O equilibrista Maia e a CPI da Lava Jato

20.06.18 10:31

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enfrentou pela primeira vez as consequências de sua condição híbrida de candidato ao Palácio do Planalto e, ao mesmo tempo, de postulante à reeleição para a presidência da casa.

Sua face “presidenciável” lhe dizia para enterrar logo a CPI da Lava Jato, cujo objeto, a rigor, era questionar e fragilizar os métodos da operação. Como as investigações têm amplo apoio da população, voltar-se contra a maior ação anticorrupção da história nacional tiraria votos de qualquer um que pretenda se eleger presidente da República.

No entanto, como seu verdadeiro projeto é ser reconduzido mais uma vez ao posto de  presidente da Câmara, sua atitude sobre a CPI vinha sendo monitorada por colegas encrencados com as investigações. Para esses, interessava torpedear a Lava Jato — e agradá-los significaria ganhar votos dentro da Câmara e  ampliar as chances de se reeleger como presidente da casa.

O núcleo da base eleitoral de Rodrigo Maia na Câmara estava aninhado no movimento pró-CPI. Bancadas de partidos da oposição, como PT e PCdoB, e das siglas do chamado Centrão, como o PP, deram apoio maciço à instalação da comissão. Sem essa turma, Maia nunca teria sido escolhido presidente da Câmara duas vezes na atual legislatura.

Diante do quadro, o deputado optou não se posicionar sobre a CPI. Aguardou que deputados corressem para uma retirada em massa de assinaturas do requerimento de instalação — o que começou a ocorrer em ritmo frenético no início da semana, depois que O Antagonista noticiou a história (muitos dos parlamentares que haviam assinado o pedido disseram não ter percebido as reais intenções da CPI, encabeçada pelo petista Paulo Pimenta).

Ocorre que na Câmara não é possível recuar de um documento já protocolado. O caminho alternativo é reunir a maioria dos que assinaram o pedido de instalação da CPI em um novo pedido para retirada do documento anterior. E é exatamente isso o que Maia espera que aconteça nesta quarta-feira, não deixando sua digital nem a favor nem contra a Lava Jato.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tenho horror de Rodrigo Maia, tanto quanto desse pessoal de esquerda. Ele é infantil, aparvalhado, tem cacoetes, não sabe falar ao microfone, é gordo, enfim é uma porcaria

  2. Essa gente tem total desprezo pela opinião pública. O povo os elegeu sabe-se lá como é agora tem que se organizar para combater essa especie, na sua grande maioria, maléfica. O congresso é um tumor na política de Banania.

  3. Nós vamos colocar o Rodrigo Maia onde ele merece na lata do lixo! O povo do Rio de Janeiro vai varrer esse lixo chamado Maia para o mar de lama de onde ele veio! Quem sai aos seus não renega a raça! Lugar de criminoso é na prisão! Lugar de criminoso é na prisão!

  4. Então quem assinou sabia que não podia retirar a assinatura. E o castigo pela “arte” será de repetir a lição. Ou seja, terão trabalho dobrado às vésperas de final de semana, que para eles significa pena de trabalhos forçados.

  5. Cada dia mais difícil encontrar o que dizer para mostrar a indignação. Será que é com isso que eles contam? Só pode ser, né?

  6. O atual proprietário da Câmara dos Deputados tem a tranquilidade de quem já negociou sua "reeleição" com o presidento Temer e o Beiçola quando ainda estava no TSE, tudo urdido nas madrugadas sem agendas no Jaburu.

  7. Através do canal youtube Leudo costa despertou em mim a vontade de conhecer jornalismo que esteja comprometido com a nação brasileira. Eu estou indignada com tudo que tenho visto e ouvido dos nossos representantes bandidos legais e com procuração para legislar e Julgar sem respeitar a nossa Constituição. Eu acredito que nenhuma catástrofe será maior do que a vontade de mudança e temos esperança que surge através do Magistrado Dr.Sergio,Dr. Bretas e Jornalistas como a equipe do "ANTAGONISTA"

  8. Rodrigo Maia, apesar de tão jovem, já tem todas as manhas de político velho. Impossível acreditar que ele fosse um político tão sem escrúpulos. Muda de tom conforme a música. Se não tivéssemos sido informado pelo Antagonista dessa manobra toda, estaríamos agora assistindo a um dos atos mais nojentos desse país, que é tratar a Lavajato como criminosa.

    1. Os políticos, como Rodrigo Maia, já não estão tendo a vida tão fácil como outrora. Se fosse à moda antiga, ele já teria se acertado com a turma da esquerda em troca de sua reeleição. E da mesma forma, a chacota que o STF tem promovido ao garantir a impunidade dos bandidos de estimação, está gerando uma grande massa crítica no eleitorado que segue quieto, mas não inerte. Outubro vem aí, e quem viver verá.

  9. A propósito: Meus parabéns e muito obrigado a equipe Antagonista pela lista .Vcs sacudiram as estruturas apodrecidas da Câmara 👏👏👏

  10. É somente os eleitores têm condições de renovar este país para melhor, não reelegendo corruptos e corruptores deveras conhecidos. Caso contrario continuaremos: sem Educação, sem Saúde e sem Segurança Pública de qualidade, pois não sobrará dinheiro público, para alem da corrupção.

  11. Este Rodrigo não foi bem observado na primeira infância. Vai daí vemos o adulto que é hoje. Se acha! Combinou com os eleitores do Rio?!? Há quatro anos por pouco não ficou na suplência

Mais notícias
Assine agora
TOPO