Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress

Avança o debate sobre novas regras para instalação de radares

16.02.20 15:02

Integrantes do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, debateram na última semana propostas para a criação de novas regras para a instalação de radares em rodovias federais. Minutas de uma resolução com novas normas foram discutidas em duas câmaras temáticas do conselho.

Os representantes dos dois colegiados apresentaram sugestões e, agora, o Departamento Nacional de Trânsito, vinculado ao Ministério da Infraestrutura, vai consolidar o texto. Depois de finalizado, o projeto será submetido ao Contran para aprovação.

Em agosto do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro anunciou o fim da fiscalização com radares móveis em todo o Brasil e proibiu a Polícia Rodoviária Federal de multar motoristas usando aparelhos portáteis. Na mesma data, determinou ainda que fosse realizado um estudo amplo de reavaliação de todo o sistema de fiscalização eletrônica do país, com prazo de conclusão de 180 dias.

Com o fim da data estimada para conclusão dos trabalhos, o Ministério da Infraestrutura levou o tema para debates no Contran. Mas, segundo a pasta, ainda não há data definida para a apresentação da minuta de alteração da legislação.

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  1. Ou seja, a CORRUPÇÃO afeta o LIMITE MÁXIMO DE VELOCIDADE em DUAS FRENTES: CONDIÇÃO VIÁRIA e RENDA INSUFICIENTE para comprar VEÍCULOS com TECNOLOGIA DE PONTA.

  2. FREIOS MAIS EFICIENTES e CONTROLE DE ESTABILIDADE parcialmente permitiriam uma MENOR TEMPO DE RESPOSTA do carro aos EXCESSOS DO MOTORISTA. Isto não estaria na ALÇADA do CONTRAN, mas é uma OPORTUNIDADE PERFEITA para se JOGAR LENHA NA FOGUEIRA e fazerem as pessoas se perguntarem pq, além de serem CAROS, os VEÍCULOS fabricados no Brasil vem com TECNOLOGIA DE SEGUNDA MÃO EMBARCADA quando COMPARADOS aos VEÍCULOS disponíveis para os CONSUMIDORES dos países de PRIMEIRO MUNDO.

  3. Portanto, não há uma CORRELAÇÃO, em virtude de o Brasil ser um país ATRASADO e CORRUPTO, a VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA nas RODOVIAS é MENOR do que em PAÍSES DESENVOLVIDOS, mas MORREM mais MOTORISTAS no TRÂNSITO BRASILEIRO do que nos países com VELOCIDADE MAIOR. Em parte há a FALTA DE RESPEITO dos MOTORISTAS BRASILEIROS às REGRAS DE TRÂNSITO, mas tb há um DESCOMPASSO do país em RELAÇÃO ao que a TECNOLOGIA permite. Muitos dos ACIDENTES são devido à IMPERÍCIA, mas tb à TECNOLOGIA DEFASADA.

  4. Pois, tirando o MOTORISTA, os OUTROS DOIS FATORES PRINCIPAIS seriam: a SEGURANÇA DAS VIAS e DOS VEÍCULOS. As VIAS não precisa nem dizer, são COMPATÍVEIS com o NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO do país e os CARROS são COMPATÍVEIS com o NÍVEL DE RENDA do país. Qual é a IDADE MÉDIA dos VEÍCULOS BRASILEIROS e em PAÍSES DESENVOLVIDOS? Quais são as ESPECIFICAÇÕES em TERMOS DE SEGURANÇA e ESTABILIDADE: FREIOS ABS, DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DE ESTABILIDADE, CONTROLE DE TRAÇÃO?

  5. Tirando a DESCONFIANÇA do CIDADÃO quanto à LISURA dos PROCESSO no país, o que INCLUI os DETRANS e tudo ligado ao TRÂNSITO, RADAR e MULTA NUNCA são DEMAIS. Quem QUEBRA A LEI e o LIMITE DE VELOCIDADE deveria RESPONDER pela TRANSGRESSÃO. No entanto, pq não se pode DISCUTIR a QUESTÃO DO LIMITE DE VELOCIDADE. Quais são os LIMITES DE VELOCIDADE ao REDOR DO MUNDO? O LIMITE MÁXIMO DE VELOCIDADE no Brasil não REFLETE o ATRASO e SUBDESENVOLVIMENTO do país?

