Reprodução

Causa da explosão no Líbano pode ser carga de nitratos

04.08.20 16:23

Diversas autoridades do Líbano afirmaram que havia nitrato armazenado no porto de Beirute, onde ocorreram fortes explosões nesta terça, 4. Mais de 50 pessoas morreram.

Segundo o major general Abbas Ibrahim, que cuida da segurança do país, a explosão provavelmente foi causada por material explosivo que estava guardado no armazém do porto. A carga teria sido confiscada há alguns anos.

O ministro do Interior do Líbano, Mohammad Fahmi, afirmou que havia nitrato de amônio guardado no porto. Ele disse que é preciso perguntar à alfândega por que esse material estava lá.

“Esses nitratos são fertilizantes que, quando misturados com óleo, podem virar explosivos. As imagens iniciais mostram um incêndio, que pode ter detonado os fogos de artifício. Em seguida, é possível ver uma explosão maior, que pode ter sido causada pelo nitrato”, diz o engenheiro de minas Jair Carlos Koppe, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Se havia nitrato de sódio ou de amônio armazenado perto dos fogos de artifício, então tratava-se de uma combinação super perigosa e muito arriscada. Aparentemente, havia em torno de 3 toneladas de nitrato no porto.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Teoria do Queijo Suíço para ilustrar o risco se encaixa como uma luva nesse triste episódio. Pena que as pessoas ultimamente não acreditem na ciência...

  2. Eu estou esperando que as autoridades competentes, tragam dados detalhados para que se entendam o real motivo e alcance dos danos em vidas e material. Até lá, continuo em quarentena...

  3. Eu não sou especialista em explosivos, mas achei muito estranha a onda de impacto sonora, causando nebulosidade por causa da compressão do ar. Todos os vídeos mostraram esse fenômeno. O que eu sei é que isso acontece em explosões termo-nucleares, pela velocidade da expansão da energia liberada. Mas como disse eu não sou especialista, mas o especialista consultado poderia explicar a expansão da onda de rarefação/compressão atmosférica observada nessa explosão.???

Mais notícias
Assine agora
TOPO