Reprodução/redes sociais

Após revelação sobre impostos, democratas criticam Trump, enquanto republicanos se calam

28.09.20 16:50

Deputados democratas criticaram nesta segunda, 28, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a revelação de que ele pagou quantias ínfimas — 750 dólares — de imposto de renda nos anos de 2016 e 2017. Trump também passou dez dos quinze anos anteriores sem pagar impostos federais.

A presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi (foto), disse que a reportagem do jornal The New York Times que revelou as informações fiscais de Trump neste domingo, 27, evoca questões de segurança nacional. Segundo o jornal, Trump contraiu mais de 400 milhões de dólares em empréstimos. Como é praxe nas declarações de imposto de renda americanas, os credores não foram revelados.

A preocupação é que, dependendo de quem possa ter emprestado dinheiro a Trump, o presidente pode ter assumido compromissos que afetariam os interesses nacionais. “O relatório parece mostrar que este presidente tem uma dívida de 400 milhões de dólares. Com quem? Outros países? Qual é a influência que eles têm? Para mim, isso é uma questão de segurança nacional”, disse Nancy.

“O fato é que o presidente deve centenas de milhões de dólares a credores, e nós não sabemos quem esses credores são. Qual é a influência que Putin tem sobre o presidente politicamente? Pessoalmente? Financeiramente?”, perguntou a deputada.

Outra democrata, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez disse que paga mais impostos que Trump. “Em 2016 e 2017, eu paguei milhares de dólares por ano em impostos trabalhando em um bar. Trump só pagou 750 dólares. Ele contribuiu menos para o financiamento de nossas comunidades do que garçonetes e imigrantes ilegais. Donald Trump nunca se importou mais com nosso país do que com ele mesmo. Ele é uma trapaça ambulante”, escreveu Alexandria.

A equipe de Joe Biden, candidato democrata à presidência, publicou uma lista nas redes sociais mostrando quanto alguns profissionais pagam, em média, de impostos federais, comparando com o modesto valor recolhido por Trump: “Professores pagam 7,2 mil dólares. Bombeiros pagam 5,2 mil dólares. Enfermeiras pagam 10 mil dólares. Donald Trump pagou 750 dólares”.

Os congressistas republicanos preferiram manter silêncio sobre as revelações do jornal The New York Times. Não divulgaram mensagens nas redes sociais e se recusaram a dar entrevistas. O radialista Rush Limbaugh, ferrenho defensor do presidente, atacou a publicação. “O New York Times não está usando essas informações fiscais para influenciar uma eleição? Bem, isso não é ilegal? Isso não é intromissão em uma eleição?”, disse o apresentador.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO