Adriano Machado/Crusoé

Em artigo publicado na revista do TRF-1, Kassio também copiou trechos de texto de Saul Tourinho Leal

13.10.20 21:52

Além da dissertação de mestrado e da tese de doutorado, Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no STF, também copiou trechos de autoria do advogado Saul Tourinho Leal em um breve artigo publicado pelo desembargador, em 2015, na revista oficial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nunes Marques copiou partes de um texto escrito por Saul em 2012 no portal Consultor Jurídico, especializado em Direito. 

Os temas dos artigos são diferentes. O desembargador defende “o salário-maternidade às índias Maxakali e a teoria da tolerância”, enquanto Saul disserta sobre “Albie Sachs e o princípio da diversidade na África do Sul”. No trecho citado, Kassio copia a descrição de Saul sobre um processo da corte constitucional da África do Sul para fundamentar a sua argumentação. Apenas algumas palavras foram alteradas por Kassio, que ainda inseriu um parágrafo de autoria própria ao texto. Saul não é citado como fonte. 

O texto do desembargador é relacionado entre as credenciais acadêmicas do indicado por Jair Bolsonaro ao STF em mensagem ao Senado Federal. 

Confira, a seguir, a comparação entre os artigos:

Texto de Kassio Nunes Marques:

Um derradeiro caso, apreciado em tribunais estrangeiros imersos no compromisso de adequação constitucional às diferenças trazidas por grupos minoritários, vem da África do Sul. Trata-se da apreciação da conduta de uma escola que proibiu a utilização de um piercing nasal por uma aluna. A instituição tinha um Código de Conduta que repreendia o uso desse tipo de adereço. A mãe da aluna, ao fazer sua matrícula, assinou um termo comprometendo-se a seguir o código.

Artigo de Saul Tourinho Leal:

Posteriormente a Corte apreciou a constitucionalidade da conduta de uma escola de ensino médio que proibiu a utilização de um piercing nasal por uma aluna. A instituição tinha um Código de Conduta que repreendia o uso desse tipo de adereço. A mãe da aluna, ao fazer sua matrícula, assinou um termo comprometendo-se a seguir o Código. Trata-se do caso MEC for Education: Kwazulu-Natal and Others v Pillay, apreciado em 5 de outubro de 2007.


Texto de Kassio Nunes Marques:

Sunali Pillay era aluna de uma elitizada escola feminina de nível médio da cidade de Durban (Durban Girls High School), na África do Sul. Por usar um piercing nasal, foi acusada de violar a disciplina exposta no código de conduta da escola. Ela compunha uma comunidade sul-africana originária de imigrações da região sulina da Índia cuja marca distintiva era a mistura de características religiosas, linguísticas, geográficas, étnicas e artísticas de origem hindutamil.

Artigo de Saul Tourinho Leal:

Sunali Pillay era aluna de uma elitizada escola feminina de nível médio da cidade de Durban (Durban Girls’ High School), na África do Sul. Por usar um piercing nasal, foi acusada de violar a disciplina exposta no Código de Conduta da Escola. A garota integrava uma comunidade sul-africana originária de imigrações da região sulina da Índia. Tal comunidade era marcada pela mistura de características religiosas, linguísticas, geográficas, étnicas e artísticas.


Texto de Kassio Nunes Marques:

Após a primeira menstruação, as mulheres da comunidade passam a usar um piercing nasal esquerdo, simbolizando a fertilidade feminina e anunciando a caminhada em direção à vida adulta, com a liberdade para o casamento.

A aluna não aceitou deixar de usar o adereço na escola. Para ela, a atitude corresponderia à grave ofensa à sua identidade cultural e religiosa, na qualidade de pessoa componente da mencionada comunidade.

Segundo Sunali, o uso do piercing não era por moda, mas por razões culturais e religiosas.

Artigo de Saul Tourinho Leal:

Após a primeira menstruação, as mulheres da comunidade passam a usar um piercing nasal esquerdo, simbolizando a fertilidade feminina e anunciando a caminhada em direção à vida adulta, com a liberdade para o casamento.

A aluna não aceitou deixar de usar o adereço na escola. Segundo Sunali, o uso do piercing não era por moda, mas por razões culturais e religiosas.


Texto de Kassio Nunes Marques:

Verificou-se uma injusta discriminação na recusa da direção da escola em não excetuar a estudante à vedação disciplinar relativa ao uso de adereços corporais. No caso de Pillay, o uso do piercing nasal correspondia à decoração corporal de motivo cultural e religioso, prática do hinduísmo do qual é seguidora.

A Corte determinou que o corpo diretivo da escola, em conjunto com os alunos, pais e professores, em tempo razoável, realizasse emendas ao código de conduta, em vista a providenciar razoáveis conciliações do código a aspectos religiosos e culturais, além de estabelecer exceções que possam ser garantidas.

Artigo de Saul Tourinho Leal:

A Corte determinou que o corpo diretivo da escola, em conjunto com os alunos, pais e professores, em tempo razoável, realizasse emendas ao Código de Conduta em vista a providenciar razoáveis conciliações do código a aspectos religiosos e culturais, além de estabelecer exceções que possam ser garantidas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É por isso que o Bozofascismo quer se instalar na Pátria Magra Brasil. Seres sórdidos, plagiadores, mesquinhos e vulgares, são premiados com vaga na mais alta corte do país. Triste país de políticos ladrões e indecentes!

  2. Esse sujeito está sendo está sendo escolhido exatamente por ser parceiro com o governo. Realmente o PR tem um dedo podre fora do comum, Ele aponta, não dá outro, o resultado é o pior possível.

    1. Afranio os nomeados pelos petralhas mandou - os para a prisão. Acorda bozomerda!

    2. E o Lula que faltava um dedo é só indicou pérolas para o STF ...?...

    1. Petralhas odeiam a Globo. Bozomerdas odeiam a Globo. Não há chancela maior de competência do que ser atacado por essa gentalha

    2. Ou por alguém da revista Crusoe, que não fala de outra coisa ? Quem sabe alguém da família Marinho... o pessoal da Rede Globo ...!... Aliás a Crusoe não investiga nada da Globo. Que pena ...

  3. O problema pode residir no anúncio da vaga. Não era de Amanuense ou Copista? Quantos eskribas komeçaram assim, kopiando o trabalho de outros? O notório saber, naturalmente, cede lugar à katapulta polítika que não erra qdo se trata de poleiro. Tal fundamento é pintinho qdo comparado com os chamados Critérios de Mérida para a seleção de togados, como nepotismo, facciosismo político-partidário e, o mais horroroso de todos, o sectarismo político-religioso, historicamente responsável por chacinas.

    1. Parabéns pelo texto criativo. Ri mto e tb destilei feu contra esses CANALHAS que sapateiam no fígado do brasileiro honesto e trabalhador. Bandidos da politicagem agem a luz do dia com leitão a pururuca, vinhos ,pizzas, churrascos e mtos abraços brindando as estratégias nada republicanas! Vergonha mta vergonha dessa quadrilha!

    2. O problema dos títulos não chega a ser sério, desde que se reconheça o diploma de Doutor Horroris Causa. Muita gente boa se gaba de certificado de tamanho vulto. Em terra de deficientes visuais quem se operou com sucesso de cataratas tende a reinar sem desafios. Por pouco a Mulier Sapiens não ingressou na história nacional como Doutora, título que bem poderia ter recebido, em Literatura, pelo sublime poema dedicado à gloriosa mandioca. Vates diversos me afirmaram que a inspiração era autêntica.

    3. Felizmente me asseguraram que um dos quesitos dirigidos a futuros políticos togados se relaciona com o seu entusiamo pela prática do Voleibol Sinistro. O desporto se caracteriza, como bem se sabe, pelo empenho do Libero (cônjuge, filhote, parente, sócio) em levantar precisamente a bola para que o político togado execute a bomba, geralmente endereçada à fenda glútea do contribuinte, responsável pela remuneração de todos os pelicanos de papos vastos, dependentes das minguadas sardinhas do erário.

  4. Pelo jeito que a a coisa vai temos que duvidar de sua aprovação na OAB. Será que ele fêz mesmo a prova ou mandou alguém em seu lugar.

  5. É sabido que o nosso STF tem brilhantes JUÍZES CONCURSADOS, cuja função é de trabalharem como assessores dos "CHEFES", embora nunca apareçam. É óbvio que a maioria dos Ministros da CORTE tem Elevado Saber Juridico e uma ÓTIMA Reputação. Estes são os GRANDES PROFESSORES.

