Presidência da República

Delegado da Polícia Federal será o novo presidente da Funai

09.07.19 16:57

O presidente Jair Bolsonaro (foto) escolheu o delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier como novo presidente da Funai, a Fundação Nacional do Índio. Ele foi indicado pela bancada ruralista, que havia pressionado Bolsonaro a demitir o general Franklimberg de Freitas do posto em junho.

A escolha de Xavier foi confirmada pelo novo ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, durante almoço com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária nesta terça-feira, 9. A nomeação deve sair no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Durante o governo Michel Temer, Xavier atuou como ouvidor da Funai. Na época, causou polêmica ao pedir, por escrito, à PF que adotasse “providências persecutórias” contra indígenas e ONGs em Mato Grosso do Sul que “arregimentam mulheres, crianças e idosos”.

O delegado também chegou a pedir ao Comando da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul que fizesse “o patrulhamento ostensivo e atividades correlatas” para impedir que índios da etnia guarani-caiová entrassem em propriedades rurais sobre as quais reivindicam a posse.

Antes de ser ouvidor, o delegado atuou como assessor da Comissão Parlamentar de Inquérito da Funai e do Incra, criada pela bancada ruralista na Câmara. O colegiado foi presidido pelo deputado Alceu Moreira, do MDB do Rio Grande do Sul, atual presidente da FPA.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO