Divulgação Band

Anac vai apurar circunstâncias do voo em que morreu Ricardo Boechat

11.02.19 18:57

A Agência Nacional de Aviação Civil vai abrir um procedimento administrativo sobre o acidente de helicóptero que matou o jornalista Ricardo Boechat (foto) nesta segunda-feira, 11, em São Paulo.

A agência vai apurar o tipo de transporte que era realizado no momento do acidente, porque a empresa dona do aparelho, a RQ Helicópteros, não tinha autorização da Anac para realizar o transporte de passageiros remunerado.

No ano passado, a RQ foi multada em 8 mil reais por um processo aberto em 2011 pela agência, por propaganda irregular de venda de voos panorâmicos. O piloto Ronaldo Quattrucci, que também morreu no acidente, era sócio-proprietário da empresa.

A agência informou em nota que a RQ tinha autorização para prestar “serviços aéreos especializados”, como “aerofotografia, aeroreportagem, aerofilmagem, entre outros do mesmo ramo”.

A Anac afirmou que o helicóptero acidentado estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade válido até maio de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção em dia até maio de 2019.

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  1. Conhecendo essa pessoa tão especial e tão simples, quem somos nós para comentarmos se ele veio nesse avião como um passageiro usando um serviço de táxi aéreo? É hora de se questionar que esse homem irreverente que pegava carona na garupa de uma moto parar cumprir um compromisso, não estaria de carona no avião de um amigo para voltar para casa ver sua Veruska e filhas tão amadas? É hora de de parar em respeito à dor dessas meninas e esposa que não estão questionando, estão sim chorando

  2. Se eu fosse a viúva de BOECHAT pedia uma perícia do órgão americano de investigação de acidentes aéreos e depois exigia uma indenização violenta da Anac CENIPA e o escambau.

  3. Essa "empresa" de helicópteros só tinha essa lata velha ao que eu saiba. BOECHAT podia ser muito inteligente mas vacilou em não exigir um helicóptero novo de uma consagrada empresa paulistana

  4. Não precisa apurar nada a não ser quem autorizou essa lata velha de 1975 a voar. BOECHAT suicidou se ao entrar nessa lata velha. Eu nem entro num carro 1975 para viajar quanto mais num helicóptero que é uma máquina que não plana e cai como um martelo sem cabo.

  5. Todas as tragédias ocorridas no Brasil neste início de ano tem traços em comum; a irresponsabilidade, falta de apreço à vida humana, desrespeito às normas legais, falta de fiscalização pelo poder público e etc, etc, etc. Espero que a imprensa fique vigilante e junto com a sociedade consiga mudar este quadro horroroso de inércia geral.

    1. Acabei de contentar isto. Estão pondo a culpa no ano/ mas a questão é a falta de cuidado com a vida humana, o descaso que está cada dia maior. Então consequentemente as tragédias vão ser maiores também.

  6. Segundo a matéria o piloto, sócio proprietário da empresa de Helicópteros, não tinha autorização específica para exercer a atividade de TRANSPORTE REMUNERADO DE PASSAGEIROS. Irregularidades passadas, multas, etc.. Isto lembra, nem que levemente, o transporte e as mortes do time da CHAPECOENSE?!

  7. A perda do Boechat foi um duro golpe. Um dos poucos jornalistas com indepedência e coragem moral. A Band também sofreu um golpe. Boechat mostrava diariamente a mediocridade da Globo. Apurem tudo, mas o Boechat não volta mais.

    1. Esse é o maior ponto a ser destacado. Serve de alerta, mas é uma perda irreparável.

  8. Que grande perda. Uma voz que tocava o coração do povo e ecoava seus pensamentos. Era forte e resistente, tenso e ativo acho que incansável.Ás vezes não concordavam com que ouvíam mas era sempre muito respeitado mesmo os mais afetados. Grande perda.

    1. Seja inteligente e não misture as coisas. A empresa não tinha devida autorização para TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. Aeroreportagem é uma coisa, transporte de passageiros é outra. É o tal "jeitinho brasileiro" que fode e sempre vai foder com tudo!

  9. Sem comentários,, o momento é de luto e não cabe comentar o absurdo da contratação de tal empresa, especialmente por um órgão da imprensa que vive de critica condutas erradas dos ourros.

  10. Em 2018 a empresa foi multada pela ANAC por um processo aberto em 2011.É isso mesmo?Sete anos depois?É brincadeira este país!

    1. Mais um cidadão brasileiro que perde a vida em função da inoperante e paquidérmica máquina administrativa brasileira. A nossa incompetência e descaso para lidar com a vida humana chega às raias da insensatez. Aqui nada, absolutamente nada pode dar certo! Todos fingem o tempo todo! Eu finjo que sou cumpro a lei você finge que me fiscaliza, ele finge que me aciona, nós fingimos que acreditamos, eles fingem que me punem, bla,bla,bla...

    2. Depois amigos da Crusoé sugiro que deem uma lida no Artigo Para que servem as Agência Reguladoras publicado na Isto é . Servem para nada, ou melhor, para gastar 8 Bilhões por ano dos cofres públicos.

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