Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Coronavírus: número de casos suspeitos no Brasil cai de seis para quatro

14.02.20 16:37

O Ministério da Saúde informou, na tarde desta sexta-feira, 14, que o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil caiu de seis para quatro. Não há confirmação de pacientes infectados pela doença no país. 

A diferença entre o boletim da última quinta-feira, 13, e o novo levantamento trata-se do descarte de três casos suspeitos em São Paulo e da inclusão, na contabilidade, do quadro de um paciente no estado paulista. 

Com a atualização, três estados registram casos suspeitos no país: São Paulo (1), Paraná (1) e Rio Grande do Sul (2). Exames de dois pacientes deram negativo para vírus normais e foram encaminhados para testes específicos. As outras duas amostras ainda estão em processamento.

Classificam-se como quadros suspeitos aqueles em que o paciente apresenta febre e ao menos um sintoma respiratório, além de histórico de viagem à China nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou ao contato com um quadro suspeito. Entram na categoria, ainda, as pessoas com febre ou tosse e dificuldade para respirar, desde que tenham chegado próximo a um infectado.

Desde que o Ministério de Saúde iniciou a divulgação diária dos casos suspeitos de coronavírus em território brasileiro, este é o menor número registrado. “Eles (os pacientes) estão sendo investigados de forma mais rápida. A medida que entram, saem mais rapidamente. Enquanto não tivermos a circulação do vírus no país, esse será o padrão”, avaliou o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis. 

Apesar da queda, Gabbardo adiantou que não há planos para interrupção das ações com enfoque no combate ao coronavírus, principalmente antes de junho, quando começa o inverno. Todas as unidades da Federação entregaram ao Ministério planos de contingência para garantir respostas rápidas, caso a doença comece a circular no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO