Shealah Craighead/Official White House

A relação entre a aprovação dos presidentes americanos e suas chances de reeleição

20.09.20 10:06

Há uma relação direta entre a aprovação popular dos presidentes americanos e a fatia de votos que eles podem ter em uma tentativa de reeleição.

Nas últimas três décadas, todos os presidentes que conseguiram se reeleger nos Estados Unidos tinham uma aprovação popular maior que 48% no mês anterior ao pleito. Em outubro de 1996, Bill Clinton tinha 54% de aprovação. Em 2004, George W. Bush tinha 48%. Em 2012, Barack Obama tinha 52%. Os três conseguiram um segundo mandato nas urnas no mês seguinte, novembro.

Quem não passou no teste foi George Bush pai. Ele tinha 34% de aprovação em outubro de 1992. Com isso, acabou perdendo para o democrata Clinton.

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), atualmente está com uma aprovação de 44% na média do site Real Clear Politics. O valor representa uma melhora em relação a julho deste ano, quando ele estava com 41%.

“É um índice bom para o presidente. Se ele estivesse com a popularidade de 2017, com menos que 40%, suas chances de vitória seriam muito pequenas”, diz o cientista político Adriano Cerqueira, do Ibmec em Belo Horizonte. “À medida que a eleição se aproxima, a possibilidade de os números variarem diminui, o que o favorece bastante.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Espero que esse bebê mimado não seja reeleito, ele é um idiota no poder, igual ao nosso aqui, adora estar na mídia todos os dias, não pensem que os EUA está tão bem assim, muita aparência enganosa.

    1. 👏👏👏👏👏 Esse palhaço ridículos e mentiroso tem que ir de vez para os esgotos da História!

  2. Ele está fazendo um governo que agrada a maioria dos eleitores que votaram nele. Acredito que ele vai ser reeleito, o seu concorrente não tem carisma nenhum.

  3. Hahaha, o Real Clear Politics é o DataFolha americano. Credibilidade mais baixa que ânus de sapo. Fale sobre instituto de pesquisas sérios, Duda. Em 2016, esses babácas, mais a CNN, N.Y.Times, Washington Post e outros lixos davam como esmagadora a vitória da Hillary. Vocês da extrema imprensa socialista esquerdopata acham que podem mudar o voto das pessoas publicando pesquisas furadas. Meu voto irá pelo Correio. GO, TRUMP. FOUR MORE YEARS. MAKE U.S. GREAT AGAIN!

    1. Para se saber que se passa na política Norte Americana, tem que residir naquele país. Tem que estar acompanhando de perto, somente assim pode se saber; pois em sentido contrário, os repórteres ficam no " achismo". Daí, fazem igual a rádio Camanducaia, não se tendo notícias , inventam. Ahaha!!!

    2. Foi a primeira coisa que pensei: como Crusoé é contra Trump, usaram uma “média” de uma entidade distorcida por ideologia. As pesquisas sérias mostram a popularidade do Trump agora acima de 50%. Apenas estou aqui ainda por que minha assinatura foi anual, e não venceu ainda.

    3. É mesmo. Peregrino? Certamente você deve ter algum problema neurológico tipo mata-burro na sinapse e que te impede de ler direito. Aponte para mim onde há uma mentira sequer no que escrevi. Você mora no Brasil ou aqui nos U.S? Se mora aí, aconselho que pare de ler Folha, Estadão, Veja e Crusoé. Pare também de assistir CNN e a Globo com seu famigerado JN. Todos sem exceção pertencem à esquerdalha. Encerrando, digo a você: F.Y., Asshole!

    4. Detesto os democratas. Mas, quando leio comentários idiotas quanto esse, penso em torcer contra a Trump .

Mais notícias
Assine agora
TOPO