Divulgação/Prefeitura de SP

Coaf encontra R$ 168,7 milhões em transações suspeitas em empresas do ‘Rei do Ônibus’

26.01.20 16:05

O Conselho de Controle de Atividade Financeira, Coaf, mapeou 168,7 milhões em transações suspeitas em contas de três empresas de José Ruas Vaz, conhecido como o “Rei do Ônibus” de São Paulo. No total, entre 2013 e 2017, o órgão recebeu 553 comunicações em que as empresas VIP Transportes Urbanos, Viação Campo Belo e Consórcio Sete aparecem como responsáveis pelas transações classificadas pelos bancos como suspeitas.

Na maioria dos casos, as movimentações envolvem transações por meio de dinheiro em espécie em quantias acima de 100 mil reais. Os relatórios do Coaf foram enviados pela Procuradoria-geral do Município de São Paulo ao Ministério Público paulista.

Como mostrou Crusoé, o MP-SP moveu uma ação em que pede a anulação de contratos e a devolução de 1,8 bilhão de reais por supostas fraudes e formação de cartel envolvendo as empresas do Rei do Ônibus paulista.

De acordo com os investigadores, José Ruas substituía empresas “sujas” com dívidas tributárias milionárias por empresas recém-criadas, sem capacidade técnica e estrutura, apenas para manter contratos emergenciais de operação de ônibus na cidade, ou seja, sem licitação. A prática ocorreu entre 2003 e 2019, em gestões do PT, PSD e PSDB, e teria contado com a anuência do comando da SPTrans.

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  1. Se for utilizada uma TÁTICA DE SOLAPAMENTO DA BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO, tal coisa COMBINADA com a PRESSÃO DAS RUAS CATALISARIA a DEMOLIÇÃO DA PIRÂMIDE.

  2. Sobretudo na cidade de SP, não faz sentido que uma das MAIORES METRÓPOLES DO MUNDO não tenha um SISTEMA METROVIÁRIO COMPATÍVEL com seu PORTE. MUNICIPALIZAR A FROTA serviria exatamente para TRAZER O DOMÍNIO DAS POLÍTICAS DE TRANSPORTE PÚBLICO de volta para a cidade de SP, pois é a PREFEITURA que deve escolher o que é mais EFICIENTE, seja em termos de REDUÇÃO DE TEMPO GASTO PELO CIDADÃO seja em termos de CUSTO. CORRUPÇÃO e MONOPÓLIO anda LADO A LADO.

  3. Claro que isto tudo é MERA FANTASIA se os MOVIMENTOS SOCIAIS continuarem com as mesmas TÁTICAS de sempre, INSTRUMENTALIZAR seus MILITANTES para QUEBRAREM TUDO, EXIGIREM O IMPOSSÍVEL (TUDO DE GRAÇA) e NÃO ACEITAREM NADA ENTRE ISTO e o que há agora. INTERVENÇÃO NAS EMPRESAS e MUNICIPALIZAÇÃO DA FROTA não tem só a ver com DISRUPÇÃO DO SETOR DE TRANSPORTE PÚBLICO, mas QUEBRAR A ESTRUTURA que torna as POLÍTICAS DE TRANSPORTE PÚBLICO REFÉM dos ÔNIBUS.

  4. Será que é pq eles estão a SERVIÇO DOS PATRÕES e do CAPITALISMO MAIS SELVAGEM QUE HÁ: o MONOPOLISTA? Pq não aceitam que a FROTA seja MUNICIPALIZADA como RESSARCIMENTO pelo SUPERFATURAMENTO e as DÍVIDAS TRABALHISTAS ACUMULADAS? Eles não estão do LADO DO TRABALHADOR? E onde estava a JUSTIÇA DO TRABALHO que não LEVANTOU UM DEDINHO para evitar que MILHARES DE TRABALHADORES fossem PREJUDICADOS? Será que não há gente do TRT que faz parte da PIRÂMIDE?