  6. Absurdo este sujeito se declarar de reputação ilibada. Este picareta plagiador é uma vergonha para o judiciário. Será a completa desmoralização para o Senado aprová-lo.

    1. Ainda bem que o nosso Senado só aprova coisa boa para os brasileiros. Vai ser praticamente uma exceção...

  7. É evidente q é plágio, denota um desvio de caráter do Kássio pois não citou a fonte! Ridículo! O q esperar de uma pessoa que na idade madura, copia textos de outros e os modifica p/ parecer seu autor. Um absurdo, um cara desse naipe não pode ser membro do STF. Acho q deve ser submetido à corte do STF. Não é admissível q qualquer bosta seja juiz do STF! Um juiz c/ esse currículo é um voto certo contra a Constituição, contra a Democracia e contra a Lava Jato! Fora Bolsonaro e fora Kássio Marques!

    1. Com todo respeito, mas pede pra Crusoe falar algo sobre os probleminhas da família Marinho. O pessoal da Globo sabe ...?... mas parece que eles não conseguem enxergar nada que não seja contra o PR.

  8. O cara é indicado–e selecionado–para a mais alta corte do país, para julgar os maiores crimes do país. A lição que fica é que, mentir em seu currículo e plagiar trabalhos alheios, entre outras desonestidades, pode te levar a ser ministro. Ministro do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL! Só aqui mesmo. Somos reféns de uma classe nojenta. E pra piorar tudo, ainda se dizem cristãos; citam a Bíblia em suas campanhas e discursos. Realmente, é de amargar.

  9. Uma professora do curso primário do Kássio disse que agora ela entendeu porque ele fazia questão de sentar ao lado do Saul na sala de aula. rsrs

  10. Esse desgoverno aliado ao Congresso omisso estão de " parabéns " pelo desmonte das Instituições que deveriam ser de Estado e não de governos.REPÚDIO E VERGONHA PRA TODOS BRASIL BRASILEIROS HONESTOS!

  11. Marco Aurélio me salvou? Com a polêmica da soltura do traficante, estas pilantragens do desembargador Kassio, foram para fora do palco. parabéns Crusoé por não esquecer, um bandido deste naipe o Kassio claro, não pode passar adiante.

    1. os senadores tinha obrigação de não aceitar esse kassio com k , mais a maioria tem rabo preso no STF o charlatão quer alguém pra proteger seus filhos rachadinhas e seus amigos do centrão # fora Bolsonaro e Augusto aras. Lena

  12. Tourinho é o "gostinho-writinho" do kassinho!!!... Casinho muiiiiito esquisitinho e fraudulentinho que justifica uma boa cana pra ambos rapidinho!!!! Não é possível que o senadinho torne ainda menorzinho o stf-inho!!!!

  13. Kassio era só um ignorado advogado de juizados especias (“pequenas causas”) em Teresina. A nomeação p o TRF foi surpreendente, pois era desconhecido até no Piauí, onde morava. Coisas do PT da era Dilma, apadrinhado por Welington Dias (então senador) e Marcus Vinícius Furtado (OAB).

    1. O despreparado PR escolheu outro despreparado para o STF que não consegue articular um texto precisa copiar, mas PR está convencido que vai ter a proteção que todos os bandidos da família e agregados precisam. Haja Tubaina

  14. Kkkkkkkkkkkkk. Este é um perfeito candidato bozista: mentiroso, plagiador, medíocre e delinquente. Ninguém reflete melhor as características do arquétipo bozista que ele. Zurrem bozistas. Esta é a sina de vocês: zurrar para a eternidade.

    1. com certeza este é o ministro escolhido a dedos, infelizmente são poucos os ministros do STF que tem responsabilidade com o Brasil muitos agem como advogados de b******. Lena

  15. Esse sim será um digno representante deste desgoverno, À Câmara e seus ilustríssimos membros (condenados, imputados, investigados, etc) lhes cai como uma luva

  16. Valeu Crusoé por nos mostrar tudo que o Bozo jura que não é verdade, para somos apenas "gados analfabetos" Não sei se ele chegará ao final do seu governo, mas em 2022 daremos o troco, ele merece!

  17. Crusoé, já te critiquei muito, mas, só essas matérias sobre esse vagabundo já valeu a pena a assinatura da revista. Parabéns! 👏👏👏👏👏

  18. Estou começando a achar que seria melhor convidar o Saul para o Supremo. Meros artigos dele são de tal qualidade que são elogiados quando compõem teses de mestrado e doutorado.

    1. Nã, nã-nã, nã-nã! Esse Saul é muito inteligente mas é desonesto também. Tá encobrindo as mentiras do outro e negando que seja plágio, mesmo com tudo o que a Crusoé está escancarando para o Brasil ver. É um safado também.

  19. Mas e por que SAUL TOURINHO não é logo indicado a novo ministro do STF, meu Deus??? O homem é que tem o notório saber jurídico que tanto Kassio Nunes admira e segue, literalmente. Mas literalmente mesmo!

    1. Tem notório saber jurídico, mas não tem moral ilibada.

    1. Reitero integralmente todas as minhas palavras, diante do pensamento de tantos juristas renomados, que acusam e criticam a quem se acha no direito de gostar ou não. Se enxerguem primeiro. Essa geração LuloPetista é uma vergonha pra humanidade !

    2. Eu, se privasse do espaço editorial do Antagonista, escreveria um artigo destinado aos bolsonaristas (apenas para estes) sobre o que vem a ser "Plágio", no estilo "Coleção Primeiros passos". Mas talvez fosse perda de tempo, como esta Coleção é ao nível do Ensino Médio - a julgar pelo nível intelectual a ser atingido -, não sei se o intento seria alcançado...

    3. Há "honrados" cidadãos que não compreendem o sentido de "Plágio"... é lamentável, mas, fazer o quê???

    4. Crusoé, já te critiquei muito, mas, só essas matérias sobre esse vagabundo já valeu a pena a assinatura. Parabéns! 👏👏👏👏👏

    5. Comentário muito infeliz desse senhor. Nasceu pra ser dominado por bandidos ou é bandido também!

    6. Gado aprende que o que está em jogo é uma vaga ao STF e Bolsonaro, teu ídolo, quer um pau mandado. Abre a cabeça.

    7. Você pensando assim deve ter o mesmo caráter, ética e princípios morais do indicado!! Esses valores quem tem tem, já vêm de berço!

    1. 😁😁😁 Pelo nome talvez seja mais provável o oposto.

    2. Boa pergunta !!!vamos perguntar aos universitários!!!

    1. Exatamente Rogério. Será que o STF já mandou o bilhete aéreo para o Tourinho ?

    2. Ninguem desse brasil vai entrar na justiça , CNJ ou na PQP contra esse vigarista, estelionatario intelectual ?ACORDA BRASIL !!!!!SOCORRO !!!

  20. Do jeito que está o Supremo, acho que esse indicado reúne todos os pré requisito para integrar aquele tribunal. Inclusive reflete bem o Governo Bolsonaro, a qualidade das suas indicações, e o que ele espera do Supremo. Se fosse para exercer um simples cargo público, através de Concurso, já estaria reprovado. desclassificado! Mas, como sua indicação é para cumprir uma “missão”, não interessa o conteúdo do seu currículo, se é honesto ou não ou como é seu caráter.

    1. :):):) impagáve comentário, resume tudo que estamos sentindo !!!!

    1. Se ele for indicado mesmo,seus futuros acessores vão ter muito trabalho. Vá ok ter que redigir os restos para os votos do sujeito. PQP.

  21. Senhor, que povo é esse que não se cansa de enganar o próximo, de achar que passar a perna nos companheiros é sinônimo de esperteza e não de desonestidade... fico atônita.

    1. O que mais me assusta é o plagiado pagando pau pro plagiador pq este último será um dos homens mais poderosos do Brasil em breve. Terá algo em troca para não acusar Nunes agora?

  22. Fraudes, fraudadores, farsantes, falsificadores, pilantras, golpistas, estelionatários.... enfim, essa laia toda é com o broncossauro mesmo, é do que ele ""góstia"", dá exemplo, ensina às crias, e "indica" a todos, além é claro, de ""famíglia"", ""seitação"" e ""propriedade"" (alheia, evidentemente!) !!!!....

Mais notícias
Assine agora
TOPO