  6. Pq a PROPORÇÃO DE RADARES parece INVERSA à QUALIDADE DAS VIAS e VELOCIDADES PERMITIDAS? O que é feito com o DINHEIRO DAS MULTAS? Não há CORRUPÇÃO na ARRECADAÇÃO? Estamos no Brasil, será que a AFERIÇÃO DOS RADARES é CONFIÁVEL? Pq a VELOCIDADE MÁXIMA em DETERMINADAS RODOVIAS não poderia ser de 140 KM/h? Se não há RODOVIAS ADEQUADAS para este LIMITE, de quem é a RESPONSABILIDADE, dos MOTORISTAS ou do ESTADO que não PROPORCIONA VIAS que PERMITAM um LIMITE DE VELOCIDADE MAIOR?

  7. Proponho uma norma autorizando todo motorista a multar policiais que desrespeitam as regras de trânsito (param em locais providos, avançam sinal, ultrapassam em faixa contínua, achavam civis, pintam e bordam no trânsito). Depois, autorizar somente em rodovias bem sinalizadas, com piso sem buracos, e sem curvas assassinas. Então, que venham os radares.

  8. Proponho uma campanha aonde todos os motoristas sejam fiscais de trânsito. Ao detectar algum motorista dirigindo fora das normas do trânsito comunicasse o fato para algum algum agente de trânsito através de um número fácil de telefone. Na sequência, com o acúmulo de informações sobre o procedimento deste condutor a Polícia Rodoviária o intercepta em determinado ponto e pratica o que for necessário para as delações ocorridas. Isto é apenas um resumo do que imagino que funcionaria muito bem.

    1. Coitado de você se sua ex-mulher, ex-amante, ex-funcionário, e centenas de outros ex, quiserem te ver morto. Só pode estar de brincadeira.😒😒😒

    2. Continuando: A partir do momento em que nossos motorista ficarem sabendo da existência desta prática, comportar-se-ão como uns "anjinhos" na direção. É esta a índole dos motoristas infratores.

  9. Enquanto isso, deixa o povo morrer em paz. Afinal, no Brasil, morte no trânsito é tão banal que nem conta, né? Ninguém é preso, não acontece nada. Deveriam tirar todas as placas, os radares, os pardais e deixar os loucos à vontade.

    1. Motorista DEVERIA ser ensinado na auto escola, mas não é. Existem milhares delas que não tem a menor capacidade de ensinar. Qualquer semi-analfabeto dirige caminhão e ônibus, quanto mais um automóvel. Esses é que aprendem na estrada mesmo, muitos após ser a causa de acidentes graves. Só multar não adianta. O problema está na base. O mesmo se dá com as "faculdades" criadas pela corja esquerdopata. Diplomas que só servem para pendurar na parede. Competência ZERO.

    2. Na California, EUA, não existem radares em postes. Eles estão dentro dos carros da Highway Patrol. Passou do limite? Eles vem atrás e... multa pesada. A partir daí começa um processo: 1-ir na Corte, inocente ou culpado?2-Pagar a multa 3- fazer a driving school online a passar no teste (isso se não tiver levado multa nos 12 meses anteriores). 3- A driving school manda o resultado para o depto. de trânsito). Quem não fez o curso, o depto notifica a seguradora. Aí o prêmio dispara. Simples, né?

    3. O "pai dos jumentos" Jose (sem acento, que toma no assento) , o doutror sabe tudo, dono exclusivo da verdade, volta a defecar pelos dedos. O que queremos, IMBECIL, é que multas sejam aplicadas com coerência e não com o único objetivo de arrecadar dinheiro. Que tal fazer uma esperiência singular? Uma lei estipulando que 50% do dinheiro arrecadado com multas seja aplicado na educação de motoristas. Quem quer apostar como as multas se reduzirão drásticamente por falta de interesse?