  5. Mas eles não deveria pedir PASSAGEM MAIS BARATA ou PASSE LIVRE, e sim a INTERVENÇÃO JUDICIAL NAS EMPRESAS e MUNICIPALIZAÇÃO DA FROTA. É CERTO que nem os DONOS DE EMPRESA nem os INTEGRANTES DA PIRÂMIDE DE CORRUPÇÃO DO SETOR querem uma coisa destas. Com INTERVENÇÃO JUDICIAL, de onde sairiam os RECURSOS para IRRIGAR A PIRÂMIDE. Desta forma, a PIRÂMIDE teria que COMPRAR BRIGA com a POPULAÇÃO e, claro, se EXPOR perante esta. Pq não aceitariam INTERVIR JUDICIALMENTE no SETOR?

  6. Se é para DEMOLIR a PIRÂMIDE, isto deveria ser feito atingido-se PRIMEIRO TODO e QQ MEMBRO dela que não possui FORO PRIVILEGIADO. Isto geraria ONDAS DE CHOQUE pro toda a PIRÂMIDE que "DESPERTARIAM" o TOPO. Mas em se tratando de um TEMA SENSÍVEL, o PRIMEIRO ATAQUE já poderia ser o SINAL para que MOVIMENTOS INSATISFEITOS com a FALTA DE TRANSPARÊNCIA, PASSAGEM CARA e SERVIÇOS DE MÁ QUALIDADE no SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS saíssem às ruas.

  7. Seria necessário que o TCM com a SPTrans direcionasse os CONTRATOS, enquanto que os OVOS DE SERPENTE instalados no JUDICIÁRIO DARIAM ou INDEFERIRIAM LIMINARES de acordo com o REQUERENTE. Fora isto, haveria tb os ADITIVOS SUPERFATURANDO os PREÇOS DOS SERVIÇOS e a NECESSIDADE de que QQ SUSPEITAS RELATIVAS À LAVAGEM DE DINHEIRO fossem DESATIVADAS. A verdade é que o SR. RUAS montou uma MINI-PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO e a TÁTICA DE SOLAPAMENTO DA BASE dela pode ser utilizada.

  8. Para outras categorias este percentual teria que ser APLICADO aos ESCALÕES com PODER DE CONDUZIR INVESTIGAÇÕES ou PARALISAR estas, pois COOPTAR SERVIDORES DE BAIXO ESCALÃO é INÓCUO, mas pegando-se CÂMARA DE VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS, TCM, MP e TRIBUNAIS, só o "REI DO ÔNIBUS" deve alimentar uma CADEIA que ENGLOBARIA facilmente MAIS DE 100 PEIXES de PORTE MÉDIO e GRAÚDOS. A CADEIA precisa ser AMPLA, indo da LICITAÇÃO à PARALISIA DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE e INVESTIGATIVOS.

  9. É o estado com o MAIOR PIB DO PAÍS e a MAIOR METRÓPOLE, o que AUTOMATICAMENTE aumenta as BRECHAS e PORTAS a serem EXPLORADAS. Claro que dado o GIGANTISMO do município e do estado, tb deve haver MUITO MAIS GENTE ENVOLVIDA do que no RJ, inclusive pq não há como a CORRUPÇÃO ser mantida INVISÍVEL sem que haja uma OMERTÀ, o que IMPLICA uma ABRANGÊNCIA MAIOR. Se 10% do EFETIVO TOTAL DA PM estiver COOPTADO em ALGUM NÍVEL, isto implicaria em um CONTINGENTE SUPERIOR A 8 MIL INDIVÍDUOS.

  10. Onde passa um BOI, passa uma BOIADA, como o PCC .LAVARIA DINHEIRO sem ser INCOMODADO? E que diferença há entre a LAVAGEM DE DINHEIRO da CORRUPÇÃO e do TRÁFICO DE DROGAS? Para todos os EFEITOS é tudo DINHEIRO, SEM INVESTIGAÇÃO como é que é possível se SEPARAR um NEGÓCIO DE FACHADA para LAVAR DINHEIRO DA CORRUPÇÃO e do TRÁFICO DE DROGAS? O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO em SP (capital e estado) deve ser EQUIVALENTE AO DO RJ ou MAIOR, considerando-se a PROPORCIONALIDADE.

