Foto: Agência Câmara

Mesmo com pandemia e recesso, deputados já gastaram quase R$ 1 milhão da cota parlamentar

24.01.21 08:17

Só nas três primeiras semanas de janeiro, os deputados federais gastaram quase 1 milhão de reais com a cota parlamentar. A despeito da pandemia e do recesso oficial na Câmara, que deixaram os corredores do Congresso desertos, a despesa total chegou a exatos 989,9 mil reais. Ao todo, os parlamentares apresentaram 601 notas fiscais para pedir reembolso.

O campeão de gastos no recesso até agora foi o deputado federal Gonzaga Patriota, do PSB de Pernambuco. Ele também apresentou a nota fiscal de valor mais alto entre as recebidas pela Câmara desde o início do ano: 36 mil reais, gastos, segundo ele, com a divulgação de suas atividades parlamentares. O valor foi repassado a uma gráfica do Distrito Federal. No total, o parlamentar gastou 38,7 mil reais este mês.

O segundo colocado é o líder do PL na Câmara, Wellington Roberto, da Paraíba. O parlamentar do Centrão justificou despesas de 35 mil reais para receber o reembolso da Câmara, por serviços gráficos. Em seguida aparece o deputado Ruy Carneiro, do PSDB paraibano, que, assim como os colegas, também contratou uma gráfica. O valor: 34 mil reais.

Em todo o ano passado, os deputados federais gastaram juntos 154,2 milhões de reais com a cota parlamentar. Pelas regras da Câmara, eles podem pedir reembolso de despesas com passagens aéreas, conta de telefone, serviços postais, aluguel de escritório, assinatura de publicações, gráficas, alimentação, hospedagem, combustível como querosene de aviação e gasolina, serviços privados de segurança, aluguel de carros e contratação de consultoria técnica.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os sanguessugas sem caráter e sem VERGONHA NA CARA :FUNDÃO ,FORO PRIVILEGIADO ,RACHADINHAS ,E NOS OS OTARIOS PAGANDO A CONTA DESSE CONGRESSO DE AVES DE RAPINA

    1. Bando de VERMES da pior espécie....Essa raça é o CANCER da NAÇÃO....Em 2022, temos q exterminar essas RATAZANAS. Não reeleger nenhum dos atuais BANDIDOS. A começar pelo ASNO 171 e o 1/3 possivel do SENADO,outro ninho de RATOS

  2. Ser deputado no Brasil virou um altíssimo negócio . Enquanto isso, nós , pobres mortais bancamos as mordomias destes picaretas doCongresso e de outros poderes. DEUS, Qdo vamos aprender a votar?

  3. Qual a diferença entre a foto desta matéria e a da matéria anterior? Dou um tempo pra você vê-las e pensar... É que na foto desta matéria foi puxada a descarga!

  4. São ladrões. Roubam do sofrido povo brasileiro. Justificam o conceito de que o Brasil é uma república de bananas, em que se impede o avanço da educação pública da população para essa aristocracia corrupta ser perpetuada no poder. Só nos resta a indignação.

  5. Como dar um basta nessa gastança parlamentar, em plena crise do vírus chinês, pois a maioria do brasileiro, tem falta de emprego, da redução de salário, da roubalheira para acabar com a pandemia, até quando vamos aguentar tanta canalhice, é urgente ir para as ruas, defender a nossa sobrevivência, pois os valores democracia do Brasil acabou com os governantes ineptos da esquerda.

    1. Agora mesmo o cenário é o seguinte: mais mortes por covid, aumento dos casos, os gestores municipais, sobretudo depois da tragédia de Manaus, adotando medidas restritivas de circulação. Com isso, pessoas perdendo os empregos, pequenos empresários passando por dificuldades, informais passando por necessidade quanto ao básico. E Bolsonaro não faz nada. BOLSONARO, A NOSSA SALAMANDRA PREGUIÇOSA NÃO FAZ NADA. Continua contando piada no cercadinho, longe do Brasil real.

    2. Inês, acho que uma grande parte do problema está no Bolsonaro. Trinta anos no congresso e não foi contra o status quo. Como presidente o que o Bolsonaro está fazendo? Negociando com o Centrão, do qual fazia parte como parlamentar. Estamos numa luta contra o coronavírus e contra o vírus que é o Bolsonaro, um ser egoísta e insensível aos outros (características se vírus).

    1. Para Maria não existem exceções, afinal TODOS são TODOS, só na Câmara, se existirem 512 desonestos "apenas", não serão TODOS. Por que radicalizar ? Alguns adoram igualar com frases que conhecemos: "Roubar 100 reais é igual a um Milhão". Penso diferente, a esquerda nos levou para a casa dos 13 dígitos $$$, em 16 anos. Talvez a principal razão de terem sido extirpados do poder. Aguardo que alguém apresente um fato semelhante no atual governo, BILHÕES, nem vou falar o REAL, TRILHÃO !

  6. Eu já fui gerente de vendas. Os colaboradores da área comercial apresentavam para mim o RDV (relatório de vendas), onde constava o total de km rodados, gasto com refeição, estacionamento e outros. Mesmo antes da tecnologia do GPS, eu gastava um tempo a noite num hotel, calculando esses gastos e verificando às incongruências. Perdi a conta do número de colaboradores, que tive que demitir por causa de faucatruas. Colaboradores que pediam nota maior para hotel, restaurante. Lançavam mais kms.

    1. É uma vergonha e uma insensibilidade o que esses parlamentares fazem. Em plena pandemia, com o país enfrentando uma crise de saúde e econômica, em vez de darem o exemplo, justificam gastos com algo que até uma criança de dez anos, percebe que é malandragem. Enquanto isso pessoas estão perdendo os empregos. Na minha cidade, onde o trabalho informal é grande, com o recrudescimento da pandemia, pessoas impedidas de trabalhar, estão passando necessidade. E Bolsonaro não faz nada.

  7. Interessante...gastar dinheiro em gráfica quando a maior parte da comunicação moderna é feita de forma digital. Há algo estranho aí!

    1. No Poder Executivo desde a muito tempo que os contracheques passaram a existir, somente, na forma digital. A maioria dos serviços solicitados ao RH das Instituições públicas vinculadas a este Poder não necessitam do comparecimento do servidor. Tudo em nome da Economia e eficiência no serviço. Aí, vem esses mesmos pilantras que fazem as Leis q CUMPRIMOS e as descumprem. Penso que eles procuram economizar e minimizar o papel do Estado pra sobrar mais grana e poderem meter a mão. 😠

    2. Não são nada criativos na hora de inventar gastos e engordar os salários, os empresários dessa índole não ficam para trás... o país está podre até a raiz

  8. É uma esculhambação com o dinheiro público apesar de legal mas uma imoralidade num momento em que familias passam fome. O povo desinformado, pobre elege as piores figuras pro congresso, e depois como retorno recebem uma banana.

    1. Os partidos escolhem o que há de pior nos seus quadros para disputar eleições e assim garantir a continuidade do sistema. O eleitor, de fato um grande desinformado, acaba votando nos mais populistas, e se fizer parte de um clã, será reeleito por mais corrupto que seja.

Mais notícias
Assine agora
TOPO