, em um sítio da região. Nessa propriedade, que pertence a um vereador do município, o ex-policial morreu baleado no domingo. Segundo a versão oficial da polícia baiana, ele reagiu à prisão e os agentes tiveram de responder com tiros.

Leandro Guimarães também afirmou no depoimento que esteve com Adriano da Nóbrega na véspera de Ano Novo em uma casa na Costa do Sauípe, litoral baiano, que havia sido alugada pelo ex-policial. Durante a operação que resultou na morte de Adriano, a polícia prendeu Guimarães por posse ilegal de armas encontradas na fazenda, mas ele pagou fiança e a Justiça o liberou.

O advogado Paulo Emílio Catta Preta, que defendia Adriano, disse que o depoimento de Guimarães como testemunha no processo em que o miliciano era acusado de chefiar o Escritório do Crime “buscava comprovar a existência de atividade econômica lícita e regular de Adriano: a pecuária”. Guimarães realiza eventos de vaquejada por todo o país. Procurado por Crusoé para falar sobre a intimação para depor no processo de Adriano, o pecuarista não foi localizado.

Capitão do Bope, a tropa de elite da Polícia Militar do Rio, Adriano da Nóbrega foi expulso da corporação em 2014 por envolvimento com o jogo do bicho. Antes disso, respondeu por dois homicídios e saiu inocentado de ambos. Quando ainda estava na cadeia, em 2005, ganhou a medalha Tiradentes, mais alta condecoração da Assembleia Legislativa do Rio, por indicação do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A sessão de comentários aqui está meio "punk". Só conversa de doido. Será por causa das chuvas intermitentes? A umidade prejudicou o motor dessa gente? Misericórdia! 🤔🙄😏😜🤣🤣🤣

    1. Opa, pode ser utilizado aqui também um espaço. O tópico pode ser: "como preparar um suculento T-Bone Angus, bem suculento e sangrando".

  2. O fato de ser arrolado como testemunha, não o torna sabedor do fato narrado no processo. Há muita testemunha que é convocada e não tem conhecimento, ou nega ter, sobre o que é tratado no processo. O que ele disse, onde ele disse e quando ele disse? Quem arrolou? A matéria é fraca.

  3. Será que nosso Brasil realmente não tem jeito? Não bastassem os escândalos de corrupção que culminaram com a queda de Dilma e a prisão do Lula, agora estamos diante de novas denúncias tão graves quanto àquelas atribuídas aos dirigentes do PT.

  4. Vocês estão vendo as ligações? milicia, fazendas, pecuária, etc. Vocês entendem agora porque o Bozo deu 120 bi em terras públicas para os grileiros? Será que é preciso desenhar para vocês perceberem uma coisa tão óbvia?

    1. Deu inclusive algumas terras ao coletor de bosta de elefante, o Lulinha, filho do maior ladrão do país, o Lulalau do PT, no Maranhão para criar gado.

    2. deixa de falar asneira, pare de suposições e comparações do grande rato mor do PT, os fatos são distintos.

  5. Tem "adevogado" é uma "coisa de lôco", né? O Paulinho Capa Preta afirma que o "salafra" Guimarães IRIA PROVAR em depoimento à justiça que Adriano, o miliciano e "matador de aluguel", tinha uma atividade econômica LÍCITA. Que espetáculo de profissional esse jurisconsulto! O "doutor" é bonzinho demais e acredita que os idiotas somos nós, as pessoas de bem, honradas, honestas e trabalhadores. Eita!

  6. Aos fugitivos , dois conselhos: 1º Leiam o livro " Em Busca de El Chapo " de Andrew Hogan antes de usarem qualquer tipo de telefone. 2º - JAMAIS , JAMAIS , JAMAAAAAISS confiem sua localização a qualquer político. Este ser de alma de Escorpião , tem como religião , a prática da traição. -

    1. Se permite, um terceiro conselho aos fugitivos: nunca se apaixone.

  7. Pecuarista é gente boa, desmata a floresta, grila terra pública e, nas horas vagas, da guarida a bandido. O agro é pop. Kkkkkkk

    1. Continuando o assunto que os Homos Sapiens gostam: A carne vermelha contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B. Carne é muito rica em proteínas. Também oferece ótimos teores de fosfato e aminoácidos que não se encontram em proteínas vegetais. É rica em mioglobulina, ácido linoléico conjugado, creatina, e ajuda a manter a glicemia mais estável. Cientificamente comprovado, a carne vermelha é importante para ativs. esportes.

    2. O documentário vegano "Dieta De Gladiadores" apenas tenta comover e convencer a população que uma dieta vegana é a melhor para atletas, para performance, para a saúde, para o planeta e blábláblá. O problema é que os argumentos utilizados para convencer a população são em grande parte comprovadamente falsos, outros são péssima ciência e já outros literalmente mentiras deslavadas. https://www.youtube.com/watch?v=B-ruxkp3io4

    3. George Custer, assista o documentário " Dieta de gladiadores" na Netflix. Talvez você pare de falar tanta bobagem.

    4. Será que os veganos militontos ideológicos não gostam de pecuaristas porque eles criam bichos que comem a comida deles??? Tipo assim: "eles têm medo que a ração deles acabem". Fica este ponto para discussão nos próximos capítulos.

    5. O esquerdolixo tupiniquim militonto, pé de chinelo, é aquele que fez escolhas erradas na vida, muitas vezes escolheu cursos/graduações de vagabundos que qualquer um passa, os famos cursos "cocébas e não promissores $$$$$$, então acabam levando uma vidinha medíocre, sem acesso ao bem bom do capitalismo, e se apegam em ideologias que atacam que têm money, que batalharam e estudaram decentemente$$$$, culpam o capitalismo, se apegam em ideologia que ataca pecuaristas e quem come carne. Surreal

    6. Voltando ao que interessa, seguem alguns benefícios para a saúde da carne vermelha. A lista completa é muito longa, por isto reduzi. Benefícios antienvelhecimento; Aumento da longevidade; Prevenção de doença; Reduz o risco de doença crônica; Fortalece do sistema imunológico; Melhora o desempenho dos exercícios; Possui creatina, q ajuda no crescimento e desenvolvimento muscular;Fornece aos músculos um maior suprimento de energia e melhora a resistência etc Aumento do tamanho muscular

    7. Tem só um problema, George, você supõe que quem critica o agronegócio é esquerdista e que o seu conceito de esquerda é unívoco. Erros primários, meu amigo. Você pode ler quantos livros quiser mas nenhum vai te ensinar a pensar.

    8. Tem um livro best seller, "A Mente Esquerdista" (Dr. Lyle Rossiter), que mostra e prova que o esquerdista tem problema psicológico, tem traços de loucura. E isto porque o autor usou a referência dos esquerdistas da Europa Ocidental e da América do Norte. Se ele tivesse estudado os esquerdolixos tupiniquins, a tese dele poderia concluir que estes esquerdolixos não podem nem ser considerados humanos... de tão irracionais, daninhos, raivosos e influenciáveis que são.

    9. Aí que você se engana. Aliás, você não conseguiu nada. Justamente por comer carne, mastigar e usar os caninos herdados dos australopithecus, que seres racionais podem discutir sobre qualquer assunto, pois têm inteligência para tal. Ao contrários dos seres que se tornam veganos ideológicos partidários, que não têm capacidade mental para discutir com seres humanos. Não é a toa que votam na esquerdalha suja, no analfabeto Luladrão, no Frouxo, no Ciro Coroné e por aí vai. FATO

    10. George, melhor ficar na seção de culinária mesmo. Política é para gente grande, com pelo menos um par de neurônios.

    11. No próximo episódio, vou colocar a receita para fazer um maravilhoso Shoulder Steak, ou Raquete. Que fique bem suculento e escorra aquele sanguinho pela boca. Para deixar qualquer um com água na boca, desde que seja um Homo Sapiens é claro.

    12. Como fazer uma picanha perfeita, part 02??? A picanha deve ter uma capa de gordura Muita gente não gosta de carne com gordura, mas ela é fundamental para ter uma picanha macia e suculenta, pois os sucos da gordura escorrem pela picanha enquanto ela assa, tornando-a mais saborosa e macia - aí, se alguém não gostar da gordura, basta comer somente a carne e tirá-la no prato, né? Faça como peça inteira e a corte somente após estar pronta há uma distância de cerca de 40 centímetros do fogo. É isto

    13. Como fazer uma picanha perfeita, part 01??? O primeiro passo para fazer o melhor churrasco de picanha da sua vida é escolher a carne perfeita. Esse passo é essencial, pois se você comprar uma picanha que tenha coxão duro, que não tenha sido bem manipulada e limpa, que não tenha uma boa capa de gordura, não há assador ou assadora que salve a carne de decepcionar na mesa. A sua picanha não pode ser baixinha, pois isso mostra que ela vem de um animal mal-alimentado e não será macia e suculenta.

    14. Uma dica para comer um bom assado de tira, em casa por exemplo. Compre uma peça, de aprox. 01 kg de gado Angus. Huuuum, maravlilha. No supermercado Zaffari encontra fácil. Prepare o tempero numa frigideira, com alho, celoba, cheiro verde, noz moscada, pimenta e azeite. Depois tempere as costelas. Coloque 50 minutos no forno a 220°C, depois tire o papel o papel alumínio e deixe mais 20 minutos. Meu Deus, a carne solta dos ossos e derrete na boca. O assado não pode ser mal passado, tipo picanha.

    15. Hoje comi um assado de tira nota 10. Foi no NBSteak, um lugar que militonto esquedolixo não pode pagar nem o manobrista. A não ser que seja mamador poderoso de favor da máfia PT. A costela premium é espetacular, nem lembrei da picanha. Todo ser racional, que tem caninos como os ancestrais australopithecus, precisa comer carne. Seres que deixam de comer carne, estão involuindo. Tem ainda os esquerdolixos que não tem money para comer carne, então partem para o alface e/ou capim.

    16. Hoje comi um dos melhores assados de tira do País. Foi no NB Steak. Um lugar que militontos petébas pé de chinelo, não podem pagar nem o manobrista. Os únicos esquerdolixos que podem $$$ pagar um lugar deste, são aqueles mamadores de favores da máfia do PT. A costela premium deles é sensacional, nem sente falta da picanha. Todo ser racional, que tem caninos, como os ancestrais australopithecus, gosta de carne. Muitos esquerdolixos deixam de comer carne por não ter money, fica só no capim.

    17. Altamir, meus parabéns, mas a sua “categoria”, representada pela bancada do agronegócio, aqueles que cercam o presidente, são bem diferentes de você. Ou você defende anistia e regularização fundiária para grandes grileiros ou a destruição da Amazônia?

    18. Boa Altamir, isto mesmo. Minha família também, no sul do País. Tudo certinho, tudo ético e dentro da Lei. Mas os cupanheros de língua presa e as péssimas companhias ignorantes do Eduardo aí, devem ter enfiado muita "minhoca" na cabeça dele e por isto se acha "oh inteligentinho".

    19. Eu tenho terras em Paragominas no Pará que comprei em 2016 e desde então plantei mais de um milhão de plantas nativas e madeiras nobres.

    20. Têm muitos veganos ptvermes pelo Brasil, que além de comer capim, também aproveitam para enfiar o maço de capim no próprio c* deles.

    21. Nada a ver o fato de ser pecuarista. Até mesmo porque, tem os que seguem todas as regras e leis para tal atividade. Agora se você é um vegano petéba militonto, que só come capim, então é "probrema" seu. Xispa daqui

    22. Eduardo, Pecuarista produz, dá emprego e paga impostos. Não generalize.

    23. Vaza petista camuflado. Parasita da Nação. Puxa sua ervinha, toma dinheiro dos outros e nas horas vagas vem bostejar na Crusoé.

    24. Falou o cara que vive de vento. Só come vento para não enriquecer os que produzem para alimentar à população brasileira e, de quebra, de boa parte do planeta. Deve ter um estoque inesgotável de vento, pois seguiu a brilhante ideia da Dilma de ensacar.

  8. engraçado porque nessa operação participaram mais de 70 agentes da polícia e um helicóptero como é que o sujeito está dentro de casa um capitão do BOPE que acerta numa mosca 1km de distância ficou aguardando dando uns tirinhos nos caras da polícia baiana armados de fuzil depois dizem que baiano burro nasce morto, é claro que foram lá para estourar o cara. quanto a isso não há dúvida se não estourar se ali estourar em qualquer lugar o cara numa casinha modesta sozinho iria sair dando tiro de pist

    1. Pra q discutir isso? Menos um pra atormentar a vida da gente.Vamos contribuir ...

    2. To achando q confunde sem seis com meia dúzia. Agropecuária eh algo lícito e decente como Qquer outro ramo,depende de como seja feito.Vcs estão parecendo petistas,vão torcendo td até provar o q acham ser verdadeiro.Eita Cambará q não tem compromisso com a palavra.Falam o q interessa.Eh uma indecência.

Mais notícias
Assine agora
TOPO