  11. Pelo que já é POSSÍVEL se INFERIR, o SETOR responsável pela APURAÇÃO DE LAVAGEM DE DINHEIRO do MP-SP está COMPLETAMENTE APARELHADO, o que acaba por fazer dele um EPICENTRO DA CORRUPÇÃO no estado de SP, pois é ali que se localizaria o CENTRO OPERACIONAL que MONITORA e IDENTIFICA as FONTES DE RECEITA para a ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA que opera no SEIO DO APARATO DE SEGURANÇA PÚBLICA PAULISTA, incluindo as ATIVIDADES relacionadas ao TRÁFICO DE DROGAS.

  12. A AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS pode ser INTERCALADA, renovando a FROTA gradualmente, enquanto que os SERVIÇOS DE APOIO poderiam ser CONTRATADOS dentro do PRAZO NORMAL de 5 ANOS. Está mais do que NA CARA que, a exemplo do RJ, o CARTEL DE ÔNIBUS na cidade de SP não poderia existir sem a COOPTAÇÃO DE POLÍTICOS, incluindo a CÂMARA MUNICIPAL. Inclusive, a cidade de SP deve ser a EPÍTOME do que ocorre Brasil afora, SETOR PRIVADO em CONLUIO com o SETOR PÚBLICO para ASSALTAR a SOCIEDADE.

  13. Se o OBJETIVO é CONFISCAR estes para PAGAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS à cidade e aos CIDADÃOS PAULISTANOS, então não há qq RAZÃO LÓGICA para destruir aquilo que virá a ser INCORPORADO ao PATRIMÔNIO PÚBLICO. E claro, o SR. RUAS DEVERIA SER EXPULSO DO PAÍS, se quiser ROUBAR, VÁ FAZER ISTO DE ONDE VEIO. Qq SISTEMA DE CONCESSÃO que PREVEJA CONTRATOS de duração LONGA é um PORTA ABERTA para a CORRUPÇÃO. Se a FROTA fosse MUNICIPALIZADA, isto acabaria com esta NECESSIDADE.

  14. Este tipo de LIXO HUMANO tem que voltar pro LUGAR DE ONDE SAIU para que o Brasil deixe de ATRAIR só a ESCÓRIA que reside na face do planeta Terra, se até ESTRANGEIRO vem pro país ROUBAR IMPUNEMENTE, pq os que nasceram aqui não tem o MESMO DIREITO? Onde estão os MOVIMENTOS SOCIAIS para pedir a INTERVENÇÃO JUDICIAL nas EMPRESAS DE TRANSPORTE PÚBLICO da cidade de SP e MUNICIPALIZAÇÃO DAS FROTAS? Aliás, é até uma BOA RAZÃO para MANIFESTANTES não DEPREDAREM ÔNIBUS.

  15. Uma vez que estejam FALIDOS e PRESOS, o ESTADO via JUDICIÁRIO deveria INTERVIR JUDICIALMENTE nas EMPRESAS e MUNICIPALIZAR o CONTROLE destas para REPASSÁ-LO ao SETOR PRIVADO, mas sem CONCENTRAÇÃO e CARTEL. Só os DÉBITOS TRABALHISTAS ACUMULADOS pelas muitas empresas do VAGABUNDO do SR. RUAS já deveriam ser motivo para INTERVENÇÃO JUDICIAL nas EMPRESAS e PRISÃO dele. Não dá para EXPULSAR a FAMÍLIA dele do Brasil, mas ele deveria ser EXPULSO do PAÍS.

  16. Aliás, tirando-se as FRAUDES em CONTRATOS, há vários CARTÉIS NO SETOR DE TRANSPORTE PÚBLICO da cidade de SP? De que FABRICANTE são a MAIORIA DOS ÔNIBUS RODANDO? Quais são os PRINCIPAIS OPERADORES no SETOR DE TRANSPORTE PÚBLICO da cidade de SP e entorno? Não se trata só de investigar CORRUPÇÃO, mas PRÁTICAS ANTICONCORRENCIAIS e MONOPOLISTAS, o que é ATRIBUIÇÃO DO CADE. A QUESTÃO é SIMPLES: os DONOS DE EMPRESAS DE TRANSPORTE PÚBLICO devem ir à FALÊNCIA, além de PRESOS.

  17. Isto certamente acabaria com a POSSIBILIDADE de ATRAVESSADORES na COMPRA DOS VEÍCULOS, além de ESTIMULAR A CONCORRÊNCIA entre FABRICANTES DE ÔNIBUS, pois é mais do que EVIDENTE que o VAGABUNDO DO SR. RUAS, que deveria ser mandado de volta do LUGAR DE ONDE VEIO, só COMPRA ÔNIBUS que sejam FORNECIDOS por EMPRESAS que ele CONTROLA, se as FABRICANTES não FIZEREM UM ACORDO com ele, não conseguem que seus ônibus rodem na cidade de SP.

  18. Considerando-se a COMBINAÇÃO de CORRUPÇÃO + INEFICIÊNCIA, o PREÇO da PASSAGEM em SP deve estar pelo menos uns 25% do que deveria ser. Levando-se em CONTA o que a PREFEITURA paga pelo SERVIÇO, ela mesma poderia cuidar da AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS e deixar a OPERAÇÃO a cargo do SETOR PRIVADO, já que o CUSTO DE AQUISIÇÃO destes está incluído nas LICITAÇÕES. MOTORISTAS, MANUTENÇÃO, REPARO e OUTROS SERVIÇOS AUXILIARES ficariam por conta do SETOR PRIVADO.

  19. Não bastasse ao "REI DO ÔNIBUS" ter o MONOPÓLIO DO TRANSPORTE PÚBLICO na cidade de SP, ele tb CONTROLA o FORNECIMENTO DE VEÍCULOS e PEÇAS junto com a MANUTENÇÃO e o REPARO. Quem é que realiza a VALIDAÇÃO DAS PLANILHAS DE CUSTO do TRANSPORTE PÚBLICO em SP? Se o "REI DO ÔNIBUS" CONTROLA o FORNECIMENTO, a MANUTENÇÃO e o REPARO DOS VEÍCULOS, não é ele quem ESTABELECE os PREÇOS que devem CONSTAR NAS PLANILHAS? Sabendo-se o MODUS OPERANDI DOS CORRUPTOS, estes não serão SUPERFATURADOS?

  20. Parece mais do que ÓBVIO que o mesmo SISTEMA que PROTEGE CORRUPTOS tb PROTEGE FACÇÕES CRIMINOSAS, inclusive pq isto não seria possível sem que PROCURADORES, MAGISTRADOS e FORÇAS DE SEGURANÇA fizessem parte da MEGA ESTRUTURA CRIMINOSA que SUSTENTA toda a CORRUPÇÃO e CRIMINALIDADE. No CASO DO "REI DOS ÔNIBUS", tudo aponta para um MINI ECOSSISTEMA PRÓPRIO DE CORRUPÇÃO, com PARTICIPAÇÃO ESPECIAL do TCM-SP. Seria ele a INSTÂNCIA que PROPICIARIA e VALIDARIA o MONOPÓLIO.

  21. QUEIROZ movimentou 7 MILHÕES em 3 anos e isto foi o SUFICIENTE para o MP-RJ PEGÁ-LO, mas o MP-SP não viu mais de 160 MILHÕES em menos de 5 anos? Qual será que é o VALOR que um CRIMINOSO precisa MOVIMENTAR para que ele seja DETECTADO? 1 TRILHÃO? Parece que é este o PISO, pq Eike mandou DEZENAS DE BILHÕES para o EXTERIOR e ninguém viu nada? Certamente que há um PADRÃO de uma MIOPIA dos ENTES FISCALIZADORES e INVESTIGATIVOS. Como o PCC conseguiu CRESCER TÃO RÁPIDO?

  22. Quando li o título da matéria achei que fosse o outro rei do ônibus, amigo do Ministro, mas não, aquele é honestíssimo!!

    1. Por isso que no texto está mencionado o COAF e não UIF. Trata-se de relatório emitido antes da extinção. Como você deve ter lido, e não entendido, as movimentações são antigas e foram comunicadas ao COAF por agências financeiras nos anos que ocorreram. Mas não se preocupe, não; o Bozo é um cara legal. Você ainda vai ouvir muito sobre UIF fazendo a alegria da turma.

  23. Afff, só se lê sobre roubos de milhões e milhões. E essa história vai acabar dando em nada lá no STF. Já que não se pode falar em algo semelhante ao A.., digo que precisamos urgentemente de um cabo e de um soldado.

  24. É só o governo fazer Como Moro fez com os bens de traficantes e bandidos. Toma todo o patrimônio desse bandido no Brasil e vende. Simples. Ou a regra não vale para o bandido “rei dos ônibus”?

  25. A questão dos ônibus em todo o Brasil é séria como foi em Ribeirão Preto, como é no Rio de Janeiro, e tem gente alta fmdo judiciário atolados até o pescoço. Tbm requer escrutínio as licitações de coleta de lixos, a parceria q as prefeituras fazem p instalação de radares fixos e móveis. Tbm as concessões de Cartórios e suas taxas astronômicas. Aqui no Brasil governar é ñ ter amor só próximo, principalmente se o cidadão é trabalhador, é do bem! Essas hienas merecem ser enterradas em valas.

    1. Não tem PSL, provavelmente por que não tinha cargos no executivo. Mesmo sem, a rachadinha -prerrogativa de corrupção baixo-clero-corria solta. Cada um rouba o q tem acesso,

    2. A única coisa que podemos fazer é não votar mais nesses partidos. Mas o brasileiro não aprende. Continua achando inteligente votar em “bons nomes?!?!”, mesmo se forem de organizações criminosas.

  26. Essa é a fotografia real dos 35 anos de 'democracia' a qual esteve sujeito o povo brasileiro. Foram décadas de dilapidação do trabalho duro de muitas almas, muitas das quais partiram para a outra vida sem misericórdia por parte de quaisquer destes partidos com suas ideologias de fachada para bandidos, sindicatos, entidades de operação do direito lotadas de mafiosos, e outras tantas entidades cúmplices do sangue de milhões de vítimas. Aproveitem, pois tempo das indulgências ficou para trás.

    1. Após o FIM prenunciado p J Figueiredo, da verdadeira DEMOCRACIA, a MILITAR, tudo o q vimos foi COLUNHO de servidores públicos c corporações e partidos políticos, orcrims à serviço de ideologias nefastas, cujo único objetivo foi transformar milhões de brasileiros em "bestas quadradas", e assim se perpetuarem no poder. Desde 2.013 qdo alinhamos n pautas ANTICORRUPÇÃO o Brasil tem mudado. É lento pq cooptaram parte do STF, e só o povo na esplanada apressará 1 postura digna deste STF fisiológico

  27. Mas como é que o Coaf mapeou isso? Pretende-se repetir tal façanha no Rio? Não foi para sepultar medidas assim que os chamados poderes da res putrida conspiraram diuturnamente? Ora, em terra de rabo preso não se empregue o adjetivo 'Rabilongo; quanto maior a cauda, maior a dificuldade de oculta-la sob a mesa. Ah! Em tempo! Acabam de me explicar que se devem respeitar uns dispositivos legais de cunho internacional, referentes ao financiamento do terrorismo. Frisaram tb o risco de isolamento.

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