    4. Fábio. Argumento ridículo. Motorista é ensinado na auto-escola e não na estrada. Se os pardais arrecadam é porque os motoristas estão violando a lei. Se não bolassem, não haveria base legal para a multa!

    5. Argumento ridículo. Todo mundo sabe que os pardais hoje são para arrecadar, não para prevenir e muito menos ensinar o motorista.

    6. Verdade Maria. É isto que o Bozo quer! Loucura liberalizada! Qual a finalidade? Não sei ainda!

  10. O contran mais parece um órgão inchado de desocupados que tem como função criar obstáculos , inventar regras para que se continuem a indústria da arrecadação , sempre tirando de quem trabalha , padronizar os radares e a sinalização é muito simples e evita os milhares de acidentes causados por motorista que tem que tirar a atenção procurando as armadilhas , uma diferente da outra que só faz confundir.

    1. o Franklin deixa de ser inocente, ou você é mais um daqueles que não dirigem e falam essas ingenuidades, vai batalhar todo dia dirigindo para ver a verdade, não seja domingueiro.

    2. Se você não quiser ser multado, basta respeitar a sinalização. Se assim o fizer, não colaborará com a indústria da multa.

  11. Sào estas coisas que não entendo. Os bozistas são os primeiros a querer todo criminoso preso. Entretanto, a única coisa que este governo tentou fazer foi enfraquecer a lei e a fiscalização para permitir que os criminosos continuem fazendo atos contra a nação. É assim no trânsito; é assim na área ambiental. Um verdadeiro retrocesso!

    1. Jorjão, a cada dia que passa aumenta o número de leitores que discordam enérgicamente da postura do Jose (sem acento, que toma no assento), o que defeca pelos dedos. Ele se julga o dono da verdade, tem um caso de amor enrustido pelo Presidente que quer colocar o país no caminho certo. Nada do que faça, mesmo que seja bom, merece respeito. Nos E.U.A, certamente votaria na Nancy Pelosi e atacaria o Trump. É mesmo um energúmeno à enésima potência. Inútil discutir, o som não se propaga no vácuo.

    2. Eduardo — Obrigado. A jorjona e uma jumentinha bem conhecida que zurra quando ouve a verdade. Como ela zurrou forte desta vez, então a verdade deve ter doído muito no couro dela.

    3. Jorjão, tu é um enorme cara-de-pau. Sacripanta, oligofrênico e calhordice é o que, elogio? Depois é o José que xinga, né? Cadê o Gildo agora?

    4. Esse sacripanta só fala por sofismas, mente, mistura conclusões e dados, alinhava idiotices tiradas de seu saco de maldades e arremata com lacração absoluta. Quando alguém destapa sua calhordice lulopetista e centrista, xinga, ofende de jumento, etc. É um oligofrênico pernicioso à boa convivência. democrática. Inimigo do país que queremos.Cuidado, seu veneno pode intoxicar.

  12. Vamos ver se o Ministro consegue uma normatização inteligente. Fazer estrada é uma coisa, fazer norma é outra. Radar virou indústria, mas a indústria que tem que ser destruída, não a fiscalização. Então, que se comece do zero, mas se faça direito. Radar pode ser móvel, sem placa, porque ninguém tem direito de descumprir a lei. E as velocidades limite precisam ser definidas de forma séria, ao invés de jogadas para baixo, para gerar multas. É muito simples e óbvio, é só fazer.

    1. Parabens Rafael, primeira vez que alguem fala minha lingua. Coloque limites compatíveis aos carros atuais e pode multiplicar o número de radares e o valor das multas.....Pegar estrada com duas ou três pistas, retas intermináveis e limitar a 100 Km/h é fogo !!!

    2. Concordo, tem que rever os limites de velocidade. Deveriam deixar a maioria decidir.

  13. Radar é caça níquel. Indústria da multa deve ser combatida. Não há critérios técnicos, senão oportunistas. Máfia dos radares, pardais e semáforos. O Governo JB incomoda muita gente.

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